Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Tópicos - Bispo

Páginas: 1 [2] 3 4 5
16
Sistemas & Cenários / O "novo" Ranger
« Online: Setembro 12, 2016, 02:47:02 pm »
Eis que, finalmente, saiu a versão revisada do Ranger. Ela está disponível aqui.

Pelo que li, melhorou muito a classe (principalmente o Beast Master -- agora Beast Conclave). Ainda manteve o Favored Enemy, mas pelo menos Natural Explorer agora não é tão limitado. Fora o Hit Dice (que na minha opinião deveria ser 2d6 e não d10) e outras coisas mais de gosto pessoal, parece uma classe mais funcional.

Os designers demonstram também que, quando querem, podem fazer não-conjuradores completos minimamente interessantes. Inclusive adicionando mais opções (o Stalker Conclave, mais voltado ao Underdark).

PS: Ao explicar os motivos de retirarem "Multiattack" das habilidades dos Animal Companions, Mearls e time comentam:

Citar
Project Multiattack across an entire adventure, and an animal companion runs the risk of outclassing the fighters and barbarians in the party.


Que bacana se eles tivessem pensado nisso na hora de elaborar o Tempest/War Cleric e outros conjuradores completos. :P

17
A Cubicle 7 anunciou hoje para valer o Adventures in Middle-earth Player's Guide. Basicamente, é a adaptação de Senhor dos Aneis para o DnD 5e via OGL.

Como eu não joguei o The One Ring, sistema da C7 também ambientado no cenário, gostaria de saber de quem tem experiênia no assunto o que espera disso. Principalmente na comparação entre o sistema atual do TOR e o que foi anunciado para o AitME. (ex. Fellowship Phase, classes)

18
Design & Desenvolvimento / [5e] Priest: an alternative Cleric
« Online: Julho 04, 2016, 06:18:11 pm »
Aproveitando que estava com a mão na massa, segue uma alternativa ao Clérigo vanilla do PHB.

Nunca curti a maneira com os clérigos foram implementados em D&D. Tanto do ponto de vista teórico-filosófico (vc é exclusivamente um servo dos deuses e pronto), quanto do ponto de vista mecânico (clérigo porradeiro, clérigo da natureza, clérigo da magia, etc. -- Guerreiros, Druidas e Magos já estão aí, pô. Além disso, e os Paladinos?).

Confesso que a minha visão é mais antropocêntrica, mas aí outras classes podem dar conta de outros aspectos para outras raças (Bardo e Druida, por exemplo).

Bom, é isso. Comentários, críticas e sugestões são, como sempre, bem-vindos!


19
Design & Desenvolvimento / [5e] Warrior: an improved Fighter
« Online: Junho 19, 2016, 01:31:11 pm »
Antes de tudo, desculpem pelo título em inglês. A intenção passa longe do pedantismo, e tem mais a ver com interpretações conceituais dos termos "Warrior" e "Fighter", bem como a tradição de suas traduções no contexto lusófono. Se tivesse a liberdade de redefinir do zero essa tradição, o título do tópico seria algo como "Guerreiro: uma versão aprimorada do Combatente".

Bom, após cerca de dois anos do lançamento da Quinta edição do DnD, milhares de discussões internet afora sobre o assunto (na Spell inclusive), diversas tentativas de se concertar a classe, e horas de jogo, apresento para apreciação crítica da comunidade minha versão do Fighter. Ele ainda não foi testado em mesa, mas pretendo fazê-lo em breve. Sintam-se livres para utilizá-lo também.

Antes de postar o link do arquivo, algumas outras observações: eu o redigi em inglês porque como não há uma tradução oficial da Quinta edição para o português, preferi me ater aos termos oficiais e originais. Daí para não fazer uma salada de línguas, preferi escrever o material todo em inglês. E não liguem pro layout "chapado", é uma versão de trabalho ainda. Quando tiver polido a classe o suficiente, faço (ou peço para alguém mais capacitado porque sou uma negação nisso) algo visualmente mais agradável. E, por fim, desculpem se houver erros de digitação. Estou num computador bem meia-boca -- a tecla de "Espaço" e o "E" não funcionam direito. :P

Sem mais delongas, segue o link: https://docs.google.com/document/d/1dkSHwUg18BEJgZWCT3UXfag80FlwlriJBF1QIoQB0nA/edit?usp=sharing.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos ;)

PS: Podem comentar diretamente no arquivo ou aqui, acompanharei os dois canais.

