Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Madrüga

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 152
46
Dicas & Ideias / Re:Como não criar um mundo
« Online: Fevereiro 19, 2015, 02:16:46 am »
-Do lado do RPG: Bardos. A origem de seus poderes são descritos como vindo de histórias, poesias e semelhantes. E só. Que histórias são estas? Ninguém sabe. Por que só o personagem é capaz de aprender estes poderes ao invés de todo mundo que conhecer as histórias ser capaz? Ninguém sabe. Que efeitos que estas pessoas com violas mágicas tem no universo? Ninguém sabe.

Magos e clérigos e semelhantes podem ter descrições detalhadas de seu local na sociedade, a estrutura de suas sociedades e a natureza da magia em geral. Bardos? Aqueles caras que tem poderes mágicos de tão bem que tocam, mas que parecem desaparecer da memória coletiva quando não estão na taverna ou no grupo.

Aí já acho implicância sua. Várias culturas têm esse elemento do contador de histórias, do cantor, do aedo... e a questão é que ele representa a memória cultural de sociedades pré-escrita e mesmo nas que já escreviam: esse itinerante vagava pelos lugares e irradiava lendas, folclore e novidades em um tempo sem modos muito eficientes de comunicação à distância.

Conta-se que alguns aedos sabiam épicos inteiros de cor, mas não só "sabiam a história", como você diz, o que não confere assombro nenhum: eles sabiam as histórias palavra por palavra, canto por canto, em verso e rima e epíteto (o próprio verso sendo um recurso mnemônico com o benefício óbvio de melhorar a contação da história). É completamente diferente ouvir a história vinda de um bardo assim do que de um velho bêbado na sarjeta.

Quando as histórias foram finalmente escritas, ninguém de fato se lembrava daqueles que a transmitiam (tanto que muitos acreditam que Homero nem existiu de fato, só precisavam de um nome para dizer que alguém havia composto um corpus de lendas que circulavam por toda a região). Por vezes um autor era atribuído, mas isso é posterior.

Diversas outras culturas e mitologias acreditam no poder da música e/ou das palavras. Pense ainda no poder da performance versus simplesmente "saber a história", ou mesmo no poder da composição de uma música ou poema com palavras, ritmo, sílabas, rimas, cadência versus "falar alguma coisa".

O cantor itinerante tem um papel definidíssimo na sociedade. Engraçado você falar de magos quando, bem, eles não existem... e ignorar completamente que em povoações pré-escrita ou pré-imprensa as notícias, a cultura, o folclore e até a religião só podiam se movimentar através dos mensageiros viandantes que justamente cantavam, recitavam e pregavam.

47
Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Fevereiro 18, 2015, 04:57:16 pm »
Madruga/Myako - O livro de que falei é o Homo Ludens, do Johann Huizinga, facilmente encontrado em bibliotecas, ou para comprar nos sites como estante virtual e que tais.

[attachimg=1]

- Trilogia Mistborn, os nascidos das brumas (é, a tradução é boba)- Brandon Sanderson.

Ué, você queria o quê? "Brunatos"?

48
Dicas & Ideias / Re:Como não criar um mundo
« Online: Fevereiro 18, 2015, 02:59:39 pm »
O Comum. O idioma que todo mundo fala. Todas as pessoas de todos os lugares se entendem. Quando você pensa em pequena escala, sei lá, em nível continental, isso pode até se sustentar, ainda que possa existir problemas de comunicação por causa de regionalismos. Especialmente em cenários de RPG, o Comum é tratado como um idioma que todo mundo fala fluentemente, e não como uma língua franca de algum lugar que se espalhou pros vizinhos. É a mesma coisa que falar que todo mundo sabe inglês porque aprendeu no ensino fundamental, no Brasil. O problema é mais grave geralmente em ficção científica, onde pessoas de PLANETAS diferentes conversam como se tivessem crescido juntas falando a mesma língua desde bebês. Evidente que tudo isso geralmente é pra facilitar na narrativa, ou na interação dos jogadores, caso seja um RPG, só que eu nunca tive muitos exemplos em que isso fosse realmente um problema a ser resolvido.

Eu entendo que muita gente quer só "facilitar as coisas" (e nisso perde mil oportunidades de situações legais com problemas de idioma), mas muitos simplesmente não ENTENDEM que as coisas não são assim. Tipo noções do que é pidgin, do que é língua franca, do que é crioulo, língua de contato, sei lá. Tem tanta coisa tão rica, mas acabam passando em branco.

