Autor Tópico: [Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying  (Lida 13977 vezes)

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[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Agosto 30, 2014, 01:29:08 am »
E aí cambada, tudo bem com vocês ? Bateu uma saudadinha. ( cadê o mala do Madruga ? E a bichona do Elfo ? :b )

Bom, nunca pensei que ia dizer isso, mas estou numa vibe Supers por causa do meu garoto que vive me pedindo pra jogar Lego Marvel com ele. Então eu lembrei do Marvel Heroic Roleplaying, que foi muito elogiado por essas bandas, e resolvi testar.

Só que a parada parece complexa pra caramba. Alguem pode me dar umas dicas de como mestrar ele pela primeira vez ? Que recursos existem pra facilitar ele, etc ? Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraços,
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline AKImeru

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #1 Online: Agosto 30, 2014, 03:15:11 pm »
Você veio ao lugar certo!

É na realidade extremamente simples - Se você ler com calma as regras e a compreende-las.

O cerne do sistema é o seguinte: Um jogador descreve uma ação, e a partir de sua descrição é gerada uma parada de dados que usa os dados associados a elementos da ficha dele.

Se rola todos os dados, e o jogador escolhe 2 dados para formar um número, e um dado para ser o "efeito".

Se tiver dúvidas especificas por favor poste aqui.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #2 Online: Agosto 30, 2014, 03:57:50 pm »
Adoro também o sistema do Marvel Heroic e de fato nas minhas histórias de supers no universo que criei eu uso esse sistema mais que o M&M, que uso pra outras histórias!

O sistema em si é bem simples e é isso tudo que o Akimeru falou, mas de fato o sistema apesar de bem simples (depois de montar as fichas e saber como funciona o sistema, quase nunca abro o livro pra consultar regra, só as fichas dos NPCs relevantes) ele é meio anti intuitivo pra jogadores de rpg acostumados a certos vicios de outros sistemas mais consagrados.

Mas jogue e narre bastante e depois relate as experiencias. E pelo visto você poderá falar sobre como é narrar pra uma criança uma mesa de RPG, isso será certamente bem interessante!

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #3 Online: Agosto 30, 2014, 07:54:47 pm »
Pois é, o cerne do sistema é realmente simples (some os dois valores mais altos, e escolha um terceiro pra ser o efeito). Mas aí vem uma caralhada de jeitos de manipular essa brincadeira - reações, oportunidades, complicações, stunts, plot points, doom pool, etc. Tenho certeza que a coisa deve fluir fácil durante o jogo, mas lendo parece complexo pacas.

Uma coisa que não entendi bem é a matemática do jogo. Qual a desvantagem de eu trocar 1D8 por 2D6, por exemplo ? Não consigo enxergar. Me parece algo obviamente melhor do que rolar apenas o dado original.  :blink:

*edit* Outra impressao que tive foi sobre isso que o Yuka falou do anti-intuitivo. O jogo parece funcionar melhor se os jogadores privilegiarem a ficcao ao inves da matematica, ou seja, tentarem montar as pilhas de dados baseado na narrativa ao inves de tentar dobrar a narrariva pra ganhar vantagem sempre nos dados.

faz sentido isso que falei ?
« Última modificação: Agosto 30, 2014, 08:45:05 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #4 Online: Agosto 31, 2014, 01:26:29 am »
Pior que eu não concordo tanto, Silva. Eu acho que uma vez entendida a lógica do sistema, tu já sabe dobrar a ficção pra fazer rolar mais dados ou adquirir boas vantagens, mas isso vem com o tempo e entendimento do sistema. Eu sei fazer personagens que rolem bastante dado alto, mas as vezes se paga o preço dando dados pra doom pool do mestre/Watcher. Mas certamente sim, é uma coisa bem fluida e quase não se para pra consultar o livro, no máximo a ficha dos NPCs pra ver suas paradas de dados e habilidades especiais(SFX) ou limits.

E não, rolar dois dados menores que o original não chega a ser ruim não, tanto é que é uma habilidade das perícias e um SFX (Versatile), que te permite fazer essa magia dos dados.
« Última modificação: Agosto 31, 2014, 01:29:29 am por Youkai X »

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #5 Online: Agosto 31, 2014, 12:24:32 pm »
Pois é, o cerne do sistema é realmente simples (some os dois valores mais altos, e escolha um terceiro pra ser o efeito). Mas aí vem uma caralhada de jeitos de manipular essa brincadeira - reações, oportunidades, complicações, stunts, plot points, doom pool, etc. Tenho certeza que a coisa deve fluir fácil durante o jogo, mas lendo parece complexo pacas.

Para mim, o MHR tem um problema grave de terminologia...o jogo precisava de uma revisão na apresentação...

A MWP disponibilizou um exemplo de jogo (de 9 páginas) que facilita muito o entendimento... qdo eu li foi tipo "ah! é isso".... não sei se ainda dá para achar por aí, eu tenho ele aqui e posso te passar...

Uma coisa que não entendi bem é a matemática do jogo. Qual a desvantagem de eu trocar 1D8 por 2D6, por exemplo ? Não consigo enxergar. Me parece algo obviamente melhor do que rolar apenas o dado original.  :blink:
Não sei se isso se sustenta estaticamente, mas, segundo o jogo, reduz sua chance de obter um dado de efeito mais alto e aumenta sua chance de tirar um e aumentar a Doom Pool... de qq forma, o jogo apresenta essa troca como uma equivalência.

*edit* Outra impressao que tive foi sobre isso que o Yuka falou do anti-intuitivo. O jogo parece funcionar melhor se os jogadores privilegiarem a ficcao ao inves da matematica, ou seja, tentarem montar as pilhas de dados baseado na narrativa ao inves de tentar dobrar a narrariva pra ganhar vantagem sempre nos dados.
faz sentido isso que falei ?

Faz sim. E muito. É isso aí mesmo. Em um jogo no qual não existem limites na criação de personagem (afinal, não existem "pontos de personagem"), não faz sentido tentar obter qualquer vantagem "extra-narrativa"....

