Autor Tópico: "Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"  (Lida 38661 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #15 Online: Maio 10, 2013, 03:48:13 pm »
Os comentários são uma violência a tudo, caramba...

Citar
Rodolfo César J.
Se a "história" é mais importante pra nós, então deveríamos fazer mais jogos como Alice Madnness, Rune, Final Fantasy, Legend of Mana, Silent Hill, né? Afinal de contas, esses jogos q vc citou são gringos.
E tem outra: esse movimento todo de "storytelling" e derivados começou, se bem me lembro, com um norte-americano chamado Mark Rein-Hagen, o autor de Vampire, Werewolf, Wraith e outros RPGs mais focados na arte de contar histórias e menos nas regras...

De repente, vai q a gente só tá pegando ainda o rabo do cometa, temos muito q aprender com os gringos. Tanto é q somos influenciados por eles em várias áreas da cultura: na música, nas roupas, nos jogos...

O QUE!?

Citar
@O_RPGista Modo RPGista_Decepcionado_com_os_co • 2 dias atrás

    −

Sacanagem cara rs. O post não é sensacionalista... minha visão que é forte. Estou totalmente inclinado a acreditar que os mundos do D&D não tem a mesma força atualmente que tem Tormenta.

Uma mitologia é construída como um longo diálogo entre sociedade e suas narrativas, independente se é no game ou na vida real. No Brasil Tormenta está se desenvolvendo mais do que os mundos do D&D, isso é um crime brutal assim?

Não é um post para ganhar público (até porque a maioria dos haters dos comentários nem são meus leitores) ... é uma visão que defendo.

*Pula do penhasco.*

Citar
@O_RPGista Modo Bruno C. Curioletti • 2 dias atrás

    −

Qual seria o objetivo se não engajar players dentro do seu mundo?

D&D só não faz isso porque seus próprios mundos competem entre si. Teoricamente D&D era pra ser tão forte quanto qualquer mundo medieval que conhecemos como LoTR e GOT, mas não é... porque tem fracassado em engajar com sua história.


« Última modificação: Maio 10, 2013, 04:15:41 pm por Atmo »
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #16 Online: Maio 10, 2013, 05:02:07 pm »
Só pra adicionar uma informação, o autor desse post é um cara que chamou de medíocres as pessoas que "perdiam tempo" discutindo sobre sistemas de RPG.

Então não dá pra esperar nada de bom dali.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #17 Online: Maio 10, 2013, 05:03:03 pm »
Até entendo essa mentalidade ser usada para Eberron (que nunca teve muita vitrine nacional), Greyhawk , Ravenloft, Darksun, Planescape, etc. (que praticamente morreram na TSR ainda)

Mas Forgotten Realms é um cenário muito forte. Os mais velhos gostam por que era o cenário mais badalado da época, e mesmo as gerações mais novas tiveram contato com Baldur's Gate, Icewind Dale, e, acho que o mais impactante, Neverwinter Nights, sem contar que foi o cenário carro-chefe da 3ª edição, de longe a edição de D&D que a maioria dos saudosistas-BR mais louvam. E é um  cenário com uma backstory imensa (e a cada troca de edição sempre tem algo que muda tudo e divide a fanbase).

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #18 Online: Maio 10, 2013, 05:10:16 pm »
A teoria desse cara é ridícula. Relatos de abdução alienígena e de aparecimentos do pé grande possuem mais fundamento que esse post. Até o Anatole explicando os inside jobs americanos consegue fazer mais sentido :P

Os cenários oficiais de D&D são muito mais factíveis que Tormenta, e todos possuem histórias mais interessantes e personagens menos caricatos.

Mas acho que vale a pena comentar alguma coisa:

Apesar da completa falta de base para a tese inicial (tormenta é mais conhecida que D&D, no brasil) eu não teria nenhum problema em acreditar numa leve variação: "tormenta é mais jogada que cenários oficiais de D&D, no brasil". Também consigo imaginar o porque do autor do post pensar que Tormenta tem mais histórias que D&D.

Começando pelo primeiro ponto: eu achei engraçado essa parte do artigo
Citar
O primeiro é óbvio, relativo a tal editora Devir que lança um suplemento quando o cometa Halley passa pela Terra e mesmo assim com os preços estratosféricos afim de que não compremos. Então não vamos dar muita atenção a isso por aqui pois a WOTC não tem culpa desse fato (ou tem?)
SIM, a Wotc tem culpa. A WOTC exige elevados padrões de qualidade de todas editoras que imprimirem seus livros, e é por isso que você não vê livro de D&D com capa mole, papel vagabundo e etc. Enquanto essas medidas deveriam servir para agradar fãs e colecionadores com livros maravilhosos em qualquer canto do mundo, ela ao mesmo tempo impede a publicação de "edições econômicas", ou ao menos acessíveis, para a tristeza de outros tantos possíveis fãs.

O que acontece quando se tem livros caríssimos assim? Pouca procura. E se a demanda diminui, o mesmo acontece com a oferta. O preço fica ainda mais alto, e pior ainda: muitos livros deixam de ser publicados. Inclua aqui tudo quanto é livro específico de cenários, cujo forte é justamente expandir "histórias" ao invés de regras. E como os livros de cenários que chegam a ser lançados aqui também são muito caros, fica muito mais fácil para os rpgistas mais humildes, como eu, simplesmente comprar o livro do jogador (no meu caso, na base da vaquinho com o resto do grupo), recorrer a pirataria para o dos monstros e do mestre, nos casos pontuais em que devem ser consultados, e ficar jogando jogando apenas em cenários caseiros.

