Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 238022 vezes)

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #915 Online: Março 22, 2012, 04:53:23 pm »
Lembrando que na 3.X também existem classes MARCIAIS com Poderes Diários. Dervixe é a primeira que me vem em mente. "Só posso dançar feito um liquidificador 1x/dia".

Dervixe ainda tá buscando longe. O Bárbaro tem fúrias diárias.
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Offline Macnol

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #916 Online: Março 22, 2012, 04:58:09 pm »
3e já tinha isso sim, e junto com a magia vanciana eram duas porcarias que eu queria que a 3e tivesse removido ao invés de abraçado.

Tô mais curioso é pela pergunta no fim do meu post anterior. :)

Offline Cebolituz

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #917 Online: Março 22, 2012, 05:19:48 pm »
Então Eltor, a meu ver, acho que você pegou essa impressão de "4E com os mesmos poderes sempre, jogo de tabuleiro" talvez pelo fato de que você tenha jogado um combate longo e a evolução de níveis possa estar mais lenta.

Visto que em minha visão, não vejo muita diferença do Guerreiro 3.X (eu ataco, investida mais ataque) e o Guerreiro 4E (eu marco e uso o poder at-will tal). O que acontece é que no padrão da 4E e isso eu senti e achei um defeito do sistema, é que os combates duram mais do que deveriam. Os inimigos tem muito HP, e não há descrições que aguentem falar o mesmo poder aplicado em 10 formas diferentes de descrição. Ao menos, foi o que ocorreu em minhas mesas.

A solução foi simples: cortar 1/4 do HP de cada monstro. Não senti desequilíbrio e os combates duraram umas duas ou três rodadas a menos.

Outra que achei lenta foi a evolução: com 30 níveis, eu achei que os monstros dão pouco XP e os jogadores ficam presos demais aos mesmos poderes. Se for seguindo os livros, depois de 7-8 combates é que os jogadores subiriam de nível. Além disso, achei também o nível de tesouro inferior.

Solução: aumentar o tesouro em uns 20% e aumentar o XP em uns 30%. Ou quem não usa XP, diminuir para 4 ou 5 combates antes de subir de nível.

Peça isso ao seu próximo mestre e talvez você sinta uma boa diferença no sistema de jogo.


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Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #918 Online: Março 22, 2012, 06:43:38 pm »
Então Eltor, a meu ver, acho que você pegou essa impressão de "4E com os mesmos poderes sempre, jogo de tabuleiro" talvez pelo fato de que você tenha jogado um combate longo e a evolução de níveis possa estar mais lenta.

Visto que em minha visão, não vejo muita diferença do Guerreiro 3.X (eu ataco, investida mais ataque) e o Guerreiro 4E (eu marco e uso o poder at-will tal). O que acontece é que no padrão da 4E e isso eu senti e achei um defeito do sistema, é que os combates duram mais do que deveriam. Os inimigos tem muito HP, e não há descrições que aguentem falar o mesmo poder aplicado em 10 formas diferentes de descrição. Ao menos, foi o que ocorreu em minhas mesas.

A solução foi simples: cortar 1/4 do HP de cada monstro. Não senti desequilíbrio e os combates duraram umas duas ou três rodadas a menos.

Pelo menos nas minhas mesas, os combates (especialmente de níveis baixos) tendem a durar 2 a 4 rodadas. Há exceções em combates climáticos, claro. Mas no geral, se você não estiver usando um solo do MM1 sem suporte de nenhum minion, os combates andam até depressa. Online se sente mais esse fator de velocidade porque, embora o Fantasy Grounds faça muitos cálculos sozinho, ainda é mais lento que mover a miniatura de verdade e declarar ação enquanto joga os dados.

E dando minha opinião como mestre, pelo menos eu não senti "falta de vontade" do Macnol de tentar gostar do jogo. Ele fez um personagem bom, se enturmou com o grupo inteiro, era pontual, e interpretava bastante. Mas foi entrar na primeira masmorra, que rapidamente dava pra sentir que a empolgação dele ia pro espaço. Por isso que eu entendo bem este ponto de vista dele.

