Inclusive, se você parar pra pensar, o papel de Controller provavelmente é o mais desprezado porque é o que foge da "santa trindade" de WoW (Tank, Healer e DPS = Defender, Leader e Striker). A popularidade elevada dos Strikers também espelha a predominância dos DPS em WoW...
Tank, DPS, Healer. Li no Livro do Mestre que eles criaram um 4, um tipo de arquétipo pra rearrumar o cenário. Informação desnecessária entendeu? Podia ter ficado no básico que tava lindo.
Em WoW funciona assim, Ciggy. Em uma cacetada de MMOs que eu conheço existem CINCO arquétipos clássicos: DPS, Tanker, Healer, Status e Faz tudo.
Não, não é exclusividade do WoW, ISSO ele chupou do RPG. Ele pode ter dando um tapa no esquema, mas já existia desde muito tempo.
Sempre foi assim. Um cara segura o dano, um bate muito e outro mantem a galera viva. Não precisa de mais que isso. É o básico. Defesa, dano e cura. E isso é tão Old School que quando foi inventado os navios do Allef eram de papel na banheira da casa dele!
(City of Heroes, por exemplo) tu tem DPS, Tank e o Healer, além do Status, como Buffer/debuffer. As vezes os arquétipos se misturam; por exemplo, em Ragnarok Online, um Knight é* DPS + Tank e um Monge é* DPS + Healer.
*build mais comum
Poxa, mas isso é bacana. E é o que eu apoio. Se tu tem o básico, vamos continuar com esse exemplo de arquétipos, tu pode misturar tudo e fazer algo diferente, criativo. Um controlador seria um DPS/tank? Ou um Healer/Tank? Saca? Era o que mais me deixou animado quando lançaram o 3Ed, misturar classes, imaginava Guerreiros Magos, etc, ae... Vieram os compêndios...
Claro, o basicão ta ali, mas se eu quero fazer algo eu TENHO que entender boa parte do resto do jogo.
...dood, como tu fazer ficha sem saber do sistema!? D:
Boa parte do
RESTO do jogo.
Acho que não consegui me fazer claro. Pra mim, um sistema é bom quando você consegue explicar ele pra um leigo na arte sacra do RPG sem precisar dar livros e livros pra ele ler.
E convenhamos, se ele quer aproveitar bem o personagem dele, só o Livro do jogador não ajuda não, tanto que tem uns 3 acho!
Exemplo, fiz um Guerreiro como meu primeiro personagem do 4Ed na campanha do Youkai. Classe simples, sem muita coisa pra gravar como magia, pericias extras, habilidades especifica da classe, etc.
Primeira aventura, fui um fiasco no combate. Ok, teve seus contratempos a aventura, mas deu pra eu sentir que meu aproveitamento foi muito inferior de quando fiz meu primeiro personagem de 3Ed.
O Lance é, não é ruim, é complicado demais onde não precisa ser complicado!
Mas tem que deixar claro que o fato de ter mecânicas similares não é algo que condena o sistema a ser ruim. O problema, a meu ver, é que a 4e se foca demais em tentar ser boa naquilo que o WoW é bom (combates em grupo), pra tentar competir de frente com ele, ao invés de se focar mais naquilo que o RPG faz e o WoW NUNCA vai fazer (instigar a imaginação dos jogadores e abrir todas as possibilidades de exploração de mundo e interação com NPCs em uma história criada coletivamente).
A 4e se propõe a ter um sistema de combate bom e equilibrado, e faz isso muito bem... mas acaba aí.
Não conheço mais o 4Ed alem do básico do básico do básico. Mas tenho que concordar. Inclusive eu falei sobre isso com o Youkai. Tem duas extremidades, numa o sistema é só regras e números e noutra só RP. Precisa ter um equilíbrio ae, ambos os extremos funcionam? Funcionam, mas fica faltando algo, ou vira punheta mental, ou jogo da velha de bicho cabeça