Então Eltor, a meu ver, acho que você pegou essa impressão de "4E com os mesmos poderes sempre, jogo de tabuleiro" talvez pelo fato de que você tenha jogado um combate longo e a evolução de níveis possa estar mais lenta.
Visto que em minha visão, não vejo muita diferença do Guerreiro 3.X (eu ataco, investida mais ataque) e o Guerreiro 4E (eu marco e uso o poder at-will tal). O que acontece é que no padrão da 4E e isso eu senti e achei um defeito do sistema, é que os combates duram mais do que deveriam. Os inimigos tem muito HP, e não há descrições que aguentem falar o mesmo poder aplicado em 10 formas diferentes de descrição. Ao menos, foi o que ocorreu em minhas mesas.
A solução foi simples: cortar 1/4 do HP de cada monstro. Não senti desequilíbrio e os combates duraram umas duas ou três rodadas a menos.
Pelo menos nas minhas mesas, os combates (especialmente de níveis baixos) tendem a durar 2 a 4 rodadas. Há exceções em combates climáticos, claro. Mas no geral, se você não estiver usando um solo do MM1 sem suporte de nenhum minion, os combates andam até depressa. Online se sente mais esse fator de velocidade porque, embora o Fantasy Grounds faça muitos cálculos sozinho, ainda é mais lento que mover a miniatura de verdade e declarar ação enquanto joga os dados.
E dando minha opinião como mestre, pelo menos eu não senti "falta de vontade" do Macnol de tentar gostar do jogo. Ele fez um personagem bom, se enturmou com o grupo inteiro, era pontual, e interpretava bastante. Mas foi entrar na primeira masmorra, que rapidamente dava pra sentir que a empolgação dele ia pro espaço. Por isso que eu entendo bem este ponto de vista dele.
Pra mim, apesar do sistema falho,
o combate é ótimo. Então eu gosto da 4e.
Pra ele, apesar do combate bom,
o sistema é falho. E isto incomoda.
Outra que achei lenta foi a evolução: com 30 níveis, eu achei que os monstros dão pouco XP e os jogadores ficam presos demais aos mesmos poderes. Se for seguindo os livros, depois de 7-8 combates é que os jogadores subiriam de nível. Além disso, achei também o nível de tesouro inferior.
Solução: aumentar o tesouro em uns 20% e aumentar o XP em uns 30%. Ou quem não usa XP, diminuir para 4 ou 5 combates antes de subir de nível.
Não precisa aumentar o XP, só lembrar de dar XP por minor e major quest. Uma major quest dá tanto xp quanto um encontro inteiro. Como um "arco de aventura" tem de 3 a 5 combates, mais o xp da major quest, eu parei de dar XP e faço os jogadores subirem de nível a cada duas aventuras. Funcionou bem comigo.