Autor Tópico: "Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?  (Lida 8091 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #30 Online: Maio 15, 2012, 04:53:47 pm »
Ah sim, um cara dormindo está Indefeso. Mas um soldado de vigia está Surpreso, não Indefeso. Pior que tem gente que confunde.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #31 Online: Maio 15, 2012, 08:17:44 pm »
Adivinha que jogo já faz isso? :P

Poderia citar MAIS diretamente? Isso muito me interessa.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #32 Online: Maio 15, 2012, 08:21:30 pm »
Imagino que ele se referia a 13th Age, sua nova menina dos olhos.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #33 Online: Maio 16, 2012, 12:37:42 am »
Sim, foi uma brincadeira pra evitar postar DE NOVO "ei, é assim que 13th Age vai fazer". :P

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #34 Online: Maio 16, 2012, 10:24:51 am »
Tipo eu com "blahblahblah M&M" (que já está cansativo até para mim).

Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #35 Online: Maio 16, 2012, 03:16:40 pm »
Huh. Quer dizer que isso é chato?

*Pensando em como falar mais sobre Cortex+ sem ter que ficar falando o nome do sistema. Ou The One Ring. Ou o Mouseguard, se a leitura continuar tão boa quanto está agora e eu começar a usar ele em exemplos direto também.*
« Última modificação: Maio 16, 2012, 03:18:14 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #36 Online: Maio 16, 2012, 10:13:40 pm »
Você pelo menos tem variedade de sistema, kimble. Eu só falo em M&M. XD

Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #37 Online: Maio 16, 2012, 10:46:23 pm »
The One Ring e Mouseguard já conheço (são dois jogássos). Como é esse Cortex ?


(deixa o Madruga ver esse "jogássos" XD )
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:"Que arma daora!" Ou, como atrelar mecânica à estética no design de armas?
« Resposta #38 Online: Maio 16, 2012, 10:51:14 pm »
Cortex Plus é do Marvel RPG, Leverage e Smallville. Só que o Cortex muda a cada licença, então as regras do Leverage são parecidas com a do Smallville e do Marvel RPG, mas muito diferentes em detalhes importantes.

Por exemplo, a base dos testes no Marvel RPG (o dado que você sempre vai rolar), é referente a sua Affiliation, se você é melhor trabalhando sozinho, em dupla ou em time. O personagem tem valores diferentes em cada um, o maior no que ele costuma agir com mais frequência, o menor no que ele age mais raramente. Então o Batman teria maior Solo, enquanto que alguém como o Ciclope teria o maior em Team.

A base nos testes de Leverage é Atributo (Força, etc.) + Role. Role são os papéis que os ladrões assumem ao longo de um golpe. Todo mundo tem todos os papéis, mas cada papel tem uma graduação diferente. O personagem de cada jogador é o melhor em um dos papéis, sendo competente a fraco nos outros.

E Smallville a base é seus Valores (justiça, honra, etc.) + sua relação com outro personagem importante da trama. E a estrutura do jogo é feita de forma que você é premiado sempre que questiona tuas relações e os valores que guiam teu personagem, em conjunto com uma mecânica que constantemente faz essas duas bases serem modificadas. Ou seja, é o joguinho perfeito pra qualquer série de televisão com bastante intriga e disputa entre personagens. Com certeza é o que eu usaria se fosse fazer um Game of Thrones focado nas disputas da corte, por exemplo.

É como se o Cortex Plus fosse um guia geral, e a cada novo jogo lançado nele eles reescrevessem muito do sistema para se adaptar melhor a licença que eles estão trabalhando. Funcionou bem até agora, não me arrependi de comprar nenhum dos livros do sistema. Me faltam dois suplementos só, aliás, pra completar a coleção.
« Última modificação: Maio 16, 2012, 11:04:57 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG