Autor Tópico: [D&D] Essas não são as regras que procura  (Lida 53338 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #120 Online: Março 28, 2012, 12:43:01 am »
Kasuya, só para deixar claro, eu também não acho que a 3e fazia melhor, mas ela deixa as coisas mais abertas quanto aos roles.

O meu guerreiro podia ser um striker ou um defender, ou mesmo um hibrido dos dois, e quiçá até um controller (aquele da corrente com cravos que tinha alcance de até 4,5m e fazia vários ataques), seja melee ou ranged.

É claro que algumas "builds" eram melhores que outras, mas pelo menos a opção existia.

E o mais importante, isso tudo era possível sem eu ter de fazer malabarismos transformando as habilidades ou mesmo uma classe em uma coisa que ele não é! Algo, como alguns aqui disseram, que muitos mestres não permitiam.

Falando sobre meu desejo quanto a 5e, tu não acha que seria muito simples eles deixarem assim:

"O guerreiro é um sujeito que recebeu treinamento com armas e armaduras, geralmente um soldado ou mercenário, mas que pode muito bem ser um arqueiro ou nobre cavaleiro. A classe tem bônus de combate altos e habilidades que ajudam o personagem nas batalhas.

Se você quer ter um papel de defensor do grupo, protegendo seus companheiros, sugerimos as habilidades e talentos A, B e C, se você quiser partir para a frente de combate e matar o maior número de inimigos possível, pegue as habilidades e talentos D, E e F, já se você quiser ficar mais afastado nas batalhas, dando suporter com ataques à distância, pegue as habilidades e talentos G, H e I."

Seria tão difícil e problemático algo assim?

Sobre as questões fora do combate, acredito que muitas, principalmente as perícias, deveriam não ser atreladas à classe. Mas acho importante as classes terem coisas fora do combate que as diferenciem umas das outras. Desde que não sejam coisas de pouca valia para o jogo, como forjar armas.

Pra resumir meu pensamento, que é talvez um culta a uma vaca sagrada, mas enfim:

"O guerreiro NÃO É, obrigatoriamente, um defender, como foi colocada na 4e, ele pode ser um, ao mesmo tempo que pode ser um striker, como era o caso das edições mais antigas. Os papéis sempre existiram, mas eu tinha uma liberdade maior em definir, após escolher a classe e o background que ela representa, qual deles eu iria me focar. Agora, na 4e, cada classe é um papel, e isso é algo que eu gostaria que mudasse na 5e."
« Última modificação: Março 28, 2012, 12:52:28 am por Mark Logan »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #121 Online: Março 28, 2012, 12:54:28 am »
Gente, não é como se fazer QUALQUER arquétipo de Guerreiro fosse obrigatório estar escrito "Guerreiro" na ficha. Pode estar "Patrulheiro", "Senhor da Guerra" ou até mesmo "Ladino". Ororo Munroe dentro de um receptáculo com h2o, sério.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #122 Online: Março 28, 2012, 12:59:33 am »
[risada do mal]NOMES TEM PODER nhehehehehehehheheh [/risada do mal]
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #123 Online: Março 28, 2012, 01:00:04 am »
Lumine, essa sua visão também é válida, uma das duas a ser adotada pelo sistema e que a meu ver seriam mais legais.

Ou você faz uma classe pra cada arquétipo que se possa pensar para D&D, algo semelhante ao que tu disse.

Ou você faz menos classes, mas que dentro delas você pode ter vários conceitos, algo que eu prefiro.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #124 Online: Março 28, 2012, 01:14:26 am »
Eu acho, por exemplo, que o warlord veio para formar um dos nichos do guerreiro que comanda seus aliados, seja pela astúcia ou pelo carisma. Ou alguém vai dizer que o warlord não é um tipo de guerreiro? Tudo bem que o ranger tenha ficado meio preso no mote mateiro e ninguém se lembrou de fazer um ranger urbano nesse jogo... mas não é como se fosse difícil fazê-lo... ou mesmo chamá-lo de guerreiro.

Na minha mesa oriental tinha um xamã que era samurai. O poder do tema é usar batoujutsu (saque e ataque com a espada) o qual o personagem era bem inefetivo. O espírito dele era o ancestral e mesmo o poder sendo da keyword weapon, permiti que pudesse ser usada através do espírito (keyword implement). Não seria nada que iria desequilibrar o jogo e daria uma cor a mais ao jogo.

Nunca tenho problema com re-skins, mas como sinalizado, tenho problema quando excesso de criatividade começa a bagunçar o jogo mais ou menos como numa campanha de vampiro alguém querer jogar de wraith.