20
Sistemas & Cenários / [5e] Bardo, Multiclasse e Magical Secrets
« Online: Junho 13, 2016, 12:42:57 am »
Considerando o build Paladino 6/Bardo 14, é possível ter uma magia de 9o. nível usando Magical Secrets?

Explico: o build tem 1 slot de magia de 9o nível (3 pelos níveis de Paladino + 14 pelos níveis de Bardo, 17 níveis de conjurador no total), conforme a tabela "Multiclass Spellcaster: Spell Slots per Spell Level", PHB, p. 165). No nível 14, o Bardo ganha a característica Magical Secrets que diz:

Citação de: PHB, p. 54
Choose two spells from any class, including this one. A spell you choose must be of a level you can cast, as shown on the Bard table, or a cantrip.

Pela tabela de progressão da classe, no nível 14, o Bardo conhece magias de até 7o. nível. Mas, no caso do build que apresentei acima, ele teria acesso a slots de 9o. nível de magias. Ou seja, tecnicamente, com Magical Secrets o Pally-ard poderia conjurar uma magia de 9o nível.

É isso, ou estou super-interpretanto a regra?

21
Dicas & Ideias / Um cenário, diversos sistemas
« Online: Novembro 03, 2015, 05:25:47 pm »
Estou pra fazer uma experiência com meu grupo: ter um cenário base, mas cada arco de história (ou sessões) serem jogados com um sistema diferente. A ideia é experimentar como o jogo reage às particularidades de cada sistema tendo uma base mais sólida de comparação para, no fim, ver qual nos agrada mais. (Isso também serve para eu por em uso os livros que tenho aqui pegando poeira/esquecidos nos confins do HD).

Alguém já fez isso (ou tentou fazer) e pode falar um pouco do que aconteceu?

22
Dicas & Ideias / Resumão da Gen Con 2015
« Online: Agosto 06, 2015, 09:57:04 pm »
Alguém aí pode fazer (ou indicar um bom) resumão da Gen Con desse ano, por favor?

23
Sistemas & Cenários / [DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Online: Julho 07, 2015, 07:47:36 pm »
Queimei minha língua: saiu hoje o primeiro material oficial de DnD 5e/Next voltado exclusivamente para psiônicos. É a coluna do Unearthed Arcana deste mês.

De maneira geral, ela apresenta:

i) um histórico pros psiônicos em DnD (com aquela historinha de Far Realm);

ii) conceitos gerais da mecânica de psiônicos (disciplinas, psi points, interação entre psiônicos e magia, entre outros)

iii) uma nova classe, o Mystic. Basicamente ele é o chassi onde os conceitos de Psion e Psychic Warrior/Battlemind são desenvolvidos por meio das ordens psiônicas e suas disciplinas. Por ora, a classe vai até o nível 5 e apresenta uma mecânica própria para os poderes psiônicos, que me lembraram a estrutura do XPH da 3.X (embora seja possível reconhecer a 4e também). 

Teria que testar em mesa para ter uma ideia melhor de como as disciplinas funcionam, mas dessa leitura rápida, posso dizer que as disciplinas da Order of Awakened são extremamente versáteis (e difíceis de resistir, dado que a maioria dos saves dos oponentes é baseado em Inteligência -- geralmente o teste de resistência mais baixo dos monstros) e Surge Action (Celerity, 5 psi points, Order of the Immortal) tem um potencial abusável.


Como a WotC (M. Mearls) gosta de salientar, o material do UA é um tanto cru, com refinamentos ainda a serem feitos. Mas a premissa parece boa. Aliás, aproveite que com um level-dip no Mystic, vc ganha proficiência em qualquer teste de resistência (Save) e de brinde ainda leva disciplinas e psi points.

