Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Speranza

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10
31
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 23, 2013, 11:29:56 pm »
EDIT: Speranza, que tal sermos mais organizados daqui pra frente? Acho que o melhor a fazer é seguir o exemplo das máfias: um tópico para discussões (por exemplo, "qual o próximo tema?", "qual o limite de jogadores"", "ter ou não ter área de interação entre os eruditos?" e assim por diante), e um tópico para cada um dos jogos. Eu sei que por enquanto são apenas 4 páginas que temos aqui, mas já é o suficiente para me deixar perdido: afinal, qual é o tema do jogo atual? Este tipo de informação deveria estar no primeiro post do tópico, junto com um link para a página do jogo na wiki.

Além disso, a localização das informações disponibilizadas na wiki também estavam horríveis de serem encontradas. Acho que dei uma melhorada, colocando um link na página inicial (e assim que o eltor permitir, na barra lateral), mas a organização e clareza precisam sempre ser levadas em consideração, principalmente para atrair novos jogadores.

Agradeço a preocupação com a organização e com a proatividade. Ficou bem melhor! O tópico original (onde propus que jogássemos o Lexicon) cresceu e se transformou em um misto de tudo. O processo foi orgânico, nada planejado. Acredito que a medida que entendamos as necessidades do sistema, vamos criar os tópicos adequados. Você, já tendo jogado máfias, sabe como as coisas melhor funcionam. Ótimo! :aham:

Pelo que entendi, teríamos um tópico de discussão genérica sobre Lexicon, e dois para cada partida: um sobre o jogo, outro para os eruditos interagirem, como foi acordado neste tópico. Como esse tópico se chama "Lexicon - 2a. partida", esse seria o tópico de discussão desta partida. Vou criar o tópico Lexicon - Discussão para dúvidas e decisões fora das partidas e deixarei que os interessados nas interações entre os eruditos criem o tópico para servir a esse propósito.

32
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 23, 2013, 11:03:07 pm »
Iuri...!

A proposta do jogo tá no SEGUNDO POST.

Sim! :aham: Mas já existe página na wiki para ela? Não encontrei, e fiz essa. Me passem o link para a página correta da wiki que eu apago esta.

PS: De qualquer forma, preciso da página dos novos eruditos. Rastreando esse tópico, só encontrei mais dois, o do Hades e o do Lelëco. Tem algum erudito que eu esqueci de incluir?

Caso alguém esteja com dificuldades para criar a página do erudito na wiki, ou mesmo com dúvidas de como preencher as entradas, de como usar a ferramenta, pode entrar em contato comigo que eu tentarei explicar no máximo da minha capacidade. Como dito pela Ielena, não existe mistério. Basta seguir o padrão dos outros eruditos da nossa enciclopédia, para as suas páginas e para as formas de se preencher.

Amanhã, pela manhã, estarei anunciando os índices da primeira rodada (que vai até dia 31 desse mês). Caso alguém tenha dúvida de como o jogo é jogado, acho que ler o tópico original: acho que ele explica bem como o pessoal interagiu para criar a nossa enciclopédia, discussão das regras e tudo mais.

33
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 23, 2013, 10:30:40 pm »
Bom, como não encontrei a página ainda para nossa enciclopédia, vou criá-la agora. Volto em breve.

34
Vídeo Game / Re:Gameplay Emergente e RPGs
« Online: Janeiro 23, 2013, 02:10:42 am »
Isso não é estranho? Afinal, RPGs são teoricamente os jogos que mais prezam por mundos e cenários "vivos". Não deveriam eles formar a "vanguarda" do gameplay emergent ?

O que leva a outra pergunta (que a gente já falou aqui, acho): será que o termo "rpg" não foi mal aplicado no meio eletrônico ? Será que, desde o início, não seriam os GTAs da vida que deveriam ser chamados de "rpg" ao invés dos Final Fantasies ? :sobrancelha:

Não penso ser estranho. Os JRPGs, especificamente, não são conhecidos por terem cenários ou mundos vivos: são universos riquíssimos (penso no universo de FFVII, ou de Chrono Trigger, ou de Xenogears), mas nos quais, em geral, não há uma simulação do seu ecossistema (que, em geral, possui as regras que se acumulam de forma a produzir sistemas emergentes - inclusive podendo não ter nada de ecológico). Fora dos RPGs submetidos à fórmula japonesa, pensando, por exemplo, no Fallout 1, a modelagem do ecossistema é, em geral, simples: o máximo que lembro de ser capaz de fazer para alterar o "landscape" é transformar os vilarejos em cidades fantasma, matando todo mundo. Acho muito mais comum encontrar, nos RPGs eletrônicos, modelagens de ecossistemas morais (como o próprio da série Fallout, ou o do jogo Fable) internos aos personagens, onde a forma como o personagem altera o mundo importa não como produção de sistemas emergentes, mas sim como reflexo de sua natureza.

