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Design: perícias como grupos

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Madrüga:
Acho que sobrevivência e exploração deveriam se juntar mesmo, como o Youkai falou.

Quanto à natureza, acredito que poderia estar até dividida em mais de um perfil. A ideia não é engessá-los.

z é d u a r d o:
sugestões atuais, contemplando algumas das ideias e comentários:

:seta: Atleta: saltar, correr, escalar, nadar, equilibrar-se; resistência a longos períodos de atividade física sem descanso.
:seta: Sociável: falar bem, mentir, etiqueta, diplomacia, intimidação sutil, conseguir informações.
:seta: Estudioso: conhecimentos obtidos através de estudo, como literatura, história, heráldica, religião, arcanismo, rituais, mitologias, etc.
:seta: Ladino: atividades ilícitas (bater carteiras, abrir fechaduras, ocultar objetos, falsificar escrita ou documentos); uso de cordas, equilibrar-se em telhados, infiltração, mover-se em silêncio.
:seta: Perceptivo: consciência do ambiente ao redor, notar mudanças e movimento, intuição; avaliação de valores, planos, etc.
:seta: Sobrevivente: intimidade com áreas selvagens; rastrear, prever o clima, métodos para obter água e comida, amarrar cordas, primeiros-socorros, identificar fauna e flora.

Iuri:
Eu gostei da ideia das perícias de NPCs serem baseadas em suas profissões. deus sabe que eu NUNCA distribuí perícias aos meus NPCs (exceto os mais importantes).

Confesso ter um problema particular com o termo "atleta", pela forte relação com esportes. Impossível não imaginar aquele bárbaro de 15 níveis que tem "atleta" maximizado como um jogador de futebol americano estereotipado do ensino médio, pegando todas minininhas da cidade e derrubando os livros do companheiro de grupo com "estudioso" maximizado, por pura diversão.

Bom, como a ideia dos pontos de perícia comprando habilidades especiais teve pouca repercussão, mas nenhuma oposição também, vou expandir a ideia com alguns exemplos:
(click to show/hide)Mecânica de Perícias: Todo personagem, em sua construção, é associado a duas "profissões", uma em um nível superior de treinamento (4 graduações) e outra em um nível intermediário (2 graduações). Se o personagem possui 1 ou mais graduações em uma "profissão" ele é considerado treinado nela. Testes de atributos para perícias relacionadas com alguma profissão em que o personagem seja treinado são realizados considerando as graduações do personagem como um bônus em sua rolagem.

Pontos de perícias: Todo personagem recebe 1 ponto de perícia no nível 1, e mais 1 ponto de perícia para cada nível extra. Pontos de perícia podem ser usados pelo personagem para aumentar até 2 graduações de profissões (mesmo que o personagem ainda não seja treinado nas mesmas), ou para ele aprender 1 "truque de profissão", ou ainda para que ele aprenda algum ritual, caso seja de alguma classe conjuradora (ou tenha algum talento que o permita utilizar rituais). Pontos de perícia também podem ser ganhos se o personagem comprar o talento "Foco em perícia".

Profissão favorita:Toda classe tem uma profissão favorita, no qual recebe 1 graduação extra e 1 ponto de perícia para utilizar comprando truques de profissão da mesma. Abaixo segue a lista de profissões favoritas de cada classe:

* Guerreiro: Atleta
* Mago: Estudioso
* Aedo: Sociável
* Patrulheiro: Sobrevivente
* etc...
Exemplos de Truques de Perícia

TRUQUES DE ATLETA (apenas para quem for treinado na profissão Atleta):

Avaliação Física: O atleta é treinado em quantificar as características físicas de desconhecidos apenas pela observação de sua compleição e hábitos.
Efeito: O personagem pode estimar com razoável precisão os atributos físicos de outras criaturas, humanóides ou não. O resultado de tal avaliação é sempre uma comparação, como "é mais forte que um orc". Caso o jogador do personagem não conheça os atributos da criatura com a qual é feita a comparação, o mestre poderá informar uma faixa numérica.