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #6 Online: Agosto 31, 2014, 05:04:25 pm »
Citação de: Youkai X
Pior que eu não concordo tanto, Silva. Eu acho que uma vez entendida a lógica do sistema, tu já sabe dobrar a ficção pra fazer rolar mais dados ou adquirir boas vantagens, mas isso vem com o tempo e entendimento do sistema

Citação de: Brunão
Faz sim. E muito. É isso aí mesmo. Em um jogo no qual não existem limites na criação de personagem (afinal, não existem "pontos de personagem"), não faz sentido tentar obter qualquer vantagem "extra-narrativa"....

Com a prática faz sentido que você aprenda a manipular a narrativa pra otimizar as rolagens, mas não me parece aconselhável de se tentar de início. Minha idéia inicial seria falar pros jogadores privilegiarem a narrativa mesmo. Tipo "Galera, não se importem muito com os dados nesse momento, apenas peguem o que parece lógico para a cena - se você tiver que pensar muito se um certo trait entra ou não na pilha de dados, é porque provavelmente não entra." ..ou algo do tipo. Depois de um tempo, quando a galera estiver mais a vontade com a mecânica, aí sim a coisa ia naturalmente fluir mais pro lado da otimização.

Até porque, me parece que o grande lance pra otimização está no gerenciamento de Plot Points, que você usa pra ativar poderes e conseguir vantagens narrativas. Um jogador com um herói com poderes razoáveis porém proficiente no gerenciamento de PPs tende a ser melhor do que um com herói fodão mas que não sabe gerenciar tanto os PPs. ( faz sentido isso ? :sobrancelha: )

Bom, ao menos essa é a impressão inicial que tenho. MHR me lembra um pouco Apocalypse World / Dungeon World nesse aspecto, com aquela coisa do "to do it, do it".
« Última modificação: Agosto 31, 2014, 05:07:20 pm por silva »
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[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #7 Online: Agosto 31, 2014, 08:57:23 pm »
Qual a lógica dos Eventos, e o quão railroads eles são ? Da pra usa-los como pontos de partida de uma campanha e então criar coisas novas a partir daí ?

A propósito, eu encomendei o básico junto com o Civil War. O que vocês acham desse ultimo ?
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Offline AKImeru

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #8 Online: Setembro 01, 2014, 12:21:46 am »
Qual a lógica dos Eventos, e o quão railroads eles são ? Da pra usa-los como pontos de partida de uma campanha e então criar coisas novas a partir daí ?

A propósito, eu encomendei o básico junto com o Civil War. O que vocês acham desse ultimo ?

Use-os como pontos de partidas, o mais importante dos eventos são as destinações do tipo: "Quando eles chegarem aqui, X está acontecendo! Como eles reagem?" do que como eles chegam lá.

Isso fica mais evidenciado no suplemento Annhilation, que é um evento bem maior do que os outros e oferece diferentes cenas que só ocorreriam dependendo do sucesso de certos elementos.

Você pode também railroadar eles todinhos, mas não é preciso.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #9 Online: Setembro 01, 2014, 01:49:06 pm »
Oda, esses pontos de decisao dos eventos envolvem apenas combate, ou outras questoes tambem ? Seria legal se houvesem questoes relacionadas aos Milestones dos personagens (alias, conceitp foda esse dos Milestones)
« Última modificação: Setembro 01, 2014, 02:21:35 pm por silva »
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Offline AKImeru

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #10 Online: Setembro 01, 2014, 08:47:46 pm »
Oda, esses pontos de decisao dos eventos envolvem apenas combate, ou outras questoes tambem ? Seria legal se houvesem questoes relacionadas aos Milestones dos personagens (alias, conceitp foda esse dos Milestones)

Do livro básico, se não me engano a grande maioria era combate. Do suplemento Annhilation, tem várias outras variações do que pode ocorrer. Dependendo de quem os personagens se aliam, como executam seus planos e por ai vai.

Com isso dito, é uma campanha baseada em uma guerra intergalática.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #11 Online: Setembro 02, 2014, 08:23:57 am »
Tudo que os jogadores podem fazer com relacao sos Plot Ppints o GM pode fazer com o Doom Pool, certo ? Ativar SFXs, comprar oportunidades, etc. Em outras palavtas, o DP eh o conjunto de PP do GM ?

Quando o conflito eh entre dois jogadores, como funciona ? Cada um paga PP  pra comprar oportunidades do outro ?

E quando eh um NPC aliado dos jogadores, quem rola pra ele, os proprios jogadores ? Comofica a questao dos PPs nesse caso ?

Obrigafo pela forca, galera.
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #12 Online: Setembro 02, 2014, 04:15:01 pm »
Quanto a situações PVP eu não sei como deveria-se lidar, mas em situações de NPC aliado dos players, eu jogo com esses como se fossem PCs, seguindo regras de PCs e se valendo de plot points próprios e gerando mra mim doom pool para diversas ocasiões tal qual qualquer outro PC faria.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #13 Online: Setembro 02, 2014, 05:59:32 pm »
Yuka, isso nao vai de encontro ao espirito do jogo de certa forma ?Voce/o mestre controlar os npcs aliados nao quebra um pouco o antagonismo players vs mestre que eh inerente ao jogo ?   :blink:

Outra duvida: como se resolve cenas nao-relacionadas a combate no jogo, como tnetativas de persuasao, infiltracao, perseguicoes, etc ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #14 Online: Setembro 02, 2014, 08:33:36 pm »
Quando tiver oposição vc pode rolar igual ao combate (usando, claro, especialidades e poderes relevantes), gerando complicações ao invés de gerar estresse. Contudo, estresse não é equivalente a "dano". Uma perseguição muito longa pode gerar estresse físico devido a estafa. Uma ameaça pode causar estresse emocional e uma discussão pode causar estresse mental. Nesses casos, em geral (depende do valor dramático da cena) não levo a disputa até o "stress out" e estabeleço critérios menores de vitória: por exemplo, quem causar estresse mental maior em dois argumentos ganha a discussão (e vc pode considerar um bom argumento ou roleplay como um stunt).

