Autor Tópico: Design: Desafios de Perícias  (Lida 1035 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Design: Desafios de Perícias
« Online: Outubro 03, 2011, 02:14:08 pm »
Tópicos que contém algum nível de discussão sobre desafio de perícias, do fórum antigo, e do qual este pode ser considerado uma continuação:
Filosofia do Sistema de Combate e de Perícias
Filosofia Para Situações Fora de Combate



Abro este tópico ao ver algumas opiniões descontentes com os desafios de perícia da 4e sendo postadas por aí (no tópico sobre o Monte Cook). Um dos problemas já citados nos tópicos postados acima é a repetição de skills e monopolização do desafio pelo personagem de maiores bônus. Uma alternativa já proposta foi a imposição de penalidades (ou aumento da dificuldade, dependendo do ponto de vista) face à repetição de perícias.

Eu já penso que poderíamos aproveitar nosso conceito de Profissões para reformular um pouco mais o conceito de desafio de perícias da 4e (extinguir o mesmo também é uma opção, se quiserem considerá-la fiquem a vontade, mas eu particularmente acho burrice). Uma forma de garantir importância a todo o grupo seria conceder a cada um um papel específico, analogamente aos papéis de combate. Algo tipo isso: "No combate existem diferentes 'coisas' que preocupam o grupo, e aí surgem os papéis, onde cada um se encarrega de uma: cuidar dos companheiros enfraquecido, distrair o inimigo, obter uma posição estratégica, eliminar os minions (buchas de canhão), e por aí vai. A analogia com desafios de perícias já existe nos termos 'HP dos adversários principais ~= número de sucessos a serem alcançado' e 'perícias secundárias que dão bônus no desafio principal ~= líder buffando o resto do grupo'." Talvez dê para criar papéis a partir disso.

Tendo em mente que a criação de papéis para os desafios de perícia NÃO é, de forma alguma, obrigatória (alguns problemas do desafio de perícia da 4e sequer surgiriam no e8, como a discrepância entre o bônus entre um personagem treinado e de atributo principal em nível elevado vs não treinado), o que acham sobre o assunto? Usar o modelo 4e apenas modificando as tabelas de CD? Refazer tudo do início, substituindo sucessos e fracassos por algo além? Dê sua opinião, seja ela qual for. Contanto que o faça. Temos que aproveitar qualquer justificativa para discussão sobre o e8, antes que ele morra completamente.

Offline z é d u a r d o

  • não dorme, não sonha.
    • Ver perfil
Re:Design: Desafios de Perícias
« Resposta #1 Online: Outubro 04, 2011, 11:27:12 am »
Lembro de ter opinado, certa época, sobre classes de personagem fragmentadas em papéis - combativos e não-combativos. Esses papéis para os desafios não seriam satisfeitos pela criação e uso de papéis não-combativos?



Espelhado em situações reais, desafios de perícia podem ter regras mais variadas para colaboração.
Um grupo encontra uma armadilha. O Ladino é o único realmente apto a desarmá-la sem que ninguém sofra seus efeitos, mas, devido à natureza da masmorra onde se encontram, o Mago decide ajudá-lo - pode ser uma armadilha mágica, afinal.
O Mago sucede em seu teste de Conhecimento Arcano / Arcanismo, e adiciona um bônus aos testes do Ladino - mas o Ladino ainda encontra dificuldades, passando por um triz pelas primeiras etapas do desafio.
Num segundo momento, o Mago (ou outro terceiro) decide testar a habilidade ou a perícia-chave para desarmar a armadilha (ou percepção? ou intuição?), o que absolutamente não é de seu feitio - e passa, adicionando mais um bônus aos resultados do ladino.

Isso representaria aquelas situações onde alguém leigo no assunto observa a situação de fora e percebe coisas simples que os outros envolvidos falharam em perceber - e alguém que seria um idiota no assunto se torna, repentinamente, um gênio por ter percebido algo óbvio.

Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:Design: Desafios de Perícias
« Resposta #2 Online: Outubro 30, 2011, 04:23:44 pm »
Recentemente, apesar de estar deixando meu site às moscas, eu atualizei ele com um texto sobre Desafio de Perícias (no caso, voltado ao meu sistema). Como ali está basicamente minha opinião, vou linká-lo. Não se irritem, ok?

http://www.underhaven.com.br/artigo.php?id=301


Re:Design: Desafios de Perícias
« Resposta #3 Online: Abril 03, 2012, 12:00:36 am »
Só um adendo.

Vou dá uma opinião na qual não tenho tanta propriedade, porém é mais para reflexão:

No geral não gosto dos desafios de perícias, principalmente quando eles tentam resolver situações sociais fora de combate. tenho a impressão que a mecânica dos Aspectos do Sistema FATE são bem superiores, e quando digo Sistema FATE não falo somente do FATE 3.0, mas de como esses Aspectos são usados em outros sub sistemas de FATE, tal quais : Diaspóra, Dresden Files, Espírito do Secúlo, etc ...
A única utilidade que percebo nos desafios de perícias é quando são usados de forma concreta em desarmar armadilhas, abrir fechaduras, fuga de um desmoronamento, etc..., em condições mais "físicas" e não sociais.
Nas situações sociais, sinto que os desafios criam uma camisa de força em torno dos jogadores, aonde eles ficam tentando adivinhar quais são as perícias primárias e o que o mestre quer , e o pior é quando o mestre entrega essas perícias primárias de graça, logo não é desafio algum.
A melhor versão dos conceitos de desafios de perícias está no Rules Compedium.
« Última modificação: Abril 07, 2012, 08:52:30 am por Doneone »