Autor Tópico: [Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying  (Lida 13813 vezes)

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #45 Online: Setembro 25, 2014, 03:43:32 pm »
 Ninguém sabe ? Po, vou tentar fazer alguna coisa então. Sabem onde consigo trmplate dos datafiles de personagens ? Se eu conseguisse fazer pelo menos uns personagens chave pro cenário, ja seria um grande primeiro passo.

No mais, alguém no RPGnet sugeriu a criação de uma specialty Leadership, pra poder gerar assets relativos a manobras táticas ou frases inspiradoras pras equipes, algo que alguns personagens como Ciclope e Capitao costumam fazer bem nos quadrinhos. O que acham ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #46 Online: Setembro 25, 2014, 08:40:27 pm »
Pior, que não sei onde achar. Mas, se vc criar o Evento eu participo do playtest via Skype na moral... hahahahah :linguinha:

No mais, alguém no RPGnet sugeriu a criação de uma specialty Leadership, pra poder gerar assets relativos a manobras táticas ou frases inspiradoras pras equipes, algo que alguns personagens como Ciclope e Capitao costumam fazer bem nos quadrinhos. O que acham ?

Preciso pensar sobre isso... faz sentido, mas talvez isso deva ser representado por Combate + a Distinção... ou talvez dê pra fazer com um SFX daqueles permite ampliar o dado de efeito após a rolagem...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #47 Online: Setembro 28, 2014, 10:11:10 am »
O problema de usar a specialty combate + distinção é que personagens com maior combate terão bônus maior do que lideres (ex: Wolverine vai criar assets/táticas melhores do que o Ciclops). Ja o sfx parece interessante. De qualquer forma, mesmo uma specialty liderança deveria ser usada com muita parcimônia. Do livro básico só vejo o Ciclope e o Capitão como tendo isso.

Mudando um pouco o assunto, a gente adotou o conceito de Fail Forward do Fate e Apocalypse World no Marvel e caiu como uma luva: A Viúva fazia uma busca virtual sobre um suspeito e falhou no teste. Dai, como uma falha nesse teste não resultava em nada interessante (a não ser novas rolagens idênticas ate acertar ou o GM ficando de saco cheio e dando sucesso automático ), estipulamos que a falha resultaria em uma complicação. No caso, o alvo detectou uma intrusão em seus sistemas e iniciou um trace no invasor (o que em termos de jogo representamos por uma complicação "system compromised D6" pra Viúva).
« Última modificação: Setembro 28, 2014, 07:43:18 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #48 Online: Setembro 28, 2014, 10:58:58 pm »
O problema de usar a specialty combate + distinção é que personagens com maior combate terão bônus maior do que lideres (ex: Wolverine vai criar assets/táticas melhores do que o Ciclops).

Ai é que tá. Não necessariamente. Pegando seu exemplo, Wolverine teria um dado de afiliação menor (teria que usar Team ou Buddy) e, como suas Distinções não ajudariam, não poderia adicionar o d8.... sinceramente, acho que vc está abordando essa questão através de uma mentalidade "tradicional", considerando as estatísticas no "vácuo", sem o contexto e sem a narrativa. Criar uma nova especialização, a meu ver (ainda mais para apenas 2 personagens), é usar um método tradicional para resolver um suposto problema em um jogo narrativo. Mas, enfim....

Agora, se vc realmente achar q precisa dar um "algo a mais" para esses líderes natos, dá uma olhada nos SFX do Basic e do Guerra Civil que deve ter algo parecido. Se não tiver, acho que vc poderia ir com algo no estilo do SFX: Grapple (o demolidor tem) -> "Qdo for criar um asset para um aliado, adicione um D6 extra e aumente em um o dado de efeito" (to citando de memória, podem ter erros).

Mudando um pouco o assunto, a gente adotou o conceito de Fail Forward do Fate e Apocalypse World no Marvel e caiu como uma luva: A Viúva fazia uma busca virtual sobre um suspeito e falhou no teste. Dai, como uma falha nesse teste não resultava em nada interessante (a não ser novas rolagens idênticas ate acertar ou o GM ficando de saco cheio e dando sucesso automático ), estipulamos que a falha resultaria em uma complicação. No caso, o alvo detectou uma intrusão em seus sistemas e iniciou um trace no invasor (o que em termos de jogo representamos por uma complicação "system compromised D6" pra Viúva).

