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Off-Topic / Re:O que você gostaria de aprender, ou ter aprendido, em Física?
« Online: Novembro 01, 2011, 10:52:08 pm »Citação de: Iuri
Sou da opinião de que o ensino médio deveria sofrer um reboot para incluir pelo menos 3 novas matérias (ao custo de diminuir a carga de matemática e excluir besteiras como ensino religioso e filosofia e sociologia), uma que seria um tipo de "Tópicos de administração e direito", para o formado no E.M. tenha mais noção de leis, suas responsabilidades, e como cuidar de seu dinheiro. Tentar deixar o adolescente menos ingênuo nessas questões que exigem mais responsabilidade.Ugh, diminuir a carga de matemática me parece algo extremamente delicado. O problema que eu vejo está em pessoas que não tiveram uma base boa de matemática e aí tem problemas nela para o resto da vida (o que é uma lástima, porém uma realidade), não no quanto aprendemos de matemática (que é interessantíssimo para o desenvolvimento de raciocínio abstrato, lógico, etc).
Tenso isso de chamar filosofia e sociologia de besteiras.
De qualquer forma, essa sua primeira idéia de disciplina é interessante. Tem coisas que estou aprendendo agora na faculdade de direito que acho básico, todo mundo deveria saber.
Citação de: Iuri
Outra seria um amálgama das boas intenções de Filosofia e sociologia e ensino religioso, em que fossem passados conceitos seculares de moral e ética, com um pouco de antropologia para conhecer outras culturas e como interagir com elas
Apesar das idéias serem interessantes, chamar de "disciplina" ou mesmo dar misturado com as matérias "normais" é complicado: misturar conhecimento com "incentivos às pessoas agirem de determinada forma"/dogmatismo é algo que não acho legal (Não que isso seja incomum até mesmo nas universidades, talvez principalmente nelas). Deixar de "ensinar religião" para passar a ensinar "conceitos seculares de moral e ética" me parece hipócrita, ainda é um dogmatismo (apesar de eu certamente preferir os conceitos seculares ). Por isso ensinar filosofia me parece mais interessante (até por ter uma abordagem de diferentes autores, de idéias conflitantes).