24
Sistemas & Cenários / [DnD 5e/Next] Errata Oficial do Livro do Jogador
« Online: Junho 11, 2015, 07:34:19 am »
Saiu a errata oficial pro Livro do Jogador de DnD 5e/Next. E a Wizards assumiu o compromisso de incorporá-la nas próximas impressões do livro. Ela também foi incorporada às Regras Básicas disponíveis gratuitamente no site da empresa.

Sobre a forma

Embora possua 49 entradas, parece que a WoTC se esforçou para que elas coubessem numa página somente. Talvez para evitar o efeito "errata 4e" com várias páginas. E, bom, não sou estatístico para aferir algo preciso sobre esse número, mas é curioso pensar que um sistema que passou por um playtest tão longo - pelo menos um ano de playtest público -- tenha tamanha quantidade de correções/clarificações a serem feitas.


Sobre o conteúdo

Quanto ao conteúdo, as entradas vão desde pequenas correções textuais (como ler "Destructive Wave" ao invés de "Destructive Smite" na lista de magias de 5º nível de Paladino) e clarificações sobre o uso de armas de duas mãos (e sua interação com magias com componentes V, G e S, por exemplo), a reinterpretação das regras que impactam bastante o jogo, como a definição de Ataque Desarmado/Unarmed Strike e Esconder-se/Hiding. O último reforça o feeling de GM Empowerment da edição, o primeiro faz repensar toda uma classe (o Monge) e inviabiliza outras (um Battle Master que use ataques desarmados ou alguém que tenha acesso às Manobras/Maneveurs dele e queira usar ataques desarmados, já que elas requere uso de "instrumentos" com o descritor "Weapon"/"Arma").

EDIT: Confira meu post abaixo para maiores clarificações sobre o tópico de Ataque Desarmado.

E surpreso ainda de não ver outras correções mais urgentes, como sobre Contagion ou o Beastmaster (mas talvez esta última requeira um artigo do Unearthed Arcana inteiro dedicado a ela, embora eles já tenham dado alguma atenção nesta errata).

25
Dicas & Ideias / Sistema/RPG Investigativo
« Online: Maio 31, 2015, 04:31:11 pm »
Olá,

Recomendam algum sistema e/ou RPG para cenários investigativos que emulem o gênero policial/suspense/thriller de narrativa (estilo Se7en, Silêncio dos Inocentes e True Detective)?

Pensei nos dois ligados ao Mythos: GUMSHOE, usado em Trail of Cuthullu, e o original de Call of Cuthullu, mas queria conhecer outros.

26
Sistemas & Cenários / [D&D 5e] Sage Advice (18/05): Feats
« Online: Maio 20, 2015, 05:05:13 am »
Pra quem não viu, o Jeremy Crawford falou um pouco sobre a intenção dos designersem relação a alguns Talentos/Feats do D&D 5e/Next  (especificamente: Crossbow Expert, Lucky, Magic Initiate e Polearm Master). Segue o link para o Sage Advice (18/05).

Embora alguns esclarecimentos sejam bem-vindos, as voltas para sustentar algumas argumentações quanto às regras (a questão da munição para o Crossbow Expert, por exemplo) é intrigante. Ou o sistema tem uma organicidade bem sólida ou ele construiu sua argumentação pelo fim, costurando as relações entre o Feat/Talento e o resto do sistema (o que demonstraria que eles não tinham tanta visão assim quando o propuseram).

Enfim, é o Sage. Pra quem conhece o histórico de argumentações dele, já sabe como isso funciona.

27
Dicas & Ideias / Editora de RPG no Brasil: é possível?
« Online: Março 18, 2015, 08:21:31 pm »
Respondendo à pergunta-título: sim, é possível. Só olhar a quantidade de material pipocando no mercado nacional ultimamente (via financiamento coletivo ou não).

Mas daí mesmo que veio também a dúvida: a galera tá sabendo administrar, ou mais simplesmente, ter uma boa ideia do que é bancar uma editora de RPGs no Brasil?