Se não me engano, o livro menciona que vc só deve jogar dados quando houver um desfecho interessante para a estória...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #49 Online: Outubro 04, 2014, 11:59:52 pm »
Citação de: Brunão
Ai é que tá. Não necessariamente. Pegando seu exemplo, Wolverine teria um dado de afiliação menor (teria que usar Team ou Buddy) e, como suas Distinções não ajudariam, não poderia adicionar o d8.... sinceramente, acho que vc está abordando essa questão através de uma mentalidade "tradicional", considerando as estatísticas no "vácuo", sem o contexto e sem a narrativa. Criar uma nova especialização, a meu ver (ainda mais para apenas 2 personagens), é usar um método tradicional para resolver um suposto problema em um jogo narrativo. Mas, enfim....

Agora, se vc realmente achar q precisa dar um "algo a mais" para esses líderes natos, dá uma olhada nos SFX do Basic e do Guerra Civil que deve ter algo parecido. Se não tiver, acho que vc poderia ir com algo no estilo do SFX: Grapple (o demolidor tem) -> "Qdo for criar um asset para um aliado, adicione um D6 extra e aumente em um o dado de efeito" (to citando de memória, podem ter erros).
É, pensando bem, uma nova specialty é desnecessária. Esse sfx seria suficiente.

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Se não me engano, o livro menciona que vc só deve jogar dados quando houver um desfecho interessante para a estória...
Sim, menciona. Mas convenhamos que há situações, digamos, nebulosas em relação a isso. Meu grupo gosta de interação extra-combate, e o hacking é um exemplo perfeito disso. Só que, ao mesmo tempo, é o tipo de teste onde "errar" não tem graça, então achamos que "acertar porém com complicações" seria a medida certa pro que queríamos - você eliminar o resultado que não tem graça (errar) mas adiciona um outro que mantém a graça, porém a um custo.

No mais, nessa ultima sessão o grupo discutiu sobre outra alteração nas regras, dessa vez a respeito dos milestones. Chegamos a conclusão que muitas vezes, na ânsia por fazer as coisas exatamente como descritas nos steps dos milestones, a coisa acaba ficando meio forçada/artificial. Daí definimos que a partir de agora os steps dos Milestones serão considerados apenas exemplos/sugestões de atitudes que valem XP, mas não serão as únicas. Resumidamente, quanto mais você abordar seu Milestone em jogo de modo a por o grupo em risco, mais vale xp (continuando a seguir a lógica 1xp / 3xp / 10 xp).

O que vocês acham disso ? Como tem sido a interação com os milestones nas suas mesas ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #50 Online: Outubro 13, 2014, 04:03:13 pm »
Vocês já deram continuidade aos milestones ? Em nossa ultima partida o jogador do Wolverine concluiu a milestone dele através da matança de inimigos em frente a expectadores inocentes. Resolvemos interpretar isso como um descontrole de sua parte, como se ele tivesse dado mais um passo frente a besta interior, e resolvemos criar um novo milestone que intensifica esse dilema de homem vs fera. Pensamos em algo assim:

1 xp: Quando você se comporta impulsiva ou bestialmente
3 xp: Quando você suprime seus instintos para ajudar seus colegas, ou se deixa levar pelo instinto pondo o grupo em risco de alguma forma
10 xp: Quando você finalmente abandona o grupo para seguir sozinho em sua selvageria, ou decide suprimir de vez seus instintos para permanecer com o grupo

O que acham ? Ainda não batemos o martel e podemos ajustar ate a próxima sessão.
« Última modificação: Outubro 13, 2014, 06:38:30 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #51 Online: Outubro 14, 2014, 09:50:38 pm »
1 xp: Quando você se comporta impulsiva ou bestialmente
3 xp: Quando você suprime seus instintos para ajudar seus colegas, ou se deixa levar pelo instinto pondo o grupo em risco de alguma forma
10 xp: Quando você finalmente abandona o grupo para seguir sozinho em sua selvageria, ou decide suprimir de vez seus instintos para permanecer com o grupo

Eu gostei. Acho que a ideia de continuar a Milestones reforça a sensação de continuidade e o fato de seu jogador estar participando dessa "confecção" permite q ele interfira na história... e vc pode usá-la como uma "trilha da cronologia" quando quiser resgatar eventos antigos e talz...

