Meus comentários sobre alguns pontos e questões levantadas...
1 – Poderes; Como eles afetam o mundo fora do combate!Eu não sei vocês mais este é pra mim um problema de quase todos os RPGs que joguei em minha vida! (se brincar de boa parte de todo o material de ficção criado)
Sinceramente, poderes, habilidades e magias quando imaginadas em um mundo real, tornam toda aquela realidade uma zona completa (repleto de erros grotescos de lógica interna)
Um mago de nível mediano nas edições antigas de D&D sozinho poderia atear fogo em uma floresta inteira, sim poderia e ainda pode, sem contar que qualquer bola de fogo mataria e causaria queimaduras de terceiro grau em qualquer ser de carne em uma explosão absurda. (6 metros quadrados de chamas) arremessando todos a metros do ponto da explosão.
Este tipo de coisa sempre foi um problema e provavelmente sempre será.
Eberron tenta levantar este tema demonstrando como os poderes e magias poderiam modificar todo o cotidiano das pessoas, sua cultura, a forma de se fazer guerra e etc.
Mesmo com todo aquele tratamento especial, e abordagem diferenciada ainda enxergo VARIOS problemas lógicos neste tipo de situação. Por isso aconselho a todos que não querem arrancar os cabelos procurando uma lógica realista em suas campanhas, que esqueçam e comecem a abstrair as coisas, sempre levando em conta a cena e a narrativa da historia. O tom que você quer alcançar, às vezes pode ser que você opte por outros sistemas diferentes, D&D é BEM SUPERS e só não enxerga isso quem não quer ver ou mesmo é cego.
2 – Poderes a vontade se torna um problema maior ainda!?Sim e não
Eu não vejo nenhum problema em utilizar qualquer poder a vontade da 4e fora do combate... Na verdade não encontro problemas em utilizar poder nenhum (seja ele por encontro ou diário) fora do grid de batalha. Lembrando que a maioria dos poderes de combate são manobras utilizadas para batalha e preparadas para tal, elas normalmente são bem destrutivas, funcionando em momentos de tensão (ou não)!
Ex: O Mago poderia atirar os seus mísseis mágicos para derrubar um item a distancia (E provavelmente destrocá-lo no processo).
Ex2: Um clérigo poderia atirar seu laser divino (Que não queima) contra um alvo a distancia, realizando uma prece para o seu deus.
Ex3: Um Mago poderia utilizar seu poder diário sono para adormecer os guardas do palácio, antes mesmo que eles tenham alguma chance de perceber a presença do grupo, todos caem em sono profundo, o grupo passa pelos inimigos sorrateiramente.
Por ai vai... Na verdade o sistema de poderes pode ser utilizado de varias maneiras.
Duas situações que aconteceram aqui na mesa
Cena 1:Campanha de Eberron, a cena era uma perseguição/combate/desafio de pericias em galeões elementais nos céus de Sharn, um dos personagens controlava o galeão desgovernado, os outros começaram a travar uma batalha aérea contra um grupo de inimigos voando em plataformas flutuantes (espécies de discos arcanos) que atacavam a distancia e em alta velocidade. O vilão principal voava e atirava relâmpagos de seu braço mecânico/mágico sempre se mantendo a distancia do galeão.
O grupo se encontra em total desvantagem, eles não são muito bons em combate a distancia, no momento apenas o mago pode atacar os inimigos eficientemente, o lamina arcana (meu personagem) tem uma idéia, ele deseja saltar até uma das plataformas inimigas e tomar o controle da mesma, utilizando dela para voar contra os inimigos e atacá-los com a espada corpo a corpo. O mestre pede um teste de atletismo difícil par o salto, infelizmente o lamina arcana falha, e cai (a distancia era grande)
Rapidamente o lamina arcana tem uma idéia, ele deseja utilizar o seu Dimensional Thunder para se teleportar em queda e aparecer acima do inimigo o golpeando com a espada. O mestre diz ok já que a distancia depois do salto o permitiria!
O lamina arcana em plena queda faz um movimento com sua espada e recita as palavras arcanas chave, se teleporta acima do inimigo o acertando em cheio com um golpe da bastarda, o inimigo é derrubado da estrutura, pequenas faíscas sônicas reverberam do corpo do lamina arcana... Ele toma o controle da estrutura (com um teste de arcanismo) e a cena continua.
Cena 2: O grupo esta numa fabrica ilegal da casa Cannith, o guerreiro acidentalmente ativa uma armadilha que ateia fogo aleatoriamente por todo o recinto, o botão que desarma a armadilha fica do outro lado do local, o mestre exige vários testes de acrobacia do Avenger para que ele ultrapasse a sala (com saltos e esquivas) e consiga desativar a armadilha.
No primeiro teste o Avenger falha levando dano flamejante elevado... Vendo a situação e o perigo que o companheiro de grupo corria, a Artífice do grupo tem uma boa idéia, ela invoca o seu Flameheart Defender (um poder diário), um construto flamejante para que ele ultrapasse as chamas e desative a armadilha com segurança.
Desafios de pericias são uma mecânica ruimn, um combate com pericias
Discordo completamente
O desafio de pericias pode ser anunciado ou não. Às vezes o grupo esta em um desafio de pericias e nem se toca de que aquilo é um desafio de pericias...
Na verdade o mestre pode optar por avisa ou não aos jogadores sobre o tal desafio, o tornando ou um encontro bem explicado ou mesmo um desafio oculto proposto pelo mestre que rende (pasmem)
XP por interpretação e criatividade do grupo. Os desafios de pericia podem ter recompensas de experiência ou mesmo brindes estipulados pelo mestre (pulsos de cura, um marco, talvez eles possam gastar pulsos de cura mesmo sem descanso, recarregar um dos seus poderes diários e etc.)
Uma falha também poderia resultar em varias situações diferentes (de um completo fracasso a um aumento nos poderes de inimigos futuros, as situações são diversas)
Reparem como as mecânicas permitem inúmeras possibilidades diferentes, ou seja, esqueçam mecânicas fechadas, a 4e é sim bem aberta para qualquer mestre disposto a realmente ler o livro do mestre
Obs: Repito o problema da 4e nem é o seu sistema de pericias por si só (já que estamos falando de “mecânicas fora de combate”)
O problema da 4e é a evolução deste sistema, enquanto você avança os níveis do seu personagem, as perícias vão se tornando obsoletas. O mesmo vale para os rituais que é uma mecânica implorando/berrando por melhorias em seu design.