Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Speranza

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10
16
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 31, 2013, 12:33:08 am »
Amigos, não consegui participar com uma entrada essa rodada, que foi muito cansativa para mim (semana complicada no trabalho).

Amanhã pela manhã, como agendado, vou anunciar os próximos índices.

Até!

PS: Desculpem-me.

17
Jogos Sociais / Re:Lexicon - discussão
« Online: Janeiro 30, 2013, 12:10:55 am »
Minhas palavras como organizador do jogo:

Quanto ao limite de palavras, continua sendo 200 o limite oficial. Ultrapassagens de até 250 palavras serão toleradas: verbetes que contenham mais do que isso (leia-se 251 palavras ou mais) dão margem para que os editores requisitem edições da entrada para que seus autores façam com que se satisfaçam a este requisito. Essa edição do verbete é obrigatória, e tem por intuito garantir o Desafio 2 do jogo Lexicon.

Quanto às citações externas, li que os principais argumentos dado pelo grupo que defende a proibição de citações externas são:

  • Citações externas limitam a criatividade; e
  • Citações externas diminuem a imersão.

Acredito que os dois argumentos, de certa forma, possuam uma relação. Ambos assumem que a linguagem ou comunicação dos eruditos é coerente com o mundo onde vivem. Não sei se isso é um necessário do jogo Lexicon! :aham: Na nossa primeira partida, utilizamos vários conceitos que não foram internamente definidos (nem daria tempo definir todos!). O meu tão citado exemplo dos sátrapes, termo que trouxe emprestado do nosso universo. Acho que se fosse possível que alguém pudesse redefinir o que é um sátrape dentro do cenário da Guerra dos Treze Portais, como foi feito com o alexandrino, do Hades, porque não seria possível que um outro jogador redefinisse a palavra "espada"? Ou a palavra "água"? O que a palavra "sátrape" tem que "água" não tem?

Quanto a limitar a criatividade. Citações externas, da forma como eu coloquei, no início desse tópico, servem o propósito de fazer o leitor entender melhor o que está escrito. Gosto de ser capaz de visualizar o que estou lendo, nem que seja no campo abstrato das ideias. Esse é o tipo de citação externa que permitirei. Usar uma definição externa limita a criatividade? Sim. Lexicon é um jogo de limites. Sem eles, nos acotovelaremos e a última palavra será sempre a verdadeira. Outros limites são, por exemplo, usar no máximo 200 palavras, ou ser forçado a realizar citações obrigatórias.

Quanto a imersão: nenhum dos Desafios que considero importante do Lexicon abordam imersão diretamente, exceto para os jogadores que consideram imersão uma característica de enciclopédias boas (o Desafio 1 é realizar uma enciclopédia boa). Não considero. Sei que isso é importante para muitos jogadores. Sendo assim...

Proponho uma solução pragmática. Quero ver essa discussão terminar. Assumamos que essa é uma enciclopédia onde vamos avaliar se a utilização potencial de citações externas quebra o jogo. Ao final dela, vamos realizar uma votação, e será decidido de forma democrática: teremos três meses de jogo sob nossas cintas para fazer um julgamento mais embasado na realidade do sistema de jogo.

18
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 29, 2013, 02:43:27 am »
Quanto ao assunto dos anões Amafagafos, não me oporia a ideia de usá-los agora. Contudo, de certa forma, foi definido cedo neste tópico (ênfase minha):

Minha ideia original seria de permitir ao erudito fazer 1 (e não mais que uma) citação a um verbete preenchido da primeira enciclopédia, caso fosse estritamente necessário: Oníria seria um lugar isolado, por razões que talvez vão além de ser um arquipélago -- razões que poderiam ser explicadas no jogo.

O intuito da proposta do publicano foi evitar que a nossa enciclopédia anterior vazasse demais para a atual, como forma de mantê-la não intimidadora para os novatos. Eu, particularmente, não senti que essa referência incomoda nesse sentido. Contudo, a regra foi definida e a substituição parece fácil. Com isso em mente, crudebuster, seria muita descaracterização do seu verbete trocar esse nome? Podemos inclusive assumir que é a mesma raça, mas conhecida por outro nome.