Acho que a falha da sua premissa é assumir que RPGs são teoricamente os jogos que mais prezam por mundos e cenários "vivos".

35
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 23, 2013, 01:25:06 am »
A proposta não é para 'ajudar' a descrever coisas da enciclopédia - longe disso. Mas é ter um espaço para ele falar de outras coisas - pensamentos, opiniões, interações com outros eruditos quem sabe opiniões sobre verbetes ou discussão de interpretação sobre certos fatos, mas nada que afete o jogo ou quebre ele.

A ideia é só um espaço para que os eruditos se façam conhecer um pouco melhor - caso seus criadores assim desejem.
(A ênfase na citação acima é minha.)

Entendo. Acho válido e acredito ser enriquecedor para o cenário. Como disse: não me oponho. Só aviso que talvez (e só talvez) teremos que nos controlar para evitar que essa conversa sobre os verbetes não acabe por direcionar a interpretação dos textos. Consigo imaginar um futuro no qual estamos discutindo alguma questão decisiva da enciclopédia (como, por exemplo, a discussão que levantei a respeito de quem teria ganho a Guerra dos Treze Portais) e sejam usados, como argumentos, textos dessa interação paralela. Aí eu não gostaria tanto. É por essas coisas que tenho um pé atrás.

No mais, mandemos ver. :aham:

36
Vídeo Game / Re:Ficções Interativas
« Online: Janeiro 23, 2013, 12:59:21 am »
1 - Claro que sim! A gente pode pensar que talvez existam vários níveis de interação. Eu acho que é uma coisa fantástica que não teve seu potencial definitivamente explorado. Não sei se houve algum período em que as pessoas consideram esta forma de narrativa como uma próxima etapa da arte, mas a gente pode pensar que talvez já tenham existido pequenas variações nesse estilo, no teatro de improviso, e nas histórias contadas coletivamente em rodas. Você já viu um livro do Umberto Eco que se chama Obra Aberta? Eu só conheço através de comentários de terceiros, e parece que nesse livro ele analisa esse tipo de obra que é construída praticamente em conjunto com o espectador, com a participação dele. Tem um outro livro, do Julio Cortázar, que se chama O Jogo de Amarelinha, e a história e o final da história mudam conforme a ordem na qual você lê os capítulos. Quer dizer, não é uma obra tão interativa, mas é literatura da mais alta qualidade. Acho que se você conseguir narrar em uma linguagem legal, proporcionar uma experiência marcante, a gente pode dizer que não só será literatura, como será algo além da própria literatura. O lance é que simplesmente não há atenção pra essa forma de arte/jogo (talvez o problema seja esse segundo aspecto).

Gostaria de saber se existe algum trabalho no sentido de classificar esses níveis de interatividade. Tenho que procurar esse Obra Aberta, do Eco (o Hopscotch do Cortázar já conhecia). Digo isso pois reconheço que existem muitos diferentes níveis na forma como um leitor interage com a obra. No jogo da amarelinha, o leitor escolhe a sequência através da qual ele fica sabendo da história: de certa forma, é uma interatividade similar à proposta pelo Burroughs quando ele diz que os capítulos do Naked Lunch podem ser lidos em qualquer ordem ou o Building Stories que eu descobri aqui no tópico de HQs. Livros-jogos, por exemplo, me parecem oferecer um nível diferente de interatividade: nele, você escolhe o que um personagem faz, suas ações. Essas interavidades diferem de várias formas, não? (vejo claramente que, na primeira, todos os capítulos "acontecem", enquanto que num livro jogo a maioria dos capítulos "não acontece" a cada leitura, pois o leitor só escolhe alguns de muitos.)

Consigo imaginar que existem ainda outros níveis. Acredito que uma IF estilo ZORK ser um livro-jogo com uma interatividade ainda mais aprofundada (não necessariamente melhor!): o autor tem que praticamente abandonar qualquer noção de que tem controle sobre o ritmo da história. Existem ainda as ficções onde os leitores interagem não com a história em si, mas com o processo de fabricação dela, como em programas na linha do finado Você decide da Globo, ou de séries (de livros, de TV) que se moldam ao feedback de seus leitores...


2 - Com certeza. Isso só aprofundaria a experiência, até mesmo em nível estético. Acho extremamente válido o uso de novas tecnologias desde que seja enriquecedor. Mas não tem como saber sem experimentar.