Acho que os grupos deveriam deixar esse tipo de coisa mais ou menos livre... na 3e era mais fácil criar classes, re-skin fica sendo algo muito produtivo pra 4e já que o há muitas formas de modular nossas opções - embora haja limite, claro.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #125 Online: Março 28, 2012, 07:59:42 am »
Não entendo por quê essa obsessão com perícias,

Porque no D&D, tradicionalmente perícias envolvem o que você faz 'fora' do combate. Se a reclamação era que o suporte fora do combate é zero, então o tal problema deveria estar no sistema de perícias. O problema da 4e é que a matemática do sistema de perícias é falha, mas o suporte 'fora do combate' dele não é pior que de edições anteriores, só diferente (simplicidade e foco no objetivo do jogo x simulacionismo).

Citar
eu tô tentando puxar da imaginação poderes que se encaixariam decentemente como poderes utilitários na 4e, ou talvez rituais de custo bem baixo. O sistema de perícias da 4e é muito simplório, tô tentando trabalhar com as outras ferramentas melhores que ele desprezou.

Bem vindo ao D&D. O sistema nunca teve um suporte ótimo para perícias, mesmo quando ele tentava ser mais simulacionista (como na 3e), o negócio não funcionava muito bem.

Citar
Eu não consigo escrever isso de forma mais clara, por isso fico citando o texto anterior pra não me repetir de novo. Tô falando de poderes e opções que façam parte do acervo do personagem e não sejam voltados pra combate. Isso nem envolve ações improvisadas, essa conversa era em outro tópico. :P

Na verdade tem, mas na maioria das vezes eles são utilitários a escolha do jogador. O jogador pode escolher poderes que não sejam para combate, mas ai vai dele decidir isso. Claro, aí entra no problema que nós temos escolhas que afetam dois campos diferentes (combate e interação) que saem da mesma lista de recursos e obrigam o jogador a escolher um ou outro. Se a premiação básica do jogo é XP por derrotar adversários, o aspecto combate acaba sendo privilegiado.

Não que seja muito diferente nas edições anteriores. No momento que a fonte de XP é certa e depende de um curso de ação bem definido (derrotar inimigos), então os jogadores são incentivados a seguir esse curso de ação.

Se o objetivo é ter um sistema que tenha um regras mais desenvolvidas tanto dentro quanto fora de combate, um dos primeiros passos seria retirar a ligação entre XP e combates ou então dar um jeito de igualar a premiação recebida em situações violentas e não violentas. A 3e começou a tentar fazer isso, estabelecendo que você ganha XP por vencer o encontro, não por derrubar os inimigos. A 4e foi um pouco mais longe, premiando a superação de situações que não envolvem combate. Mas nenhuma das duas eliminou a associação 'derrubar monstros = XP'.

Entretanto, não é voltar com essa bagagem supérflua que vá fazer tudo ser bom.

Tem que lembrar que tem gente que sente falta disso. Eu sei que parece estranho, mas lembro de uma conversa com um amigo que gosta de jogos mais simulacionistas sobre uma campanha estilo Lost.

Não lembro do que a discussão saiu, mas começamos a conversar sobre como fazer isso num jogo de rpg. Meu interesse era só a sobrevivência dos personagens e tentar descobrir os mistérios do lugar onde eles estavam. Ele começou a imaginar regras para agricultura, caça, criação de rebanhos, como o tipo de dieta dos personagens poderia afetar as ações que eles estavam fazendo, etc.

Pra mim, a idéia de brincar de Sim Farm num sistema de rpg não faz sentido. Se eu fosse escrever esse cenário, não haveriam regras para cuidar dessas coisas mais trabalhadas que 'role X, você se alimentou hoje' e isso só porque havia listado sobrevivência como um dos aspectos da história. Mas pra ele, isso era algo realmente necessário para simular o dia a dia de personagens nesse tipo de história.

Nenhum dos dois está realmente errado, são necessidades diferentes. É como se meu interesse fosse realmente jogar isso como uma série de televisão, enquanto ele quer simular o dia a dia do personagem.
« Última modificação: Março 28, 2012, 08:22:56 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #126 Online: Março 28, 2012, 09:27:04 am »
Eu acho, por exemplo, que o warlord veio para formar um dos nichos do guerreiro que comanda seus aliados, seja pela astúcia ou pelo carisma. Ou alguém vai dizer que o warlord não é um tipo de guerreiro? Tudo bem que o ranger tenha ficado meio preso no mote mateiro e ninguém se lembrou de fazer um ranger urbano nesse jogo... mas não é como se fosse difícil fazê-lo... ou mesmo chamá-lo de guerreiro.