Pra mim, apesar do sistema falho, o combate é ótimo. Então eu gosto da 4e.
Pra ele, apesar do combate bom, o sistema é falho. E isto incomoda.

Outra que achei lenta foi a evolução: com 30 níveis, eu achei que os monstros dão pouco XP e os jogadores ficam presos demais aos mesmos poderes. Se for seguindo os livros, depois de 7-8 combates é que os jogadores subiriam de nível. Além disso, achei também o nível de tesouro inferior.

Solução: aumentar o tesouro em uns 20% e aumentar o XP em uns 30%. Ou quem não usa XP, diminuir para 4 ou 5 combates antes de subir de nível.

Não precisa aumentar o XP, só lembrar de dar XP por minor e major quest. Uma major quest dá tanto xp quanto um encontro inteiro. Como um "arco de aventura" tem de 3 a 5 combates, mais o xp da major quest, eu parei de dar XP e faço os jogadores subirem de nível a cada duas aventuras. Funcionou bem comigo.
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #919 Online: Março 22, 2012, 07:06:26 pm »
Na segunda edição só há regras em 3 livros, o básico, o Manual do Malfeitor (basicamente um compendio de regras opcionais) e o Poder Supremo, se tu for ver bem praticamente tudo que aparece em outros livros é extrapolação do que está no livro básico.

Na terceira edição a tendência é que não haja um Poder Supremo.

Mas eu desanimei com M&M, gostaria muito de jogar, mas não pretendo mestrar.

Agora que comprei o Marvel Heroic Roleplaying acho que vou me dedicar a ele mesmo, parece mais o que eu tenho sentido vontade de narrar.

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Numa nota não relacionada eu não esperava mais ver fãs hardcore de AD&D por aqui, seja bem vindo Rikus.

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Ah e mais: Eltor, na boa, joga 4e com a gente uma hora dessas, acho que se não toda pelo menos a maior parte da tua resistência ao sistema tem a ver com tu não tê-lo jogado. Não garanto que tu vá virar fanboy, mas estou certo de que alguns pontos que tu critica se explicam melhor na mesa de jogo.


Valeu Agnelo... Falaram tanta coisa q até perdi o fio da meada...
-.-'

Offline Cebolituz

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #920 Online: Março 22, 2012, 07:07:00 pm »
Não sei porque então, mas comigo, um combate normal de nível igual durava no mínimo de 6 a 8 rodadas. Se eram um pouco mais difíceis, duravam 10 rodadas fácil.

Agora não sei se é porque meus jogadores não sabem otimizar e por isso dão pouco dano ou temos mais zica nos dados do que o normal.


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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #921 Online: Março 22, 2012, 07:23:49 pm »
Eu passei a não muito tempo por uma experiência que mostra como combates podem variar em duração. Em Dark Sun (que usa monstros com menos PVs e defesas menores), o grupo passou por uma mudança de um integrante (um Slayer otimizado, que morreu, e o jogador decidiu usar um Druid of Summer mais ou menos otimizado) e os combates, outrora durando 3-5 rodadas, passou a durar ao menos 5 rodadas.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #922 Online: Março 22, 2012, 07:27:49 pm »
Não sei porque então, mas comigo, um combate normal de nível igual durava no mínimo de 6 a 8 rodadas. Se eram um pouco mais difíceis, duravam 10 rodadas fácil.

Agora não sei se é porque meus jogadores não sabem otimizar e por isso dão pouco dano ou temos mais zica nos dados do que o normal.

Ou você estava usando monstros de nível mais alto, ou mexendo nos números deles porque "CA 13 parecia muito baixa" ou algo assim. Quase sempre quando eu vejo gente reclamando de combates longos é por isto.

Na 3e, o padrão é o combate power rangers: 5 herois contra um monstro fodão. Na 4e, é grupo contra grupo. Então 5 jogadores enfrentam um grupo de 5 monstros. Pode-se trocar um monstro por 4 lacaios.

