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Posts - Arcane

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Online: Abril 27, 2012, 04:24:36 pm »
Iroh, se você reparar, o "sucesso" que você teve com sua campanha 3.5 sem clérigos foi mérito seu e do grupo. Foi um esforço mútuo tanto do DM adaptando os encontros para um grupo sem clérigo quanto do grupo sem clérigo agir com cautela em locais desconhecidos. Agora, se você agir como um DM normal atribuindo encontros normais a um grupo sem clérigo, observe o terror nos olhos de seus jogadores. (sim, exagerei propositalmente :p)

Quanto ao "fracasso" que você teve com sua campanha 4e, também foi responsabilidade sua e do grupo. Eu também tive problemas no início com combates lentos (da mesma forma que tive no início da 3e) e só depois de absorver melhor o sistema é que os jogos desenvolviam de forma bem mais proveitosa.

A questão é que sua experiência pessoal é tão relevante quanto a de qualquer outro jogador aqui no fórum. Você pode até usá-la como exemplo, mas não como fonte de confirmação para suas afirmações.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Heróis Resistentes (artigo traduzido)
« Online: Abril 27, 2012, 03:37:24 pm »
O super descanso restaurador da 4e que vc citou é algo que outros jogadores já alarmaram, mas healing surges não são nem de perto a cura fácil que você cita. Em meio a um combate a falta de alguém com papel de líder é bastante preocupante, assim como nas edições anteriores era preocupante jogar sem um clérigo no grupo.

Se derem um jeito no descanso restaurador, já é um salto e tanto.

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Apresentação / Re:Devo estar fazendo a coisa errada novamente
« Online: Abril 27, 2012, 12:49:37 pm »
Lista de Ignorados? Não sei se me perdi no tópico, mas não entendi pq vc sugeriu isso?

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Off-Topic / Re:Política, tópico permanente
« Online: Abril 26, 2012, 02:28:50 pm »
Já votei nulo em duas eleições. Não me arrependo. Sei que a diferença é a favor de quem tem o foco, mas meu coração ficou aliviado por registrar minha insatisfação. Não havia realmente alguém decente para se votar em minha cidade.

Vou procurar novamente nestas eleições, mas aqui em Campos/RJ é dificil vencer o lobby que a família Garotinho tem a seu favor.

EDIT: Vamos tentar evitar de transformar este tópico em um novo "Religião, tópico permanente".

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Apresentação / Re:Devo estar fazendo a coisa errada novamente
« Online: Abril 26, 2012, 01:13:58 pm »
 :pipoca2:

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Off-Topic / Re:Astrologia auxilia contratação
« Online: Abril 26, 2012, 12:41:34 pm »
simples, cor de espelho!

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Terras Sagradas / Re:Padronização dos reinos
« Online: Abril 02, 2012, 07:11:29 am »
Resumirei Odarân.

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Off-Topic / Re:Sobre as mudanças de Nicknames
« Online: Março 30, 2012, 10:47:55 am »
O oculto pelo menos manteve o nick antigo no título. Tá foda essa troca de nicks constante.

Que na verdade também foi uma recomendação do Eltor umas páginas atrás.

Edit: Ninjado pelo GG, mas me referindo ao que o Lumine disse.

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Off-Topic / Re:Sobre as mudanças de Nicknames
« Online: Março 30, 2012, 10:30:14 am »
Citar
É um off não ligado ao assunto: É por isso que eu adoro a Spell - esse tipo de honestidade vale ouro. 
Ouro para alguns e Ira para outros.  XD

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Online: Março 30, 2012, 10:21:36 am »
Sinceramente, qualquer efeito do tipo "resista ou morra" ou "resista ou foda-se" deveria ser justamente minimizado ou, ao menos, dificultado para ocorrer.

Nunca gostei desses efeitos justamente por serem totalmente anticlimáticos (isso existe?). Dificilmente uso ou permito que meus jogadores utilizem poderes assim, a menos que o contexto seja razoável.

2081
Terras Sagradas / Re:Mapa
« Online: Março 30, 2012, 09:35:27 am »
Assim, não pensei muito na geologia da coisa, mas sei que tem explicação. Só acho que não precisamos discutir mto isso. De qq forma, sim, teoricamente os lagos estariam numa região mais elevada (por estar no topo do vulcão), mas não penso em nada de altitudes quilométricas.

Pelo tamanho do lago, não diria que seria ele todo seria de águas termais. Provavelmente teríamos bolsões isolados próximo de fissuras e seu leito com certeza ocultaria antigas e enormes cavernas de magma, possivelmente direcionando até o centro ativo do vulcão, onde uma sociedade oculta de criaturas das chamas vivem... ... ... ... viajei...

Enfim, até mesmo se dissermos que o lago faz ligação com o mar por algum túnel subterrâneo que corre por todo o continente, eu garanto que há uma explicação plausível e cientificamente atestada de que o nível do mar não afetaria as águas do lago ou sua salinidade baixa. Até justificaria a constante renovação das águas, impedindo que o lago se torne uma banheira fervente.