19
Jogos Sociais / Re:Lexicon - discussão
« Online: Janeiro 29, 2013, 02:18:33 am »
Então!

Quero começar dizendo que estou feliz pois, com exceção do comentário a respeito de aumentar o limite pra 250 palavras, não foram questionadas nenhuma das decisões que eu assentei no segundo post. Perfeito! Vou assumir daí que todos concordam comigo. :aham:

Em segundo lugar, sinto que essa discussão se desenrolou graças ao interesse de dois de meus jogadores em termos a melhor partida possível. Ambos se basearam nos seus interesses com relação ao que é divertido para que uma enciclopédia tenha, o que faz sentido que ela tenha, o que é razoável. Como já mencionado antes: não existem formas erradas. Cada sistema de regras vai fomentar diferentes resultados, e é nesse ponto que as regras de todo jogo ficam arbitrárias. É uma questão de escolher entre duas ou mais opções onde nenhuma delas é certa (inclusive, senti que algumas coisas do que foram ditas poderiam ser usadas na criação de excelentes variantes para o Lexicon. A ideia do Hades de se manter uma ordem cronológica, por exemplo, com algumas regras mais poderia dar uma variante curiosa...)

Vamos então às questões penosas? Minhas palavras abaixo são a minha concepção do que melhor alimenta os três desafios que já expus como sendo, sempre, na minha opinião, a base do Lexicon.

Sobre citações de outras enciclopédias: enquanto a citação for usada somente como clarificação de um termo ou palavra existente fora dos nossos universos, acho que é só uma questão de praticidade. No fim das contas, quando um erudito usa uma expressão ou palavra que eu não conheço, pode ter certeza que vou na wikipédia olhar. Criar o link para mim só facilita, e faz da enciclopédia, na minha opinião, uma enciclopédia melhor (Desafio 1). Gostaria, contudo, que essas citações fossem restritas a fontes assim oficiais. Por exemplo, se eu, para clarificar um conceito, crio uma imagem com 400 palavras (na imagem!), subo para um site meu e uso como referência, sinto que rolou um leve abuso do Desafio 2. Como é de praxe, manda o bom senso. Citações a outras lexicopédias devem ser realizadas de acordo com o concordado pelo grupo para a partida. Nessa nossa enciclopédia atual (a segunda), foram especificadas regras para tal. Nesse caso, não há discussão: vale o que foi previamente acordado. Inclusive, vale lembrar que essa regra foi estipulada num intuito específico, o objetivo de diminuir a barreira de entrada para novos jogadores.

Sobre auto-citações: mantenhamos as restrições a respeito de auto-citações. Essas regras já são bem laxas. De certa forma, é possível se citar, na atual interpretação das regras, desde que você tenha citado pelo menos outro erudito na mesma entrada. É claro que podem existir circunstâncias onde dar continuidade ao trabalho de outro verbete seu é natural. Mas essa regra é sacana mesmo: existe para potencializar o Desafio 3 do Lexicon. Faz parte da brincadeira.

Sobre corretude e consistência: as regras assumem que sim, que a palavra de um erudito é lei.  Quanto mais consistente for a enciclopédia, melhor. Mas isso é difícil! Acho que uma partida de Lexicon tem que ser cozinhada com uma pitada de "salve-se quem puder" com relação a isso. Eu mesmo gerei uma breve discussão na nossa anterior e primeira lexicopédia. Achei que valia a pena, pois era uma questão grande, na minha opinião como jogador: quem havia ganho a guerra que batizava a enciclopédia? Acho que esse deve ser o critério: para grandes questões, pode-se gerar uma discussão (quanto mais cedo, melhor!). Deve-se fazer vista grossa quanto a questões menores, pontuais: como um juiz de futebol que deixar passar umas faltas para manter o jogo rolando.

