Verdade seja dita, eu sou/era um entusiasta da 4e, mas passei a jogar Pathfinder RPG quando a WotC deu o reboot com a linha Essentials. Minha primeira tentativa de campanha foi uma adaptação do cenário de Valkirie Profile I e II (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=268.msg7058#msg7058). A mesa não foi para frente por culpa estrita do cenário de campanha de Pathfinder, que eu comecei a ler e encontrar muita coisa familiar (vide abaixo).
Eu comecei a jogar o cenário de campanha de Pathfinder principalmente por um motivo, a campanha Carrion Crown (http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1313.0). Esta campanha se passa em Ustalav, reino que lembra os contos de horror da Transilvânia, mas sem as loucuras de Ravenloft. Terminamos a primeira aventura e jogamos metade da segunda, de um total de seis. Infelizmente o jogo não continuou pq eu estava numa fase minguada de jogadores.
Esta fase melhorou depois que eu descobri o Jogo Organizado da Sociedade Pathfinder (http://paizo.com/pathfinderSociety). Com essa modalidade de jogo, inspirada na RPGA (http://www.devir.com.br/rpg/rpga.php), consegui atiçar a curiosidade de alguns jogadores aqui da região e formamos um grupo que tem jogado constantemente desde então. Hoje estamos jogando a campanha Fúria dos Justos, lá em baixo eu falo sobre ela.
Então, isso resume o porque é prazeroso jogar o cenário de campanha de Pathfinder... imagino que você esteja com uma interrogação na testa agora, pq a única coisa que escrevi foram algumas experiências pessoais, certo? Então vamos ao texto longo e com imagens.
(http://pathfinderwiki.com/mediawiki/images/a/a9/Baba_Yaga_brawl.jpg)
Baba Yaga, uma bruxa terráquea (ela é da Rússia) que invadiu Golarion e fundou a nação
de Irrisen, há mais de mil anos. (e Seoni agarrada pelo pescoço :wub:)
Outside of the Setting
Publicações e Sugestões
Resumo da História em um parágrafo. Em 2008, quando a Wizards anunciou o lançamento da 4e, a chegada de GSL e tomou de volta os direitos sobre a Dragon e Dungeon Magazines (que estavam com a Paizo), a Paizo decidiu então dar continuidade a seus projetos de publicação de aventuras sob a OGL, continuando a lançar material compatível com o 3.5, até agosto de 2009. Mont Cook se junto a Paizo como consultor e em Agosto/2009 eles lançaram o Pathfinder RPG Core Rulebook, com base na OGL. A partir desta data, todos os suplementos e aventuras da Paizo tiveram foco no seu RPG. O que deu bem certo, comercialmente falando.
Então devo jogar Pathfinder por conta dessa historinha e do Cook? Cara, não necessariamente. Não nego que sempre fui fã do MC, dando crédito até ao material relativamente menos promissor que ele lança, mas sobre Pathfinder RPG a qualidade é quase totalmente relacionada a suas aventuras e campanhas e arte (que se passam no cenário), e isso é obra exclusiva da Paizo. Sobre o sistema, eu gosto de replicar uma coisa que o Oda ou o Elfo ou o Nibe (não encontrei o post exato) comentou neste tópico (http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=2059) (contém mimimis, mas já dentro da vertente menos furry da Spell).
"Pathfinder RPG é só mais uma maneira diferente para quem quer jogar 3.5."
- Pathfinder Campaign Setting
Então, o cenário tem três livros fonte:
Pathfinder Chronicles Gazzeter - Lançado em Abril/2008 ainda sob a OGL/D20. Ganhou o Ennie de melhor cenário, embora fosse um livretinho de 64 páginas.
Pathfinder Chronicles Campaign Setting - Lançado em Agosto/2008, também sob a OGL/D20. Esse sim um livro de cenário. 256 páginas explorando muitas lacunas que a gazeta anterior tinha deixado vago. Também ganhou o Ennie de melhor cenário.
Pathifnder Campaign Setting: The Inner Sea World Guide - Lançado em Março/2011, agora atualizado de alguns eventos e adaptado para o Pathfinder RPG. Também ganhou o Ennie de melhor cenário, e o de melhor arte interna.
