Autor Tópico: [4e] Gish  (Lida 2001 vezes)

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[4e] Gish
« Online: Novembro 27, 2011, 12:19:29 am »
Olá,

Tenho um jogador numa mesa de DnD 4E que quer porque quer jogar com um gish. Ele começou com um Swordmage, mas não curtiu muito a linha defender da classe. Alguém tem experiência com essa nova classe que saiu (blade-não-sei-o-quê) ou outro tipo de gish (hexhammer, etc.)? Outras sugestões são bem-vindas!

Offline Heitor

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Re:[4e] Gish
« Resposta #1 Online: Novembro 27, 2011, 12:30:19 am »
Depois que a padronização de poderes meio que derrbou a dualidade 'habilidades mundanas, habilidades mágicas', fica difícil replicar mecanicamente o feeling antigo.

Mas por sugestões, há o Bladesinger, do Neverwinter, e o Vingador e o Guardião do LdJ2.

Re:[4e] Gish
« Resposta #2 Online: Novembro 27, 2011, 02:23:21 am »
Dei uma olhada no Bladesinger. O problema maior é que - à exceção dos 'at-wills' - os poderes do Bladesinger são de mago (dã), o que o deixaria equivalente a outro personagem da mesa que já é um mago. Talvez uma multi-classe. Mas com o quê?

Sobre a sugestão de re-skin: até que pode ser uma boa, mas não sei se exatamente com o Avenger ou Warden.
« Última modificação: Novembro 27, 2011, 02:27:33 am por Bispo »

Re:[4e] Gish
« Resposta #3 Online: Novembro 27, 2011, 05:31:39 am »
Na 4e, um gish nada mais é que alguém que usa armas e não pertence exclusivamente à fonte de poder marcial. Então, tecnicamente, um paladino é um gish na 4e, assim como o bárbaro (que tem um fluff diferente do bárbaro 3e).

O velho conceito guerreiro-mago pode ser replicado comprando o talento Conjuração Ritual. Dar porrada e soltar magia dentro de combate tem que ser simulado com uma classe gish mesmo.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline ferdineidos

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Re:[4e] Gish
« Resposta #4 Online: Novembro 27, 2011, 01:38:00 pm »
Já tentou hexbalde? http://www.wizards.com/dnd/article.aspx?x=dnd/4ex/20101029

Dá ainda pra colocar o feat de rituais como disse o Nibe...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:[4e] Gish
« Resposta #5 Online: Dezembro 01, 2011, 12:07:07 am »
Estanho, jurava que eu tinha respondido no tópico. Anyway, vamos lá:

Bispo, qual tipo de Gish o seu jogador quer? Como a 4e usa estrutura de poder bastante diferente das edições anteriores e certas habilidades costumam a estar em classes diferentes, é importante o seu jogador saber "Que tipo de efeito eu quero gerar".

Dito isso, três pontos:

1. Bladesinger é bastante diferente do Mago. Eu não testei ele em jogo (mas sou otimista porque gostei do design da classe) e suspeito que ele seja relativamente fraco em um jogo que siga os padrões do "Character Otimization" (mas deve funcionar bem em um jogo normal), mas a classe difere muito do mago pois:

I- Baseia-se em Ataques Básicos, que ativam as Bladespells. Geralmente, um Bladesinger vai estar na linha de frente, colado com seus oponentes - um Mago jamais faria isso (bom, tem alguns, mas não vem ao caso)

II- Ele é um Controlador "leve" - os efeitos de Bladespells costumam a ser medianos nisso, mas ele não tem o incrível arsenal de poderes "Diários de Verdade" do Mago.

III- Ele pode brincar de Linha de Frente de forma competente, especialmente se usar formas de recuperar os usos de Bladesong - essa habilidade, junto com outras de nível 1 e 7 permitem ao Bladesinger ter um ou dois turnos de combate onde ele pode ser incrível.

2. Se ele não gostou do Swordmage por ser "Defensor demais", fuja como um louco do Warden. Não existe na 4e nenhuma classe mais "Defensora" que ele.

3. Bom, sugestões minhas para jogar, todas fugindo do estilo "Defensor"

I- Monge. Perfeitamente capaz de aparentar um Gish, já que tem uma série de efeitos e poderes "claramente mágicos" e é capaz de empunhar armas (embora dependa do Ki Focus e geralmente elas não ajudam muito). Exige uma certa dose de Re-fluff.

II- Feiticeiro, híbrido com Ladino, geralmente focado em poderes Elétricos. Combinam bem o uso de Destreza e Carisma, é um build bastante ofensivo e tem capacidade tanto de "Dano em um Alvo" quanto em causar por meio de efeitos de área. Dá para fazer algo similar usando híbrido de Força e Carisma, mas aqui não é minha área.

III - Hexblade. Sinceramente, não gosto dele e a classe nunca recebeu muito "Amor" da Wizards. Contudo, Warlocks podem ser competentes como Gishes, especialmente Hellocks ou Cha-Lock fazendo híbrido com Paladino - mas aqui sai um Defensor.

IV - Bárbaro do tipo Thunderborn (Primal Power) - não me convence muito, mas parece ser uma opção decente para um Gish-like.