Autor Tópico: [Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying  (Lida 16842 vezes)

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[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Agosto 30, 2014, 01:29:08 am »
E aí cambada, tudo bem com vocês ? Bateu uma saudadinha. ( cadê o mala do Madruga ? E a bichona do Elfo ? :b )

Bom, nunca pensei que ia dizer isso, mas estou numa vibe Supers por causa do meu garoto que vive me pedindo pra jogar Lego Marvel com ele. Então eu lembrei do Marvel Heroic Roleplaying, que foi muito elogiado por essas bandas, e resolvi testar.

Só que a parada parece complexa pra caramba. Alguem pode me dar umas dicas de como mestrar ele pela primeira vez ? Que recursos existem pra facilitar ele, etc ? Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraços,
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #1 Online: Agosto 30, 2014, 03:15:11 pm »
Você veio ao lugar certo!

É na realidade extremamente simples - Se você ler com calma as regras e a compreende-las.

O cerne do sistema é o seguinte: Um jogador descreve uma ação, e a partir de sua descrição é gerada uma parada de dados que usa os dados associados a elementos da ficha dele.

Se rola todos os dados, e o jogador escolhe 2 dados para formar um número, e um dado para ser o "efeito".

Se tiver dúvidas especificas por favor poste aqui.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #2 Online: Agosto 30, 2014, 03:57:50 pm »
Adoro também o sistema do Marvel Heroic e de fato nas minhas histórias de supers no universo que criei eu uso esse sistema mais que o M&M, que uso pra outras histórias!

O sistema em si é bem simples e é isso tudo que o Akimeru falou, mas de fato o sistema apesar de bem simples (depois de montar as fichas e saber como funciona o sistema, quase nunca abro o livro pra consultar regra, só as fichas dos NPCs relevantes) ele é meio anti intuitivo pra jogadores de rpg acostumados a certos vicios de outros sistemas mais consagrados.

Mas jogue e narre bastante e depois relate as experiencias. E pelo visto você poderá falar sobre como é narrar pra uma criança uma mesa de RPG, isso será certamente bem interessante!

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #3 Online: Agosto 30, 2014, 07:54:47 pm »
Pois é, o cerne do sistema é realmente simples (some os dois valores mais altos, e escolha um terceiro pra ser o efeito). Mas aí vem uma caralhada de jeitos de manipular essa brincadeira - reações, oportunidades, complicações, stunts, plot points, doom pool, etc. Tenho certeza que a coisa deve fluir fácil durante o jogo, mas lendo parece complexo pacas.

Uma coisa que não entendi bem é a matemática do jogo. Qual a desvantagem de eu trocar 1D8 por 2D6, por exemplo ? Não consigo enxergar. Me parece algo obviamente melhor do que rolar apenas o dado original.  :blink:

*edit* Outra impressao que tive foi sobre isso que o Yuka falou do anti-intuitivo. O jogo parece funcionar melhor se os jogadores privilegiarem a ficcao ao inves da matematica, ou seja, tentarem montar as pilhas de dados baseado na narrativa ao inves de tentar dobrar a narrariva pra ganhar vantagem sempre nos dados.

faz sentido isso que falei ?
« Última modificação: Agosto 30, 2014, 08:45:05 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #4 Online: Agosto 31, 2014, 01:26:29 am »
Pior que eu não concordo tanto, Silva. Eu acho que uma vez entendida a lógica do sistema, tu já sabe dobrar a ficção pra fazer rolar mais dados ou adquirir boas vantagens, mas isso vem com o tempo e entendimento do sistema. Eu sei fazer personagens que rolem bastante dado alto, mas as vezes se paga o preço dando dados pra doom pool do mestre/Watcher. Mas certamente sim, é uma coisa bem fluida e quase não se para pra consultar o livro, no máximo a ficha dos NPCs pra ver suas paradas de dados e habilidades especiais(SFX) ou limits.