O cenário em si já era explorado nas aventuras anteriores a 2008 que a Paizo publicava. Como eu havia dito, as aventuras são o carro chefe da Paizo. Então, se você quer dar uma jogada no cenário o que eu recomendo é que você inicie por algumas aventuras prontas. Particularmente eu recomendaria essa aqui (http://paizo.com/products/btpy92ci?Pathfinder-Society-Scenario-5-08-The-Confirmation). Ela possui elementos sobre Absalom, Aroden e da Sociedade Pathfinder. Em resumo, acho que os três elementos mais importantes do canon do cenário. É uma aventura do jogo organizado, mas vc não precisa estar nele para jogar. E é uma aventura que não entra em nenhum elemento permanente do cenário, que te obrigue a jogar uma campanha inteira.
(http://31.media.tumblr.com/tumblr_lv1jznpf4D1r3sy6wo1_1280.jpg)
Merisiel, Amiri e Sajan
- Pathfinder Society Organized Play
Como eu disse antes, a Sociedade Pathfinder é a menina dos olhos do cenário. E baseado nisso existe toda uma estrutura de jogo (http://paizo.com/pathfinderSociety) que interlaça os eventos do cenário e das campanhas em aventuras rápidas e soltas, como se fosse alguém se perguntando "
enquanto eu salvo o mundo de uma invasão de demônios no reino de Mendev (Campanha Fúria dos justos (http://paizo.com/pathfinder/adventurePath/wrathOfTheRighteous)), o que está acontecendo em Absalom?".
O jogo organizado é dividido em temporadas (http://paizo.com/pathfinderSocietyScenarios) com aproximadamente umas 30 aventuras em cada. Hoje estamos na nona temporada, que acompanha os eventos da campanha Deuses de Ferro (http://paizo.com/pathfinder/adventurePath/ironGods). Cada aventura é criada para uma sessão de até 4h de duração e, teoricamente, deve ser jogada do início ao fim numa única sessão.
Eu acho que a parte mais interessante de citar é que muitas das aventuras são criadas pelos jogadores que passaram pelo RPG Superstar, um concurso que a Paizo abre para encontrar novos escritores. Ou seja, tem muita coisa bastante criativa em meios a aventuras estilo one-shots.
- Pathfinder Adventure Path
Digamos que no quesito de publicações este, para mim, é o tomo sagrado em relação as aventuras do cenário. Uma série de aventuras (http://paizo.com/pathfinder/adventurePath) é uma campanha completa de seis aventuras, com a proposta de elevar os personagens do nível 1 a algum lugar entre o 15 e 20. Elas costumam utilizar de toda a estrutura de suplementos criados tanto para o RPG quando para o Cenário, mas não ao menos tempo... é muita coisa mesmo. Não tem como eu sugerir uma campanha para vocês jogarem, são tão distintas quanto os gostos dos jogadores. Minhas duas preferidas são Carrion Crown (http://paizo.com/pathfinder/adventurePath/carrionCrown) e Wrath of the Righteous (http://paizo.com/pathfinder/adventurePath/wrathOfTheRighteous), que envolvem horror clássico e demonios, respectivamente.
Eu diria que estas campanhas deveriam ser jogadas por aqueles que querem jogar o sistema Pathfinder RPG. Desconsidere esta sugestão se você for um maníaco por adaptações e tem tempo de sobra para isso.
Cada livro de aventura trás a aventura em si, curiosidades sobre a ambientação, um conto linear aos acontecimentos da campanha, e dados completos de NPCs, itens, históricos e etc. Tenha em mente que será uma boa dose de leitura para se acostumar com as particularidades da ambientação.
Bem resumido, porque eu tenho pouco a falar, já que nunca joguei um dos módulos (http://paizo.com/pathfinder/modules) (mas li alguns). São aventuras completas e soltas, a serem jogadas em quatro a seis sessões e terminam evoluindo o personagem em uns três a quatro níveis. Muitas possuem excelentes ganchos bem inspirados.
Fica a dica apenas para darem uma olhada na impagável We be Goblins! (http://paizo.com/products/btpy8j5w?Pathfinder-Module-We-Be-Goblins) e sua continuação, We be Goblins Too!! (http://paizo.com/products/btpy8xc3?Pathfinder-Module-We-Be-Goblins-Too). É de grátis!!
(http://paizo.com/image/content/PathfinderModules/PZO9525-INeededThatSword.jpg)
Valeros (no alto), Merisiel e Ezren
Inside of the Setting
Particularidades e Curiosidades
Primeiro ponto é que o cenário é grande. Imaginem algo como a cronologia de Forgotten Realms só que sem os infinitos cataclismas. Então, definir o que é interessante ou não para se jogar por lá vai do gosto do jogador. As inspirações do cenário são bastante abrangentes, mas possuem a maioria dos temas clássicos apresentados em qualquer outro cenário de campanha. Temos horror, steampunk, high-Magic, low-Magic, techno-Magic, etc... cada um convivendo em regiões separadas dentro do cenário.