Qdo não tiver uma oposição clara, os jogadores devem rolar contra a Doom Pool. (+ Complicações).

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #15 Online: Setembro 02, 2014, 08:57:04 pm »
Entendi. A mecânica de resolução é uma só pra tudo, então. Combates, discussões, infiltrações, perseguições, etc. Legal!

E quanto ao GM, ele usa pilhas de dados baseado nos traits quando for NPCs / vilões, ou o Doom Pool quando forem coisas diversas. Ok. Ex: Se um herói quiser resgatar uma família do meio de um incêndio, ele pode usar o Doom Pool pra representar o incêndio ? É isso ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #16 Online: Setembro 02, 2014, 09:14:19 pm »
Exato. Se o incêndio fosse gerado por um vilão (para escapar, por exemplo) você pode inserir uma Complicação (CRIANÇA ATRÁS DO CACHORRINHO QUE FICOU NO PRÉDIO) que se somaria à Doom Pool. Pode haver também uma distinção negativa na cena (CORREDORES APERTADOS). Porém, o segundo caso está submetido à vontade do jogador (que a usaria para rolar 1d4 e ganhar um PP).

A Doom Pool representa não apenas o que está em jogo, como também o quão complicada está a situação ao redor da cena ou o contexto da aventura....Toda vez que a Doom Pool aumenta significa que a situação geral se complica de uma certa forma....

Usando o exemplo do incêndio, digamos que ele surgiu como dano colateral de uma batalha. Um aumento da Doom Pool pode representar que o incêndio espalhou para outras residências ou que aumentou ou que um pedaço da construção cedeu...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #17 Online: Setembro 03, 2014, 09:21:44 am »
Interessante. Entao o Doom Pool tambem eh um mecanismo de tensao, de ritmo dramatico ou algo asdim.

E a tendencia eh realmebte que o DP va crescendo na medida que a aventura sevaproxime de seu  apice ou algo assim ? Ou eh preciso um gerenciamebti cinsciente por parte do GM pra isso acontecer ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #18 Online: Setembro 03, 2014, 11:23:29 am »
Bom, de certa forma precisa de um gerenciamento, pois é o Vigia que controla o aumento da DP ativando (ou não) as oportunidades para aumentar a Doom Pool ("comprar o 1" do PC para acrescentar um D6 ou aumentar o menor dado da DP) e tbm a "saída" da Doom Pool.

O legal (para mim) é que como a mecânica envolve PPs e manobras com dados (assim como a mecânica dos jogadores), passa a sensação que o Vigia tbm "joga"....

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #19 Online: Setembro 03, 2014, 09:55:06 pm »
Cacete, eu to muito excitado com esse jogo. Parece que pegaram varias ideias fodas de jogps indie e juntaram num jogo soh (dice pools descritivos de Dogs in the Vineyard, XP narrativo de Lady Blackbird e Shadow of Yesterday, e agora o GM "jogando" tambem como em Agon e 3:16 Carnage Among the Stars).

Eh como um sonho. :pidao:
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Offline Heitor

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #20 Online: Setembro 04, 2014, 12:18:34 am »
Alguém me ajuda a preencher a cartela, porque foi um combo  :linguinha:

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #21 Online: Setembro 05, 2014, 06:50:23 am »
Desenterrou essa heim Heitor.  XD (escorreu ate uma lagrima aqui)

Outra duvida: a rolagem de "reaction" eh pra tentar conter uma ação ou pra contra-atacar ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #22 Online: Setembro 07, 2014, 07:10:20 pm »
A rolagem de reação é para tentar conter uma ação. Contudo, pode ser transformada em contra-ataque com o gasto de um PP ou D6 da Doom Pool (desde que o total da reação seja maior que o da ação, claro).

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #23 Online: Setembro 07, 2014, 11:05:32 pm »
Ok, entendi.

Mas então a pessoa reagindo terá sempre uma ligeira vantagem sobre quem ta agindo, certo ? Afinal, ela sempre pode esperar pra ver quanto precisa alcançar nos dados e usar 1 PP pra somar mais um dado ao total.

Ex: você tenta passar despercebido por mim rolando um total de 12. Dai eu vou e rolo 9 pra reagir, ou seja uma falha. Só que eu posso muito bem usar 1 PP pra somar outro dado ao total, digamos um 5. Então eu faço isso e agora meu novo total é 14, maior que o seu. E ainda posso usar outro PP pra tornar minha reação em contra-ataque e jogar o feitiço contra o feiticeiro, e declarar que você não só falhou em se esgueirar por mim como me perdeu de vista e agora eu é que estou escondido de você (o que poderia significar um Asset "Escondido" pra mim, que dure ate minha próxima ação).

Faz sentido isso ? Ou seja, quem reage tem realmente uma ligeira vantagem?

E a forma como eu gerei um Asset, está correta ?
« Última modificação: Setembro 07, 2014, 11:15:03 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #24 Online: Setembro 08, 2014, 11:13:47 am »
De certa forma sim... mas, não é uma vantagem tão grande assim na prática. Note que no seu exemplo vc usou 2 PPs (pagou por essa vantagem)....

Além disso, fazendo referência a seu exemplo, é necessário que o contra-ataque seja coerente, no interior da ficção, não só com o ataque, mas com a reação tbm. Digamos que o esconde-esconde se passe dentro de um labirinto no jardim ao estilo Iluminado (o filme).... para realizar esse contra-ataque vc precisaria conhecer o labirinto melhor do que eu, ficar insubstancial e "cortar caminho" ou saltar por sobre uma das paredes, etc... confundindo assim meu personagem. A seguir, você agirá e acrescentará o valor do asset - o dado de efeito rolado em sua reação - na pilha de dados de sua próxima ação.

É mto difícil discutir assim de forma "genérica" pq a situação, a descrição e os personagens influem mto na resolução da cena.

