Lumine, é que eu acho meio broxante eu acertar o ataque no dado, causar um dano bacana, e o mestre descrever que, pelo adversário ter muitos PVs, ele bloqueou com seu escudo e ficou ofegante depois.
Pô, se acertei o golpe, eu quero ter acertado de verdade, nem que seja um corte não fatal.
Não sei se tu assite a série Spartacus, mas eu imagino sempre do jeito que retratam lá.
É irreal o cara tomar um corte razoavel nas costas e continuar lutanto quase normalmente? Com certeza é, mas o personagem é um herói, então ele aguenta.
Tu vê como é... eu adoro sistemas onde os personagens são um saco de PVs. O combate fica muito melhor quando eu, como mestre, posso botar 20 adversários, sem ter medo que um capanga genérico acerte o defensor do grupo na femural e ele morra de hemorragia.
Por outro lado... ter cura ilimitada também é um problema, por que tu sempre vai ter que meter monstros de nível igual ou maior do grupo para um combate ter graça.
Acho que eu prefiro que a descrição seja baseada no resultado do ataque, seu eu precisar maquear, ou seja, transformar um acerto em um não acerto em pro da abstração.
O meu sistema ideal é onde os personagens são mais difíceis de serem acertados, mas quando são, o golpe realmente causa dano e é um problema.