Eu adicionaria:

A síndrome do NPC fodelão: quando muito tempo é perdido se delimitando como um NPC é incrível ou como várias coisas giram em torno dele, e ele é de nível 100, e olha a lista de magias dele, mas olha como a espada dele é invencível e

49
Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Fevereiro 10, 2015, 10:25:28 pm »
Sou intolerante a lactose, mas se for em pequena quantidade, não me importo. Só complica se for um prato só disso e talz.

E se for um pires cheinho de Leite Lumine?

50
Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Fevereiro 10, 2015, 08:01:07 pm »
(quem não come maionese gente)

Serião que você tá comparando uma FRUTA com um negócio industrializado fedido, que estraga no verão e tá cheio de conservantes?

---

Ovo, pão e afins: necessário.

Bebida alcoólica é responsabilidade de quem for beber. Quem quiser, que leve ou compre lá.

E o menu tá lindo, <3

51
Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Fevereiro 10, 2015, 12:48:41 pm »
(como alguém não come tomate, gente)

Eu não gosto só dumas coisas específicas, tipo maionese, vinagre e atum. São coisas intragáveis pra mim.

Não vou falar de bebida, porque acho que só vai rolar leite com pera e Ovomaltino, certo?

52
Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Fevereiro 09, 2015, 08:06:07 pm »
COISA IMPORTANTE: como é a situação de pernilongos/borrachudos lá?

53
Clube de Magic: The Gathering / Re:UMC - Ultimate Magic Championship
« Online: Janeiro 24, 2015, 02:01:20 pm »
Estou tentando trazer o Sol pra jogar, gente

54
Clube de Magic: The Gathering / Re:UMC - Ultimate Magic Championship
« Online: Janeiro 22, 2015, 02:57:45 pm »
Joga aí, cara. Não deixa jogadorzinho cuzão quebrar o clima. Será que seu estagiário viu que isso aqui tá jogando t2?


55
Clube de Magic: The Gathering / Re:UMC - Ultimate Magic Championship
« Online: Janeiro 22, 2015, 11:25:42 am »
Eu estou dentríssimo, saudades do Tribal Wars!

56
Apresentação / Re:oi gente eu sou o oledl
« Online: Janeiro 17, 2015, 12:16:06 pm »
Deram leite direto da vaca pro Led ao invés de desnatado, deu nisso.

57
http://www.reddit.com/r/asoiaf/comments/2rtcaa/i_went_to_the_cushing_library_and_went_through

Alguém viu esse manuscrito onde o GRRM diz que o Coldhands NÃO é o Benjen Stark? Será que sim? Será que não? Será que ele mentiu pra guardar a surpresa?

58
Off-Topic / Re:Sobre o Caso AllefRPG
« Online: Dezembro 19, 2014, 07:58:25 pm »
Só vou protestar que o site de lá é muito mais bonito que esse aqui.

:frenzied:

59
Off-Topic / Re:Sobre o Caso AllefRPG
« Online: Dezembro 18, 2014, 02:50:20 pm »
E hey, eu tenho que parabenizar o Allef

Você só quer parabenizar o Allef porque ele é seu completo oposto: ele é uma pessoa fingindo que são quarenta, e você é quarenta pessoas fingindo que são uma só.

60
Off-Topic / Re:Sobre o Caso AllefRPG
« Online: Dezembro 18, 2014, 02:47:37 pm »
Cara, vim aqui por indicação de outros usuários (risos), e só preciso dizer:


Eu não sei quanto aos outros, mas eu costumo me exaltar DEMAIS no meio das situações e depois vou esquecendo. Guardar rancor é besteira, e realmente parece que a coisa foi feia. Hoje, de longe, parece tudo exagerado e eu nem tou ligando. Nem chamo de perdoar, tou tranquilão na situação.

Como todo mundo disse, sei como é ter um amigo assim, etc etc. Mas eu sempre penso que aí não é uma questão de caráter ou falsidade, mas tem gente que é meio pancada da cabeça, sabe? Acho que a realidade funciona de maneira diferente quando você é meio mitômano ou quando você começa a enganar tanto a si mesmo quanto o Allef aí na história. A cabeça das pessoas que têm esses problemas é completamente diferente, acho.

No final das contas, acho uma pena. Uma pena porque o Allef pessoalmente é um cara legal (mas gente mitômana, sociopata e afins muitas vezes são), ele tinha uma vontade de fazer coisas, fazer acontecer, e tal. É meio deprimente que, no final das contas, ele seja esse espetáculo do grotesco, essa caricatura tristonha e solitária que foi capaz de se enredar tanto numa ficção que deve ter iludido a si mesmo no processo.

No mais, cola aí, vamos agitar a Spell que ela tá meio murcha ultimamente!

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 152