E não, rolar dois dados menores que o original não chega a ser ruim não, tanto é que é uma habilidade das perícias e um SFX (Versatile), que te permite fazer essa magia dos dados.
« Última modificação: Agosto 31, 2014, 01:29:29 am por Youkai X »

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #5 Online: Agosto 31, 2014, 12:24:32 pm »
Pois é, o cerne do sistema é realmente simples (some os dois valores mais altos, e escolha um terceiro pra ser o efeito). Mas aí vem uma caralhada de jeitos de manipular essa brincadeira - reações, oportunidades, complicações, stunts, plot points, doom pool, etc. Tenho certeza que a coisa deve fluir fácil durante o jogo, mas lendo parece complexo pacas.

Para mim, o MHR tem um problema grave de terminologia...o jogo precisava de uma revisão na apresentação...

A MWP disponibilizou um exemplo de jogo (de 9 páginas) que facilita muito o entendimento... qdo eu li foi tipo "ah! é isso".... não sei se ainda dá para achar por aí, eu tenho ele aqui e posso te passar...

Uma coisa que não entendi bem é a matemática do jogo. Qual a desvantagem de eu trocar 1D8 por 2D6, por exemplo ? Não consigo enxergar. Me parece algo obviamente melhor do que rolar apenas o dado original.  :blink:
Não sei se isso se sustenta estaticamente, mas, segundo o jogo, reduz sua chance de obter um dado de efeito mais alto e aumenta sua chance de tirar um e aumentar a Doom Pool... de qq forma, o jogo apresenta essa troca como uma equivalência.

*edit* Outra impressao que tive foi sobre isso que o Yuka falou do anti-intuitivo. O jogo parece funcionar melhor se os jogadores privilegiarem a ficcao ao inves da matematica, ou seja, tentarem montar as pilhas de dados baseado na narrativa ao inves de tentar dobrar a narrariva pra ganhar vantagem sempre nos dados.
faz sentido isso que falei ?

Faz sim. E muito. É isso aí mesmo. Em um jogo no qual não existem limites na criação de personagem (afinal, não existem "pontos de personagem"), não faz sentido tentar obter qualquer vantagem "extra-narrativa"....

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #6 Online: Agosto 31, 2014, 05:04:25 pm »
Citação de: Youkai X
Pior que eu não concordo tanto, Silva. Eu acho que uma vez entendida a lógica do sistema, tu já sabe dobrar a ficção pra fazer rolar mais dados ou adquirir boas vantagens, mas isso vem com o tempo e entendimento do sistema

Citação de: Brunão
Faz sim. E muito. É isso aí mesmo. Em um jogo no qual não existem limites na criação de personagem (afinal, não existem "pontos de personagem"), não faz sentido tentar obter qualquer vantagem "extra-narrativa"....

Com a prática faz sentido que você aprenda a manipular a narrativa pra otimizar as rolagens, mas não me parece aconselhável de se tentar de início. Minha idéia inicial seria falar pros jogadores privilegiarem a narrativa mesmo. Tipo "Galera, não se importem muito com os dados nesse momento, apenas peguem o que parece lógico para a cena - se você tiver que pensar muito se um certo trait entra ou não na pilha de dados, é porque provavelmente não entra." ..ou algo do tipo. Depois de um tempo, quando a galera estiver mais a vontade com a mecânica, aí sim a coisa ia naturalmente fluir mais pro lado da otimização.

Até porque, me parece que o grande lance pra otimização está no gerenciamento de Plot Points, que você usa pra ativar poderes e conseguir vantagens narrativas. Um jogador com um herói com poderes razoáveis porém proficiente no gerenciamento de PPs tende a ser melhor do que um com herói fodão mas que não sabe gerenciar tanto os PPs. ( faz sentido isso ? :sobrancelha: )

Bom, ao menos essa é a impressão inicial que tenho. MHR me lembra um pouco Apocalypse World / Dungeon World nesse aspecto, com aquela coisa do "to do it, do it".
« Última modificação: Agosto 31, 2014, 05:07:20 pm por silva »
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[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #7 Online: Agosto 31, 2014, 08:57:23 pm »
Qual a lógica dos Eventos, e o quão railroads eles são ? Da pra usa-los como pontos de partida de uma campanha e então criar coisas novas a partir daí ?

