Esse era mais ou menos o sistema do Tagmar há uns 20 anos, não?
Mais ou menos, Eltor. Em Tagmar, A energia heroica (que Daemon se "inspirou" e copiou, veja só que novidade) era uma "barra de vida extra" em cima da tua energia física. Ao realizar atos heroicos, você tomava dano nela - lutar em combate, por exemplo, drenava tua reserva de EH, mas saltar de um barranco, por exemplo, ia direto da sua Energia Física.
O conceito de LP em SaGa Frontier, é mais "marcadores de quantas vezes você morreu" do que uma barra de vida - se fulano tem 10 LP, significa que ele pode cair 9 vezes em combates naquele dia até cair de vez na décima, e morrer - e nos primeiros jogos, zerar LP era Permadeath.
Tu só recuperar descansando em hotéis ou usando itens raríssimos, geralmente únicos (no sentido de tipo, um item que recuperar 1 LP, tu acha um no jogo todo - se fizer a sidequest do inferno)
E apesar de serem relativamente parecidas, Tagmar veio em 1991, e o Makai Toushi SaGa (o primeirão, que já tinha o conceito de LP) é de 1989.