Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Speranza

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 10
46
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 20, 2013, 12:04:02 pm »
Se você notar, inversamente, eu só gerei um verbete, o inicial dos Treze Portais; o resto foi verbete fantasma preenchido...

Bom, e agora? Abrimos o outro tópico?

Sim! A categoria "Novos verbetes" acima mostra isso! :aham:

Quanto ao outro tópico, sim, abramos. Vou chamar de "Lexicon - 2a Partida".

47
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 20, 2013, 11:59:22 am »
Bom, eruditos... é isso aí. Está encerrada a nossa enciclopédia A Guerra dos Treze Portais! Foi um prazer jogar essa partida de Lexicon com vocês, que começou no dia 23 do ano passado, pertinho do natal, e terminou agora, menos de um mês depois. Estão todos de parabéns! :aham:

Ontem estava fazendo umas contas, e cheguei à seguinte tabela:

CategoriaAquáriaPrimaldiSinuhePedácritoBerserktor
Novos verbetes21223
Propostas acatadas79472
Propostas ignoradas753410
Total de propostas141471112
Receptividade50,00%64,29%57,14%63,64%16,67%

Chamei de "propostas acatadas" as citações fantasmas que foram aceitas por outro erudito em alguma rodada, e "propostas ignoradas" as citações fantasmas que nunca foram preenchidas por ninguém. O vencedor das propostas acatadas foi o Primaldi: teve a maior "Receptividade" (relação entre propostas acatadas e total de propostas) entre todos os eruditos!

49
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 19, 2013, 10:26:03 pm »
Hm... falta pouco para oficialmente terminarmos nossa enciclopédia. Alguém sabe do crudebuster? Ele não deu sinais de vida hoje. Existe a possibilidade dele não conseguir completar a tempo?

Estou gerando aqui umas estatísticas (bobas) para a nossa partida. Amanhã (com ela oficialmente encerrada), posto elas aqui e as coloco na capa da nossa enciclopédia!

50
Vídeo Game / Re:Ficções Interativas
« Online: Janeiro 19, 2013, 10:23:32 pm »
É... experimentei com o Inform mas não deu muito samba, não.

Senti que o resultado é mais similar a uma text based adventure do que a ficção. A experiência, para mim, acaba sendo muito mais jogo e quase nada literatura.

É uma pena. Vou continuar agora experimentando com outras formas de ficção interativa! Meu próximo objeto de estudo nesse sentido são as interactive novels... em primeiro lugar, visual novels!

51
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 19, 2013, 01:03:11 pm »
Falta alguém fazer o Léxicon dos 13 portais? Senão podemos dizer que terminamos. :victory:

Estamos no aguardo da entrada sobre Kurk-Kefex, do crudebuster.

52
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 19, 2013, 12:05:59 pm »
Que tal Oníria ser o voto de contrapeso?

Aprovado. Acho que tem que ser a quarta opção, sim.  :aham:

PS: terminei Meramerak!

53
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 19, 2013, 11:21:11 am »
E que mudança de temática você sugere?

Algo que não seja fantasia medieval?

Bom... tinha pensando em três temas:

  • Ficção Científica
  • Terror: poderíamos contar a história de um grupo de cientistas trabalhando em uma fórmula de reanimação de corpos, por exemplo, alfo frankensteiniano. Cada erudito poderia ser um dos cientistas do grupo, relatando experimentos, interagindo...
  • Religião: pensei que poderíamos escrever um tipo de bíblia. Os eruditos poderiam ser apóstolos/seguidores/detratores de um profeta, ou mesmo profetas anunciando a vinda de um salvador (que pode ou não vir). Não seria fantasia medieval... penso mais em antiguidade.

54
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 19, 2013, 02:06:15 am »
Então todos concordam comigo! Ótimo.

Ainda assim, ficaria contente com uma mudança de temática. Caso não possa tê-la, não ficarei triste, porém.

