Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Speranza

Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10
121
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 19, 2012, 12:52:18 am »
Sim! Dia 23, pela manhã.

PS: Amigos, coloquei na minha página da nossa wiki algumas coisas. Vocês podem chegar lá através do endereço http://spellrpg.com.br/wiki/index.php?title=Usu%C3%A1rio:Speranza.

"Pedácrito de Qirsa" é o meu personagem. A página dele é o modelo que deve ser usado por vocês para o cadastro dos seus. Atentem para a existência de uma categoria para o personagem: através dessa categoria demarcaremos o autor dos verbetes.

"Enciclopédia de Exemplo, Uma", como o nome já diz, foi criada essencialmente como modelo para novas enciclopédias e como forma de demonstrar como vamos utilizar o sistema de wiki para termos uma biblioteca organizada. Ainda vou escrever as regras que usei para preencher essa enciclopédia e seus verbetes de exemplo, mas por enquanto ela já pode servir como ilustração. Atente especialmente para a forma de marcar verbetes fantasmas.

"Guerra dos Treze Portais, A" é a nossa futura partida. Assim que vocês tiverem criado seus eruditos (sua página e sua categoria, a partir do modelo que coloquei lá para o meu personagem, o Pedácrito), podem atualizar a lista que está nessa página com seus personagens.

Qualquer dúvida, devo ser capaz de responder amanhã à noite. Abraços!

122
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 19, 2012, 12:35:38 am »
Gosto da ideia da primeira rodada durar uma semana, por  O que vocês acham desse cronograma?

Rodada 1: 23/12 ~ 30/12
Rodada 2: 31/12 ~ 03/01
Rodada 3: 04/01 ~ 06/01
Rodada 4: 07/01 ~ 10/01
Rodada 5: 11/01 ~ 13/01
Rodada 6: 14/01 ~ 17/01
Rodada 7: 18/01 ~ 20/01
Rodada 8: 21/01 ~ 24/01

PS: Vou criar a página da nossa primeira partida de Lexicon na wiki agora. Como todos nós que vamos jogar temos que criar uma entrada para nosso erudito (onde vamos listar as entradas feitas por ele), vou considerar a criação dessa página uma "confirmação" do entrada no jogo.

Contudo... eu não quero que vocês comecem a descrever seus eruditos. Escolham apenas um nome para ele, de preferência um BEM exótico! Quero que os eruditos sejam "descobertos" a medida que vamos escrevendo os verbetes... Exemplo: quero que descrevamos "Arkhoris de Mezaabek é um erudito com um conhecimento de máquinas voadoras" podendo fazer referência a alguma entrada de algum Lexicon existente. Ok?





123
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 17, 2012, 11:32:56 pm »
Se eu não cair duro de sono hoje, coloco a tradução do püblicano na wiki, junto com padrão de verbete.

PS: Bom, coloquei a tradução feita pelo püblicano aqui http://spellrpg.com.br/wiki/index.php?title=Regras_do_Jogo_Lexicon. Caso esse não seja o lugar ideal para ele, por favor, avisem-me.

PS2: no site do Twisted Confessional que mencionei no primeiro post, existem dois modelos, um para artigos e outros para eruditos, que, pelo que pude sacar, se integrados corretamente à ferramentas wiki, podem servir para automaticamente preencher as citações feitas. Nossa wiki é assim programável? Seria ótimo!


124
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 17, 2012, 11:32:28 pm »
Pronto, aqui estou!

Antes de tudo, queria agradecer ao püblicano pela tradução! Muito obrigado! :)

Quanto aos novos integrantes, sejam bem vindos! A lista atualizada de jogadores é (se eu esqueci de alguém, me avisem):

Speranza
crudebuster
püblicano
Lelëco
Aluriel de Laurants
Ielenia Náilo
YHVH Tzevaot
Madrüga
kinn


Vamos as questões do dia:

Quanto ao limite de 200 palavras, vamos manter esse limite pois facilita. Com um grupo de 8 jogadores, teremos 1400 palavras para ler a cada 3 dias, e 200 para escrever. É para facilitar a manutenção.

Quanto a duração de cada turno, caso o povo ache que, ao contrário do que havia pensado, 3~4 dias é pouco, podemos aumentar esse prazo. A vantagem desse prazo é que conseguimos realizar uma partida em um mês, o que é bom para manter o interesse dos jogadores.

Sobre jogadores entrando mais tarde, não vejo problema não. Prevejo um número grande de pessoas entrando e saindo da partida ao longo de um mês.

Quanto a incontestabilidade das entradas: sem uma forma para que se quantifique a veracidade ou probabilidade dos verbetes (o Lexicon não possui essa mecânica), permitir que os jogadores contestem a veracidade das entradas por completo se torna um jogo de índios e cowboys, onde vale o que fala cada um. Logo, negar, contestar ou contrariar DIRETAMENTE não será considerado kosher.

