Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Barão Nemo

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 13
31
Sistemas & Cenários / Re:[GURPS] Dungeon Fantasy
« Online: Agosto 31, 2016, 04:12:41 pm »
Citar
que ao que parece enfim notou que toda diversidade de RPGs pode ser largamente restrita a D&D (Pathfinder é D&D) e Cópias-Quase-Exatas de D&D com Ombreiras Gigantes(Iron Kingdoms, Warhammer, Warhammer 40k, Dragon Age) e que todo o resto é algo marginal

32
Sistemas & Cenários / Re:Dicas de rpgs com magia negra
« Online: Agosto 18, 2016, 04:45:47 pm »
Como dito no último post eu andei pensando um pouco sobre como magia negra* é usada em jogos, e conclui que a parte mais importante destes sistemas é o seu custo: O preço a ser pago pelo poder, que pedaços de seu ser ele te arranca e quantos bodes você perdeu no processo.

As origens da magia negra, o fluff por trás dela e a descrição de seus efeitos são importantes, definitivamente, mas me parece que o custo de usá-la para o personagem e o jogador são o que mais vão afetar o jogo em si.

Eu tentei fazer uma lista resumida dos tipos mais comuns de custos para magia negra em jogos e dei alguns exemplos para cada um:

(click to show/hide)

Acho que a coisa mais importante a se fazer para aplicar magia negra ao seu jogo é pensar nos sacrifícios necessários para usá-la, e como ter certeza de que eles vão realmente afetar seu jogador.

Eu já tive algumas vezes onde apresentei uma espécie de pacto faustiano para personagens, querendo criar alguma espécie de drama sobre o custo de poder e por aí vai, mas como não pensei direito nas conseqüências para aquele pacto eu acabei dando poderes maneiros de graça para o pessoal.

*Ou qualquer tipo de feitiçaria, dependendo do jogo.


33
Off-Topic / Re:Spell Fotos!
« Online: Agosto 18, 2016, 02:17:35 pm »


Apesar da baixa qualidade esta é minha melhor foto.

34
Contos / Re:Através do Éter-O Voo do Robalo
« Online: Agosto 16, 2016, 03:58:17 pm »
Dança de Engrenagens

Citar
Onde um capitão explora os túneis da lua, piratas se vingam e todos são controlados pelo crime.

Citar
As paredes dos túneis e seus encanamentos eram repletos de runas, que se tornavam cada vez mais presentes à medida que se aproximavam da Câmara de Giroscópio.

Runas de Tempestade geravam eletricidade para as baterias e ar para a cidade acima; Runas de Sol traziam luz e calor; Runas de Nevasca protegiam as maquinas contra o superaquecimento e geravam água para as reservas; E por fim havia as Runas de Ferro, fortalecendo o metal contra a ferrugem e o desgaste dos outros símbolos.

Logo as passagens se tornaram como páginas de um livro, ocupadas por linhas e mais linhas de letras exóticas. Jonas teve de manter as mãos longe das paredes para evitar perder os dedos.

-----

Bem, é isso. A segunda parte do Voo do Robalo. Demoraram uns nove meses para terminar este capítulo, mas dessa vez eu não sinto nem um pouco de culpa.

Eu espero que estejam aproveitando a história, e sintam-se livres para postar qualquer comentário aqui ou na colméia.

-Felipe

35
Sistemas & Cenários / Re:Dicas de rpgs com magia negra
« Online: Agosto 04, 2016, 02:54:43 pm »
A primeira coisa que vem em mente são jogos baseados no Cthulhu Mythos. Há também os livros clássicos de magia negra como Tome of Vile Darkness, Libris Mortis e todo o material do mundo das trevas/Unkown Amies/Kult/jogos cult semelhantes, mas imagino que já tenha procurado por estes então vou tentar dar algumas recomendações ligeiramente mais obscuras.




 Trail of Cthulhu tem um suplemento publicado no Brasil sob o nome Magia Bruta. É um livro bem curto, mas tem discussão sobre como magia se encaixa nos Mythos.
 

Warhammer Fantasy tem diversas formas de magia negra, principalmente aquelas relacionadas ás facções do caos. Tome of Corruption é um suplemento do caos para a segunda edição do RPG, e é o mais acessível.

Se tiver paciência de ver material de outras facções usuárias de magia negra, sejam suplementos do RPG ou codex do wargame, procure pelos Skaven, Dark Elvese Vampire Counts.

