Autor Tópico: "Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"  (Lida 38743 vezes)

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Offline Lumine Miyavi

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #45 Online: Maio 11, 2013, 06:02:45 am »
Hey, pelo menos não teve uma catastrofe global como em FR quando mudou de edição.
Romances mataram a primeira área de tormenta, reinstauraram o Terceiro Deus, minotauros dominaram o mundo civilizado e o líder do Panteão mudou porque o Khalmyr caiu em uma artimanha de trapalhões do Tauron: "se você deixar eu reinar um pouco, eu te mostro como se faz! Me dá a liderança, vai!".

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #46 Online: Maio 11, 2013, 10:24:11 am »
Tirando os Cabelos Azuis. Tormenta é MUITO diferente também do que começou.

Mas os Fãs só saberiam disso se eles tivessem lido o cenário. Eles pararam de ler na parte "Cabelos Azuis".

Offline VA

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #47 Online: Maio 11, 2013, 10:43:58 am »
Eu honestamente acho isso melhor do que a alternativa anterior. Todo mundo em Tormenta era invencível até que lançassem aventura ou romance pra provar o contrário.

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #48 Online: Maio 11, 2013, 02:01:42 pm »
O problema nem são as mudanças. Foram as formas como elas foram feitas. Sem intervenção dos players (minotauros, Terceiro Deus, Tauron líder do Panteão), ou, quando teve, intervenções estúpidas (Contra Arsenal). Isso quando os dois territórios não se misturam (Guerras Taúricas: o ataque em pinça de 500km na capital do Reinado).

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #49 Online: Maio 11, 2013, 02:02:41 pm »
Ah, Tormenta, aquele cenário onde a coerência nunca pensou em pisar.

Offline Lumine Miyavi

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #50 Online: Maio 11, 2013, 05:02:04 pm »
O problema nem são as mudanças. Foram as formas como elas foram feitas. Sem intervenção dos players (minotauros, Terceiro Deus, Tauron líder do Panteão), ou, quando teve, intervenções estúpidas (Contra Arsenal). Isso quando os dois territórios não se misturam (Guerras Taúricas: o ataque em pinça de 500km na capital do Reinado).
Bingo.

E não teve só ataque em pinça, teve tática de guerrilha... de uma raça que em teoria, é devota de um Deus que prega "lute de frente", e de forma hipócrita, fazem isso. Em seguida, voltam a pregar os ideias de Tauron.

É quase como a vida real!

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #51 Online: Maio 11, 2013, 09:19:24 pm »
O que você esperava de uma raça "leal e neutra" que tem escravos  :P
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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #52 Online: Maio 11, 2013, 10:04:29 pm »
O que você esperava de uma raça "leal e neutra" que tem escravos  :P
LOL

Eles ainda não arrumaram isso?
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Offline Atmo

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #53 Online: Maio 11, 2013, 11:04:43 pm »
O que você esperava de uma raça "leal e neutra" que tem escravos  :P
LOL

Eles ainda não arrumaram isso?

Por que arrumar, é a chance que vários jogadores queriam de ter escravos em jogo!
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Offline kinn

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #54 Online: Maio 11, 2013, 11:15:57 pm »
Não esqueça a parte de parecer bonzinhos, porque caras leais não podem ser ruins (mesmo tendo escravos) a menos que sejam leais e maus (mesmo escravidão sendo descrito como um ato mau no axioma de alinhamentos, mas o que dizer do grupo que publica um livro com um acuidade com arco?)
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Offline Lumine Miyavi

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #55 Online: Maio 11, 2013, 11:20:48 pm »
Acuidade com Arco é coisa de outros autores, mas vá.

E até onde eu sei, DENTRO de Tormenta, não é considerado um ato mau.

Considerando que há um sistema próprio de regras E que o axioma de tendências© é diferente de D&D padrão, isso é reclamar de algo que não é demérito do sistema / cenário. Quem estava reclamando que o Atmo fez o mesmo no outro tópico é automaticamente desqualificado por fazer o mesmo.

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Leal e Neutro (LN). Pessoas metódicas e disciplinadas, que obedecem às leis e cumprem suas promessas a qualquer custo -pouço importando quem é beneficiado ou prejudicado. Alguns adotam uma disciplina mais pessoal, enquanto outros tentam impor suas normas a todos ao redor. Sua sinceridade pode ser dura; dizem o que pensam e não mentem, mesmo quando a verdade pode magoar ou prejudicar alguém.
Tormenta RPG, Tendência, página 117

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Offline kinn

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #56 Online: Maio 11, 2013, 11:25:54 pm »
Estamos precisando de um tópico sobre Tormenta por aqui para não cometermos essas gafes  :roll: :haha:
O sistema é um srd com house-rules... eu lá sabia especificamente que tinham mudado as definições do eixo de alinhamentos para permitir escravidão?

Mas eles especificamente mudaram escravidão de um ato mal para um ato neutro (ao menos?)
Senão o que está no srd vale, pois qualquer coisa não mudada declaradamente no sistema funciona como no srd...
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Offline Lumine Miyavi

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #57 Online: Maio 11, 2013, 11:29:27 pm »
...você leu o TRPG, Kinn? Não é uma afronta, é uma pergunta honesta mesmo.

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Offline Atmo

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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #58 Online: Maio 11, 2013, 11:31:22 pm »
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Leal e Neutro (LN). Pessoas metódicas e disciplinadas, que obedecem às leis e cumprem suas promessas a qualquer custo -pouço importando quem é beneficiado ou prejudicado. Alguns adotam uma disciplina mais pessoal, enquanto outros tentam impor suas normas a todos ao redor. Sua sinceridade pode ser dura; dizem o que pensam e não mentem, mesmo quando a verdade pode magoar ou prejudicar alguém.
Tormenta RPG, Tendência, página 117

Cacete, sou eu todinho!

Bom, tem um tópico bem extenso sobre escravidão e minotauros lá no fórum da Jambô, negócio é só separar o joio do trigo que vai dar pra ver que tratam escravos como mercadorias: uma espada, um saco de pimenta. Claro, isso não vale se você não tiver o "comprovante de compra" do escravo.
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Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #59 Online: Maio 11, 2013, 11:45:17 pm »
Obedecer as leis, mesmo que elas sejam cruéis não fazem de você maligno. Novamente, o eixo de TRPG pende mais pro cinza que D&D padrão (mesmo que "aventureiro" seja uma carreira viável em ambos mundos) e que KTATTS (Kill Them and Take Their Stuff) seja um ato "neutro" ou mesmo passível de normalidade.

E é claro, ter / lidar com escravos num jogo fictício, mesmo se seu personagem não foi criado naquela civilização é um problema completamente contornável, nem que seja com vista grossa. É o famoso caso de Vampiro, onde teu personagem cai em humanidade e fica mais parecido com uma besta irracional... e você pouco se importa, porque isso te dá mais pontos em intimidação. Isso é um problema que pode ser relevante, mas depende que seus jogadores / mestre respondam sim pra pergunta de "eu me importo com isso?".


Enfim, a malignidade em TRPG.
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Maldade. Seres Malignos provocam dor, morte e angústia,  por satisfação ou ganho pessoal. Podem fazê-lo por crueldade (prazer com a dor alheia) ou simples indiferença ao bem-estar de outros. Magoam, ferem e matam sem restrições, sempre que acham apropriado. Muitos são incapazes de compaixão; acham que os fracos e ineptos simplesmente merecem tudo que lhes aconteça.  Nos raros momentos em que decidem praticar algum ato virtuoso, esperam recompensa - e se não a recebem, sentem-se injustiçados e buscam vingança.

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