Autor Tópico: [D&D] Eberron  (Lida 67395 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #150 Online: Janeiro 06, 2014, 08:54:08 am »
Bem, aproveitando que os meus personagens estão no primeiro nível e já foram para Xendrik, vou mudar minhar solicitação e pedir que escreva sobre Xendrik. :)

E aproveito esse tópico com um dúvida.
Na 3.5, os warforgeds eram imunes a licantropia? Se não, há algum conhecido, core ou novelas, na qual um warforged tenha se tornado um licantropo?
« Última modificação: Janeiro 06, 2014, 09:30:50 am por Ric.freitas »

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #151 Online: Janeiro 06, 2014, 12:26:46 pm »
Citar
Na 3.5, os warforgeds eram imunes a licantropia?

Não exatamente - é que para ser um Licantropo é preciso ser um Humanoide ou Gigante, e como eles são Contructos (com o subtipo Living Construct), eles não são afetados por essa condição.

Contudo, seja no 3.5 ou na 4e, a Licantropia não é algo muito fácil de ser passado (na 4e os Licantropos nascem com isso e transmitem Filth Fever/Moon Frenzy, no 3.5, somente os licantropos naturais transmitem a condição).
« Última modificação: Janeiro 06, 2014, 12:34:38 pm por Heilel »

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #152 Online: Janeiro 06, 2014, 02:01:39 pm »
no 3.5, somente os licantropos naturais transmitem a condição

Não eram os amaldiçoados que faziam isso  :hum:
War never changes

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #153 Online: Janeiro 06, 2014, 02:07:32 pm »
Citar
Não eram os amaldiçoados que faziam isso  :hum:

Não, somente aqueles que nascem com isso. Eberron foi escrito tendo em mente algumas regras do D&D 3.0, onde os Licantropos afligidos poderiam transmitir a maldição, mas isso mudou no D&D 3.5. Citando o modelo do Licantropo:

Curse of Lycanthropy (Su): Any humanoid or giant hit by a natural lycanthrope’s bite attack in animal or hybrid form must succeed on a DC 15 Fortitude save or contract lycanthropy. If the victim’s size is not within one size category of the lycanthrope the victim cannot contract lycanthropy from that lycanthrope. Afflicted lycanthropes cannot pass on the curse of lycanthropy.

E citando o próprio Keith Baker:

Eberron was originally designed for D&D 3E, but by the time it was released D&D was up to 3.5. The changes might seem fairly minor, but they can still have an impact. Notably, in 3E, any lycanthrope can spread the curse; if you’re bitten by a werewolf and turned, you can bite me and turn me. This was the impetus for the Lycanthropic Purge: lycanthropy is a dangerous contagious curse that could easily spread out of control if not contained. But 3.5 changed this so that only natural-born lycanthropes could spread the curse; a true werewolf could bite you and turn you, but you couldn’t pass it to me. This completely changes the exponential threat potential and makes the Purge seem like overkill. Hence we shifted the story to say that back in the time of the Purge, the curse was stronger and all ‘thropes were infectious; the Purge weakened it, so it’s no longer the threat it once was.
« Última modificação: Janeiro 06, 2014, 02:09:28 pm por Heilel »

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[D&D] Eberron
« Resposta #154 Online: Janeiro 13, 2014, 03:32:11 pm »
Eberron was originally designed for D&D 3E, but by the time it was released D&D was up to 3.5. The changes might seem fairly minor, but they can still have an impact. Notably, in 3E, any lycanthrope can spread the curse; if you’re bitten by a werewolf and turned, you can bite me and turn me. This was the impetus for the Lycanthropic Purge: lycanthropy is a dangerous contagious curse that could easily spread out of control if not contained. But 3.5 changed this so that only natural-born lycanthropes could spread the curse; a true werewolf could bite you and turn you, but you couldn’t pass it to me. This completely changes the exponential threat potential and makes the Purge seem like overkill. Hence we shifted the story to say that back in the time of the Purge, the curse was stronger and all ‘thropes were infectious; the Purge weakened it, so it’s no longer the threat it once was.

Que "desculpismo". Era muito mais condizente com a proposta "cinza" do cenário admitir que a causa do extermínio foi a desinformação sobre quem passava ou não a doença, misturado com o fanatismo religioso de alguns séquitos da Chama Prateada.

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #155 Online: Janeiro 13, 2014, 08:19:50 pm »
Que "desculpismo". Era muito mais condizente com a proposta "cinza" do cenário admitir que a causa do extermínio foi a desinformação sobre quem passava ou não a doença, misturado com o fanatismo religioso de alguns séquitos da Chama Prateada.

O caso é que a intenção da descrição do expurgo dos licantropos é pra parecer algo que foi estupidamente exagerado e sem sentido, no ponto de vista do presente, mas que foi uma decisão tomada numa situação de emergência na época.

