Autor Tópico: "Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"  (Lida 2421 vezes)

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Essa tem sido uma das linhas do design do D&D Next que os responsáveis repetem de vez em quando. Ouvi uma entrevista no Slashdot hoje onde o Mearls dizia isso, com mais ou menos essas palavras.

Meu questionamento é: isso é uma boa idéia?

Minha pergunta é porque não consigo mais ver o D&D como um grande jogo centralizador, que as pessoas jogam porque é D&D e não porque é um bom jogo. Acredito que o mercado oferece hoje muitas opções alternativas e suficientemente similares para que "aceitável" não é mais o mínimo esperado.

As pessoas podem escolher entre retroclones, versões anteriores da próxima edição, jogos que usam sistemas similares ou a mesma proposta com outras regras. Eu mesmo estou esperando o lançamento de um sistema de fantasia medieval de outra empresa que parece ser perfeito para o meu cenário favorito de D&D, Ravenloft.

E a parte "aceitável POR TODOS" me parece uma falsa premissa. Porque um jogo que pega material de várias edições diferentes não necessariamente vai agradar a todo o grupo (tem várias mecânicas de edições anteriores que eu não aceitaria ter num jogo). Então ele pode sofrer o mesmo problema de qualquer outro jogo, que alguns jogadores não queiram participar da mesa.

O que aliás, é um problema bem menor do que a WotC parece querer mostrar. Pelo menos nas minhas experiências são mais raros os jogadores que escolhem não jogar qualquer coisa fora de seu jogo favorito, do que aqueles que aceitam experimentar coisas diferentes ou jogam vários sistemas. E é bem difícil encontrar algum grupo onde as pessoas não consigam encontrar algum jogo que todas aceitem jogar (aliás, o oposto é mais comum, ter jogos que elas preferem não jogar).

Com tantas opções, porque eu pegaria algo "razoável" ou "aceitável por todos", quando eu posso pegar um jogo "incrível"?
« Última modificação: Julho 20, 2012, 09:26:29 am por kimble »
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Offline Macnol

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Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #1 Online: Julho 20, 2012, 09:26:44 am »
Link pra entrevista?

Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #2 Online: Julho 20, 2012, 09:30:52 am »
Não tinha colocado porque esse é só um dos pontos que ele comenta e ela não traz nenhuma informação realmente nova. Mas está aqui.
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Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #3 Online: Julho 20, 2012, 09:47:40 am »
Concordo plenamente, houve uma época onde D&D era supremo, não é mais o caso. Isso não tem tanta relação com a 3e ou a 4e, mas na minha opinião com a quantidade absurda de ótimos RPGs que saíram desde o AD&D. Eu adoro fantasial medieval, mas hoje tenho opção de jogar uns 10 sistemas diferentes sobre fantasia medieval.

Sem falar que RPG geralmente só jogamos um de cada vez, algumas vezes nenhum. As pessoas não são tão influenciadas por novidades no mundo do RPG como em outros entretenimentos.

Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #4 Online: Julho 20, 2012, 12:42:47 pm »
Bem, do ponto de vista capitalista, faz sentido. Até mesmo por causa da big Hasbro vigiando a Wizards do horizonte...

Offline Macnol

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Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #5 Online: Julho 20, 2012, 02:08:36 pm »
Kimble, eu ouvi a entrevista inteira e não ouvi a frase que você colocou entre aspas. A coisa mais parecida eu transcrevo abaixo:

[falando sobre Modularidade) “we don’t have to design one game that appeals to everybody, we just have to design a core game that people can look at and go ‘Hey, this feels like D&D’ – and it probably feels like Basic D&D – but then there’s a lot of… it’s a very hackable game […] and people feel comfortable making modifications to it.“

Traduzindo:

“Não temos que fazer um único jogo que agrade a todos, e sim um núcleo que as pessoas possam olhar e dizer ‘Ei, isso parece D&D’ – provavelmente algo próximo do Basic D&D – e que seja um jogo muito ‘hackeável’, e as pessoas sintam-se à vontade pra modificá-lo”.

O que ele está dizendo é que não é preciso que o básico agrade todo mundo, desde que todos tenham as ferramentas pra modificar o jogo e deixar no estilo que gosta. Passa longe de ser "não precisamos fazer um jogo bom, basta ser bem a cara do D&D!"

Sério, não vejo nessa frase o sentido do que você colocou entre aspas, e por mais que eu pense que os designers do Next estão prometendo muito e cumprindo pouco, é injusto que a mensagem original se perca no “telefone sem fio”.
« Última modificação: Julho 20, 2012, 02:17:20 pm por Macnol »

Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #6 Online: Julho 20, 2012, 02:16:01 pm »
Acho que do ponto de vista capitalista ainda não podemos dizer, realmente não sei se a 5e fará tão sucesso assim. Atrair os velhos jogadores pra nova edição pode ser fantástico em termos de venda, mas esses também são os caras que estão jogando o mesmo jogo faz 10, 20 ou 30 anos. Acho que eles não possuem muito interesse em comprar livros de um novo jogo.

Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #7 Online: Julho 20, 2012, 02:57:56 pm »
Citar
O que ele está dizendo é que não é preciso que o básico agrade todo mundo, desde que todos tenham as ferramentas pra modificar o jogo e deixar no estilo que gosta. Passa longe de ser "não precisamos fazer um jogo bom, basta ser bem a cara do D&D!"

Está sua frase é que representa meu desânimo até agora com o D&D Next.

Eu não quero comprar um jogo que eu vou ter de mexer pra deixa-lo do jeito que eu quero.

Eu quero comprar um jogo do jeito que eu quero, o pelo menos quase.

