Novamente discordo Vincer
Você me disse que só jogo assim por que já sou um jogador veterano e tudo o mais (concordo)
O que você esqueceu-se de mencionar é que o jogador iniciante provavelmente não ira procurar o jogo/hobby do RPG sem um grupo de jogo ou jogador mais experiente, ou normalmente ele é apresentado ao jogo por varias outras fontes/mídias alternativas (Internet, quadrinhos, livros e filmes) e já começa sua jornada de descobrimento do jogo com certa bagagem de conhecimento
Um iniciante normalmente é incentivado a jogar de acordo com o tipo de grupo que ele começou a jogar
Em um dos grupos que costumo jogar, temos alguns iniciantes (dois na verdade) eles começaram na 4th edição de D&D (Em 2008), vamos analisar personagens construídos pelos mesmos, vamos ver se os livros da 4th edição + livros de cenário + mestre exigente + bagagem de conhecimento prévio nos permite criar (de acordo com vocês bolas de combate e nada mais).
Personagem 1 – Eberron D&D 4eDraken Griss
Ele é um guerreiro mercenário, desertor dos exércitos de Karrnath, um combatente de elite e ex-membro da Garra Esmeralda, exercito mercenário do seu país.
Draken é um homem procurado por sua nação, ele foi considerado um traidor dentro da mesma.
Quais os motivos levaram Draken a desertar de sua nação? Ele cometeu algum crime? Teria o mesmo descordado dos rumos políticos de seu país? Várias perguntas rodeiam a vida do poderoso guerreiro Karrnath!
O Guerreiro grandalhão é um homem bem humorado e simpático, um viciado em diversão de todos os tipos. Desde que se tornou mercenário e passou a lutar contra a própria nação, ele vêm mergulhando no vicio do álcool e adora passar o tempo gastando todo o dinheiro das missões em festas peculiares, geralmente nos distritos da luz vermelha de Sharn. Não se sabe se Draken faz isso por amargura ou por que o mesmo adora este tipo de vida.
Personagem 2 – M&M 3e paragonsO VIAJANTE
Identidade: Wesley Wallace.
Origem: Wesley Wallace é um dedicado marido, detetive sargento do Departamento Polícia de Nova York na Divisão de Homicídios de Manhattan, torcedor do New York Mets, e fã de cachorros-quentes. Isso descreveria um policial típico de Nova York, mas não há nada típico em Wesley Wallace: este nem ao menos é seu nome verdadeiro.
Seu nome real é Zekkis, Agente Especial de 2° Grau da ATAC - Agência Transdimensional de Assuntos Criminais. Dez anos atrás, ele foi responsável por caçar os piratas interdimensionais liderados por Proteus. Num duelo contra as criaturas, ele sacrificou o seu aparelho de transporte interdimensional para enviá-los de volta a Coventry, a dimensão-prisão da ATAC. Após anos esperando pelas buscas, com esperança que seu irmão, Endos, o encontrasse, Zekkis assumiu a identidade de Wesley Wallace e utilizou suas habilidades de transformação para se passar por um humano.
Poderes: Controle de Teleportação Espacial Avançado, Treinamento de Combate Geral, Regeneração Racial, conhecimento dimensional, análise policial, Capacidade de Disfarce Geral.
E lógico que o mestre ajudou na criação dos dois personagens, mais perceba bem como um iniciante esta jogando hoje em dia
Eu me lembro da época que comecei a jogar (AD&D) e meus personagens ironicamente possuíam a profundidade de um pires e os caras que começaram com D&D 4e criam personagens como Wesley Wallace e Draken Griss
Estranho não? Qual seria a explicação disso? Não seria maturidade do Hobby?
Obs: Este assunto de poderes diários já foi amplamente discutido na Spell antiga, pelo amor de zeus
Obs 2: O sistema de atributos da 3e e extremamente semelhante ao da 4e, nos dois sistema pode-se eliminar facilmente os atributos e se utilizar apenas os modificadores (M&M 3e) .
Obs3: As pessoas ficaram de saco cheio da 4e (eu incluso) pós essentials, foi o design essentials que acabou com o sistema e nos levou a erratas absurdas, fluff gordo e desnecessario, crianção de varias classes inuteis, talentos obsoletos e coisas do tipo