(click to show/hide)
Lamentations of The Flame Princess é uma variação do 0D&D que não adiciona muito ao sistema, mas faz algumas alterações básicas em algumas magias: Algumas são trocadas entre o clérigo e o mago, e a descrição de algumas se torna mais visceral, como o a magia respirar-debaixo-d'água fazer guelras crescerem no feiticeiro.

A maior mudança está no feitiço de invocar monstros. O mago tem acesso mais cedo a ela, mas ao invés de invocar de uma lista pronta há uma tabela de rolagens aleatórias que irão decidir a forma da criatura (e a dificuldade de mantê-la sob controle). Então ao invés de invocar um cão-infernal, o feitiço irá trazer uma espécie de aberração que provavelmente vai tentar te matar.



Deadlands está longe de ter magia tão death-metal-hardcore quanto alguns outros exemplos, mas quase todas as formas de magia apresentadas no jogo (ou pelo menos na versão Reloaded, com a qual eu estou acostumado) tem alguma espécie de custo para o personagem:
-Os Huckster arriscam pedaços de sua alma em jogos de azar contra espíritos malignos para fazer seus feitiços.
-Os cientistas loucos ganham as idéias de suas invenções através de espíritos sussurrando segredos em sua mente. A medida que avança de nível, o personagem ganha manias e disturbios mentais (e sua tecnologia irá levar ao apocalipse, mas isso fica para o metaplot).



Carcosa é um cenário para 0D&D e todos seus retroclones. Ele não tem feitiços em si, mas sim rituais para invocar/banir/controlar monstruosidades lovecraftianas. Estes rituais são particularmente desagradáveis de se ler, indo de matar nove humanos para apaziguar uma entidade, ao estupro repetido de uma criança para invocar outra criatura.

---

Eu tenho algumas idéias sobre o uso de magia negra em campanha, mas ainda tenho de desenvolve-las por um tempo.


36
Eu estou realmente curioso para ver como farão as classes. Provavelmente serão o equivalente das classes que conhecemos com algumas modificações Terra-Medianas, mas ainda estou curioso.

Há algum comentário sobre como farão os montros nesta adaptação?

37
Desde que fiz este tópico, eu já joguei duas sessões avulsas de Radiance (jogos de fantasia) e comecei uma campanha de horror-gótico vitoriano. Algumas lições que aprendi ao lidar com o sistema na prática:

-É Fácil Criar um Personagem Generalista Demais: Com as opções de abilities de classe, de raça, tema e a opção de multiclasse, é tentador fazer um personagem que pegue recursos de classes demais e acabe o clássico "mestre de nada", que será praticamente inútil se comparado com personagens mais focados.

Eu costumo fazer as fichas pré-prontas para economizar tempo da sessão, e acabei ferrando com dois jogadores diferentes nas primeiras duas sessões por que não dei um bom foco para os personagens. Não que cada personagem deva ser bom em uma única coisa, mas os melhores personagens que eu fiz foram feitos com uma ideia bem definida do que fariam na campanha, e um bom entendimento do que sua classe/tema foram feitos para fazer... O que parece uma lição bem óbvia em retrospecto.

-Os Personagens Se Tornam Realmente Competentes No Nível 4: Meu grupo padrão estava acostumado a jogar Fate/Savage Worlds/Mutantes & Malfeitores, onde mesmo os personagens iniciantes são altamente competentes e tem pontos narrativos para alterar os resultados dos dados.

Então foi um certo choque quando jogamos com personagens de nível 3, não só por que os personagens tinham poucos pontos de vitality* e os inimigos do livro terem habilidades mortais, mas também por até este nível os personagens só tem de basic tier, só recebendo habilidades de tiers maiores a partir do nível 4 (incluindo habilidades de Tema melhores).

O necromante, por exemplo, só tem acesso á habilidades de criar mortos-vivos a partir do quarto nível, enquanto até lá quase todos os seus poderes se resumem á toque gélido e semelhantes.

Caso tenha convencido alguém a usar este sistema, use os primeiros três níveis caso goste da ideia de personagens iniciantes sofrendo para evoluir, mas comece do nível quatro caso queira algo mais heroico.

*Que, vamos lembrar, serve tanto como pontos de vida como combustível para alguas habilidades.

-Sistema De Pontos Para Costumizar Personagens: O livro possúi um sistema de criação de NPCs com pontos, onde habilidades de cada tier tem um custo de pontos, mas este sistema também é útil para fazer mudanças menores na criação de personagens jogadores.

Todos os personagens que criei começaram acima do primeiro nível, recebendo X habilidades de certos tiers. Eu simplesmente troquei habilidades de um tier por de outro usando os valores de pontos de NPCs.