Meu combate-padrão em geral envolve um monstro específico de destaque (o resto dos monstros vão ser construídos pra maximizar seus pontos fortes), dois a três monstros de suporte (um suporte pra maximizar o destaque, um ou dois arqueiros ou magos pra atacar de longe), e 4-6 lacaios (quando eu uso 4, geralmente faço mais 4 aparecerem na segunda ou terceira rodada).

Um monstro de nível 1 tem em torno de 20 PVs. Um ataque básico com espada longa dá 1d8+3 de dano (média 7). Logo, precisa de 3 ataques pra derrubar um monstro. Brincando com as chances de acerto de 60%, em geral os combates terminam na quarta rodada. Como é um monstro pra cada jogador, a quantidade exata de cada lado é irrelevante pra calcular a média.
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Offline Smaug

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #923 Online: Março 22, 2012, 08:16:29 pm »
Então... eu acho 6 a 8 rodadas normal na 4e... mas não acho os combates demorados... quando vcs falam em velocidade de combate me veem a mente rodadas demorando 20 minutos, jogadores enrolando ou esperando chegar seu turno pra dai ver o que vão fazer... Eu tive que dar uma chamada na minah mesa na ultima reunião pq enquanto eu narrava maioria da mesa desenhava e costura (!!) e só o Zé prestava atenção... e isso estava deixandos combates lentos pra burro...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Cebolituz

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #924 Online: Março 22, 2012, 11:01:32 pm »
Citar
Ou você estava usando monstros de nível mais alto, ou mexendo nos números deles porque "CA 13 parecia muito baixa" ou algo assim. Quase sempre quando eu vejo gente reclamando de combates longos é por isto.

Não mexi em defesas e não colocava monstros de nível mais alto.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #925 Online: Março 22, 2012, 11:25:03 pm »
página 62?

E como andam as previsões do novo sistema mesmo?

Alguém teve mais informações sobre a tal "modularidade" do sistema?

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #926 Online: Março 23, 2012, 09:28:19 am »
@Gun Pois é... Acabou se desvirtuando o assunto do tópico mesmo, mas também tenho culpa nisso... É q é mto difícil abrir um tópico sempre que surge algum assunto novo, ainda mais quando é polêmico como AD&D ser uma edição melhor que a terceira ou quarta (na minha opinião)...


EDIT: Só o Kimble faz isto...
« Última modificação: Março 23, 2012, 09:35:27 am por Rikus »

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #927 Online: Março 23, 2012, 09:35:26 am »
Eu não entendo esse "purismo" quanto a tópicos. Se uma boa discussão está surgindo, que ela seja mantida onde está, para que burocratizar o fórum?

Mas sobre o assunto: Nope, sem nenhum notícia substancial ainda, Gun. A Wizards por enquanto só está se restringindo a alguns posts em estilo de blog sobre o que os jogadores querem (desde que eles queiram algo de edições anteriores á D&D 4e).  :b

Offline Lumine Miyavi

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #928 Online: Março 23, 2012, 09:40:22 am »
@Gun Pois é... Acabou se desvirtuando o assunto do tópico mesmo, mas também tenho culpa nisso... É q é mto difícil abrir um tópico sempre que surge algum assunto novo, ainda mais quando é polêmico como AD&D ser uma edição melhor que a terceira ou quarta (na minha opinião)...
Pronto, pode falar o que quiser aqui: http://spellrpg.net/home/sistemas-cenarios/add-e-melhor-que-a-terceria-e-a-quarta-edicao/new/#new

E sobre novidades, acho que nenhuma substancial, só mais enquetes vazias e definindo visuais:

http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/03/21/guidance_for_monsters_and_treasure
http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/03/15/iconic_dd_clerics

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #929 Online: Março 23, 2012, 09:54:40 am »
Nos tópicos da espera da 4e a gente abria tópicos novos de tempos em tempos, lembram?

Aquilo ajudava a conversa a fluir dentro do assunto.

Enquanto se passar dias sem novas informações e com gente querendo discutir é não só natural como também sadio que a gente desvirtue o tópico.

Quando lançarem uma grande noticia alguém abre um tópico novo e linka aqui.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.