Por fim, mas não menos importante... sobre essas discussões: discussões sempre haverão, e são saudáveis. Criei esse tópico para isso. Sei também que estamos em um momento formativo da nossa comunidade lexicômana, posterior a uma crescida brusca no número de jogadores. Contudo, tentemos ser mais breves nelas. Acho que é possível! :aham: Aposto que já escrevemos de assuntos metajogo, em volume, o suficiente para algumas rodadas de entradas. Preciso dizer mais? :(

20
Jogos Sociais / Re:Lexicon - discussão
« Online: Janeiro 29, 2013, 12:41:34 am »
:blink:

Vou reler o tópico com atenção e volto aqui para comentar em breve.

21
Jogos Sociais / Re:Lexicon - discussão
« Online: Janeiro 26, 2013, 12:57:59 am »
Vou começar explicando para vocês qual o meu ponto de vista com relação ao design do jogo Lexicon. Talvez, através desta, seja mais fácil que eu declare minhas interpretações das regras.

Lexicon é um jogo de criação de enciclopédias. Da forma como vejo, existem três desafios primários no Lexicon:

1) Criar uma enciclopédia boa.
2) Conseguir escrever suas entradas no limite de palavras proposto.
3) Ser forçado a ter suas entradas entrelaçadas com a dos outros.

Todas as regras de citação (retroativa e fantasma) que estão na definição do jogo, para mim, visam apenas garantir os desafios do entrelaçamento dos verbetes (desafio 3). Não devem atrapalhar a criação de uma enciclopédia boa. Tendo dito isso...

Sobre as questões das citações retroativas: Utilizando as três máximas que coloquei acima, para mim, torna-se fácil de resolver esse problema. Queremos, antes de tudo, criar uma boa enciclopédia. Uma boa enciclopédia tem suas referências conectadas, tanto para que o leitor possa navegar por seus links quanto para facilitar a vida de seus autores. Caso um verbete exista, queremos que, onde ele é mencionado, ele seja apontado corretamente. Concluo que não há problemas em fazer citações retroativas extras, seguindo essa linha. Pelo contrário: você está entrelaçando ainda mais. A regra de não se citar, na minha opinião, é para evitar que um erudito fique só no universo dos seus verbetes, citando a si mesmo indefinidamente e brincando sozinho: deve-se, pelo menos, citar um verbete alheio sempre.

Sobre as citações fantasmas: Quanto aos argumentos numéricos apresentados, é para mim irrelevante que existam mais citações fantasmas do que seja capaz que se preencha. Qual o problema disto? Teremos opções, o que é sempre bom. Vejo os verbetes fantasmas (novamente, estou falando como designer de jogos) como uma forma do jogador falar "Ei! Queria que outra pessoa explorasse esse aspecto do mundo aqui! Sigam por esse caminho". Se ninguém quiser fazê-lo, de uma certa maneira, foi por que o erudito que propôs o verbete não conseguiu fazê-lo de maneira interessante. Ou seja, para mim, os limites impostos nos verbetes fantasmas devem ser impostos apenas a citações fantamas novas. Não vejo problemas em fazer pilhas de citações a verbetes fantasmas que já foram propostos por outros eruditos: isso, novamente, para mim, aumenta o entrelaçamento, o que é bom. Ruim é deixar que um autor crie uma pilha de citações fantasmas novas a cada entrada, sem controle. Na enciclopédia anterior, inclusive, fui capaz de gerar, para os eruditos, um "índice de receptividade", que contabiliza a razão de verbetes acatados (completos por outro erudito) por verbetes propostos. Eruditos com maior receptividade sabem propor em suas citações fantasmas assuntos que interessam aos outros, o que, para mim, faz a da enciclopédia melhor.

