Todo sistema de RPG tem cálculo. A matemática está lá, até se for escondida atrás de cartas como em Falkenstein. Mas GURPS leva isso para um patamar que eu acho só é superado por aquele RPG de conspiração que precisava de calculadora cientifica (e AD&D porque nada superar a matemática chthuliana de AD&D).
É sério que os cálculos do GURPS te deixaram tão traumatizado assim? Esse Steve Jackson deve ser um maníaco dos mais perversos!
1) Testes de Habilidade Rolagem de dados para o personagem testar uma de suas aptidões ou perícias. Rolam-se 3 dados e é feito a soma, se o total for menor ou igual ao valor testado, o personagem obteve sucesso. Quanto mais difícil o teste, subtrai-se do valor testado.
Por exemplo: um personagem com força 13 vai derrubar uma porta. Caso role os 3 dados e o total der igual ou menor que 13, passou no teste e conseguiu derrubar a porta. Caso a porta seja de uma madeira vagabunda, pode-se adicionar +3 ao teste, passando de 13 para 16(bem mais fácil), ou se for de um material mais resistente, subtraia.
2) Teste de Reação Esta é uma regra opcional, que nada mais é que uma jogada feita pelo mestre para saber se os NPCs foram ou não com a cara dos personagens dos jogadores. Rola-se 3 dados. Resultado de 10 a 12 é uma reação neutra. Quanto maior o valor, melhor a reação do NPC. Existem muitos modificadores, como aparência, raça, feitos, status social, etc, que influenciarão no resultado. Particularmente nunca(raramente) faço testes de reação.
3) Avaliação de Dano Jogada de dados para ver quantos pontos de vida(que é o valor da HT) o personagem perdeu. Caso seja um combate, realiza-se um teste para ver se acertou o golpe(perícia referente à arma que se está usando). Caso acerte, o alvo decide se vai aparar, esquivar ou bloquear(lá vai outro teste). Se o alvo falha, faz-se a jogada de dano conforme a arma que se está usando, subtraia a Resistência ao Dano que o personagem possa ter e esse é o valor que o alvo perde de pontos de vida.
Simples assim, com essas três regras é possível jogar GURPS. Caso queira calcular a balística do disparo de um arco-e-flecha, saber quantos m/s uma águia pode alcançar ou qual o tempo de frenagem de seu cavalo… Bem, aí são outros quinhentos, e nesse caso, o GURPS realmente é bem complexo.
Tipo, o sistema INTEIRO DE TODOS OS LIVROS se baseia nessas premissas.
Cadê os cálculos absurdos?
O que eu quero dizer é: gurps só causa dor de cabeça pra pessoas que começaram com outros sistemas.
Seu asserção é inválida. Você disse que os jogadores de GURPS estavam migrando para outros sistemas e enumerou-os como prova disso.
Se você tem números, apresente-os.
Ou não entendeu o que é a falácia que o Ahuda apontou?
Wtv pra falácia, o problema é o assunto. Se eu pudesse me comunicar com as comunidades japas de RPG, ou mesmo conseguir achar algum deles que saiba inglês, já teria feito essa pesquisa quanto aos sistemas preferidos e talz. Esses malditos se escondem melhor que fada na floresta, só dá pra encontrar algumas imagens de fichas e eles nunca respondem com quem manda mensagens ou emails em inglês.
Pode parecer exagerado agora, mas eu tentei ler o Gurps Lite. Tentei de verdade, sério, com muita força de vontade. Não tive problema com a falta de ilustrações e cenário, estou acostumado a ler "SRDs" por ai, mas alguma coisa nele era tão estranha, sei lá o que poderia ser, que eu sentia o que chamo de "agonia nos ossos": uma dor nos antebraços, na região entre o rádio e a ulna e os músculos, como se formigas dançassem e fornicassem a valer dentro de mim.