Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Bispo

Páginas: 1 ... 3 4 [5]
61
Off-Topic / Um encontro com... Mike Mearls? E não é só isso! [/Polishop]
« Online: Julho 06, 2012, 12:47:25 pm »
É isso aí, saiu no Ebay um encontro com Mike Mearls na Gen Con 2012 por US$ 355. Uma pechincha. Espere, vc também receberá como prêmio a participação numa mesa mestrada por Chris Perkins! É o encontro dos sonhos!

Maiores informações, clique aqui.

PS: Não nos responsabilizamos por maiores frustrações com o DnD Next. Não são permitidos armas de fogo ou armas brancas no encontro com M. Mearls.

62
O tema surgiu de uma discussão em algum tópico por aqui na Spell mesmo, mas agora não me recordo qual.

Percebo que muitas vezes a escolha das armas pelos jogadores (inclusive as minhas) vão além de seu caráter funcional (melhorar acerto/dano e suas correlações). Em detrimento de um dano ou acerto maior, selecionar uma arma também passa pelo "estilo" da mesma, inclusive dentro das variações entre de armas de "uma mão" e de "duas mãos - um martelo de guerra pode ser visualmente mais "belo e legal" do que um machado, ou um AK-47 representa muito mais o conceito do meu personagem do que um FN EGLM 2000.

Então, indo direto ao ponto: que maneira/solução vocês veem para conseguir atrelar a estética de uma arma a seu sistema mecânico? Ou também, essa relação deveria ter importância e/ou impacto no jogo?

63
Vídeo Game / [Serviço Público]Open Beta de Diablo III
« Online: Abril 21, 2012, 12:40:30 am »
Olá,

Pra quem ainda não sabe, está rolando o Open Beta de Diablo III na Battle.net. Vai até segunda às 14h.

É só criar uma conta na Battle.net e baixar uma pacote de cerca de 3GB ("e não é só isso" feat. Polishop).

Brincadeiras à parte, aproveitem

64
Sistemas & Cenários / Classes, para quê?
« Online: Abril 09, 2012, 03:53:21 pm »
Em tempos nos quais uma nova edição de DnD desponta no horizonte, é natural que o conceito de Classe seja debatido. Vide as discussões a respeito espalhadas nos tópicos da própria Spell.

A versão mais recente do jogo, a linha Essentials, define Classe como

Citação de: Heroes of the Forgotten Lands (HotFL), p. 77
Your character's class is a profession or vocation. It determines the kind of adventurer you can become and the types of things you can do in the game

Classe seria, então, uma profissionalização de um personagem, ou o atendimento a uma vocação interna dele. São estes quadros que conferem ao personagem as características que o incluem dentro do mundo de jogo, fazendo com que se assemelhe a uns tipos e divirja de outros.

Para além disso, há junção de um outro conceito importante para o sistema, o de Papel. Segundo o mesmo livro, Papel seria

Citação de: HotFL, p. 34
[...] The main job your character does when the adventuring group is in combat [...] Roles mostly serve as handy tools for buildings adventuring groups
.

Então, atachado ao conceito de Classe está outro conceito que é o de Papel, cuja função primária é servir como referência para a composição de grupos. Num jogo que preza pela cooperação - num certo nível exagerado até - como é DnD 4E, nada de mais normal.




Um outro conceito introduzido no jogo, que ganhou certa popularidade entre os fãs do sistema, é o  de Tema. De acordo com o Dark Sun Campaign Setting, onde o conceito estreiou, temos

Citação de: DSCS, p. 34
A theme is a career, calling, or archetype that might include characters of several different classes and roles [...] A theme describes how and why your character became a hero
.

Não penso que exista uma contradição entre Classe e Tema, mas sim que seus limites não são muito bem definidos. Se a razão de existência de ambos é dar sentido mecânico ao se "tornar herói", o que os justifica? Penso que a resposta esteja no "tempo", ou melhor, no conceito de Nível: o Tema se aplicaria ao que representa o nível 1 na "vida" do personagem, e a Classe no decorrer dos futuros níveis que ele terá. (A interrelação entre ambos é justifável apesar da distância das Linhas do jogo, pois no PHB original já se caracterizava a Classe como uma profissão e/ou vocação).