Não digo que a culpa disso seja apenas dos padrões da WOTC. A Devir tem muito mais culpa, com certeza. Mas no fim o que importa é que o jogador médio tem acesso a poucos materiais de cenários oficiais. Em compensação, o acesso aos materiais de tormenta é muito mais abundante e barato, seja por causa de livros mais economicos, seja por causa das revistas. Mas um segundo fator entra aqui: a fanbase. Quantos blogs brasileiros dedicados a produzir (ou pelo menos divulgar) material específico de FR, Eberron ou Planescape vocês conhecem? Agora abram o rpg.blogs ou o fórum da jambô e vejam a quantidade de material GRATUITO para Tormenta é disponibilizada por fãs aqui. Tormenta conseguiu fisgar uma parcela bastante dedicada do mercado, e tem meu respeito por isso (mas só isso hein).

Sobre o segundo ponto (achar que tormenta tem mais histórias que D&D), é uma questão de exposição. Como poucas pessoas jogam Ravenloft, é maior a probabilidade de você nunca ter ouvido falar sobre ele. Com os cenários oficiais que são publicados aqui, sempre se sabe alguma coisa. Possivelmente o cara sabe que Warforgeds eram construtos de uma grande guerra que acabou de acabar, que existe um trem bala movido a elementais, e outros detalhes assim, mas não conhece a situação social dos forjados.

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #19 Online: Maio 10, 2013, 05:23:49 pm »
Citar
Quantos blogs brasileiros dedicados a produzir (ou pelo menos divulgar) material específico de FR, Eberron ou Planescape vocês conhecem?

Serve o que eu escrevo ocasionalmente na Spell?  :b

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #20 Online: Maio 10, 2013, 05:25:54 pm »
Se sim, a contagem é muito próxima de 1 XD

Pra falar a verdade faz um tempo que eu não dou uma olhada pela blogosfera para ver o que é produzido, mas até o ano passado, pelo menos, Tormenta era cadeira cativa.

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #21 Online: Maio 10, 2013, 05:28:47 pm »
É, mas muito do material era feito pela mesma panelinha de babaovos. #AcidFire

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #22 Online: Maio 10, 2013, 05:29:32 pm »
Pô, não desmerece o elfo, pô.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #23 Online: Maio 10, 2013, 05:45:47 pm »
Por exemplo, para base de cenário existe isso: (estou excluindo o livro próprio do cenário)

Eu não achei o link que eu queria (que mostra os mais de 200 livros escritos [e publicados com o selo] de histórias passadas em dragonlance, mas esse serve)

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Dragonlance_novels

Em português só existem 4. Sendo que 1 deles é raro.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #24 Online: Maio 10, 2013, 05:52:25 pm »
Elmister, Drizzt do'Urden, Halaster e sua Undermountain, Mystra, Vecna, chega ou quer mais? E só citei FR, que é um cenário com mais material, em português a maioria, do que Tormenta. O livro de cenário de FR tem mais conteúdo do que uma duzia de campanhas pode usar, e ele só da uma pincelada no cenário.

Mas como o Khalim disse, perguntar porque um livro de regras tem menos historia que um cenário mostra o nível de discussão que vem pela frente!

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #25 Online: Maio 10, 2013, 05:56:34 pm »
Vecna é Ravenloft/Greyhawk :P Mas acho que Bane é um nome grande também.

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #26 Online: Maio 10, 2013, 06:41:46 pm »
Citar
É, mas muito do material era feito pela mesma panelinha de babaovos. #AcidFire
Com certeza. E se FR tivesse um grupo assim fazendo este tipo de divulgação, venderia muito mais.

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #27 Online: Maio 10, 2013, 06:44:48 pm »
Citar
E se FR tivesse um grupo assim fazendo este tipo de divulgação, venderia muito mais.

Torço que isso não aconteça. Depois de alguns tópicos anti-FR na Spell onde surgiram pérolas onde Thay seria uma analogia à União Soviética, eu fico feliz que FR não seja conhecido e mencionado no Brasil.  :P

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #28 Online: Maio 10, 2013, 06:47:03 pm »
Citar
E se FR tivesse um grupo assim fazendo este tipo de divulgação, venderia muito mais.

Torço que isso não aconteça. Depois de alguns tópicos anti-FR na Spell onde surgiram pérolas onde Thay seria uma analogia à União Soviética, eu fico feliz que FR não seja conhecido e mencionado no Brasil.  :P

Engraçado como é comum brasileiros notarem o uso de locais/ideologias existentes e não mais existentes nos jogos de RPG.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Resposta #29 Online: Maio 10, 2013, 06:47:57 pm »
Acho que o maior fator ainda é a barreira linguística associada com um certo bairrismo por Tormenta ser brasileiro, fator nostalgia por ter sido o primeiro cenário de muitos, e o valor mais acessível.

Tirando o primeiro elemento, tem muita coisa fanmade na internet. Por exemplo o Canonfire para Greyhawk, Candlekeep para Forgotten, e até mesmo cenários que a WotC não trabalhava, como Spelljammer e Planescape tem sites parecidos. Darksun tinha até um site BR fazendo material srd.