55
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 17, 2013, 08:41:49 am »
Chegou a última e oitava rodada!

Os índices que sobraram são: C, K e M!

Temos tantos verbetes fantasmas para escolher que nem vou listá-los aqui... dos Calamandros ao Mundo Novo, passando por Kerrus Kelson, o Galante. Lembrem-se que: deve escolher um verbete que tenha sido proposto por outro erudito; e que não precisam fazer citações fantasmas essa rodada.

Provavelmente só vou poder participar no sábado, como é usual. Portanto: mãos a obra, eruditos! É nossa última rodada!  :frenzied:

56
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 16, 2013, 12:49:49 am »
Outra "novidade" é que eu devo narrar em evento uma partida one-shot deste cenário aqui...

O que é um sucesso da partida, por si só. :aham:

Vou escrever sobre a Hirula e volto em breve.

PS: Promessa é dívida! Hirula!

57
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 14, 2013, 08:57:44 am »
Mas o verbete dele diz isto:

Citar
Mesmo assim, sua poética ficou famosa e diversos eruditos começaram a estudar porque ela trazia uma cadência de chaves que podia ser interpolada pelo Nexômetro através de uma fórmula que podia predizer hora, local e data dos eventos. Apesar da dificuldade do cálculo, foram eles, no meio da guerra, que mudaram o panorama a favor da Aliança de Ferro e culminou na derrota de Naroth e sua Hoste Infinita.

Primeiro que isso é só opinião do Sinuhe.
Segundo, que aqui diz-se que Naroth foi derrotado. O que é o caso. Ambos os lados perderam.

:hum: Ok... é que a frase: "Apesar da dificuldade do cálculo, foram eles, no meio da guerra, que mudaram o panorama a favor da Aliança de Ferro e culminou na derrota de Naroth e sua Hoste Infinita" dá a entender, para mim, que há uma vitória da Aliança de alguma forma (e menos uma derrota para ambos os lados).

Já na entrada da Hoste Infinita, a frase: "Depois da aniquilação de Meramerak, a Hoste estabeleceu sua principal base no Matadouro da Meia-Noite, e por décadas assolou as satrapias" me faz pensar que há alguma vitória do lado dos demônios.

58
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 14, 2013, 01:05:01 am »
Segundo o post sobre Hoste infinita, sim, venceram, mas a grande custo.
Tipo a vitória de Pirro, onde venceram os romanos a custa de tantos mortos que mais pareceu uma derrota.

Curioso. Essa é a entrada da Hoste Infinita (mais uma vez, a ênfase é minha):

"Naroth foi derrotado, porém mesmo assim perdemos a Guerra dos Treze Portais.
O sistema nunca voltou a funcionar apropriadamente, o Reino das Nuvens caiu, e as baixas foram tremendas. O principal fator responsável por este último aspecto foi a Hoste Infinita. A grande ironia é que os soldados demoníacos eram, grosso modo, as mesmas pessoas que massacraram; cópias futuras distorcidas pelo princípio da Simetria Macabra. A Hoste é denominada Infinita por existirem infinitos futuros e portanto infinitas possibilidades de deformação, infinitos simulacros grotescos, dispostos a matar em nome de seu rei, Naroth.
Depois da aniquilação de Meramerak, a Hoste estabeleceu sua principal base no Matadouro da Meia-Noite, e por décadas assolou as satrapias.
Hoje os horrores são contidos pela influência do Monólito de Ametista; porém esse mesmo baluarte assegura o fortalecimento dos demônios em seu cosmos natal, tornando-se menos numerosos em nosso mundo, porém infinitamente mais poderosos."


As três frases que eu marquei me indicam de forma bem clara que o Reino foi derrotado.

