Grids and minis optional in the core.
Eu realmente estou curioso em ver como isso vai funcionar, a menos que seja "vamos trocar 'quadrados' por 'pés' e dizer que, agora, é só resolver não usar o grid" como na 3e, isso pode ser legal.
Will not let the wizard overpower martial classes.
Promessa tão vazia quanto muitas já feitas. É esperar pra ver. Não tem outra alternativa no momento.
Perception will be an ability check.
Fica legal quando você não tem que "treinar arduamente" para não ser um lesado. Gostei.
Focus on non-combat roles and abilities returning.
Gosto de ler isso, mas.... retornando? Shit, lá vamos nós de novo à discussão de que "não vejo como a 3e fazia melhor fora do combate que a 4e". xD
Giving more power back to the DM.
Eu imagino que isso seja só "politicagem" pra quem é mais "escola véia". Porque o poder do mestre nunca foi menor desde a primeira vez que eu joguei RPG na minha vida. Eu realmente espero que isso não significa um "hey, vamos criar regras exageradamente subjetivas para se escorar no mestre que, pela Regra de Ouro, vai decidir os pormenores". Eu SEMPRE fui injustiçado com isso em V:aM. xD
Unusual classes may be better as option for core classes.
Peculiar a ideia. Vamos ver o que sai disso. Mas acho que a negada vai chiar em não ver as classes comuns como classes.
Bringing back step-by-step adventure creation instructions.
Qualquer apoio para iniciantes é bem vindo. =)
Focus on shorter games.
Essa pra mim é ótima. Prefiro uma história pequena e bem contada a uma campanha longa e enfadonha que te "obrigue" a comparecer ao mesmo jogo, mesmo sistema, mesma história por mais de um ano com tanto lançamento, ideias massa, opções novas desse ou de outro sistema que você quer testar, mas está "preso" à uma campanha não concluída.
Skill challenges not in core.
Se é pra ter mais tempo de revisar as regras e tornarem tão esplendidas quanto deveriam ser, ok.
Poxa, se até o SAGA foi em metros... taquepariu.
Eu também acho muita frescura, por um lado, não entrar no SI de vez. Entretanto, pensando com os meus botões, nas edições do D&D, 1 quadrado, equivale a 1,5 m x 1,5 m ou 5' x 5'. Resultado. É muito mais fácil contar valores de 5 em 5, pelo padrão de pés, do que de 1,5 em 1,5, pelo padrão de metros. Talvez isso os segurem no "sistema imperial".
Por mim, ficavam no quadrado mesmo como medida e acabou-se. É muito mais fácil converter quadrado para pés ou metros que o inverso (multiplica é mais fácil que dividir mentalmente, after all).