Mas num sistema DnD-like que abdica dos níveis, existiria algum lugar para Classe

------------------------------------------------------------------------------------------

Versão tl;dr = Num jogo que tem como base o d20 system, mas que não faz uso de níveis, para quê ter Classe?

------------------------------------------------------------------------------------------

Tenho dois motivos para esta questão. O primeiro é que tanto Classe quanto Nível como elementos estruturadores do sistema, penso eu, são muito limitantes, no sentido de que a matriz classe-nível e suas implicações restringem a elaboração de personagens. Por exemplo, pensando em DnD 4e: ao mesmo tempo que a Classe determina o que é possível que cada personagem faça, num pacote pré-estabelecido, o Nível determina quando estas habilidades são adquiridas. Não é uma questão de "poder" simplesmente, e sim de limitação: meu guerreiro não pode aprender a conjurar uma bola de fogo porque, bem, a vocação dele é ser uma homem de armas.

O segundo motivo é que estou ajudando a montar um sistema caseiro de regras - caseiro mesmo, para atender somente as necessidades do meu grupo - e, após jogar The Elders Scrolls V: Skyrim, fiquei pensando o por quê de não implodir o sistema de classes. (A preferência por DnD é somente por termos maior familiaridade com o sistema).

65
Vídeo Game / Qual sua vergonha relacionada a Jogos?
« Online: Abril 07, 2012, 09:35:11 am »
Vi esse assunto na IGN e resolvi trazer pro fórum.

Pensando em video-games, do que você tem vergonha na sua "carreira" como jogador?

Fazendo coro ao posto original, eu também nunca joguei Final Fantasy VII. Aliás, nunca joguei qualquer Final Fantasy. Sinceramente, não sei isso é bom ou ruim, mas convivendo com as pessoas da minha geração (aqueles nascidos entre a "Redemocratização" do Brasil e a queda do muro de Berlim), sinto-me meio deslocado, perdendo as referências. Afinal a maioria jogou FF, principalmente o VII.

Outra coisa que é meio embaraçosa, e essas meus amigos tiram sarro MESMO, é que não sei por que eu não consigo jogar jogos de corrida sem virar/mexer o controle. Cara, pra mim é impossível mantê-lo numa posição. Engraçado que é só com jogo de corrida (desses Need for Speed, Gran Turismo da vida).


E você, qual seu dirty little secret ligado aos jogos? Vale falar de tudo, só não vale dizer que achava Tíbia melhor que Diablo - isso não foi uma confissão, ok?  :P

66
Linha Direta / Spell Mobile
« Online: Abril 04, 2012, 07:57:53 pm »
Olá,

Há a intenção ou a possibilidade de desenvolver o ambiente da Spell para navegadores de celulares/tablets? Pergunto, pois esses dias tentei acessar a Spell via browser do celular e bem, não foi uma experiência muito boa.

Tendo em vista que este tipo de opção está cada vez mais em voga hoje em dia, deixo aí a questão.


PS: Só deixando claro que sou totalmente leigo no assunto, não sei como fazer isso ou quanto de esforço/dinheiro isso acarretaria. É só uma pergunta mesmo, não uma cobrança.

67
Terras Sagradas / [Reino]Tervat - Brainstorming
« Online: Abril 01, 2012, 11:54:22 pm »
Olá,

Tervat: o que é, como vivem, do que se alimentam, hoje no Globo Repórter.

Brincadeiras à parte, Tervat sempre foi, a meu ver, um ponto nebuloso no Terras Sagradas. O lugar vagamente descrito, parcialmente conhecido, mas que tem importância para o cenário.

Enfim, gostaria de saber como vocês enxergam este império (?), o quê esperam dele e, principalmente, como imaginam as relações dele com o resto do ambiente. É um tópico de brainstorming mesmo, para pensar como desenvolver esta região/nação, visto que ela tem lugar de destaque (?) no Terras Sagradas.

68
Sistemas & Cenários / [4e] Gish
« Online: Novembro 27, 2011, 12:19:29 am »
Olá,

Tenho um jogador numa mesa de DnD 4E que quer porque quer jogar com um gish. Ele começou com um Swordmage, mas não curtiu muito a linha defender da classe. Alguém tem experiência com essa nova classe que saiu (blade-não-sei-o-quê) ou outro tipo de gish (hexhammer, etc.)? Outras sugestões são bem-vindas!

Páginas: 1 ... 3 4 [5]