Antes de o acusarem corretamente de colcha de retalhos, queria só dizer que essa era a proposta da Paizo. Isso veio dos próprios editores do cenário. O cenário não nasceu para ser algo inovador e estupendo, como Eberron relativamente foi em seu início, isso para mim fica a cargo das aventuras e campanhas.
De qualquer forma, existem sim curiosidades que dão bons ganchos...
- O Grande Além (http://pathfinderwiki.com/wiki/Great_Beyond) - É a vertente planar do cenário. Tudo aquilo que consta no que é conhecido sobre o multiverso. (referência: Planescape)
- Sistema Solar e outros Corpos Celestes (http://pathfinderwiki.com/wiki/Solar_system) - Golarion é apenas o terceiro planeta do sistema solar. Fora do sistema solar de Golarion, ainda existe outros planetas conhecidos como Mundos Distantes (incluindo aqui a Terra), e outros corpos celestes como a curiosa Tapeçaria Negra (http://pathfinderwiki.com/wiki/Dark_Tapestry) (Cthulhu Mithos, alguém?). (referência: Spelljammer)
- Eu poderia fazer uma lista de mistérios do cenário, mas já fizeram uma aqui (http://pathfinderwiki.com/wiki/Mysteries_of_Golarion), então eu só vou linkar.
Como os pontos de interesse são muito distintos, fica mais fácil falar quando a gente sabe o que se quer ser ouvido.
Eu particularmente gostaria muito de narrar uma aventura envolvendo a Tapeçaria Negra. Na verdade, até existe uma pronta (http://paizo.com/products/btpy8l3e?Pathfinder-Adventure-Path-46-Wake-of-the-Watcher), mas dá para explorar muita coisa sobre isso.
Eu também sempre curti saber sobre astronomia rpgista, então conhecer sobre os planetas (http://pathfinderwiki.com/wiki/Planet) que permeiam um cenário é praticamente obrigatório. Um cenário sem uma "inner sphere" pra mim é um convite para ficar com o livro fechado eternamente.
Então, para os prováveis 1d6 leitores do Elfo que estão lendo aqui, o que vcs gostam de ver em um cenário? Golarion provavelmente possui, mas como não dá para escrever tudo, creio que fica mais fácil vcs me dizerem o que querem ler. :macaco:
(http://people.wku.edu/charles.plemons/pathfinder/carrion_crown/graphics/picture_harrowstone.jpg)
Seoni :wub: e Seelah em Harrowstone
Há alguns meses eu comecei a resenhar os livros que envolviam a campanha de Pathfinder que tenho mestrado para meu grupo atual. Como o Fala Dragão é o site br que mais fala sobre Pathfinder, conversei com o Hebert e comecei a hospedar as resenhas por lá. Embora eu esteja há dois meses sem uma nova resenha, não foi por desistir da ideia. Acontece que estamos no final da segunda aventura e esta tb seria a próxima resenha, então para não spoilar antecipadamente, preferi aguardar concluirmos a aventura, o que é bom, pois a experiência de jogo complementa em muito a conclusão sobre apenas a leitura.
(http://pathfinderwiki.com/mediawiki/images/thumb/e/ec/Wrath_of_the_Righteous_logo.png/350px-Wrath_of_the_Righteous_logo.png)
- Pathfinder Adventure Path - Wrath of the Righteous Player’s Guide (https://dracobahamut.wordpress.com/2015/06/25/resenha-pathfinder-adventure-path-wrath-of-the-righteous-players-guide/)
- Pathfinder Adventure Path #73: “The Worldwound Incursion” (https://dracobahamut.wordpress.com/2015/06/10/resenha-pathfinder-adventure-path-73-the-worldwound-incursion-wrath-of-the-righteous-1-of-6-pathfinder-rpg/#more-993) (Wrath of the Righteous 1 of 6)
(https://dracobahamut.files.wordpress.com/2015/06/pathfinder_campaign_setting_logo.png)
- Pathfinder Campaign Setting - Demons Revisited (https://dracobahamut.wordpress.com/2015/06/16/resenha-pathfinder-campaign-setting-demons-revisited/)
- Pathfinder Campaign Setting - The Worldwound (https://dracobahamut.wordpress.com/2015/07/13/resenha-pathfinder-campaign-setting-the-worldwound/)
As próximas resenhas eu pretendo publicar a mesmo tempo na Spell e no Fala Dragão.