Eu não quero ter de criar house rules pra corrigir as falhas do sistema.

Eu quero que a empresa, que tem experiência em criação de regras e possibilidade de fazer amplo playtest, me entregue um produto pronto para jogar, onde minha única preocupação seja sentar em volta de uma mesa e contar uma história.

Se eu quisesse juntar pecinhas pra montar algo que eu gosto, vou comprar Lego ao invés de D&D.

Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #8 Online: Julho 20, 2012, 03:18:39 pm »
O que ele está dizendo é que não é preciso que o básico agrade todo mundo, desde que todos tenham as ferramentas pra modificar o jogo e deixar no estilo que gosta. Passa longe de ser "não precisamos fazer um jogo bom, basta ser bem a cara do D&D!"

Essa é uma daquelas situações que estou tentando ler além da propaganda.

Até agora, uma das 'vantagens' do D&D Next (sendo algo até levantado pelos próprios designers quando a edição foi anunciada) era a capacidade de unir jogadores de várias edições diferentes com um mesmo jogo, que conseguisse atrair a atenção de todos eles.

O design deles parece muito mais preocupado em colocar 'um pouco de tudo' para tentar agradar grupos diferentes, do que preocupado em criar um jogo bom que atenda as necessidades dos jogadores. A própria admissão que eles querem algo que lembre D&D mas que vá precisar de house-rules da parte do Mestre para conseguir alcançar o que o grupo quer, incentiva essa opinião.

O jogo não deveria precisar de house-rules para atender o que o cliente quer. Ele deveria SER o que o cliente quer. House-rules vão existir, independente da intenção dos designers. Mas no instante que eles já criam o jogo com essa expectativa, (a) isso passa a atender só uma parcela dos jogadores (aqueles que querem se dar ao trabalho de "hackear" o sistema) e (b) não dá muita esperança que as coisas funcionem (vide White Wolf e como elas tratavam o design das regras nos anos 90, com um "regras não são importantes, altere o que você quiser").

E, claro, para isso realmente funcionar como um "feature" algo básico seria necessário criar um sistema completamente aberto, onde cada resolução seja clara e matematicamente apresentada, deixando bem explicada como as coisas interagem num nível bem microscópico (como M&M faz até certo ponto). Só que considerando o que eles disseram nos últimos artigos, eu duvido bastante que chegue a isso.
« Última modificação: Julho 20, 2012, 03:20:20 pm por kimble »
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Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #9 Online: Julho 20, 2012, 03:26:16 pm »
Compartilho desse sentimento, Mark. É o motivo da minha indignação com as "soluções" pro 5-minute workday, por exemplo.

No mundo imaginário das fábulas e teorias, um sistema facilmente modificável pra usar o que se adapta ao seu estilo e ignorar o resto seria lindo. No mundo real, não creio que dê nem pra chegar perto do que estão prometendo.

Kimble, o que ele descreve nessa entrevista (e em podcasts e painéis anteriores) não seria necessariamente house rules, e sim "montar o seu D&D servindo-se de um buffet de regras prontas à la carte". O que, em teoria, parece uma boa ideia. Não seria algo trabalhoso, é só escolher o que você gosta, montar um PDF com esses módulos e jogar.

Mas o artigo sobre o 5MWD já escancarou que no mundo real não é tão limpinho e fácil assim: a partir do momento que o sistema básico já vem com áreas que sabe que muitos não vão gostar e apenas soluções de como remendar manualmente, a ideia falha.
« Última modificação: Julho 20, 2012, 03:57:32 pm por Macnol »

Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #10 Online: Julho 20, 2012, 03:45:40 pm »
Na verdade se você olhar a forma como o D&D Next é apresentado, a necessidade de house rules (além da aplicação de módulos) é algo que sempre foi esperado.

O próprio uso do termo "hackear", se refere a prática de modificar um sistema existente através de house rules próprias para atender alguma outra ambientação ou gênero. Chega a ser engraçado o Mearls usar esse termo, porque ele é mais comum de ser usado pelo pessoal dos jogos mais alternativos. Aparentemente, foi só isso que o Mearls tirou deles :(

Mas de resto, é. Não tenho lá grandes esperanças que a idéia funcione da forma que eles vendem.
« Última modificação: Julho 20, 2012, 03:49:21 pm por kimble »
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Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #11 Online: Julho 20, 2012, 05:31:04 pm »
OFF
Citação de: kimble
Eu mesmo estou esperando o lançamento de um sistema de fantasia medieval de outra empresa que parece ser perfeito para o meu cenário favorito de D&D, Ravenloft.

Pô, kimble, as sombras não vão pegar você não (pelo menos não até agosto  ^_^). Pode falar do Shadows of Esteren

Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #12 Online: Julho 20, 2012, 05:48:35 pm »
OFF
Citação de: kimble
Eu mesmo estou esperando o lançamento de um sistema de fantasia medieval de outra empresa que parece ser perfeito para o meu cenário favorito de D&D, Ravenloft.

Pô, kimble, as sombras não vão pegar você não (pelo menos não até agosto  ^_^). Pode falar do Shadows of Esteren

Que alcançou 1000% da meta inicial já :) Vem livrinho lindo, vem com o pai.
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Re:"Não é preciso um bom jogo, é preciso um jogo que todos aceitem jogar"
« Resposta #13 Online: Julho 21, 2012, 12:25:59 pm »
Citação de: kimble
Eu mesmo estou esperando o lançamento de um sistema de fantasia medieval de outra empresa que parece ser perfeito para o meu cenário favorito de D&D, Ravenloft.
Eu tive bons resultados com o TRUE20.
mas precisa tomar cuidado só com algumas opções dos jogadores que é bom limitar e acrescentar outras.