CONTUDO... é perfeitamente válido em um verbete seu citar outro e se aproveitar dos lugares inexplorados nas 200 palavras do artigo original, bem na linha do "sim, mas..." já mencionado.

Exemplo:

Um autor escreve o artigo "Ruínas de Moraazeb, As", no qual se narra que nessas ruínas mora um Djin, responsável por ter roubado um artefato de feiticaria antigo, que o defende com unhas e dentes.

Um segundo autor pode se envolver nesses fatos através de "expansão" (e não negação) do cenário de muitas formas. No Artigo 1, o autor não teve palavras o suficiente para explicitar o destino do Djin. Pode-se criar um artigo sobre o artefato, então, que explica que ele na verdade é um exemplar enfeitiçado de um livro sagrado que captura Djins, mencionando o velho destino do Djin das Ruínas de Moraazeb (sua citação). Poderia também criar um artigo sobre o Djin em questão, caso ainda não tenha sido feito, dando um nome para ele e fazendo-se o que bem entender do artefato.

125
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 17, 2012, 07:03:58 pm »
Galera, não estou ignorando vocês, vou esclarecer todas as dúvidas mais tarde! Estou agora no trabalho, mas estou acompanhando a discussão (silenciosamente).

126
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 17, 2012, 03:55:37 am »
Bom! Maravilha! Já temos um tema escolhido

"Eruditos catalogam os eventos, localidades e personagens relacionados a Guerra dos Treze Portais, que ocasionou na queda e destruição da Capital Voadora do Reino das Nuvens."

e os seguintes enciclopedistas:

Speranza
crudebuster
püblicano
Lelëco
Aluriel de Laurants
Ielenia Náilo
YHVH Tzevaot


Queria fazer uma pergunta: alguém NECESSITA das regras traduzidas para o português, ou todos se viram no inglês? Só pra eu não ter que fazer uma tradução que ninguém vai usar.

Quanto as regras do jogo:

1) Nosso jogo vai ter 8 turnos e vai usar um grupo de letras misto. Isso quer dizer que eu vou embaralhar as letras que vamos usar a cada turno: a sequência vai ser algo próximo de "AXQ", "BYN", "TRW", etc...

2) Inicialmente, vamos fazer 2 turnos por semana (um seg/ter/quarta/quinta, outro sex/sab/dom) para dar tempo para o pessoal escrever as entradas com calma. Caso a gente veja que está sobrando tempo para todos, podemos acelerar.

3) Não vou poder estar acompanhando o jogo de perto o tempo todo, então vou pedir que vocês tenham uma autonomia pacífica. Especialmente com relação a três coisas:

3.1) Citações: citemos corretamente. Cada entrada (com exceção da primeira e das últimas) tem que conter três citações a outras entradas, uma para uma entrada já existente (de OUTRO enciclopedista) e duas para entradas fantasmas. Não vou conseguir checar isso sempre, então sejamos atentos e justos.

3.2) Dibs: assim que começa o turno, os jogadores devem tentar preencher todas as entradas fantasmas que existirem para as letras do turno antes de criarem novas entradas. Dessa forma, vamos ter que usar ou o fórum ou a wiki para "reservar" que entradas cada um pega. Nesse caso, vamos usar a regra do "quem chegar primeiro leva" para resolver esses impasses.

3.3) Desmentir: a palavra dos outros enciclopedistas é lei. Tudo que for fato nas entradas é verdadeiro no universo que estivermos criando. Para isso... temos que estar atualizados nas entradas que os outros enciclopedistas escrevem, se não é inevitável que nos acotovelemos nos nossos fatos. Na dúvida, pergunte!

127
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 17, 2012, 03:30:53 am »
Lelëco, o Lexicon é um fim em si próprio, contudo, potencialmente o resultado de uma partida pode virar um cenário (ou uma ideia para um).

A diferença é que quando alguém faz um ambiente para ser jogado como cenário de RPG, acaba criando certos elementos que servem os propósitos específicos de cenários de RPG. Por exemplo: se os jogadores vão explorar masmorras, o cenário tem que ter masmorras. Isso não necessariamente vai acontecer com nossos verbetes.

128
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 17, 2012, 12:50:14 am »
Bom... não queria começar com um tema muito difícil não, high fantasy não histórico, para que possamos "pega o ritmo" e que não afaste potenciais jogadores. Pensei em algo na linha de:

"Eruditos catalogam os eventos, localidades e personagens relacionados a Guerra dos Treze Portais, que ocasionou na queda e destruição da Capital Voadora do Reino das Nuvens."

Parece interessante?

129
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 17, 2012, 12:11:51 am »
Bom! Já temos três interessados! Bom saber...

Eu vou traduzir rapidinho hoje ainda, e, se não hoje, amanhã!