A propósito, eu encomendei o básico junto com o Civil War. O que vocês acham desse ultimo ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #8 Online: Setembro 01, 2014, 12:21:46 am »
Qual a lógica dos Eventos, e o quão railroads eles são ? Da pra usa-los como pontos de partida de uma campanha e então criar coisas novas a partir daí ?

A propósito, eu encomendei o básico junto com o Civil War. O que vocês acham desse ultimo ?

Use-os como pontos de partidas, o mais importante dos eventos são as destinações do tipo: "Quando eles chegarem aqui, X está acontecendo! Como eles reagem?" do que como eles chegam lá.

Isso fica mais evidenciado no suplemento Annhilation, que é um evento bem maior do que os outros e oferece diferentes cenas que só ocorreriam dependendo do sucesso de certos elementos.

Você pode também railroadar eles todinhos, mas não é preciso.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #9 Online: Setembro 01, 2014, 01:49:06 pm »
Oda, esses pontos de decisao dos eventos envolvem apenas combate, ou outras questoes tambem ? Seria legal se houvesem questoes relacionadas aos Milestones dos personagens (alias, conceitp foda esse dos Milestones)
« Última modificação: Setembro 01, 2014, 02:21:35 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #10 Online: Setembro 01, 2014, 08:47:46 pm »
Oda, esses pontos de decisao dos eventos envolvem apenas combate, ou outras questoes tambem ? Seria legal se houvesem questoes relacionadas aos Milestones dos personagens (alias, conceitp foda esse dos Milestones)

Do livro básico, se não me engano a grande maioria era combate. Do suplemento Annhilation, tem várias outras variações do que pode ocorrer. Dependendo de quem os personagens se aliam, como executam seus planos e por ai vai.

Com isso dito, é uma campanha baseada em uma guerra intergalática.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #11 Online: Setembro 02, 2014, 08:23:57 am »
Tudo que os jogadores podem fazer com relacao sos Plot Ppints o GM pode fazer com o Doom Pool, certo ? Ativar SFXs, comprar oportunidades, etc. Em outras palavtas, o DP eh o conjunto de PP do GM ?

Quando o conflito eh entre dois jogadores, como funciona ? Cada um paga PP  pra comprar oportunidades do outro ?

E quando eh um NPC aliado dos jogadores, quem rola pra ele, os proprios jogadores ? Comofica a questao dos PPs nesse caso ?

Obrigafo pela forca, galera.
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #12 Online: Setembro 02, 2014, 04:15:01 pm »
Quanto a situações PVP eu não sei como deveria-se lidar, mas em situações de NPC aliado dos players, eu jogo com esses como se fossem PCs, seguindo regras de PCs e se valendo de plot points próprios e gerando mra mim doom pool para diversas ocasiões tal qual qualquer outro PC faria.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #13 Online: Setembro 02, 2014, 05:59:32 pm »
Yuka, isso nao vai de encontro ao espirito do jogo de certa forma ?Voce/o mestre controlar os npcs aliados nao quebra um pouco o antagonismo players vs mestre que eh inerente ao jogo ?   :blink:

Outra duvida: como se resolve cenas nao-relacionadas a combate no jogo, como tnetativas de persuasao, infiltracao, perseguicoes, etc ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #14 Online: Setembro 02, 2014, 08:33:36 pm »
Quando tiver oposição vc pode rolar igual ao combate (usando, claro, especialidades e poderes relevantes), gerando complicações ao invés de gerar estresse. Contudo, estresse não é equivalente a "dano". Uma perseguição muito longa pode gerar estresse físico devido a estafa. Uma ameaça pode causar estresse emocional e uma discussão pode causar estresse mental. Nesses casos, em geral (depende do valor dramático da cena) não levo a disputa até o "stress out" e estabeleço critérios menores de vitória: por exemplo, quem causar estresse mental maior em dois argumentos ganha a discussão (e vc pode considerar um bom argumento ou roleplay como um stunt).

Qdo não tiver uma oposição clara, os jogadores devem rolar contra a Doom Pool. (+ Complicações).