Tá... no final acabei pensando na geologia da coisa. XD

2082
Dicas & Ideias / Re:Estilo Narrativo
« Online: Março 30, 2012, 08:24:52 am »
Citar
Nunca fui adepto da ideia de "vocês tem a esquerda e a direita, decidam-se!" "Depois de um longo debate, escolhemos a direita." "Na direita tem uma dungeon, mas se escolhessem a esquerda, teriam ma mesma dungeon, sem eles saberem". Ou como dizem, a falsa ideia de liberdade.

Quando eu planejo a aventura, essa falsa ideia é justamente uma das coisas que eu mais trabalho. Nesse ponto eu vejo até como uma necessidade, pois sempre que eu planejo uma aventura é porque ela tem importância real para o tema principal da campanha.

Eu costumo mestrar por improvisação também, geralmente planejando apenas encontros aleatórios e deixando o restante por decisão dos jogadores. Acho que neste ponto, a improvisação é o único elemento onde a ideia de liberdade tende a ser real. NPCs, encontros e aventuras vão surgindo conforme as decisões dos jogadores.

O problema da improvisação é justamente essas pontas soltas. Por isso que um "log de sessão" é sempre indispensável, pois sempre que surge uma destas pontas, anota-se para utilização futura.



Saindo do tema de elaboração da aventura, temos ainda o gerenciamento de personagens e jogadores. Eu gosto de, depois da quinta sessão, tirar um dia de jogo e perguntar para os jogadores se eles estão satisfeitos com os personagens que montaram, se querem alterar alguma coisa (que não influencie o contexto do personagem na campanha), se a definição do background (que eles definem, mas geralmente eu influencio) está adequada dentro da história que eles imaginam, etc.

Acho que uma das coisas mais saudáveis é ter jogadores satisfeitos com aquilo que têm em mãos. Deixar eles à deriva até que encontrem um jeito de corrigir uma escolha errada é angustiante para eles e pode até desmotivá-los na campanha.



Por fim, temos o gerenciamento pessoal. Namoradas, esposas, filhos, etc, são fatores que não podem ser esquecidos de forma alguma. Quando eu estou planejando jogar uma sessão de RPG no domingo a tarde, digo das 14h às 19h, eu faço todo o esforço possível para dar toda a atenção necessária para minha mulher e meu filho neste mesmo final de semana.

Almoço no sábado em família na casa de minha mãe (minha sogra mora em outra cidade), uma tarde do mesmo sábado passeando no shoping e, quando não estou cansado, uma saída a noite na casa de algum amigo em comum para um bate-papo descontraído. No domingo cedo, dou um pulo rápido na praia, só pra sentir a água gelada batendo nos pés e dar risadas das risadas do filho com a água salgada. Quando faço isso tudo, minha mulher fica mais que satisfeita e eu passo o restante do domingo jogando alegremente.

Isso tudo é dispensável se sua mulher/namorada faz parte o mesmo círculo rpgístico que você. Com certeza ela irá curtir uma sessão de RPG da mesmo forma que curtiria essas outras atrações.

2083
Off-Topic / Re:Conar tira do ar propaganda que brinca com Jesus
« Online: Março 30, 2012, 07:42:52 am »
Religião e Raça (cor) são dois fatores onde a linha que define "isto me incomoda" do "isto é um preconceito" muitas vezes é tênue.

Logo, se você deseja caminhar por esta linha, como parece ter sido o caso do comercial, estará sujeito às críticas (válidas ou não) daquele grupo que se sentiu ofendido. Como esta questão do preconceito atualmente tem um peso social muito forte, é previsível que muitas vezes os órgãos reguladores irão pecar pelo excesso.

2084
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Online: Março 29, 2012, 10:52:18 am »
Eu particularmente gostei. Mesmo pensando que o poder escalonado pode gerar bizarrices, pelo menos agora existe a opção de escolha.

Se você tem duas opções, mas uma delas é muito superior a outra, então não há escolha, há uma falsa escolha e o risco de criar uma armadilha pra iniciantes. Considerando que é o Monte um dos responsáveis, existe a possibilidade disso acontecer na DDN.

Vamos torcer pra que não seja o caso.

Então, por isso que no post seguinte eu disse que:

Sinceramente, eu acho que as outras opções de escolhas serão tão boas, ou melhores, quanto aumentar o dano do sneak Attack. Tanto que se o cara quiser fazer esse tipo de otimização vai ter mto a perder. Neste ponto específico eu prefiro dar o benefício da dúvida. Como não sabemos como serão as demais opções, não temos como avaliar seu peso contra sneaks.

 ^_^

2085
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Ataque Furtivo!
« Online: Março 29, 2012, 09:05:32 am »
...apesar de eu odiar a prática de updates constantes que tornam os livros obsoletos em poucos meses...
Off: Foi o que me fez perder a mágica com a 4e... principalmente depois do "big-update-enrustido-4.5 (aka essentials)" tentando enganar jogadores de que era apenas uma nova forma de se jogar e não uma tentativa desesperada de rever o que estava errado na versão original.

On: Sinceramente, eu acho que as outras opções de escolhas serão tão boas, ou melhores, quanto aumentar o dano do sneak ataque. Tanto que se o cara quiser fazer esse tipo de otimização vai ter mto a perder. Neste ponto específico eu prefiro dar o benefício da dúvida. Como não sabemos como serão as demais opções, não temos como avaliar seu peso contra sneaks.

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