Autor Tópico: [Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying  (Lida 13812 vezes)

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #15 Online: Setembro 02, 2014, 08:57:04 pm »
Entendi. A mecânica de resolução é uma só pra tudo, então. Combates, discussões, infiltrações, perseguições, etc. Legal!

E quanto ao GM, ele usa pilhas de dados baseado nos traits quando for NPCs / vilões, ou o Doom Pool quando forem coisas diversas. Ok. Ex: Se um herói quiser resgatar uma família do meio de um incêndio, ele pode usar o Doom Pool pra representar o incêndio ? É isso ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #16 Online: Setembro 02, 2014, 09:14:19 pm »
Exato. Se o incêndio fosse gerado por um vilão (para escapar, por exemplo) você pode inserir uma Complicação (CRIANÇA ATRÁS DO CACHORRINHO QUE FICOU NO PRÉDIO) que se somaria à Doom Pool. Pode haver também uma distinção negativa na cena (CORREDORES APERTADOS). Porém, o segundo caso está submetido à vontade do jogador (que a usaria para rolar 1d4 e ganhar um PP).

A Doom Pool representa não apenas o que está em jogo, como também o quão complicada está a situação ao redor da cena ou o contexto da aventura....Toda vez que a Doom Pool aumenta significa que a situação geral se complica de uma certa forma....

Usando o exemplo do incêndio, digamos que ele surgiu como dano colateral de uma batalha. Um aumento da Doom Pool pode representar que o incêndio espalhou para outras residências ou que aumentou ou que um pedaço da construção cedeu...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #17 Online: Setembro 03, 2014, 09:21:44 am »
Interessante. Entao o Doom Pool tambem eh um mecanismo de tensao, de ritmo dramatico ou algo asdim.

E a tendencia eh realmebte que o DP va crescendo na medida que a aventura sevaproxime de seu  apice ou algo assim ? Ou eh preciso um gerenciamebti cinsciente por parte do GM pra isso acontecer ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #18 Online: Setembro 03, 2014, 11:23:29 am »
Bom, de certa forma precisa de um gerenciamento, pois é o Vigia que controla o aumento da DP ativando (ou não) as oportunidades para aumentar a Doom Pool ("comprar o 1" do PC para acrescentar um D6 ou aumentar o menor dado da DP) e tbm a "saída" da Doom Pool.

O legal (para mim) é que como a mecânica envolve PPs e manobras com dados (assim como a mecânica dos jogadores), passa a sensação que o Vigia tbm "joga"....

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #19 Online: Setembro 03, 2014, 09:55:06 pm »
Cacete, eu to muito excitado com esse jogo. Parece que pegaram varias ideias fodas de jogps indie e juntaram num jogo soh (dice pools descritivos de Dogs in the Vineyard, XP narrativo de Lady Blackbird e Shadow of Yesterday, e agora o GM "jogando" tambem como em Agon e 3:16 Carnage Among the Stars).

Eh como um sonho. :pidao:
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Offline Heitor

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #20 Online: Setembro 04, 2014, 12:18:34 am »
Alguém me ajuda a preencher a cartela, porque foi um combo  :linguinha:

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #21 Online: Setembro 05, 2014, 06:50:23 am »
Desenterrou essa heim Heitor.  XD (escorreu ate uma lagrima aqui)

Outra duvida: a rolagem de "reaction" eh pra tentar conter uma ação ou pra contra-atacar ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #22 Online: Setembro 07, 2014, 07:10:20 pm »
A rolagem de reação é para tentar conter uma ação. Contudo, pode ser transformada em contra-ataque com o gasto de um PP ou D6 da Doom Pool (desde que o total da reação seja maior que o da ação, claro).

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #23 Online: Setembro 07, 2014, 11:05:32 pm »
Ok, entendi.

Mas então a pessoa reagindo terá sempre uma ligeira vantagem sobre quem ta agindo, certo ? Afinal, ela sempre pode esperar pra ver quanto precisa alcançar nos dados e usar 1 PP pra somar mais um dado ao total.

Ex: você tenta passar despercebido por mim rolando um total de 12. Dai eu vou e rolo 9 pra reagir, ou seja uma falha. Só que eu posso muito bem usar 1 PP pra somar outro dado ao total, digamos um 5. Então eu faço isso e agora meu novo total é 14, maior que o seu. E ainda posso usar outro PP pra tornar minha reação em contra-ataque e jogar o feitiço contra o feiticeiro, e declarar que você não só falhou em se esgueirar por mim como me perdeu de vista e agora eu é que estou escondido de você (o que poderia significar um Asset "Escondido" pra mim, que dure ate minha próxima ação).

Faz sentido isso ? Ou seja, quem reage tem realmente uma ligeira vantagem?