Tudo questão de NOMES, Hastur.
O warlord veio de uma classe 3.x chamada Marshall, e eu não sei pra quê essa insistência em abarcar com a classe guerreiro trocentos arquétipos de combate, só pq ela se chama guerreiro.
DIACHO, temos aí WIZARD, MAGE, WARLOCK, WITCH, SORCERER, todos esses termos representam classes e subclasses de mecânicas distintas... mas todos lidam com um certo arquétipo de fantasia, de maneiras diferentes... pq a merda do guerreiro tem de ser diferente????
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #128 Online: Março 28, 2012, 09:38:04 am »
Na verdade, Fighter é parte de algo maior, o Warrior Group. Enquanto isso, o Wizard é o nome do Wizard Group, outrora chamado de Magic User.  :P

Mas sério, que discussão semântica incrível. É tão difícil aceitar que uma classe sempre vai carregar alguma restrição aparentemente boba? O Guerreiro 3e tem como restrição a de sempre ser um Summonable Minion, mas hey, você pode ser um Arqueiro (embora todo mundo saiba que o Clérigo Arqueiro é melhor). Já o Guerreiro 4e não pode ser um Arqueiro, mas por outro lado pode brincar de Pseudo-Bárbaro (Battlerager), algo que seu equivalente 3e não fazia.
« Última modificação: Março 28, 2012, 09:42:45 am por Deus Sol Invictus »

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #129 Online: Março 28, 2012, 09:50:27 am »
Citar
DIACHO, temos aí WIZARD, MAGE, WARLOCK, WITCH, SORCERER, todos esses termos representam classes e subclasses de mecânicas distintas... mas todos lidam com um certo arquétipo de fantasia, de maneiras diferentes... pq a merda do guerreiro tem de ser diferente????
Velho, eu acho simplesmente ridículo (tá, absurdo também) que existam dez mil classes representando o mesmo arquétipo.
É uma saída para quando se quer evitar a invasão de nichos, e com certeza rende bastantes suplementos.
Mas ainda é ridículo.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #130 Online: Março 28, 2012, 09:55:48 am »
Na verdade, os exemplos que eu dei operam magia de maneira diferente.
Mesma coisa acontece com essas classes marciais que "lembram guerreiro".

É como um leigo em artes marciais achar que é tudo kung fu ou caratê, ou um leigo em ocultismo achar que são todos leitores de Paulo Coelho.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #131 Online: Março 28, 2012, 09:57:51 am »
Na verdade, os exemplos que eu dei operam magia de maneira diferente.
Mesma coisa acontece com essas classes marciais que "lembram guerreiro".

É como um leigo em artes marciais achar que é tudo kung fu ou caratê, ou um leigo em ocultismo achar que são todos leitores de Paulo Coelho.
Parcialmente discordo, porque é aquilo; marcial tem limite, magia, não e aí que mora o perigo.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #132 Online: Março 28, 2012, 10:01:21 am »
Citar
Velho, eu acho simplesmente ridículo (tá, absurdo também) que existam dez mil classes representando o mesmo arquétipo.
É uma saída para quando se quer evitar a invasão de nichos, e com certeza rende bastantes suplementos.
Mas ainda é ridículo.

É exatamente isso que eu quis dizer!

Pra que warlord, marshall, knight, archer, battleranger... se eu posso ter uma única classe, o guerreiro, que faz isso tudo?

Nesse raciocínio de vocês, cada especialização do mago, ou seja, conjurador, evocador, abjurador... deveria ser uma classe diferente, já que, guardada as devidas diferenças, é a mesma coisa do guerreiro ser ágil, arqueiro ou cavaleiro.

O que parece não ter ficado claro é que o sorcerer, o warlock e o shugenja não são apenas magos com habilidades diferentes, são classes com backgrounds totalmente diferentes. O sorcerer não é simplesmente um mago striker.

É a mesma coisa entre o guerreiro, o bárbaro e o ranger, cada um representa um arquétipo totalmente diferente (apesar da semelhança dos dois últimos), pelo menos a meu ver, o que justificaria um pouco mais serem classes diferentes.


Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #133 Online: Março 28, 2012, 10:03:14 am »
Eu acho que a ideia do Agnelo (ter um role fechado, mas classe/fonte de poder/whatever aberto) é bem melhor do que deixar uma classe invadindo o nicho da outra.

PELO MENOS no contexto de D&D.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[D&D] Essas não são as regras que procura
« Resposta #134 Online: Março 28, 2012, 10:08:56 am »
... sério que o M. Logan meteu o warlord no mesmo saco do guerreiro?

Que tem a ver o comandante de batalha com o soldado de frente?

Sério, isso é supervalorizar, MESMO, a imagética arcana.


Edith pós-VA: eu também acho. Mas se as classes também não são só função + fonte de poder.
Olha a imensa diferença entre artífice e bardo. E entre feiticeiro e bruxo. E entre druida e seeker. E entre ladino e patrulheiro. E entre...
Pro sistema ser assim, tem que levar em conta maneiras distintas de expressar a combinação função + fonte.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE