Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Bispo

Páginas: 1 2 3 [4] 5
46
Dicas & Ideias / [D&D 4e e 13th Age] Reinterpretando Minions.
« Online: Junho 02, 2013, 07:47:42 pm »
Hey, Dungeon Master!

Cansado de seus minions caírem que nem folhas no outono? De ter que rebalancear o encontro porque a turba ameaçadora foi dizimada ainda na rodada surpresa? De seus minions serem apenas uma Bag of Rats, com a diferença que é você quem os esparrama pelo campo de batalha?

E você, jogador?

Frustrado por desperdiçar aquele crítico num minion? De você não-controller ter que se restringir aos at-wills por considerar que não vale à pena gastar um poder de encontro ou diário num minion?

Seus problemas se acabaram-se!

(click to show/hide)

Proponho aqui um maneira para contornar os problemas apontados acima relacionados aos minions (que é relativamente comum entre os jogadores, como visto numa rápida pesquisa no Google). De fato, Minions foram uma grande sacada do game design da 4a. edição de Dungeons and Dragons, criando um tipo fácil de ser administrado dentro do jogo que representa aqueles oponentes mais fracos, que singularmente não oferecem perigo, mas que em turbas e/ou combinados com outros tipos de inimigos, podem ser um risco considerável para os personagens jogadores.

Acontece que, com desenvolvimento da 4e e a miríade de opções dadas aos jogadores, os minions parecem ter perdido sua essência: serem oponentes relevantes nos encontros. Afinal, se sua presença não causa um impacto mínimo, mesmo na economia de ações, para que tê-los em mesa?

A solução que proponho é inspirada no 13th Age, o RPG de fantasia medieval de Rob Heinsoo e Jonathan Tweet. Nele há o "Mook", que nada mais é que o conceito de minion aplicado naquele cenário/sistema. No entanto, ao invés de lidar com cada elemento individualmente, mooks são agrupados num "pool" de pontos de vida, onde cada um dos mooks compartilha desses PVs. Por exemplo: temos 4 mooks em mesa e o "pool" tem 20 PVs, a cada 5 pontos de dano na pool (20/4), um minion sai do encontro (morto, gravemente ferido, foge, desmaia, ou seja lá qual for efeito narrativo).

E como isso se aplicaria à 4e? É simples e só precisamos ter duas coisas em mente:

i) Um monstro equivale a quatro minions de seu próprio nível no Heroic Tier, cinco no Paragon e seis no Epic.

ii) "Minion" é um papel secundário dos monstros. Isto é, além do papel que descreve a tática de combate usual do monstro (artillery, brute, controller, lurker, skirmisher e soldier), há também os papéis secundários (elite, solo e minion).

Dito isto, o esquema fica fácil. O "pool" de PVs é determinado de acordo com papel de combate do minion e seu nível, como mostrado na tabela "Monster Statistics by Role" na página 184 do DMG.

Por exemplo: um grupo de 4 minions soldier (CON 14) de nível 4 teria um pool de 42 PVs (8+2[CON]+{4x8}). Assim, a cada 10 pontos de dano causados (42/4, arredondado para baixo) ao grupo, um minion é retirado do jogo.

Caso outros minions sejam incluídos no grupo, é só acrescentar, seguindo o exemplo acima, 10 PVs ao "pool" total. Ou subtrair 10 PVs caso o número de minions desejado seja menor.

Creio que isso possibilite novas experiências para o jogo, na medida em que os minions deixam de ser obstáculos risíveis para os jogadores, muitas vezes meros "baldes de lesmas", e passam a ser oponentes adequados, tornando-se inclusive opções para recursos mais "pujantes" como um poder de encontro ou diário. Isso pode até criar eventos narrativos interessantes, como o guerreiro que, com uma saraivada de golpes, derrubou alguns oponentes e fez seus comparsas fugirem de medo. (Em termos de jogo, o jogador utilizou Rain of Blows [Ftr Encounter 3] e causou, considerando ainda o exemplo anterior de 4 minions, 45 pontos de dano).

De outro modo, também não penaliza o jogador que investiu recursos (como feats, itens ou poderes específicos) para lidar com este tipo de situação. Apenas estes recursos não serão mais "one shot, one kill". Talvez "one shot, some 'kill'".

Por fim, creio que essa ideia não inviabilize a relativa simplicidade de se lidar com minions. A diferença nesse sistema é que a contabilidade de Pontos de Vida é geral entre todos os minions e não individual. Seria como se tratássemos os minions como um "swarm", compartilhando os PVs entre cada um dos integrantes do grupo.

OFF
(click to show/hide)

47
Dicas & Ideias / Kickstarter them ALL!
« Online: Maio 29, 2013, 04:59:44 pm »
... Ou tópico geral para anunciar projetos de financiamento coletivo de plataformas como o Kickstarter, Catarse, etc., e comentá-los.

Hey, mas já tem o RPG Kickstarters!

Sim, mas i) as atualizações dele demoram um pouco e tempo é uma coisa essencial em projetos de crowdfunding, seja para o próprio projeto - seja para os financiadores conseguirem recompensas melhores; ii) não abrange projetos além do Kickstarter; iii) esse tópico pode ser mais geral, envolvendo outros tipos de jogos, como games e boardgames; iv) não precisar abrir um tópico para qualquer projeto lançado.

Visando a objetividade, pensei num modelo simples de apresentação. Como esse:

(click to show/hide)

Pra começar, indico um projeto lançado ontem.

Call of Cthulhu 7th Edition
Período de financiamento: 28 de maio - 29 de junho/2013.
Comentários: Projeto com nome auto-explicativo, é a nova edição do RPG ambientado no universo de Chtulhu da Chaosium. Promete regras atualizadas e novo conteúdo.
Pledges/apoios interessantes: As pledges mais baixas não são lá muito atrativas. Somente a partir de US$35 que se tem acesso aos dois livros propostos (Call of Chtulhu Keeper's Handbook e Investigator Handbook) em pdf. Livros físicos têm despesas de envio não incluídas.


OFF
(click to show/hide)

48
Sistemas & Cenários / [DDN] Ghosts of Dragonspear Castle
« Online: Maio 24, 2013, 03:09:55 pm »
A WotC anunciou hoje um produto exclusivo para a Gen Con desse ano: uma mini-campanha (?) que abrange os níveis 1 a 10 do Next. Confira mais aqui.

Talvez seja esse o tal produto que seria lançado pro concurso de fichas de alguns meses atrás.

Parece que a Wizards entrou na pegada da Paizo ao investir em livros de campanhas (de Pathfinder, lembro do Kingmaker agora). Vamos ver se qualidade é a mesma.

Afinal, é um jogo "developed during the massive public playtest" e que, segundo o Mearls,

Citar
We wanted this to be a product where if your house burst into flames, this is the book you’d want to save

(Beijo, Chris Huth!)

É isso aí. 30 dólares por um RPG inacabado. Pelo menos a capa é bonitinha.

49
Sistemas & Cenários / [DDN] Sobre princípios de design
« Online: Abril 13, 2013, 10:11:23 pm »
Descoberto o princípio de design do DDN



Direto do twitter do M. Mearls

50
Link aqui

Lançamento do "torneio" de design de fichas de personagens para o DDN  - afinal, nada melhor que dar uma chance para os jogadores participarem do processo de criação do jogo, né? É muita camaradagem... - e, no fim do  texto, uma frase que chama a atenção

Citar
Winning entries will be published in an upcoming D&D Next publication to be released in mid to late 2013.

Então o DDN sai ainda esse ano, nesse jeitão lindo dele mesmo?

51
Sistemas & Cenários / Savage Worlds + Steampunk
« Online: Março 23, 2013, 03:56:47 pm »
Que cenários de steampunk para Savage Worlds existem? Sei que tem o Iron Dynasty, mas queria saber de outros.

52
Sei o que a maioria da Spell não está dando muita bola pro DDN, eu incluso, mas saiu algo interessante no L&L de hoje. Na verdade, é mais uma promessa do que virá por aí na quarta-feira, dia 20/03, quando a WotC soltar o novo pacote de playtest.

Nele virão novas classes (Druida, o Paladino, o Ranger), novas magias (voltadas para o suporte do Druida e do Ranger) e algumas alterações no sistema. A principal, a meu ver, é a volta dos ataques múltiplos para personagens de nível alto - em detrimento do martial damage bonus que classes, como o Fighter, ganhavam.

Então, é isso aí. Daqui a alguns dias teremos o Druida e sua Wild Shape, o Paladino e sua montaria, ataques múltiplos pra personagens de nível alto. Ou seja, quarta-feira voltamos ao ano 2000.

PS: Pelo menos perceberam o problema que é pro Ranger ter uma mecânica de Inimigo Predileto/Favorito tão específica (ou só voltada para um bônus qualquer). Sem contar a "des-drizzt-zação" da classe.

53
Dicas & Ideias / Roll20 e outras ferramentas para se jogar RPG via internet
« Online: Março 10, 2013, 02:19:11 pm »
Recentemente, uns amigos e eu resolvemos jogar RPG pela internet. Como comprar uma licença do Fantasy Grounds estava fora de cogitação, nós saímos em busca de outras alternativas.

De cara, uma boa era o Tableforge. Mas como ele foi descontinuado, migramos pro Roll20.

Basicamente, o Roll20 é uma mesa de jogo virtual multissistema baseada no navegador. Nele vc cria a sua campanha (com mapas, por exemplo) e convida os jogadores para a partida através de links. Confesso que sou bem iniciante ainda com a ferramenta, mas já vi que ela tem muitos recursos interessantes (como macros, que podem catalogar e arquivar ataques de personagens, por exemplo). Ela tem suporte à voz e video, embora também possa ser lançada via Hangout do G+. Estou bem empolgado com essa nova maneira de jogar. Ah, e ele é gratuito (mas contém recursos não-essenciais que vc pode comprar, como mapas e tokens).

É isso. Alguém também já usou o Roll20 ou outro programa pra jogar via internet (Fantasy Grounds ou mesmo o antigo Tableforge)? Algumas dicas sobre como proceder nesse tipo de "ambiente"? Por exemplo, um dos jogadores sentiu dificuldade em interagir com os outros. Ideias sobre o assunto?

Aliás, será que este tipo de ferramenta é viável para diversos sistemas, como Dungeon World, que tem um pegada mais narrativa?

54
Vídeo Game / Star Wars The Old Republic
« Online: Fevereiro 26, 2013, 03:21:23 pm »
E aí, alguém aqui joga SWTOR? Se sim, em qual server?

Tenho um Sith Marauder 12 no The Shadowlands.

Podemos combinar para fazer as Heroic Missions e Flashpoints.

Maiores detalhes sobre SWTOR, aqui

55
Dicas & Ideias / It's magic!
« Online: Janeiro 23, 2013, 08:33:08 pm »


Citação de: Dicionário Priberam de Língua Portuguesa
magia
s. f.
1. Religião dos magos.
2. Produção de actos extraordinários e sobrenaturais.
3. [Figurado]  Encanto; fascinação.
magia branca: arte de aproveitar os segredos da física, da mecânica, etc., para produzir efeitos surpreendentes.
magia negra: bruxaria ou evocação dos mortos.

Citação daqui


Olá,

Na opinião de vocês, do que é composto um bom sistema de magias num RPG? Isto é, como a "produção de efeitos extraordinários e sobrenaturais" fica interessante? Que exemplos vocês podem dar de sistemas de magias bem feitos em jogos de RPG? 

56
Sistemas & Cenários / [SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Online: Dezembro 20, 2012, 11:54:52 pm »
Olá,

Estou pra iniciar uma campanha de Star Wars ambientada algumas décadas pós-episódio VI. A intenção é fazer um Jensaarai juggernaut: um combatente corpo-a-corpo primário, com boa movimentação e proteção, capaz de fazer uso da Força.

Inicialmente, pensei nesta progressão (baseada no Jensaarai Commando do RadicalTaoist no CharOp)

(click to show/hide)

Nos níveis finais, estou em dúvida quanto a continuar com a progressão com Elite Trooper ou pegar o Officer. Ambos têm BAB 1:1, mas um oferece DR 4 e outro, talents decentes.

É isso aí. Pensei num personagem que faz bom uso de armaduras, tem força (usando um vibro-ax como arma corpo-a-corpo) e com alguns poderes da Força pra complementar (Battle Strike, por exemplo). É tipo um Areo Hotah espacial. :P

O que dizem? Aliás, qualquer dica sobre o SAGA, fiquem à vontade. Sou novo no sistema e não manjo quase nada.

PS: Se ajudar, o grupo até agora tem um miraluka "pistoleiro", um scout e um jedi explorador/"caçador de tesouros".
PPS: Só vale o Core, i.e., o livro básico do SWSE.

57
Sistemas & Cenários / [DDN] 20 níveis de pura alegria
« Online: Dezembro 18, 2012, 04:09:35 pm »
Saiu ontem de madrugada, horário local, o novo pacote de playtest do DDN.

Basicamente, as novidades giram em torno dos agora 20 níveis de progressão. Clérigos, Guerreiros, Ladinos, Monges e Magos dão bem-vindas às novas opções. Ou nem tanto.  À exceção dos Monges e seus truques (na maioria xexelentos, como de praxe), olhar pras tabelas de progressão das classes é bem tedioso: vários níveis vazios ou cuja mudança é mínima. Tá certo que conjuradores ganham sempre novas habilidades por nível, dado seu subsistema de jogo próprio ("it is MAGIC"), mas de resto.. vocês já sabem.

Reformularam o Ladino de novo. Ele não tem mais manobras.  Ele tem "Skill tricks". Que são a mesma coisa que manobras, só que embutidas na descrição do Ladino. Aliás, tanto o Ladino quanto o Guerreiro ganharam um "boost" de combate a partir do nível 11. Mas, à primeira vista, não é lá essas coisas.

Sobra o restante do material: monstros adequados aos novos níveis (gostei de dar variações a alguns monstros, embora sejam, na verdade, re-adaptações), magias até o nível 9, um aventura pronta pra personagens a partir do nível 14.

Mas é isto aí: BBEG de volta, mundanos na porrada e conjuradores destroçando o mundo com uma palavra.

Aproveite aqui

58
Sistemas & Cenários / E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Online: Novembro 13, 2012, 06:34:58 pm »
Sinceramente, não sei qual é a popularidade do monge entre os jogadores de DnD. Confesso que desde que comecei a jogar, em idos da 3.0, nunca tive muita consideração pela classe.

Mas eis que ele aparece no playtest do DDNext. Resumo: Expertise Dice, Ki, Shenanigans & MAD. Bem-vindo de volta, senhor-que-apanhou-de-um-bárbaro-nu?

59
Dicas & Ideias / RPG e Crowdfunding
« Online: Agosto 04, 2012, 10:07:57 pm »
Iniciativas de financiamento colaborativas estão na ordem do dia. Mais e mais, sites como o Kickstarter vem verdadeiramente jorrando projetos das mais variadas áreas em busca de interessados na sua realização. E o RPG não ficaria de fora desta.

A demanda parece ser tanta que o pessoal da En World dedicou até um aglutinador para esses projetos, o rpg kickstarters. De fato, segundo este tópico, houve nos últimos meses, pelo menos 74 iniciativas do tipo no Kickstarter.

Com o recrudescimento da indústria em geral tanto nos mercados americano quanto brasileiro, seria esta o novo caminho para futuras publicações de RPG?

Confesso que muitos dos projetos não me atraem. No entanto, um ou outro chamam a atenção: por exemplo, fui backer de Shadows of Esteren (um RPG medieval de horror). Mas só fiz isso depois de dar uma olhada no original francês.

E aí, como vocês vem esta profusão de RPGs financiados colaborativamente e seu contraste com as formas tradicionais de se desenvolver um?

60
Off-Topic / Podcasts - Recomendações
« Online: Julho 16, 2012, 11:38:06 am »
Ok, não sou fã de podcasts. A ideia de um grupo de pessoas ficarem discutindo alguns assuntos em episódios gravados e que vc pode ouvir de acordo com sua vontade é boa, mas a execução nem sempre. Muito drama, ineficiência e mimimi.

No entanto, por interesse na discussão de desenvolvimento de sistemas de rpg (e enjoar das músicas atuais do player), deparei-me com dois episódios do Tons de Cinza sobre o assunto. Pros curiosos, são este e este.

Isso me fez pensar se não existem bons podcasts por aí e que vocês recomendam. Pode ser de qualquer assunto.

E aí, que podcasts vocês ouvem?

Páginas: 1 2 3 [4] 5