Particularmente, nunca joguei nenhum dos eventos publicados. Usamos personagens próprios.  (e eu sei que o jogo não foi feito para isso..rss). No começo, eu fazia as milestones do evento e pedia q os jogadores me ajudassem a criar as pessoais... acabei abandonando completamente as milestones por três motivos: a) Eu achava que as milestones de evento criadas só por mim acabavam "amarrando" demais a trama; b) Os jogadores acabavam não criando como "dever de casa" e acabava sobrando pra hora do jogo (para o qual já temos pouco tempo); c) em um jogo em q seu personagem começa com o poder q vc deseja, o conceito de XP não faz nenhum sentido...

Sim, menciona. Mas convenhamos que há situações, digamos, nebulosas em relação a isso. Meu grupo gosta de interação extra-combate, e o hacking é um exemplo perfeito disso. Só que, ao mesmo tempo, é o tipo de teste onde "errar" não tem graça, então achamos que "acertar porém com complicações" seria a medida certa pro que queríamos - você eliminar o resultado que não tem graça (errar) mas adiciona um outro que mantém a graça, porém a um custo.

O jogo é nebuloso em diversas outras partes. Principalmente, pq foi feito apenas para rolar aqueles eventos com aqueles personagens. Como eu sei do contexto no qual o jogo foi criado, faço essa interpretação "anti-estruturalista", considerando "isso" (fail forward?) como "o que o autor quis dizer"... Na verdade, tenho a impressão que "isso" se tornou a "norma", não? (ou é só a falsa impressão de conviver na "bolha" dos blogs e fóruns?). Enfim, acho esse critério gerar asset/recurso/complicação um excelente parâmetro para decidir quando rolar ou não e o que está envolvido em uma determinada rolagem...

No mais, nessa ultima sessão o grupo discutiu sobre outra alteração nas regras, dessa vez a respeito dos milestones. Chegamos a conclusão que muitas vezes, na ânsia por fazer as coisas exatamente como descritas nos steps dos milestones, a coisa acaba ficando meio forçada/artificial. Daí definimos que a partir de agora os steps dos Milestones serão considerados apenas exemplos/sugestões de atitudes que valem XP, mas não serão as únicas. Resumidamente, quanto mais você abordar seu Milestone em jogo de modo a por o grupo em risco, mais vale xp (continuando a seguir a lógica 1xp / 3xp / 10 xp).

O que vocês acham disso ? Como tem sido a interação com os milestones nas suas mesas ?

Como eu disse, acho que as milestones, como um conceito geral, acabam (de uma certa forma) por amarrar a estória. Acho (em outra abordagem anti-estruturalista) que como o jogo foi feito para vc rolar os eventos q seriam publicados, como campanhas curtas/one-shot, os Milestones não foram feitos para serem cumpridos à risca. Como não haveria uma continuidade muito grande (em alguns eventos os jogadores poderiam trocar de personagem entre um ato e outro), o XP e o caminho dos Milestones parecem ter sido criados mais como um norte, algo como "se rolar, rolou" e não como um objetivo a ser cumprido...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #52 Online: Outubro 15, 2014, 12:02:54 am »
Só usei os milestones mesmo em mesas de Marvel que joguei e que pretendiam ser campanhas. Mas as mesas que narro de Marvel tendem a ser histórias curtas e fechadas, então não vi necessidade de usar milestones, visto que servem mais para arcos maiores. Claro, quando eu narrar um arco grande tipo uma mini-campanha ou campanha algum dia, eu usarei milestones.

E vocês não sabem da nova! Quebrei a realidade com um soco desferido no chefão da mesa e fiz o grupo e minha personagem cairem no nexo da realidade e dialogar com o NPC guardião daquele local estranho para conseguir consertar toda a cagada que fiz e terminamos a campanha antes do previsto, mas com um final bem surreal. Perguntem que eu passo mais informações do que foi essa mesa XD!