E mesmo assim, o ponto de vista que você falou ainda existe no cenário. Embora tenha sido ordem de Flamekeep iniciar o expurgo, seus maiores percursores foram os devotos de Aundair, nas fronteiras com Eldeen (que tem alguma ligação planar com Lamannia), e estavam sendo mais atacados. Tanto é que hoje, dentro da igreja, há pessoas que consideram as ações do grupo exageradas, e que eles não representavam a "verdadeira igreja". E como até hoje eles ficam patrulhando as fronteiras, fica aquele clima de "PM vigiando a favela", onde ninguém tem razão.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #156 Online: Janeiro 13, 2014, 08:57:49 pm »
Citar
Era muito mais condizente com a proposta "cinza" do cenário admitir que a causa do extermínio foi a desinformação sobre quem passava ou não a doença, misturado com o fanatismo religioso de alguns séquitos da Chama Prateada.

Exceto que independentemente de quem passava ou não a Licantropia, você ainda tem uma explosão de criaturas de pura fúria motivadas pela visão da Lua Cheia a solta. E Khorvaire tem 12 luas, algumas delas em sua fase cheia ao mesmo tempo.  :)

E isso não tirou a visão "cinza" do cenário - os Cruzados da Chama não sabiam exatamente qual era a causa dessa explosão de licantropos e como identificar precisamente um (até que os Medani desenvolveram algo que permitia isso), tanto que Shifters e Druidas foram alvos na caçada de Licantropos.
« Última modificação: Janeiro 13, 2014, 09:01:11 pm por Heilel »

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #157 Online: Janeiro 13, 2014, 11:06:44 pm »
Citar
As 12 Marcas +1 e as 12 Casas +1.
Imagino que seja mais importante para entender o cenário do que os outros temas sugeridos.

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #158 Online: Janeiro 17, 2014, 09:50:37 am »
Citar
Imagino que seja mais importante para entender o cenário do que os outros temas sugeridos.

Oh my, isso implica 13 textos diferentes.  :b

Contudo, é algo que eu realmente quero fazer. Eu estou com um sobre Xen'Drik incompleto, mas darei uma chance às Casas.
« Última modificação: Janeiro 17, 2014, 10:23:26 am por Heilel »

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #159 Online: Janeiro 17, 2014, 11:02:39 am »
Oh my, isso implica 13 textos diferentes.  :b

Não. 12 textos publicados, e um escrito, mas nunca mostrado.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #160 Online: Maio 31, 2014, 06:18:25 pm »
Um breve update, isso é praticamente uma confirmação que Eberron sairá para D&D Next, do site do Keith Baker.

Chris Perkins said that Eberron will have 5e/DNDnext support and your input. Is this true?

Yes. It’s far too early to talk about details as to what form support will take, how extensive it will be, or anything like that, but I have been talking with Mike Mearls and Chris Perkins about Eberron in D&D Next, and I will be working with WotC on future Eberron support. More details to follow in days to come.

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #161 Online: Janeiro 02, 2018, 05:49:00 pm »
Pra quem curte Eberron e pretende usar o cenário na 5e, o Keith Baker tem feito uma série de posts bem interessantes sobre como ele interpreta as classes (e subclasses) do DnD no cenário. E isso inclui o material que saiu no Xanathar's Guide to Everything.

O post sobre o Guerreiro (que tem link pro do Bardo e do Bárbaro) está aqui.

Re:[D&D] Eberron
« Resposta #162 Online: Outubro 03, 2018, 12:34:08 am »
Já que esse é o tópico geral para falar de Eberron, um breve update: Como sabem, o Wayfinder é um guia introdutório decente para o cenário, mas há diversos elementos secundários dele que ainda não foram adaptados.

Bem, não mais. Graças ao trabalho de fãs que é praticamente tão bom que merece ser oficial, Eberron deve ter ao redor de uns 80-90% do material mecânico adaptado por três excelentes obras:

The Korranberg Chronicle: Adventurer's Almanac não só introduz praticamente tudo que você desejaria para jogadores em Eberron, como é melhor que qualquer outro suplemento que a Wizards lançou até agora. Eu não gosto de soar fanboy, mas essa coisinha é excelente seja para Eberron, seja para D&D Next em geral - ele até conserta as raças selvagens do Volo´s Guide.

The Korranberg Chronicle: Threat Dispatch
é um Livro dos Monstros para Eberron - e o melhor de tudo, você sequer precisa pagar (mas eu recomendo) para ver.

Eberron Archetypes: Heroes of the Five Nations é também outro bom suplemento, e assim como o Adventurer's Almanac, é largamente focado no aspecto mecânico. :)