Autor Tópico: [D&D] Essas não são as regras que procura  (Lida 53159 vezes)

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #105 Online: Março 27, 2012, 10:07:23 pm »
Na verdade (e aqui faz muito tempo que eu não mestro 3e, então posso estar enganado) meu exemplo se mantém pra cenas de ação também. Que eu me lembre, as regras para feitos mais 'cinematográficos' na 3e também tinham mais subsistemas e eram mais complexos do que na 4e. Ainda mais quando você considerava regras que apareciam em suplementos para ações que poderiam ser feitas com certas perícias.

E pelo que entendi, era isso que o Eltor sente falta. A única diferença é que em vez de 'fazer um vaso', era um 'correr pela parede'. De novo, mecanicamente o que uma edição faz é colocar mais subsistemas para tratar de assuntos que jogadores que preferem uma diferenciação mecânica melhor que reflete as (supostas) diferenças entre as várias ações possíveis (mesmo que na prática, muitas vezes essas fórmulas não façam muito sentido ou sejam só uma abstração mantida pelo costume, vide pontos de vida).

Edit: Me dei ao trabalho de olhar as perícias da 3e de novo (ignorando regras extras vindas em suplemento) e as da 4e para algumas coisas mais heróicas, como distância de pulo ou escalar rapidamente. A 4e é um pouco mais simples, principalmente pela diminuição do número de perícias. Mas a variação da quantidade de regras não é muito grande, a 3e tinha um pouco mais de fórmulas para alguns casos.
« Última modificação: Março 27, 2012, 10:15:28 pm por kimble »
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Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #106 Online: Março 27, 2012, 10:07:53 pm »
umas CONSIDERAÇÕES MALUCAS aqui podem interessar nessa discussão... tou bisoiando agora

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #107 Online: Março 27, 2012, 10:30:42 pm »
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Edit: Me dei ao trabalho de olhar as perícias da 3e de novo (ignorando regras extras vindas em suplemento) e as da 4e para algumas coisas mais heróicas, como distância de pulo ou escalar rapidamente. A 4e é um pouco mais simples, principalmente pela diminuição do número de perícias. Mas a variação da quantidade de regras não é muito grande, a 3e tinha um pouco mais de fórmulas para alguns casos.

Daí o meu questionamento em cima do que o Eltor vive falando. Tipo, a coisa não é muito diferente da 3e, na 4e só é mais simples. Existem esses casos em que a diferença é gritante (como o teu exemplo de craft), mas no geral é uma versão simplista do que já era assim.

Mas se a questão é desse "pseudo simulacionismo", que retrata a mesma coisa, mas com complexidade embutida, realmente, não tem como encontrar algo assim na 4e.

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umas CONSIDERAÇÕES MALUCAS aqui podem interessar nessa discussão... tou bisoiando agora

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Tou lendo por cima ainda, mas é impressão minha ou ele tá sugerindo uma "misturada" com WoD? xD

Offline Cebolituz

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #108 Online: Março 27, 2012, 10:44:41 pm »
Como eu disse no chat e comentei com o Lumine, D&D sempre foi cerca de 95% de combate e 5% de resto de jogo em termos de regras. Isso não é diferente nem na 4E e nem em qualquer outra edição.

Eu até concordo que poderíamos ter mais suporte fora do combate, mas que fossem algo como 80%/20%. Não precisa ser mais do que isso. Se eu quiser mais regras fora de combate e para outros aspectos, melhor largar D&D e partir para GURPS.


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Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Macnol

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #109 Online: Março 27, 2012, 11:08:07 pm »
MAS QUE PORRA KASUYA, ME MOSTRA EM QUAL PÁGINA DESSE TÓPICO EU FALEI QUE ISSO ERA BOM NA 3E, CARALHO. EU SÓ TÔ FALANDO DA 4E DO QUE EU GOSTARIA NA 5E. LÊ A MERDA DO TEXTO QUE TU TÁ RESPONDENDO AO INVÉS DE CONVERSAR COM AS VOZES DA TUA CABEÇA.


Kimble:

Não entendo por quê essa obsessão com perícias, eu tô tentando puxar da imaginação poderes que se encaixariam decentemente como poderes utilitários na 4e, ou talvez rituais de custo bem baixo. O sistema de perícias da 4e é muito simplório, tô tentando trabalhar com as outras ferramentas melhores que ele desprezou.

Eu não consigo escrever isso de forma mais clara, por isso fico citando o texto anterior pra não me repetir de novo. Tô falando de poderes e opções que façam parte do acervo do personagem e não sejam voltados pra combate. Isso nem envolve ações improvisadas, essa conversa era em outro tópico. :P
« Última modificação: Março 27, 2012, 11:10:29 pm por Macnol »

Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #110 Online: Março 27, 2012, 11:11:55 pm »
Mas, Eltor, a 3e...
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #111 Online: Março 27, 2012, 11:28:16 pm »
Mas na 3e...

