Cara, pelo menos o negócio tá aberto lá pra você reclamar o quanto quiser. Tem que direcionar a reclamonice para lá, que PARECE surtir efeito, não para seus guetos.
Sim, não é como se não tivéssemos lotes de reclamações lá. Reclamar lá não impede ninguém de reclamar com seus companheiros de fóruns, grupos de facebook, de msn, etc....
Quando eu digo que "eu não sei na geral", eu digo que eu não sei como está a posição geral do mundo inteiro de jogadores de D&D. Por mais que você saiba que tem muita gente reclamando mesmo lá onde eles postam as pseudo-notícias sobre a quantas andam o sistema fica realmente muito difícil ter essa certeza de que "a geral não tá gostando". Mas se eu fosse chutar, eu chutaria que não estão gostando, vide votações que eles põem, posts de designers com duas estrelas, etc...
Um bom contingente de jogadores não precisa ou sequer procura equilíbrio das regras para se divertir;
Mas não se diverte quando "ele" é o mané do grupo que só atraza/atrapalha, o que é engraçado.
Em fluf: Um cara que começou a jogar fantasia numa era onde o Elminster era imbatível (lembra da época das brincadeiras de "vamos arrumar uma forma de vencer o Elminster"? Elas tem fundamento.) vai estranhar horrores quando os magos subitamente não são mais o créme de la créme; o cara que aprendeu que a magia é feita por uma elite seleta acima dos mortais não vai curtir ter isso 'rebaixado' ao nível dos outros.
Digamos que Elminster seja um "mago" de nível 45. Não importa que um um guerreiro de nível 45 seja "igualmente forte", via de regra normal, ninguém passaria do nível 30. E aí? Será que um guerreiro, ainda que nível 30, conseguiria derrotar um personagem 15 níveis acima? (Mago entre aspas porque, considerando que não é 3e, o monstro não é de fato um personagem feito como os jogadores, então ele não precisa seguir exatamente as regras do mago descritas no livro do jogador.)
O fato é: não se precisa de classes desequilibradas pra criar um fluff de um mago ultra fodão, como foi o teu exemplo, e eu tenho certeza que eles também compreendem isso. É uma questão de matemática simples.
Então, o retorno a uma mecânica antiga vai agradar a quem começou por ela, porque é o "padrão", e o resto que é diferente - logo, o retorno de Saving Throws como resposta e não defesa é visto como algo BOM por designers que participaram da criação da 3e - como o próprio Montanha Cozinha.
Certo, mas o que isso tem a ver com o que eu tava dizendo? O que eu tava dizendo é que eu tou vendo muita gente não gostando e só quem tá gostando do que tá sendo postado costuma dizer que prefere a 3e. Que eles não querem mudança eu acho que todo mundo já notou. Isso não é novidade nenhuma (o que me leva à questão de que, se eles não querem mudança, porque raios eles querem uma nova edição?). Eu não tou, tipo, pensando num bom motivo para a negada da 3e querer uma 3e II, já que é isso que tu parece tentar explicar.