Isto não é realmente necessário, mas é útil para quando se cria personagens com conceitos bem específicos.

-----

E lembrando mais uma vez que, embora o Expansion Kit ainda não esteja pronto, A página do Facebook está postando páginas do livro nas fotos, contendo classes/temas e regras alternativas completas (o que é fácil já que cada classe só ocupa duas páginas).

38
Sistemas & Cenários / Star Trek Adventures
« Online: Julho 25, 2016, 09:50:35 am »

Citar
MODIPHIUS ENTERTAINMENT ANNOUNCES FORTHCOMING STAR TREK™ ADVENTURES, A NEW ROLEPLAYING GAME & MINIATURES LINE
 
Starfleet Academy Intake 2016 Launches August 4 at Gen Con with Living Campaign Playtest Registration, Free Capt. Kirk and Picard Miniatures
 
LONDON, ENGLAND (July 21, 2016): Modiphius Entertainment, publisher of the Achtung! Cthulhu, Mutant Chronicles, Conan, Infinity and John Carter of Mars roleplaying games, is excited to announce today the development of Star Trek Adventures, the first new official Star Trek roleplaying game to be produced in more than a decade. The news comes as Star Trek fans worldwide celebrate Star Trek’s 50th anniversary in 2016.
 
Fans of the legendary Star Trek television series’ and films will not only boldly go to the final frontier, but they will shape the voyages and missions through the Star Trek Adventures living campaign playtest. Each player will experience the game differently based on the ship they are assigned to and attendees of Gen Con will have the exclusive North American opportunity to choose their ship, as well as claim a free Captain Kirk or Captain Picard miniature, while supplies last, when they register for the playtest. Registration will take place daily at the Modiphius booth #2737 in the Gen Con exhibit hall August 4 – 7, 2016.
 
Additional sign-ups will launch online from late August at www.modiphius.com/star-trek and fans in Europe will have their chance to claim Kirk or Picard at the Modiphius booth at Essen-Spiel in Germany in October and at Dragonmeet in the UK in December. The living campaign playtest will launch in the fall.
 
“Since I was a kid I dreamed of sitting in the captain’s chair and boldly going on my own voyages,” says Modiphius Entertainment’s publishing director Chris Birch. “With Star Trek Adventures we can all explore our own stories in the worlds of Captain Kirk, Picard, Sisko, Janeway, Archer and many others.”
 
Star Trek Adventures will use the Modiphius 2d20 game system (Mutant Chronicles, Infinity, Conan, John Carter of Mars) designed by Jay Little (Star Wars: Edge of the Empire, X-Wing Miniatures Game). Modiphius is also sculpting an accompanying Star Trek miniature figure line, the first to be produced in 17 years. Resin and metal 32mm-scale hobby figures will feature classic Star Trek characters and crews, boarding parties and away teams. Geomorphic tile maps of burning Federation ships, mysterious colonies and embattled Klingon cruisers will set the scene for dramatic new voyages in the Final Frontier.
 

Fonte

Como já é padrão a Modiphius anunciou outro RPG adaptando uma franquia existente para o sistema 2D20 da empresa, e que provavelmente terá um Kickstarter próprio.

A maior diferença de outros projetos da empresa parece ser o sistema de living playtest, onde grupos inscritos no playtest irão receber naves diferentes para comandar.

Não há muitas informações ainda, mas adivinho que seja semelhante a outros projetos de campanhas "vivas", onde os resultados gerais das aventuras irão afetar a história em produtos futuros. Mas por enquanto tudo o que tenho são especulações.

39
Sistemas & Cenários / Re:The Witcher Roleplaying Game
« Online: Julho 12, 2016, 04:44:56 pm »
Meu teclado esta sofrendo de alguns problemas com pontuaçao e varias outras teclas, entao este post vai ter um bocado de linhas vermelhas.

-Witcher Dev Notes 6: Life paths.

Esta é uma atualização mais interessante, por que somos introduzidos aos Life Paths, uma mecanica da criaçao de personagem onde eventos da vida do personagem serao decididos pelo jogador ou por uma rolagem de dados.

-Antes de tudo se escolhe o territorio de origem dos personagem: O imperio de Nilfgaard ou os reinos do norte.

-Pais de nascimento, que determina um bonus de pericia para o personagem.

-O que sua familia fazia para se sustentar, definindo um item util que o personagem recebe.