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #112 Online: Março 27, 2012, 11:31:57 pm »
Eltor, para de bancar o revoltado só por um segundo e lê o que eu disse para o Kimble: foi uma justificativa d'eu ter questionado o que tu disse. O que ele falou sobre "complexidade 3e vs simplicidade 4e para explicar a mesma coisa" foi o que me levou a te questionar sobre isso. Eu não estava mais discutindo o ponto, eu estava comentando que foi daí que veio meu questionamento em cima do que tu disse.

Faz alguns posts que eu já cheguei a pedir que tu ignorasse meus questionamentos direcionado a você, supondo que você não tava realmente falando que "na 3e 'isso' era melhor sem ser".

Agora em vez de bancar o revoltado ficando com "raivinha" e respondendo tudo sobre o assunto de forma desnecessariamente grosseira (e não só comigo e não só nesse tópico) tu podia resolver a merda toda respondendo com uma única e simples frase: "eu não acho a 3e melhor que isso como eu talvez tenha feito parecer".

Portanto, vamos deixar de ser safadinho, pode ser? :P


Em tempo, mas na 3e você fica com raiva do mesmo jeito, só que de uma forma mais complexa.  XD

Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #113 Online: Março 27, 2012, 11:46:36 pm »
Esses safadinhos iludidos e fanboys.
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Offline Macnol

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #114 Online: Março 27, 2012, 11:48:56 pm »
Eu paro com a raivinha se tu parar de fingir dislexiazinha, pode ser?

Mas ok, pelo menos nesse post tu admitiu que não tá respondendo ao que tá escrito e sim às tuas suposições, então vou ignorar que rende mais.

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #115 Online: Março 27, 2012, 11:58:47 pm »
Não querendo dar uma de Moderador, mas não seria melhor isso (Eltor e Kasuya) ser discutido via MP, Shoutbox, Chat da Spell ou Briga de Rua?  :P

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #116 Online: Março 28, 2012, 12:04:37 am »
What? auhuhauaahau

Ok, Eltor, deal.  :linguinha:


 
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Não querendo dar uma de Moderador, mas não seria melhor isso (Eltor e Kasuya) ser discutido via MP, Shoutbox, Chat da Spell ou Briga de Rua?
Acho que já foi resolvido. Ele já tá calminho, não é, Eltor?  :)

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #117 Online: Março 28, 2012, 12:13:35 am »
ITT:

Como eu disse no chat e comentei com o Lumine, D&D sempre foi cerca de 95% de combate e 5% de resto de jogo em termos de regras. Isso não é diferente nem na 4E e nem em qualquer outra edição.

Eu até concordo que poderíamos ter mais suporte fora do combate, mas que fossem algo como 80%/20%. Não precisa ser mais do que isso. Se eu quiser mais regras fora de combate e para outros aspectos, melhor largar D&D e partir para GURPS.
Comentei com o Cebolituz no chat, até o suporte de não-combate da 3e era tão contraproducente quanto a apresentação da 4e; por exemplo, as regras pra construção de item (que se tu parar pra pensar, não batem com o resto do sistema em nenhum momento).

Pô, converter valor em Peças de Prata, pra deduzir desse preço com teu resultado da perícia, até completar? É tão... bobo, e desnecessariamente complexo, além de ser um subsistema "órfão". Compara com criar itens mágicos, que é apenas abstrair "você gasta 1 dia de trabalho por cada 1.000 peças de ouro do valor do item que faz".

As regras de custo de vida, diversos valores (inúteis) de dinheiro agregam algum tipo de conteúdo desnecessário (porque no final das contas, o que valia ainda era a peça de ouro, e peças de cobre e prata valiam respectivamente, como 1 "centavo" e 10 "centavos" de uma moeda corrente (1 "dinheiro"). Pior mesmo são as outras, como peças de platina (10 "dinheiros" ou então peças de electrum (50 "centavos"), que no final das contas, só servem pra dizer quais as cores do dinheiro que tu carrega - tudo vai no buraco portátil ou mochila de carga. No final das contas, todos livros contabilizam tudo como peças de ouro mesmo, e até outros livros que não usam essa medida, fazem com a moeda vigente (vide TRPG, que usa o Tíbar, o equivalente de uma peça de prata).

Agora, a 4e cortou até isso; acabou com qualquer suspensão de descrença; antes os caras erravam por usar coisas que ninguém aproveitava - hoje em dia, nem isso se deram o trabalho.

Entretanto, não é voltar com essa bagagem supérflua que vá fazer tudo ser bom.
« Última modificação: Março 28, 2012, 12:22:25 am por Lumine Miyavi »

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #118 Online: Março 28, 2012, 12:30:49 am »
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Não querendo dar uma de Moderador, mas não seria melhor isso (Eltor e Kasuya) ser discutido via MP, Shoutbox, Chat da Spell ou Briga de Rua?

:mrgreen:

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Offline Malena Mordekai

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Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #119 Online: Março 28, 2012, 12:42:30 am »
Merrick & Bakura = Eltor & Kasuya
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