Sobre a questão do limite de palavras: Acho que parte da dificuldade do jogo é ter que ser estrito no quanto se escreve. Palavras tem poder no Lexicon. Quanto mais se escreve, mais detalhado se pode ser; mais detalhado pode significar mais exato, e um verbete mais exato dificulta a vida dos outros eruditos que querem se aproveitar de ambiguidades dos seus verbetes para serem criativos. É interessante, na minha opinião, quando faltam palavras na conta para você explicar o que é um escariânforo e outro erudito se aproveita disso para criar algo inesperado, algo novo. Para mim, é o desafio número 2 do jogo (não é a primeira vez que digo isso). Caso 200 palavras não esteja sendo suficiente, prefiro que aumentemos logo esse valor, em vez de permitir ultrapassagens por pouco. Com sinceridade, não quero ser o juiz do que é ultrapassar "um pouco": me parece uma tarefa ingrata. Caso todos considerem que até 250 é um número razoável, vamos alterar o intervalo aceitável para 100~250. É o que tenho encontrado nas minhas contagens, de qualquer forma.

Sobre as regras em geral: Repito a minha interpretação das regras alterando a explicação do publicano. É o resumo mais simples que consigo pensar.

"Você é obrigado a realizar NO MÍNIMO duas citações fantasmas em todas as rodadas exceto a última (nenhuma citação fantasma) e antepenúltima (uma geração apenas). Nunca é possível CRIAR mais do que duas citações fantasmas novas em um só verbete.
Você é obrigado a citar NO MÍNIMO um verbete alheio a cada rodada, exceto a primeira. Pode ir além disso."

Sobre variantes de regras: Acho a maioria das variantes uma complicação que não me interessa muito, particularmente. Nesse ponto, contudo, falo como jogador. Podemos tentar a variante do Caça Fantasmas em futuras enciclopédias, caso se queira. Na atual, acho que vai confundir: aparentemente, nem consolidamos as regras padrão, certo?

22
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 11:56:30 pm »
Bom... tenho muito o que responder. Como essas questões me parecem não ser específicas da partida atual (apesar de terem sido geradas a partir de exemplos dela), qualquer resposta que eu der vai estar no tópico de discussão, criado precisamente para esse intuito.

Agora vou às muitas questões.

PS: Voltei. Divirtam-se!

23
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 02:23:37 am »
Se não me engano a regra obriga a criar 2 na rodada 1.
E a criar 1 daí em diante e o resto pode ser fantasma criado por outra pessoa.
Revisem a regra que reavalio; do contrário poderei manter o formato (ou não).

São dois fantasmas: o do Império Mokun é retroativo, para garantir a consistência da enciclopédia.

24
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 01:29:42 am »
Ou seja, pode-se citar qualquer coisa já existente e é obrigatório criar mais 2 fantasmas  to achando interessante agora estando dentro do jogo em funcionamento

Isso. Nas rodadas posteriores, seremos obrigados a citar retroativamente sempre um verbete que foi criado por outro erudito. Essa regra garante um entrelaçamento dos verbetes de diferentes eruditos da enciclopédia.

PS: Achei exuberantemente perturbadora a imagem do arqueiro que alveja uma criança sendo amamentada no verbete Luvária, da nossa erudita Deneiva.

25
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 01:22:58 am »
Eu edito lá a página dele então, coloco o formato de citação.

Sim. Mas essa é uma regra que é importante reforçar (inclusive, também faltou a citação ao Império Mokun no verbete do Zeratrasto do Sinuhe. Kinn, pode corrigir isso pra mim?). Lá vai:

Quando o assunto são citações retroativas (citações a verbetes já criados), o número que deve ser realizado por rodada é o mínimo. Ou seja, quando falamos que, a partir da segunda rodada, deve-se citar obrigatoriamente um outro verbete que não seja do seu erudito, estamos dizendo que, no mínimo uma entrada que não seja do seu erudito deva ser citada. Entradas completas extras mencionadas devem ser citadas, sem problemas (mesmo que tenham sido criadas na mesma rodada). É o caso de Meriah e do Império Mokun.