Existe uma regra opcional de permitir contra-ataques apenas em caso de sucessos extraordinários em reações. Acho que não há necessidade de utilizá-la, só a exigência de "coerência" na ficção tende a inibir o excesso de uso de contra-ataques...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #25 Online: Setembro 08, 2014, 10:02:42 pm »
Ok, valeu Brunão.

Alguem sabe onde encontrar datafiles dos livros Básico e Civil War and versão "printer-friendly" ? Eu achei dos outros suplementos (X-men, 50 States ,Young Avengers) mas não desses.
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #26 Online: Setembro 09, 2014, 06:38:04 pm »
Reparei algo interessante..

Ainda que o foco do jogo seja o combate, como didseram acima, depois que se familiariza maid com o sistema eh possivel perceber algumas sutilezas que fogem a esse padrao. Ex:  a Viuva e o Pantera parecem ser muito bons nesse esconde-esconde do exemplo, o Fera parece ser muito bom em situacoes extra-combate em geral (mas principalmente pra ajudar os outros), a Emma Frost parece ser absurda pra manipular/persuadir (assim como a Mistica), o Ciclope e o Capitao parecem ser otimos pra liderar, etc.

Faz sentido isso ?
« Última modificação: Setembro 09, 2014, 06:43:09 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #27 Online: Setembro 10, 2014, 02:33:22 pm »
Acorda aí galera, que ainda to cheio de dúvida! XD

Então, como funciona o lance das oportunidades ? Pelo lado do mestre eu entendi (basta acrescentar / incrementar um dado ao doom pool, pagando um PP ao jogador), mas pelo lado do jogador a coisa ficou confusa. Na regra diz que o jogador pode ativar a oportunidade pagando 1 PP, então ele pode incrementar um push, stunt ou asset, ou ainda criar um recurso. Isso ficou meio confuso.

Ex: digamos que o jogador não tenha nenhum push, stunt ou asset criado. Ele pode pagar 1 PP pra guardar essa oportunidade, e na próxima ação pagar mais 1 PP pra criar um stunt e já incrementá-lo ? (ou seja, ele cria o Stunt D8 pagando 1 PP e já automaticamente o incrementa pra D10 com a oportunidade "guardada" ? ) É assim mesmo que funciona ?
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Offline Heitor

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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #28 Online: Setembro 11, 2014, 05:22:17 pm »
Reparei algo interessante..

Ainda que o foco do jogo seja o combate, como didseram acima, depois que se familiariza maid com o sistema eh possivel perceber algumas sutilezas que fogem a esse padrao. Ex:  a Viuva e o Pantera parecem ser muito bons nesse esconde-esconde do exemplo, o Fera parece ser muito bom em situacoes extra-combate em geral (mas principalmente pra ajudar os outros), a Emma Frost parece ser absurda pra manipular/persuadir (assim como a Mistica), o Ciclope e o Capitao parecem ser otimos pra liderar, etc.

Faz sentido isso ?

Tipo, isso são as funções que normalmente cumprem nas HQs.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #29 Online: Setembro 11, 2014, 09:14:28 pm »
Nao sei Heitor, eu nao leio HQs. :b

Achei algumas regras opcionais na net que parecem interessantes. O que voces acham ?

- Suport action da um trait automaticamente pro parceiro, sem precisar rolar cobtra o doom pool;

- Support effect limitado a seu trait de buddy ou team ( oi seja, personagens  com mais espirito de equipe sao mais eficientes em ajudar os outros);

- Expert traits valerem D6 ao inves de D8 (Masteries permaneceriam D10. A ideia eh deixar a coisa mais gritty e aumentar diferenciacao entre poderes;

- permitir a geracao de stress e complication ao mesmo tempp como resulyado de uma acao, porem reduzindo o sefundo efeito one step down;

O que acham ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #30 Online: Setembro 12, 2014, 12:22:45 pm »
- Support effect limitado a seu trait de buddy ou team ( oi seja, personagens  com mais espirito de equipe sao mais eficientes em ajudar os outros);

Acho essa regra particularmente ruim quando vista em conjunto com o restante do sistema. A afiliação (Dupla ou Equipe) já influencia (assim como todas as outras características) na composição da pilha de dados. Não há motivo para essas características atuarem como limitantes neste contexto e o poder, por exemplo, não limitar o estresse causado por um ataque. Progredindo um pouco essa ideia, seria mais "coerente", na minha opinião, abandonar de uma vez o dado de efeito e calcular o estresse com base no total.

- Expert traits valerem D6 ao inves de D8 (Masteries permaneceriam D10. A ideia eh deixar a coisa mais gritty e aumentar diferenciacao entre poderes;

A falta de diferenciação entre poderes tem como objetivo permitir a "coexistência" entre o Hulk e a Viúva Negra no mesmo grupo sem que o Vigia precise criar contextos e adversários específicos para cada um deles (nas HQs, muitas vezes o sentimento, a esperteza ou o treinamento triunfam sobre o poder). Aumentar a diferenciação entre poderes tbm aumentaria a diferença entre eles e reduzir a interferência do treinamento...

- permitir a geracao de stress e complication ao mesmo tempp como resulyado de uma acao, porem reduzindo o sefundo efeito one step down;

Já é possível criar um segundo efeito (em um segundo alvo) gastando 1 PP e separando outro dado de efeito. Não vejo razão para criar uma complicação e estresse no mesmo alvo e na mesma jogada...


- Suport action da um trait automaticamente pro parceiro, sem precisar rolar cobtra o doom pool;

Faz parte da ideia de simular uma HQ que o envolvimento emocional (Distinção), o treinamento especial (especialidade), a capacidade de explorar o ambiente (complicação) possam ter o mesmo impacto na resolução de uma cena. Acho que dar uma característica automaticamente para o parceiro, acaba um pouco com isso uma vez que a característica será escolhida. Sem contar que ignora a Doom Pool como um medidor da "dramaticidade" e do "que está em jogo".