Tenho um Kindle Touch que seria PERFEITO para um livro da tão querida série Aventuras Fantásticas... sonho com histórias cujo fim pode ser definido pela interação de usuários em uma rede social, ou mesmo uma visual novel que use a minha geolocalização para saber o clima de onde estou... penso serem muitas as possibilidades.

37
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 23, 2013, 12:34:02 am »
Não me oponho a ideia de que os jogadores realizem interações entre seus eruditos. A única coisa que realmente acho importante é que nessas interações não seja desenvolvido parte oficial do cenário da partida no processo. O Lexicon é um jogo no qual o "poder" do jogador está nas palavras de seu erudito, e essas palavras são contadas, de forma que esse poder é limitado nesse sentido (as obrigações de citação são outras formas de limitação).

Exemplo: imagina que um jogador cria um verbete onde ele descreve um item mágico. Esse jogador teve um limite de 200 palavras, e potencialmente deixou de falar algumas coisas sobre o item para falar outras. Se ele pudesse, simplesmente, nos comentários ou conversas extra-enciclopédia, explicar essas coisas, de certa forma estaria-se "escapando" dessa limitação.

Resumindo, desde que tudo que for falado fora das entradas da enciclopédia não seja considerado cânone, não vejo problemas.

Vamos então ter a primeira rodada começando essa quinta (dia 24/01), e nossas rodadas terão a duração de uma semana. Isso está fechado. Já temos a página da nossa enciclopédia na wiki? Se sim, me passem o endereço. Se não, me avisem que eu crio.

38
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 22, 2013, 12:09:26 am »
Pouca, só 8? Triste. Me diz se eu posso participar e trazer a Deneiva pra cá

Não vejo porque não. Talvez precisemos de uma semana toda para o turno, contudo, com 10 pessoas jogando. Afinal, são 2.000 palavras por rodada. Pode parecer pouco LER 2.000 palavras, mas lembremos que temos que ler e utilizar o conteúdo para escrever nossas entradas. Caso cheguemos a essa marca de 10 participantes, proponho esse aumento, completamente viável, no tempo do turno.

39
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 21, 2013, 12:23:41 pm »
Teremos no mínimo três novos, Speranza: o Hades, o Leleco e o Thales.

O Madruga eu sei que não vem. Os outros que antes tinham se pronunciado, mandem MPpra eles então.
Só que eu até acho interessante que fiquemos em OITO jogadores, não? Nada impede de alguém mais entrar agora, mas tá um bom número, também, não acha?

Parece perfeito!  :aham: Podemos esperar até quinta, para o sorteio da primeira rodada? É bom que vamos organizando a nova enciclopédia.

40
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 21, 2013, 12:02:30 pm »
Vamos de Oníria então, Speranza. Sorteie as letras.

Duas coisas:
  • Vamos esperar mais jogadores? Estava com esperança de que teríamos novas caras nessa partida. Vamos fazer uma chamada, relembrar os que mostraram interesse no primeiro jogo mas não participaram?
  • Gostaria que mantivéssemos os turnos, um de quinta a sábado, outro de domingo a quarta: isso nos permite que os turnos sempre tenham um dia no fim de semana (importante para quem só pode contribuir nesses dias).

41
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 20, 2013, 08:57:33 pm »
Já está feito.

Maravilha, crudebuster!


42
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 20, 2013, 08:54:55 pm »
E acho que , se querem manter a proposta de atrair novos jogadores, devem deixar o mínimo de relação com o jogo anterior.

 :aham:

43
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 20, 2013, 06:58:53 pm »
Fiquei sem internet ontem, só voltou hoje... Putz.

Mas você chegou a escrever a entrada? Caso queira, ainda pode preencher lá! Não vejo problema, é só não demorar muito!

Temos que aproveitar enquanto a próxima enciclopédia não começa.

44
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 20, 2013, 03:35:19 pm »
a segunda partida tem a ver com a primeira?? não acompanhei a primeira pq tava cheio de coisa e tive fora da cidade (internet de merda na viagem) e to interessado em entrar no novo jogo...

Muito, muito pouco. Queremos incentivar novos participantes, e acreditamos em, nesse sentido, fazer da conexão com a primeira enciclopédia algo totalmente supérfluo para a participação na partida.

45
Jogos Sociais / Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 20, 2013, 12:07:15 pm »
Bom! Estou criando esse tópico para a segunda partida de Lexicon da Spell. Posso considerar que a primeira foi um sucesso! :aham:

Vamos então dar continuidade ao jogo aqui, eruditos!

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10