Na 3e, minha classe favorita era clérigo: me deixava ser porradeiro de linha de frente, sem me deixar mecanicamente defasado, chupando o dedo porque outros jogadores podem mudar a realidade e eu só deveria ficar no "eu ataco". Como clérigo, eu podia dar porrada até dizer chega, ficar maior, aumentar o dano da arma, dar buffs, curar, e ainda fazer magias de controle mentais simples ou complexas (comando, adoro comando, não sei por quê). Nessa edição, nenhuma classe que não fosse full caster me trazia diversão ao jogar. Eu realmente gosto muito do roleplay, mas não curto nem um pouco chupar o dedo na hora do combate num jogo focado nisso.
Na 4e, minha classe favorita se tornou o Guerreiro: possivelmente a classe mais versátil do jogo em termos de construção de personagem, um defensor linha de frente hardcore, que atrapalha MUITO a vida de tudo quanto é inimigo e, de quebra, ainda desce MUITA porrada. Já consegui danos muito lindos com essa classe e isso é divertido, especialmente quando você está causando muito dano ao ser defensor(e não ao agir feito striker). Adoro.
Mesmo assim eu reservo um gosto especial para algumas classes, separando por roles:
Defender: Guerreiro. Curti bastante também o Battlemind, que é meu segundo preferido. Eu adoro todos os defenders, na verdade. Pra mim é meu role favorito (algumas ressalvas para o Warden, pois eu não curto muito essa temática "florestal", mas a classe é muito boa).
Leader: Sem sombra de dúvidas. Ardent. Esse foi um lider que realmente me empolgou de ver jogar na mesa. Gosto do Clérigo e do Warlord por terem um pézinho no defender. Detesto a temática do Shaman (nunca gostei de nada que envolvesse companheiros animais/familiares/espíritos-irmão-urso), mas acho linda a classe mecanicamente. Nunca joguei com ela, mas só jogaria com um re-skin bem dramático.
Striker: Eu sempre me divido entre Bárbaro e Monge. Bárbaro, para mim, foi muito bem representado em sua fúria. A classe realmente parece estar atacando loucamente, bufando de raiva a cada fucking machadada, faz o Bárbaro 3e parecer uma mocinha colhendo flores no campo. O monge, pqp, foi a redenção da classe de uma forma completamente inesperada por mim. Ela funcionando em mesa é simplesmente lindo. LINDO.
Controller: Meu preferido é o Psion, sem dúvida. Adoro esse conceito de "mago da mente". E poderes do tipo fazer com que o inimigo ande e ataque outro é LINDO. Já se tornou, inclusive, uma bela cena dramática para o jogo, em que o psion forçou o inimigo a atacar o outro, ser taxado de "traidor" e, de quebra, garantir a confiança dos "traídos". Ah, e eu gosto bastante do mago, pela versatilidade, pelos cantrips e "outras cositas mas".
Em resumo, a 4e me fez gostar bastante das classes psiônicas, sendo elas pra mim, algumas das classes mais divertidas do jogo (e o mais engraçado é que não tem nada com a mecânica diferenciada delas, tá muito mais com a forma que elas funcionam in game que me agrada bastante).