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #31 Online: Setembro 17, 2014, 08:30:59 pm »
É, concordo contigo Brunão. Alias nos jogamos esse fim de semana e a única regra caseira que usamos foi a do Suporte action automático ( mais pra ganhar tempo mesmo).

Alias, bicho, que jogo foda. Eu lembro do Kimble falando dele um tempo atrás mas não imaginava que seria tão bom. Meu grupo se amarrou e não vemos a hora de jogar novamente. Só 1 jogador nao gostou (achou narrativo demais).

E o mais legal e que ele consegue ser super-divertido e ainda retratar excepcionalmente bem a ação dos quadrinhos. Cada regra tem um proposito bem definido, não tem uma gordura sequer. Puta aula de design que os autores deram.
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #32 Online: Setembro 19, 2014, 12:55:33 am »
Curiosidade, Silva: Vocês estão jogando alguma aventura oficial do Marvel baseada em algum arco de HQs da Marvel ou estão jogando supers em universo próprio com aventura criada pelo mestre ou em algum outro gênero de ficção que se valha de elementos desse sistema? No meu caso estou jogando uma mesa que é o ultimo caso, algo estilo Samurai Jack, guerreiros de épocas e Terras distintas que pararam num mundo mágico unificado pela energia acumulada e mantida unida por um overlord vilanesco. São dois guerreiros do passado (um monge chinês do século XII e um exorcista inglês do século XVII) e a minha soldada futurista da Letônia de 2042 que enfrentava russostendo pra ela ajuda da União Européia, India e África e usando trajes inspirados em Gantz e Kill la Kill

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #33 Online: Setembro 21, 2014, 01:56:49 am »
Yuka, a gente ta jogando no universo da Marvel mesmo (ou ao menos uma versão "caseira" dele, onde nenhum herói usa aqueles uniformes ridículos), num arco de estória envolvendo a Viúva Negra em covert ops ao redor do mundo. Mas cara, essa tua descrição foi animal. Eu toparia jogar nesse teu universo aí mole, mole.

E descobri que jogamos errado na ultima sessão - eu como Vigia gastava dados permanentes do Doom pra acrescentar à rolagens de NPCs, quando na verdade você não precisa fazer isso contanto que dê 1 PP pro jogador a cada dado de doom rolado. O resultado foi que os jogadores ficaram com muito poucos PPs e jogaram muito consevadoramente.

Mas da próxima vez isso vai mudar.  :twisted:

« Última modificação: Setembro 21, 2014, 01:59:31 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #34 Online: Setembro 21, 2014, 02:14:39 am »
Pô, SIlva, pra mim uma das graças dos universos de supers são os uniformes espalhafatosos, se até no mundo real tem gente dando uma de super herói e usando esse tipo de traje (como o mundo real é impiedoso, claro que sai tosco em geral XD).

Digamos que em Marvel essa mesa que descrevi é uma que um amigo meu tá narrando e tal. As que eu narro são num universo próprio de supers mesmo, mas tenho narrado mais em feriados ou em mesas solo ou duo online (mas devo voltar a narrar online só fim do ano mesmo).

Por enquanto voltarei a narrar no M&M mesmo, uma proposta de mesa de fantasia oriental própria bem exótica.

Mas fale mais do seu arco e dos personagens usados.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #35 Online: Setembro 22, 2014, 08:57:56 pm »
Então, eu simplesmente não consigo levar a serio os uniformes espalhafatosos e os cuecões por cima das calças. Isso dificulta muito minha imersão.

Quanto as aventuras, o ponto alto da ultima foi Natasha e Logan se infiltrando a noite em um túnel secreto do Hamas, em Gaza, a procura de uma célula da SHIELD que se emancipou e estaria dando apoio tático e treinando os guerrilheiros. A ação foi no melhor estilo Metal Gear / Splinter Cell, com direito a Natasha usando um equipamento top com direito a visão noturna, traje camaleão e um mini-drone de bolso pra espionar a oposição. (alias, eu dei mole:deixei o jogador melhorar Covert pra D12 pagando 15xp, o que lhe permitiu arranjar esse equipamento todo - só depois fui ver que não da pra melhorar specialties dessa forma). No final, eles acharam o cabeça da célula e ela soltou o cachorro, digo o Wolverine pra finalizar o serviço (e se não fosse pelo fator de cura, ele tinha tomado um preju bonito).

Ah, e quando eles identificaram o líder - a outra viúva, Yelena Belova - eu ativei o limite da Natasha de trauma do seu passado de covert ops russa, remetendo-lhe a lembranças que a fizeram hesitar (em outras palavras, perdeu suas habilidades do Red Room). Foi muito legal ver o sistema mais preocupado em alimentar a historia do que calcular matematicamente distancias e velocidades e outras miudezas físicas para as quais não tenho mais paciência.
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #36 Online: Setembro 22, 2014, 09:29:02 pm »
Pior que no suplemento Annihilation tem regras de personagens com specialties d12 e suponho que basta pagar 15 XP pra aumentar de d10 pra d12.

Quanto a uniformes, eu gosto dos collants espalhafatosos, mas prefiro as versões mais modernas, tipo os trajes dos Novos 52 da DC e do Injustice, ou boa parte das roupas do universo cinematográfico do estúdio Marvel. No meu universo de supers eu uso os personagens heróicos em geral vestidos desse modo, com poucas exceções usando roupas mais mundanas ou diferentes. EM geral os heróis místicos usam de roupas normais a trajes feitos a partir dos espíritos que mantém pactos e por ai vai, enquanto os metahumanos em geral usam os trajes mais espalhafatosos ou uniformes caseiros estilo kickass pra baixo XD

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #37 Online: Setembro 23, 2014, 09:09:47 am »
Como vocês fazem o combate ? Pelo que entendi a coisa é mais narrativa, e cada ação pode incluir malabarismos e manobras complexas a vontade contanto que seja coerente com a ficção, certo ?