Já as citações fantasmas de cada rodada devem ser realizadas em valores estritos. Quando dizemos que é preciso realizar duas citações fantasma na primeira rodada, dizemos que não menos ou mais que duas citações fantasmas devem ser realizadas. Não é possível ultrapassar esse valor, ou fazer menos citações. Pode-se realizar citações fantasmas para verbetes fantasmas que já existem: é algo válido. Mas deve-se fazer obrigatoriamente duas.

26
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 12:48:46 am »
Finalmente criei minha página... agora ao verbete... digam Oi para

Chanandler, O Bong

Estou tomando a liberdade de incluí-lo na lista de eruditos da nossa enciclopédia, ok?

27
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 25, 2013, 12:29:21 am »
Ainda não liguei o computador, o que é dibs?

Dibs é quando um erudito "reserva" um verbete. É considerado boa prática (em especial quando se está preenchendo um verbete fantasma) anunciar aqui no tópico qual será o verbete do erudito na rodada, para evitar alguns problemas, como, por exemplo, dois autores escolherem a mesma entrada e se acotovelarem na escrita dele.

Vejo que a Manu já conseguiu se ajeitar! Maravilha, parece que estão todos bem. Alguém ainda tem alguma dúvida sobrevivente? Vou dar a minha conferida agora, dado que já tivemos uma participação bem grande no primeiro dia! Estão todos de parabéns! :aham:

PS:
Fiquei matutando na rua, seria necessário eu colocar links da wikipedia nas definições linguísticas do lamnarquês?
Afinal "aglutinante" e "ergativa" não são conceitos exatamente comuns.

Não se reprima! Se achar que precisa, pode colocar.

PS: Lelëco, usei tanto o Word 2007 que tenho aqui na minha máquina como o site wordcounter.net para dar uma contada no número de palavras do verbete Leto de Prata e encontrei 240 e 266 palavras (respectivamente). Teria como você verificar se esse limite foi passado, mesmo? Caso tenha passado, poderia editá-lo para encaixar o verbete na contagem de 100~200 palavras?

28
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 24, 2013, 08:44:11 am »
Começa a primeira rodada da segunda partida de Lexicon da Spell! Nosso tema é:

"Enciclopédia sobre locais curiosos, seres notáveis, personalidades relevantes, lendas fantásticas, deuses misteriosos e eventos memoráveis do Arquipélago de Oníria, localizado a sudeste de Superfície."

Começamos com os seguintes índices: H, L e Z!

Só para lembrar: cada jogador precisa criar um verbete, através de seu erudito, de no mínimo 100 e no máximo 200 palavras. Na primeira rodada, somos obrigados a realizar duas citações fantasmas, somente. Essa rodada vai até dia 30 de janeiro (dia 31 anunciamos os índices da próxima rodada).

Ah! E um aviso: como temos uma partida com mais jogadores e, logo, com mais entradas e mais semanas, promovi o publicano a editor para me ajudar no processo, ok?

Vamos lá! Ao trabalho, eruditos!

29
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 23, 2013, 11:47:32 pm »
Quando você diz um tópico para interação dos eruditos, diz interpretação mesmo?

Só pra confirmar (ou não)

É. Me garantiram que vai haver uma interação entre os eruditos que é, pelo que entendi, praticamente outra brincadeira - fiquei com a sensação que ler esse tópico seria como assistir ao making of de uma enciclopédia que é apresentado em formato de LARP. Confesso que não entendi muito bem. Certamente não vou conseguir participar, e não será obrigatório de maneira alguma.

De qualquer forma, vou tomar uma decisão e pedir para que vocês façam essa interação em um tópico, e não discussões nas páginas da enciclopédia (ou comentários por lá). Colocar essa interação por lá pode gerar confusão. Deixem essa interação para o fórum, ok?

30
Jogos Sociais / Lexicon - discussão
« Online: Janeiro 23, 2013, 11:40:33 pm »
Tópico criado para discussão sobre o jogo Lexicon que não pertençam a uma partida específica: discussão sobre como se participa, sugestões, melhorias, comentários, etc.

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10