130
Vídeo Game / Re:Ficções Interativas
« Online: Dezembro 16, 2012, 10:29:59 pm »
Estava para perguntar na shoutbox onde criar um tópico sobre ficção interativa (se na seção "Video-games" ou na seção "Contos") e antes resolvi procurar, mais por desencargo de consciência do que por qualquer outra coisa, se já existia um tópico sobre esse assunto. Eis que encontro um tópico do Lanzi (quem sempre me assombra com os interesses que tem em comum comigo) de mais de um ano atrás!

Tenho pensado muito a respeito do lugar relegado a esse gênero de duas cabeças. Em sua forma natural, certamente não goza do mesmo prestígio que já teve no mundos dos jogos eletrônicos, e talvez sua evolução, na pele de jogos como o Heavy Rain, tenha se distanciado demais do seu componente literato. E, se como jogo, o gênero perdeu espaço, como literatura, o gênero talvez nunca tenha vingado a promessa de revolucionar o mundo dos livros através de sua hipertextualidade.

O que, para mim, é uma pena. Minha imaginação juvenil cresceu e se fortaleceu graças a uma dieta segura de livros-jogos. Existe algo na ficção interativa que para mim é mágico. Como escritor de contos, gostaria de poder dizer "Ei, escrevi um novo conto interativo, quer ler?" da mesma forma que faço com contos, e sinto que atualmente ainda não tenho esse poder.

Vou aproveitar o tópico para fazer perguntas que podem me levar às respostas que procuro:

1) Vocês acreditam que é possível escrever literatura com ficção interativa? Sei que essa pergunta levanta a enfadonha pergunta do que é literatura, mas pergunto pois, atualmente, não consigo ver nenhuma das grandes obras do gênero sendo citadas em NENHUM lugar fora do meio.

2) Novas tecnologias tem algum poder para popularizar o gênero? Novos leitores digitais, como o Kindle, poderiam faciliar o consumo e a produção de livros-jogos, por exemplo. Redes sociais poderiam oferecer produção "compartilhada" e interativa de histórias. Melhores parsers e ferramentas de IA (como chatbots) poderiam fazer dos jogos uma experiência ainda mais imersiva e completa.

Enfim... acabei de baixar o Inform7, vou fazer algumas experiências enquanto espero alguém mostrar interesse na discussão.  :)


131
Poemas / Re:Antropomorfismos
« Online: Dezembro 16, 2012, 02:49:05 am »
Esse poema, de abril desse ano, é a versão atual dada a um microconto que havia publicado em 2007 na Spell. Na época, lembro de ter sido bem recebido, embora li que o conto era curto. Para um concurso, transformei-o em uma poesia e considero essa atual forma mais sincera para o que já era um poema em prosa.

132
Poemas / Antropomorfismos
« Online: Dezembro 16, 2012, 02:44:52 am »
Encerrado em jaula robusta
o minotauro permanecia imóvel
enquanto espreitava com orbes escuros
a farisaica corte ao seu redor.
Por toda sorte de mãos correu lacrado o veredito.
Ouviu-se apenas o especular sussurral do público
e o bufar trôpego de um monstro feito réu
quando cortou a noite:
“Culpado!”, vociferou-se,
o dedo julgador em riste
disseminou na multidão espírito de júbilo vingador.
Da bruta criatura talvez lembrem,
quem sabe, os da turba mais próximos,
que compreendeu o anúncio de sua morte,
pois, ainda que estóica,
debarrou uma lágrima antes que lhe viesse o carrasco,
antes que a acha subisse à lua,
disseminando furor e sede sanguinária
entre as gargantas roucas das arquibancadas
para as quais não importa o crime, e sim a sentença.
Produto de maldições divinas,
a boçal e bovina fronte escondia atrás de memórias de fogo
pesares e sonhos de marfim.
A lâmina dividi-lo-ia vorazmente em dois,
corpo humano,
cabeça taurina,
extinguindo eternamente a evidência terrena
de sua existência mitológica.
Após sua morte, talvez tenha encontrado paz,
já que nesta vida fora um homem entre bois,
e um boi entre homens.

133
Apresentação / Re:Olá novamente!
« Online: Dezembro 16, 2012, 02:22:49 am »
Grande louc0! Como está a vida? O que tem feito?

PS: seu avatar é do "Hark! a vagrant"? Me amarro nessa webcomic!  :aham:

134
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 16, 2012, 02:16:11 am »
Parece-me o perfil ideal!  :aham:

135
Jogos Sociais / Re:Lexicon, alguém?
« Online: Dezembro 16, 2012, 02:05:53 am »
Legal, püblicano, saber que você tem interesse! É um jogo muito divertido!

crudebuster, pode sim escalar para uma tragédia! Contudo, o prolixismo e a verborragia podem ser belos! E 100~200 palavras não é TANTO assim... está convidado!

PS: Estou preparando aqui uma explicação minha das regras e qual variação da ordem das letras queria usar!

Páginas: 1 ... 7 8 [9] 10