Por ex., na ultima sessão havia um guarda disparando contra o Wolverine a media dstancia. Como o Wolve teve sucesso suficiente pra reagir, o jogador declarou que este evitou os disparos com um salto por cima e caindo com as garras no guarda. Eu entendi que a ação foi valida e seguimos em frente. Se o atirador estivesse a uma distância maior (ex: em cima do telhado) aí sim eu questionaria.

Vocês também jogam dessa forma ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #38 Online: Setembro 23, 2014, 05:25:48 pm »
Não sei o Akimeru, mas aqui onde jogo ou naro Marvel as cenas de combate e afins são bem livres, dá pra fazer boas estratégias malucas facilmente, lutar de forma honrosa e direta com os poderes. Claro que as combinações de poderes ajuda, tipo poderes que permitam ter maior alcance e specilaties como Acrobatic Master ou Expert (troquei a ordem, foi mal) e por ai vai. Os grupos inicialmente ficam confusos sobre o que fazer, mas uma vez que entendem os macetes mecânicos do sistema, já sabem dar fluidez ao combate e experimentar ações mais ousadas e truques mais insanos com seus personagens e boas descrições de poder surgem. Eu faço direto descrições exageradas da minha soldada futurista furiosa pq sei bem usar a ficha dela e sei o conceito dela de cor e os truques dela, tendo até aprendido recentemente um power set novo devido a trama. E garanto, pra mim sairam nessa mesa que jogo cenas dignas de Kill la Kill e Asura's Wrath até.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #39 Online: Setembro 23, 2014, 08:22:40 pm »
dá pra fazer boas estratégias malucas facilmente, lutar de forma honrosa e direta com os poderes.

Como vocês fazem o combate ? Pelo que entendi a coisa é mais narrativa, e cada ação pode incluir malabarismos e manobras complexas a vontade contanto que seja coerente com a ficção, certo ?

Acho que essa é a ideia, inclusive. Por aqui já rola até uma cobrança positiva (ou estímulo) entre os próprios jogadores para descrever ações interessantes e criativas. Sempre que possível, eles tentam "combinar" o uso de poderes, como fazem as superequipes dos quadrinhos...

Não há a necessidade de ser muito "sistemático". Deixe que a coerência com a narrativa, a descrição do jogador e a rolagem de dados determine a possibilidade de se realizar uma determinada ação.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #40 Online: Setembro 23, 2014, 08:31:08 pm »
Ok, é assim que eu entendi também. Mas eu tenho umas dúvidas baseado no que aconteceu na minha ultima sessão...

A Viúva estava escondida num túnel escuro portando night-vision goggles, e mirando um guarda, distraído, à média distância.

Ela ataca o guarda (disparando um dardo elétrico daquele bracelete que ela usa). Como vocês fazem a rolagem ?

a. deixam o guarda usar o trait Small Arms, já que ele pode dar alguma explicação maluca se conseguir uma reaction;
b. impedir que o guarda use Small Arms, já que ele sequer está vendo ela, e somente permitir traits passivos/defensivos como Durability/Body Armor/Reflexes, etc ?

Depois, supondo que o guarda teve sucesso suficiente pra dar um react, vocês..

a. deixam o guarda atacá-la, quem sabe narrando que ele conseguiu avistar de onde veio o tiro e conseguiu contra-atacar a tempo ?
b. impedem ele de atacá-la, já que este nem sabia que a Viúva estava ali, e usa o effect pra, agora sim, declarar que conseguiu detectá-la, ou gerar algum asset pra si mesmo ou algo do tipo ?

Pela leitura que fiz das regras, eu iria de letra b) em ambos os casos. Ou seja, a coisa é bem freeform, mas ainda precisa obedecer a narrativa. O que acham ?
« Última modificação: Setembro 23, 2014, 10:04:17 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #41 Online: Setembro 23, 2014, 10:07:11 pm »
Ela ataca o guarda (disparando um dardo elétrico daquele bracelete que ela usa). O que vocês fazem ?

B. Geralmente, o trait Small Arms não pode ser usado em paradas de reação. Então, acho que eu só usaria/permitiria o uso em algo como um duelo de armas estilo John Woo ou algo do tipo... Então, só usaria o Body Armor do uniforme. Provavelmente, tbm puxaria um d4 de distinção da cena pra ampliar a Doom Pool e para representar a escuridão e/ou o fato de não saber onde a Viúva está.

Depois, supondo que o guarda teve sucesso suficiente pra dar um react, vocês..

B. Se a condição de escondida da Viúva fosse um asset usaria o dado de efeito da reação para anulá-lo (se o dado de efeito não fosse o suficiente, não gastaria a Doom Pool na react, vc não é obrigado a reagir sempre) se não, simplesmente gastaria um D6 e contaria o react como a descoberta da localização da Viúva.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #42 Online: Setembro 23, 2014, 10:12:46 pm »
Bingo! É exatamente essa a minha leitura, Brunão.

Yuka, você faria diferente ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #43 Online: Setembro 24, 2014, 12:17:31 am »
Acho que eu faria bem pelo estilo falado pelo Brunão mesmo, ele acertou na mosca o que fazer nessa situação.

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #44 Online: Setembro 25, 2014, 01:16:50 am »
Eu li que estava programado pra sair o Event book Age of Apocalypse, porém a licença foi cancelada antes disso acontecer.

Sabem se existe algum draft disso na internet, ou ao menos algo feito por fãs pra ajudar a jogar nessa série ? Eu acho ela demais, mas daria um trabalhão criar tantos datafiles e cenas, atos, unlockables, milestones, etc.
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #45 Online: Setembro 25, 2014, 03:43:32 pm »
 Ninguém sabe ? Po, vou tentar fazer alguna coisa então. Sabem onde consigo trmplate dos datafiles de personagens ? Se eu conseguisse fazer pelo menos uns personagens chave pro cenário, ja seria um grande primeiro passo.