59
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 14, 2013, 12:20:53 am »
Gente, tamos cometendo um erro. Como foi a primeira vez, acho que é passável...
.. mas a penúltima rodada (esta) devia ter apenas uma citação fantasma

Está certo. Eu mesmo esqueceria. Na prática, essa rodada (a penúltima) só poderíamos realizar UMA entrada fantasma... o que levanta, para mim, que tive que revisitar as regras para ter certeza, algumas questões:

Usando nossas regras traduzidas (com ênfase minha):

"Na segunda rodada e subsequentes, continue a escrever verbetes. Mas agora, é necessário fazer três citações – uma deve ser uma referência a um verbete já escrito, e as outras duas devem ser a verbetes ainda não escritos (sejam novos fantasmas, sejam fantasmas já existentes citados em verbetes anteriores). Citações retrógradas adicionais são permitidas, mas você não pode ter mais de duas citações fantasmas. Na última rodada, você não deve citar nenhum verbete fantasma, e na penúltima rodada, somente cita um verbete fantasma.

(...)

É um PECADO ACADÊMICO citar a si mesmo, de modo que seu erudito jamais pode citar outro verbete que ele mesmo escreveu, e nunca pode escrever em um verbete fantasma que ele mesmo citou."


Talvez não estejamos usando as regras na íntegra - eu sei que EU não estou, com relação aos pontos que levantei.

Embora de fato estejamos não escrevendo verbetes fantasmas criados por nossos próprios eruditos, estamos nos citando o tempo todo. Sim, nunca esquecemos de fazer uma citação a um verbete de outro erudito por entrada, mas assumimos que pode-se fazer citações extras para verbetes nossos à vontade, tendo cumprido a cota de "citação retrógrada para um verbete que não é meu". Sei que eu já fiz isso e outros jogadores também. Será que essa não é uma restrição do jogo, para dificultar mais ainda? Pois se um jogador não pode se citar (mesmo que cite outro erudito como parte da citação obrigatória da rodada), é mais difícil escrever as entradas, não? Como um erudito pode falar sobre um assunto sendo que certas citações ele NÃO pode fazer (também não valeria escrever o verbete sem citar)?

A segunda questão é com relação ao número de citações fantasmas. O limite imposto as duas últimas rodadas me fazem pensar que o número de duas citações das rodadas normais deveria ser seguido estritamente. Será que a regra quer dizer "no máximo duas citações fantasmas" em vez de "no mínimo" (no mínimo duas citações fantasmas é o que estamos fazendo)? Essa diminuição nas rodadas finais me levam a pensar isso. Interpretar as regras dessa forma também deixaria o jogo mais difícil, pois restringe (assim como a interpretação do parágrafo anterior) as citações que podem ser feitas.

Quero saber a opinião de vocês a respeito dessas duas questões que surgiram para mim. De qualquer forma, vamos tocar o barco. Como já foi mencionado, essa é a primeira partida de Lexicon que estamos jogando, então é fato que vamos errar na mão em alguns pontos e encontrar o que é melhor para nós apenas com o tempo. Acho que podemos deixar as citações correrem soltas, do jeito que estão agora, pelo menos até o final da partida (domingo que vem).

Porque remover? Não foi um verbete feito e validado? Só precisava ser categorizado, não?

Bom... não lembrava que esse era um verbete oficial. Ele, inclusive, não fala muita coisa sobre Verrank em si, o que me parece ligeiramente problemático. Mais preocupante, contudo, a não ser que eu tenha entendido errado a cronologia do nosso mundo, é que ele parece afirmar que a Guerra dos Treze Portais teria sido vencida pelo Reino das Nuvens. Isso ocorreu...?

60
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 13, 2013, 04:53:58 pm »
Pois é, eu disse que ia participar mas acabei ficando de fora... é um jogo complicadinho de entrar no meio por ter muita coisa para ler, acabei desanimando.

Sem problemas, Leleco. Muito em breve vamos terminar essa partida e começaremos uma nova. Considere-se mais do que convidado para futuras partidas de Lexicon! :aham:

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 10