Eu vou ter que insistir: É uma questão de expectativa errada misturada com desconhecimento do sistema (uma mistura que se retroalimenta aliás).
Você está responsabilizando o design do sistema por não cumprir uma expectativa que você tinha, e ainda por cima mal conhece o jogo que jogou, o que torna a situação ainda mais engraçada. Como se critica algo sem ter o conhecimento mais básico dele? Parece o Kasuya, numa discussão na Antiga Spell, criticando aspectos de Lobisomem que são óbvios para quem leu minimamente o livro básico e ainda dizendo que o Livro Básico falhava em negar essas falsas impressões dele.
Ok, quem sou eu pra dizer que que criei uma expectativa ou não sobre algo.
Mas tenho que discordar veementemente do que você falou sobre eu mal conhecer o jogo. Conheço o suficiente da politica deles e da forma como as regras são tratadas pra reclamar sim.
São kilos de suplementos que não concertam nada, eu tentei ler um desses essencial que o Youkai me passou é tem só... mais regras/classes/etc (Minha reclamação, muitos suplementos que não acrescentam muito ao sistema, mais regras e diferente de melhoras as regras existentes.).
Eu tenho lido os modulos basicos e não tem sido fácil entender as regras (Minha reclamação, muita informação desnecessaria)
Em suma, eu acho que eles deviam gastar um tempo maior modificando o que JÁ existe do que criando mais e mais coisas pra aclopar ao sistema. Só reclamei do que eu li cara, e não sou jogador novato (muito menos frequentador de primeira viagem dessa nau aqui
) pra saber que o terreno que to pisando é complicado. Mas convenhamos, só pode fazer uma critica ao sistema quem leu TODOS os livros dele? Porque se for eu realmente não posso fazer isso, mas entendi os aspectos basicos do 4Ed, li a parte de combate (fiz um guerreiro lembra?), percebi de longe que ficou muito mais importante nessa edição o uso de miniatura, mapas, whatever (e mesmo me desagradando nem é uma reclamação minha), e que ele tá muito mais direto, quase o que era o SRD só que com desenhos bonitos e algum fluflu.
Ainda me sinto um pouco incomodado com a diferença mecânica entre monstros e jogadores, parece que quando os jogadores derrotam o monstro não é uma coisa justa, parece que o gostinho de "derrotar um oponente igual a vc, que funciona pelas mesmas regras" foi roubado. Por outro lado... não fico restrito a magias e poderes que aparecem nos livros e posso criar efeitos muito legais e imprevistos ou que deixem aquele monstro unico.
Po pensei nisso ontem a noite lendo Gantz. Ate anotei (mentalmente) umas ideias pra bombar depois o cenario das cores que eu tava bolando lá na Spell veia. Acho que o 4Ed tem o estilo certo pra isso que pensei (que é em suma, poder diferenciar o modo como se combate criaturas e personagens)