No mais, alguém no RPGnet sugeriu a criação de uma specialty Leadership, pra poder gerar assets relativos a manobras táticas ou frases inspiradoras pras equipes, algo que alguns personagens como Ciclope e Capitao costumam fazer bem nos quadrinhos. O que acham ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #46 Online: Setembro 25, 2014, 08:40:27 pm »
Pior, que não sei onde achar. Mas, se vc criar o Evento eu participo do playtest via Skype na moral... hahahahah :linguinha:

No mais, alguém no RPGnet sugeriu a criação de uma specialty Leadership, pra poder gerar assets relativos a manobras táticas ou frases inspiradoras pras equipes, algo que alguns personagens como Ciclope e Capitao costumam fazer bem nos quadrinhos. O que acham ?

Preciso pensar sobre isso... faz sentido, mas talvez isso deva ser representado por Combate + a Distinção... ou talvez dê pra fazer com um SFX daqueles permite ampliar o dado de efeito após a rolagem...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #47 Online: Setembro 28, 2014, 10:11:10 am »
O problema de usar a specialty combate + distinção é que personagens com maior combate terão bônus maior do que lideres (ex: Wolverine vai criar assets/táticas melhores do que o Ciclops). Ja o sfx parece interessante. De qualquer forma, mesmo uma specialty liderança deveria ser usada com muita parcimônia. Do livro básico só vejo o Ciclope e o Capitão como tendo isso.

Mudando um pouco o assunto, a gente adotou o conceito de Fail Forward do Fate e Apocalypse World no Marvel e caiu como uma luva: A Viúva fazia uma busca virtual sobre um suspeito e falhou no teste. Dai, como uma falha nesse teste não resultava em nada interessante (a não ser novas rolagens idênticas ate acertar ou o GM ficando de saco cheio e dando sucesso automático ), estipulamos que a falha resultaria em uma complicação. No caso, o alvo detectou uma intrusão em seus sistemas e iniciou um trace no invasor (o que em termos de jogo representamos por uma complicação "system compromised D6" pra Viúva).
« Última modificação: Setembro 28, 2014, 07:43:18 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #48 Online: Setembro 28, 2014, 10:58:58 pm »
O problema de usar a specialty combate + distinção é que personagens com maior combate terão bônus maior do que lideres (ex: Wolverine vai criar assets/táticas melhores do que o Ciclops).

Ai é que tá. Não necessariamente. Pegando seu exemplo, Wolverine teria um dado de afiliação menor (teria que usar Team ou Buddy) e, como suas Distinções não ajudariam, não poderia adicionar o d8.... sinceramente, acho que vc está abordando essa questão através de uma mentalidade "tradicional", considerando as estatísticas no "vácuo", sem o contexto e sem a narrativa. Criar uma nova especialização, a meu ver (ainda mais para apenas 2 personagens), é usar um método tradicional para resolver um suposto problema em um jogo narrativo. Mas, enfim....

Agora, se vc realmente achar q precisa dar um "algo a mais" para esses líderes natos, dá uma olhada nos SFX do Basic e do Guerra Civil que deve ter algo parecido. Se não tiver, acho que vc poderia ir com algo no estilo do SFX: Grapple (o demolidor tem) -> "Qdo for criar um asset para um aliado, adicione um D6 extra e aumente em um o dado de efeito" (to citando de memória, podem ter erros).

Mudando um pouco o assunto, a gente adotou o conceito de Fail Forward do Fate e Apocalypse World no Marvel e caiu como uma luva: A Viúva fazia uma busca virtual sobre um suspeito e falhou no teste. Dai, como uma falha nesse teste não resultava em nada interessante (a não ser novas rolagens idênticas ate acertar ou o GM ficando de saco cheio e dando sucesso automático ), estipulamos que a falha resultaria em uma complicação. No caso, o alvo detectou uma intrusão em seus sistemas e iniciou um trace no invasor (o que em termos de jogo representamos por uma complicação "system compromised D6" pra Viúva).

Se não me engano, o livro menciona que vc só deve jogar dados quando houver um desfecho interessante para a estória...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #49 Online: Outubro 04, 2014, 11:59:52 pm »
Citação de: Brunão
Ai é que tá. Não necessariamente. Pegando seu exemplo, Wolverine teria um dado de afiliação menor (teria que usar Team ou Buddy) e, como suas Distinções não ajudariam, não poderia adicionar o d8.... sinceramente, acho que vc está abordando essa questão através de uma mentalidade "tradicional", considerando as estatísticas no "vácuo", sem o contexto e sem a narrativa. Criar uma nova especialização, a meu ver (ainda mais para apenas 2 personagens), é usar um método tradicional para resolver um suposto problema em um jogo narrativo. Mas, enfim....

Agora, se vc realmente achar q precisa dar um "algo a mais" para esses líderes natos, dá uma olhada nos SFX do Basic e do Guerra Civil que deve ter algo parecido. Se não tiver, acho que vc poderia ir com algo no estilo do SFX: Grapple (o demolidor tem) -> "Qdo for criar um asset para um aliado, adicione um D6 extra e aumente em um o dado de efeito" (to citando de memória, podem ter erros).
É, pensando bem, uma nova specialty é desnecessária. Esse sfx seria suficiente.

Citar
Se não me engano, o livro menciona que vc só deve jogar dados quando houver um desfecho interessante para a estória...
Sim, menciona. Mas convenhamos que há situações, digamos, nebulosas em relação a isso. Meu grupo gosta de interação extra-combate, e o hacking é um exemplo perfeito disso. Só que, ao mesmo tempo, é o tipo de teste onde "errar" não tem graça, então achamos que "acertar porém com complicações" seria a medida certa pro que queríamos - você eliminar o resultado que não tem graça (errar) mas adiciona um outro que mantém a graça, porém a um custo.

No mais, nessa ultima sessão o grupo discutiu sobre outra alteração nas regras, dessa vez a respeito dos milestones. Chegamos a conclusão que muitas vezes, na ânsia por fazer as coisas exatamente como descritas nos steps dos milestones, a coisa acaba ficando meio forçada/artificial. Daí definimos que a partir de agora os steps dos Milestones serão considerados apenas exemplos/sugestões de atitudes que valem XP, mas não serão as únicas. Resumidamente, quanto mais você abordar seu Milestone em jogo de modo a por o grupo em risco, mais vale xp (continuando a seguir a lógica 1xp / 3xp / 10 xp).