Alguns dias atrás, recebi um e-mail do Guilherme Moraes desculpando-se, de novo, pelos atrasos na entrega dos produtos do Catarse do Savage Worlds (veja, uma campanha bem-sucedida em 2012!). No mesmo texto, o Moraes ainda põe em dúvida, de maneira bem frustrada e frustrante, o próprio futuro da Retropunk.

Na mesma época, troquei umas ideias com um editor/dono de uma dessas novas editoras nacionais de RPG sobre um produto que eles irão lançar em breve e do qual particularmente gosto (pra não entregar, só pense "13 e confirma"). Pareceu-me que, apesar da boa vontade e iniciativa, a editora não tem um planejamento em torno do produto. Mesmo o marketing básico deixa a desejar (página no Facebook que mais retransmite conteúdos de outros produtos do que o original para a qual foi criada? Check).

Por fim, a Solar Entretenimento hoje desculpou-se com os apoiadores, dizendo que a entrega do FATE/FAE irá atrasar em relação ao previsto no financiamento coletivo.

E aí, quais as ideias de vocês para uma (boa) editora de RPG no Brasil?

PS: Sobre financiamentos coletivos e atrasos: sim, sei que fazem parte. Diversos fatores contam nessa matemática nem sempre exata (números de apoiadores, grana arrecadada, metas extras alcançadas, taxas/cobranças/preços adicionais, imprevistos [com a gráfica, por exemplo]). E isso vale pros Kickstarters da vida. De maneira geral, não me importo muito com isso. Mas ter prazos irreais (e principalmente valores de recompensa E FRETE) demonstra um pouco de amadorismo e falta de uma avaliação mais séria do produto/iniciativa por parte da empresa por trás do projeto.

28
Dicas & Ideias / Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Janeiro 16, 2015, 07:05:00 am »
De uns tempos pra cá (uns cinco anos pelo menos), muita coisa bacana de RPG tem sido publicada no Brasil: Dungeon World pela Secular, Blood & Honor pela RedBox, o futuro Numenera pela New Order (e que está para lançar Ygdrasill), Savage Worlds pela Retropunk, Guerra dos Tronos e Dragon Age RPG pela Jambô, o futuro FATE/FAE pela Solar, entre outros (EDIT: Não poderia esquecer, claro, do novo Star Wars: Fronteira do Império pela Galápagos). Até mesmo a Devir, famosa por sua letargia no que se refere a lançamentos, publicou o Um Anel em português.

Mas bem, sabemos que o mercado de RPG é maior que essa cena. Pensando nisso, deixo a pergunta: qual RPG (ou produto relacionado a RPG) você gostaria que fosse lançado no Brasil nos próximos anos?

Da minha parte, três RPGs que gostaria de ver publicados por aqui (i.e. compraria se fossem lançados) são 13th Age, Shadows of Esteren e Dragon Kings.

(Também incluiria o DDN/DnD5e, mas até a WotC se posicionar sobre as traduções oficiais, creio que é algo mais distante por ora).

E vocês, qual(quais) RPG(s) gostariam de ver lançados por aqui?

29
Sistemas & Cenários / Quickstart de Legend of Five Rings em português!
« Online: Janeiro 14, 2015, 09:09:30 am »
Depois de uma fracassada campanha de financiamento coletivo há alguns anos atrás (e não vou entrar nos méritos dos motivos desse fracasso), a editora New Order lançou ontem na página nacional do RPG no Facebook o que parece ser o início oficial do Legend of Five Rings em português.

Quem quiser conferir, o quickstart das regras Lenda dos Cinco Aneis (L5A), que é como o RPG será conhecido por aqui, está disponível no link.

30
Dicas & Ideias / Você pagaria para jogar RPG?
« Online: Novembro 27, 2014, 06:05:20 pm »
Bom, assunto talvez já discutido aqui, mas não achei nenhum tópico referente e não lembro de ter participado.

Com as novas tecnologias colocadas à disposição, como o Patreon , o Roll20 e porque não o Joga+1 , gostaria de saber se vocês pagariam para jogar RPG, ou mais especificamente pagariam para alguém mestrar para vocês (ou seu grupo).

Páginas: 1 [2] 3 4 5