E a forma como eu gerei um Asset, está correta ?
« Última modificação: Setembro 07, 2014, 11:15:03 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #24 Online: Setembro 08, 2014, 11:13:47 am »
De certa forma sim... mas, não é uma vantagem tão grande assim na prática. Note que no seu exemplo vc usou 2 PPs (pagou por essa vantagem)....

Além disso, fazendo referência a seu exemplo, é necessário que o contra-ataque seja coerente, no interior da ficção, não só com o ataque, mas com a reação tbm. Digamos que o esconde-esconde se passe dentro de um labirinto no jardim ao estilo Iluminado (o filme).... para realizar esse contra-ataque vc precisaria conhecer o labirinto melhor do que eu, ficar insubstancial e "cortar caminho" ou saltar por sobre uma das paredes, etc... confundindo assim meu personagem. A seguir, você agirá e acrescentará o valor do asset - o dado de efeito rolado em sua reação - na pilha de dados de sua próxima ação.

É mto difícil discutir assim de forma "genérica" pq a situação, a descrição e os personagens influem mto na resolução da cena.

Existe uma regra opcional de permitir contra-ataques apenas em caso de sucessos extraordinários em reações. Acho que não há necessidade de utilizá-la, só a exigência de "coerência" na ficção tende a inibir o excesso de uso de contra-ataques...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #25 Online: Setembro 08, 2014, 10:02:42 pm »
Ok, valeu Brunão.

Alguem sabe onde encontrar datafiles dos livros Básico e Civil War and versão "printer-friendly" ? Eu achei dos outros suplementos (X-men, 50 States ,Young Avengers) mas não desses.
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #26 Online: Setembro 09, 2014, 06:38:04 pm »
Reparei algo interessante..

Ainda que o foco do jogo seja o combate, como didseram acima, depois que se familiariza maid com o sistema eh possivel perceber algumas sutilezas que fogem a esse padrao. Ex:  a Viuva e o Pantera parecem ser muito bons nesse esconde-esconde do exemplo, o Fera parece ser muito bom em situacoes extra-combate em geral (mas principalmente pra ajudar os outros), a Emma Frost parece ser absurda pra manipular/persuadir (assim como a Mistica), o Ciclope e o Capitao parecem ser otimos pra liderar, etc.

Faz sentido isso ?
« Última modificação: Setembro 09, 2014, 06:43:09 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #27 Online: Setembro 10, 2014, 02:33:22 pm »
Acorda aí galera, que ainda to cheio de dúvida! XD

Então, como funciona o lance das oportunidades ? Pelo lado do mestre eu entendi (basta acrescentar / incrementar um dado ao doom pool, pagando um PP ao jogador), mas pelo lado do jogador a coisa ficou confusa. Na regra diz que o jogador pode ativar a oportunidade pagando 1 PP, então ele pode incrementar um push, stunt ou asset, ou ainda criar um recurso. Isso ficou meio confuso.

Ex: digamos que o jogador não tenha nenhum push, stunt ou asset criado. Ele pode pagar 1 PP pra guardar essa oportunidade, e na próxima ação pagar mais 1 PP pra criar um stunt e já incrementá-lo ? (ou seja, ele cria o Stunt D8 pagando 1 PP e já automaticamente o incrementa pra D10 com a oportunidade "guardada" ? ) É assim mesmo que funciona ?
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Offline Heitor

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #28 Online: Setembro 11, 2014, 05:22:17 pm »
Reparei algo interessante..

Ainda que o foco do jogo seja o combate, como didseram acima, depois que se familiariza maid com o sistema eh possivel perceber algumas sutilezas que fogem a esse padrao. Ex:  a Viuva e o Pantera parecem ser muito bons nesse esconde-esconde do exemplo, o Fera parece ser muito bom em situacoes extra-combate em geral (mas principalmente pra ajudar os outros), a Emma Frost parece ser absurda pra manipular/persuadir (assim como a Mistica), o Ciclope e o Capitao parecem ser otimos pra liderar, etc.

Faz sentido isso ?

Tipo, isso são as funções que normalmente cumprem nas HQs.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #29 Online: Setembro 11, 2014, 09:14:28 pm »
Nao sei Heitor, eu nao leio HQs. :b

Achei algumas regras opcionais na net que parecem interessantes. O que voces acham ?

- Suport action da um trait automaticamente pro parceiro, sem precisar rolar cobtra o doom pool;

- Support effect limitado a seu trait de buddy ou team ( oi seja, personagens  com mais espirito de equipe sao mais eficientes em ajudar os outros);

- Expert traits valerem D6 ao inves de D8 (Masteries permaneceriam D10. A ideia eh deixar a coisa mais gritty e aumentar diferenciacao entre poderes;

- permitir a geracao de stress e complication ao mesmo tempp como resulyado de uma acao, porem reduzindo o sefundo efeito one step down;

O que acham ?
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