O que vocês acham disso ? Como tem sido a interação com os milestones nas suas mesas ?
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #50 Online: Outubro 13, 2014, 04:03:13 pm »
Vocês já deram continuidade aos milestones ? Em nossa ultima partida o jogador do Wolverine concluiu a milestone dele através da matança de inimigos em frente a expectadores inocentes. Resolvemos interpretar isso como um descontrole de sua parte, como se ele tivesse dado mais um passo frente a besta interior, e resolvemos criar um novo milestone que intensifica esse dilema de homem vs fera. Pensamos em algo assim:

1 xp: Quando você se comporta impulsiva ou bestialmente
3 xp: Quando você suprime seus instintos para ajudar seus colegas, ou se deixa levar pelo instinto pondo o grupo em risco de alguma forma
10 xp: Quando você finalmente abandona o grupo para seguir sozinho em sua selvageria, ou decide suprimir de vez seus instintos para permanecer com o grupo

O que acham ? Ainda não batemos o martel e podemos ajustar ate a próxima sessão.
« Última modificação: Outubro 13, 2014, 06:38:30 pm por silva »
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Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #51 Online: Outubro 14, 2014, 09:50:38 pm »
1 xp: Quando você se comporta impulsiva ou bestialmente
3 xp: Quando você suprime seus instintos para ajudar seus colegas, ou se deixa levar pelo instinto pondo o grupo em risco de alguma forma
10 xp: Quando você finalmente abandona o grupo para seguir sozinho em sua selvageria, ou decide suprimir de vez seus instintos para permanecer com o grupo

Eu gostei. Acho que a ideia de continuar a Milestones reforça a sensação de continuidade e o fato de seu jogador estar participando dessa "confecção" permite q ele interfira na história... e vc pode usá-la como uma "trilha da cronologia" quando quiser resgatar eventos antigos e talz...

Particularmente, nunca joguei nenhum dos eventos publicados. Usamos personagens próprios.  (e eu sei que o jogo não foi feito para isso..rss). No começo, eu fazia as milestones do evento e pedia q os jogadores me ajudassem a criar as pessoais... acabei abandonando completamente as milestones por três motivos: a) Eu achava que as milestones de evento criadas só por mim acabavam "amarrando" demais a trama; b) Os jogadores acabavam não criando como "dever de casa" e acabava sobrando pra hora do jogo (para o qual já temos pouco tempo); c) em um jogo em q seu personagem começa com o poder q vc deseja, o conceito de XP não faz nenhum sentido...

Sim, menciona. Mas convenhamos que há situações, digamos, nebulosas em relação a isso. Meu grupo gosta de interação extra-combate, e o hacking é um exemplo perfeito disso. Só que, ao mesmo tempo, é o tipo de teste onde "errar" não tem graça, então achamos que "acertar porém com complicações" seria a medida certa pro que queríamos - você eliminar o resultado que não tem graça (errar) mas adiciona um outro que mantém a graça, porém a um custo.

O jogo é nebuloso em diversas outras partes. Principalmente, pq foi feito apenas para rolar aqueles eventos com aqueles personagens. Como eu sei do contexto no qual o jogo foi criado, faço essa interpretação "anti-estruturalista", considerando "isso" (fail forward?) como "o que o autor quis dizer"... Na verdade, tenho a impressão que "isso" se tornou a "norma", não? (ou é só a falsa impressão de conviver na "bolha" dos blogs e fóruns?). Enfim, acho esse critério gerar asset/recurso/complicação um excelente parâmetro para decidir quando rolar ou não e o que está envolvido em uma determinada rolagem...

No mais, nessa ultima sessão o grupo discutiu sobre outra alteração nas regras, dessa vez a respeito dos milestones. Chegamos a conclusão que muitas vezes, na ânsia por fazer as coisas exatamente como descritas nos steps dos milestones, a coisa acaba ficando meio forçada/artificial. Daí definimos que a partir de agora os steps dos Milestones serão considerados apenas exemplos/sugestões de atitudes que valem XP, mas não serão as únicas. Resumidamente, quanto mais você abordar seu Milestone em jogo de modo a por o grupo em risco, mais vale xp (continuando a seguir a lógica 1xp / 3xp / 10 xp).

O que vocês acham disso ? Como tem sido a interação com os milestones nas suas mesas ?

Como eu disse, acho que as milestones, como um conceito geral, acabam (de uma certa forma) por amarrar a estória. Acho (em outra abordagem anti-estruturalista) que como o jogo foi feito para vc rolar os eventos q seriam publicados, como campanhas curtas/one-shot, os Milestones não foram feitos para serem cumpridos à risca. Como não haveria uma continuidade muito grande (em alguns eventos os jogadores poderiam trocar de personagem entre um ato e outro), o XP e o caminho dos Milestones parecem ter sido criados mais como um norte, algo como "se rolar, rolou" e não como um objetivo a ser cumprido...

Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Resposta #52 Online: Outubro 15, 2014, 12:02:54 am »
Só usei os milestones mesmo em mesas de Marvel que joguei e que pretendiam ser campanhas. Mas as mesas que narro de Marvel tendem a ser histórias curtas e fechadas, então não vi necessidade de usar milestones, visto que servem mais para arcos maiores. Claro, quando eu narrar um arco grande tipo uma mini-campanha ou campanha algum dia, eu usarei milestones.

E vocês não sabem da nova! Quebrei a realidade com um soco desferido no chefão da mesa e fiz o grupo e minha personagem cairem no nexo da realidade e dialogar com o NPC guardião daquele local estranho para conseguir consertar toda a cagada que fiz e terminamos a campanha antes do previsto, mas com um final bem surreal. Perguntem que eu passo mais informações do que foi essa mesa XD!