-Vida ou morte dos pais: Se a familia do personagem estiver viva o jogador pula para a proxima etapa, mas se estiver morta sera entao definido como morreram, dando uma especie de side-quest para o personagem e um premio quando esta for resolvida.

-Pessoa mais influente da vida do personagem, o que lhe dara um pequeno objeto como lembranca desta pessoa.

-Quantos irmaos o personagem tinha. É mencionada a possibilidade do jogador jogar com um dos irmaos se algo acontecer com o personagem original, mas nao é certo se ha uma mecanica para isso.

-No final ha uma tabela de eventos aleatorios, rolando-se o dado para cada ano de vida do personagem depois dos 16. A tabela é uma versao da de Cyberpunk 2020 modificada para o mundo de Witcher.

40
Off-Topic / Re:HQ's - Tópico Permanente
« Online: Junho 20, 2016, 08:22:53 pm »


Talvez seja notícia antiga, mas todas as histórias de Atomic Robo estão disponíveis gratuitamente.

Atomic Robo é uma série de aventura/humor estilo pulp modernizado, onde um robô inventado por Nikola Tesla luta contra os males da super-ciência através das décadas: Começando com robôs nazistas e pirâmides á vapor, á uma recriação estranhamente mais plausível de Pacific Rim.



As histórias começam como Hellboy se fosse uma comédia de ficção científica, mas a medida que os volumes vão avançando, eles tomam identidade própria e vão se tornando mais complexos, especialmente depois que os volumes começaram a ser publicados no site e não havia mais a preocupação de acessibilidade á novos leitores.




Real Science Adventures segue o mesmo padrão, com histórias no universo de Atomic Robo mas seguindo outros personagens.

A primeira história, e a única completa no site até agora, é uma aventura estilo Vingadores/A Liga Extraordinária, mas com figuras históricas reais (Nikola Tesla, HArry Houdini, Lovecraft senior e outros) impedindo uma trama de industrialistas para conquistar o país.

41
Sistemas & Cenários / Re:The Witcher Roleplaying Game
« Online: Junho 19, 2016, 08:11:12 pm »
-Witcher Dev Notes 4: Itens mágicos.
-Witcher Dev Notes 5: O clima da série.

Em geral estes Dev Notes não foram realmente úteis, em termos de mecânicas. O discurso de como itens mágicos precisam ser mais raros e importantes é algo que já virou ruído para meus ouvidos, mas foi bom ver citarem os livros de contos da série, já que eles costumam ser esquecidos em favor dos jogos e da saga principal.

Citar
Curiosamente, suspeito que Witcher pode sofrer o típico mal de "RPGs baseados em Livros"

Como você imagina que isto pode acontecer, neste caso?

42
Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Maio 18, 2016, 12:47:43 pm »
Witcher 3: The Wild Hunt está custando 50R$ até o final do mês.

43
Off-Topic / Re:O que você está lendo?
« Online: Maio 17, 2016, 09:58:59 pm »


O Protegido (The Warded Man no original).

-O livro tem uma ambientação interessante, com um mundo onde toda a noite demônios surgem do nada e tentam matar qualquer um que verem, forçando as pessoas a viverem em pequenas comunidades atrás de símbolos de proteção.

Basicamente Minecraft, mas com mais curvas.

Mas tem um detalhe que está dificultando a leitura:

-Sabem aquela parte em livros de fantasia que se passam numa vila normal, onde a história passa um tempo observando a vida de aldeões mundanos antes do evento que faz o/s protagonista/s se envolver/em na história de verdade?

O livro passa por esta sessão três vezes seguidas.

Temos três protagonistas, com histórias paralelas em três locais diferentes. Começamos seguindo um personagem, passamos pelo seu drama pessoal, somos apresentados á todos os personagens secundários, e quando a história finalmente começa de verdade o livro passa para outra pessoas, onde começamos o processo de novo.

O fato de eu ter me acostumado a ler no celular ao invés de livros físicos não está ajudando muito.

44
Vídeo Game / Re:Qual foi última versão de Silent Hill?
« Online: Maio 07, 2016, 11:57:46 am »
Se você está se referindo ao jogo mais recente da franquia, então seria Silent Hill Downpour.

Com Silent Hills cancelado e a Konami se focando em jogos de azar, é improvável termos qualquer sequência nova da franquia no futuro próximo.

45
Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Maio 02, 2016, 12:07:11 pm »
Não na versão brasileira.

A série está disponível na Netflix da Austrália, Portugal e Canada, mas com o bloqueio de proxy vai ser difícil achar algum que funcione.

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 13