Companheiro: O atleta é treinado em suprir as baixas capacidades físicas de seus companheiros de grupo, ajudando-os a realizar atividades extenuantes.
Efeito: O personagem pode literalmente "carregar" outro personagem e todo seu equipamento nas costas, desde que tal personagem seja da mesma categoria de tamanho que o atleta, ou menor, e seu equipamento não ultrapasse o limite de peso do personagem. O valor para testes de natação, escalada, corrida, e qualquer outro teste do personagem carregado é igual ao do atleta, que recebe uma penalidade de -2 em seu teste.

Esmagador: O atleta é treinado em destruir objetos inanimados e derrubar portas.
Efeito: O personagem sucede automaticamente em testes de força para quebrar/derrubar objetos com dificuldade menor que 15. Além disso, o atleta ignora um valor igual a (seu nível vezes sua graduação em atleta) da dureza de objetos imóveis que esteja tentando quebrar.

etc...
A ideia é que sejam habilidades uteis para o grupo todo na resolução de problemas encontrados fora de combate, e que o personagem possa escolhê-los sem precisar atrelá-los a sua classe.

Bispo:

--- Citação de: Madrüga em Fevereiro 04, 2013, 11:43:39 am ---Mas eles PODEM ajudar ou só existem eles como sistema? Eu curto a ideia de um background dar um bônus (sei lá, coisa de +1 nas jogadas relevantes), mas substituir as perícias por backgrounds me parece indie demais, XD
--- Fim de citação ---

Só existem eles como sistema de perícias. E sim, tem um valor atrelado à cada Backgroundç afinal ainda é um sistema cuja resolução de conflitos se por meio da jogada de um 1d20 + modificadores diversos. Todas iniciam com 8 pontos para distribuir entre seus BG.

Retomando o exemplo do meio-orc ladino com passado pirata, ele poderia distribuir seus pontos de BG assim:

Membro dos Corsários Negros +4
Tribo da Montanha Selvagem +1
Batedor +3

Quando ele, em meio a uma tempestade tenta controlar o barco roubado pelo o grupo, o jogador rola 1d20+atributo relevante definido pelo mestre+4 (BG "Membro dos Corsários Negros"). Passado o susto, os aventureiros aportam num cais qualquer. Procurando por tripulação para seu novo navio, o jogador rola 1d20+atributo relevante definido pelo mestre+4 (BG "Membro dos Corsários Negros"). A movimentação, e os rumores que ela causa, chama atenção das autoridades locais. Confrontados por milicianos da cidade, o jogador tenta intimidá-los fazendo uso de seu passado como pirata. No entanto, o mestre julga que por estarem em maior número e por seres reconhecidos por capturarem vários membros do Corsários Negros, o bônus do BG do nosso meio-orc ladino não pode ser aplicado. Ele terá que encontrar outros meios para subverter a situação.



--- Citação de: Lelëco em Fevereiro 04, 2013, 06:19:02 pm ---Confesso ter um problema particular com o termo "atleta", pela forte relação com esportes. Impossível não imaginar aquele bárbaro de 15 níveis que tem "atleta" maximizado como um jogador de futebol americano estereotipado do ensino médio, pegando todas minininhas da cidade e derrubando os livros do companheiro de grupo com "estudioso" maximizado, por pura diversão.
--- Fim de citação ---

Não vejo problema. Eu, por exemplo, não tenho esse tipo de representação de atleta na minha mente. E se vc pensar pela raiz grega do termo - algo como "competidor em exercícios físicos", não tem tanta variação.


--- Citação de: Lelëco link=topic=1123.msg47660#msg47660 date=1360009142 ---Bom, como a ideia dos pontos de perícia comprando habilidades especiais teve pouca repercussão, mas nenhuma oposição também, vou expandir a ideia com alguns exemplos:
(click to show/hide)Mecânica de Perícias: Todo personagem, em sua construção, é associado a duas "profissões", uma em um nível superior de treinamento (4 graduações) e outra em um nível intermediário (2 graduações). Se o personagem possui 1 ou mais graduações em uma "profissão" ele é considerado treinado nela. Testes de atributos para perícias relacionadas com alguma profissão em que o personagem seja treinado são realizados considerando as graduações do personagem como um bônus em sua rolagem.

