Kasuya, só para deixar claro, eu também não acho que a 3e fazia melhor, mas ela deixa as coisas mais abertas quanto aos roles.
O meu guerreiro podia ser um striker ou um defender, ou mesmo um hibrido dos dois, e quiçá até um controller (aquele da corrente com cravos que tinha alcance de até 4,5m e fazia vários ataques), seja melee ou ranged.
É claro que algumas "builds" eram melhores que outras, mas pelo menos a opção existia.
E o mais importante, isso tudo era possível sem eu ter de fazer malabarismos transformando as habilidades ou mesmo uma classe em uma coisa que ele não é! Algo, como alguns aqui disseram, que muitos mestres não permitiam.
Falando sobre meu desejo quanto a 5e, tu não acha que seria muito simples eles deixarem assim:
"O guerreiro é um sujeito que recebeu treinamento com armas e armaduras, geralmente um soldado ou mercenário, mas que pode muito bem ser um arqueiro ou nobre cavaleiro. A classe tem bônus de combate altos e habilidades que ajudam o personagem nas batalhas.
Se você quer ter um papel de defensor do grupo, protegendo seus companheiros, sugerimos as habilidades e talentos A, B e C, se você quiser partir para a frente de combate e matar o maior número de inimigos possível, pegue as habilidades e talentos D, E e F, já se você quiser ficar mais afastado nas batalhas, dando suporter com ataques à distância, pegue as habilidades e talentos G, H e I."
Seria tão difícil e problemático algo assim?
Sobre as questões fora do combate, acredito que muitas, principalmente as perícias, deveriam não ser atreladas à classe. Mas acho importante as classes terem coisas fora do combate que as diferenciem umas das outras. Desde que não sejam coisas de pouca valia para o jogo, como forjar armas.
Pra resumir meu pensamento, que é talvez um culta a uma vaca sagrada, mas enfim:
"O guerreiro NÃO É, obrigatoriamente, um defender, como foi colocada na 4e, ele pode ser um, ao mesmo tempo que pode ser um striker, como era o caso das edições mais antigas. Os papéis sempre existiram, mas eu tinha uma liberdade maior em definir, após escolher a classe e o background que ela representa, qual deles eu iria me focar. Agora, na 4e, cada classe é um papel, e isso é algo que eu gostaria que mudasse na 5e."