Pontos de perícias: Todo personagem recebe 1 ponto de perícia no nível 1, e mais 1 ponto de perícia para cada nível extra. Pontos de perícia podem ser usados pelo personagem para aumentar até 2 graduações de profissões (mesmo que o personagem ainda não seja treinado nas mesmas), ou para ele aprender 1 "truque de profissão", ou ainda para que ele aprenda algum ritual, caso seja de alguma classe conjuradora (ou tenha algum talento que o permita utilizar rituais). Pontos de perícia também podem ser ganhos se o personagem comprar o talento "Foco em perícia".

Profissão favorita:Toda classe tem uma profissão favorita, no qual recebe 1 graduação extra e 1 ponto de perícia para utilizar comprando truques de profissão da mesma. Abaixo segue a lista de profissões favoritas de cada classe:

* Guerreiro: Atleta
* Mago: Estudioso
* Aedo: Sociável
* Patrulheiro: Sobrevivente
* etc...
Exemplos de Truques de Perícia

TRUQUES DE ATLETA (apenas para quem for treinado na profissão Atleta):

Avaliação Física: O atleta é treinado em quantificar as características físicas de desconhecidos apenas pela observação de sua compleição e hábitos.
Efeito: O personagem pode estimar com razoável precisão os atributos físicos de outras criaturas, humanóides ou não. O resultado de tal avaliação é sempre uma comparação, como "é mais forte que um orc". Caso o jogador do personagem não conheça os atributos da criatura com a qual é feita a comparação, o mestre poderá informar uma faixa numérica.

Companheiro: O atleta é treinado em suprir as baixas capacidades físicas de seus companheiros de grupo, ajudando-os a realizar atividades extenuantes.
Efeito: O personagem pode literalmente "carregar" outro personagem e todo seu equipamento nas costas, desde que tal personagem seja da mesma categoria de tamanho que o atleta, ou menor, e seu equipamento não ultrapasse o limite de peso do personagem. O valor para testes de natação, escalada, corrida, e qualquer outro teste do personagem carregado é igual ao do atleta, que recebe uma penalidade de -2 em seu teste.

Esmagador: O atleta é treinado em destruir objetos inanimados e derrubar portas.
Efeito: O personagem sucede automaticamente em testes de força para quebrar/derrubar objetos com dificuldade menor que 15. Além disso, o atleta ignora um valor igual a (seu nível vezes sua graduação em atleta) da dureza de objetos imóveis que esteja tentando quebrar.

etc...
A ideia é que sejam habilidades uteis para o grupo todo na resolução de problemas encontrados fora de combate, e que o personagem possa escolhê-los sem precisar atrelá-los a sua classe.

--- Fim de citação ---

Gostei da proposta, mas não da forma, nem do conteúdo. Perícia/Perfil/Background como meio de acesso à habilidades, inclusive combativas, é uma boa solução para a esquizofrenia de DnD que separa as jogadas de d20 entre combativas e não combativas, embora utilizem o mesmo princípio de resolução.

Mas do jeito que foi apresentado está muito fechado e bem simulacionista. Algo que uma o treinamento por si só ou mesmo o simples bom-senso já resolveriam.

Iuri:

--- Citar ---E se vc pensar pela raiz grega do termo - algo como "competidor em exercícios físicos", não tem tanta variação.
--- Fim de citação ---
É justamente o "competidor" ali no meio que causa esse efeito negativo em mim :(
Mas eu pelo menos não consigo pensar em palavra melhor, então o jeito é se acostumar.


--- Citar ---Mas do jeito que foi apresentado está muito fechado e bem simulacionista. Algo que uma o treinamento por si só ou mesmo o simples bom-senso já resolveriam.
--- Fim de citação ---
Então foi problema dos exemplos mesmo. A ideia é justamente dar habilidades diferentes, que alguém não conseguiria apenas com treinamento (ou que exigiria uma rolagem alta demais para tornar viável). Mas é muito difícil pensar em exemplos interessantes para Atletismo.

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