Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Freakey

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9
61
Finalmente um episódio bom nesta temporada.

"You know now Jon Snow"  :laugh:

62
Design & Desenvolvimento / [LoA] Pittsburgh
« Online: Maio 27, 2015, 03:40:47 am »
Olá spellianos!

Estou tentando criar um cenário de Lobisomem: o Apocalipse ambientado em Pittsburgh, a partir das poucas informações que existem no W20 - Rage Across the World e a página da cidade na Wikipedia. Algumas coisas do mundo real foram adaptadas pra dar mais peso no cenário.

Os principais pontos, por enquanto:
(click to show/hide)

Antes de continuar, vou explicar a intenção na criação do cenário...

Estou fazendo ele para uma nova campanha de Lobisomem: o Apocalipse que pretendo narrar pro meu grupo em breve. Por enquanto eu quero deixar o cenário o mais aberto possível em relação às tribos e política tribal, não estabelecendo de forma restritiva coisas como tribos presentes, etc., pra não limitar a criação de personagens. Estas coisas eu quero criar a partir dos personagens jogadores. Se, por exemplo, um deles fizer um Garra Vermelha, então existirão Garras Vermelhas na região... e assim por diante.

Mas alguns pontos que eu gostaria de desenvolver mais são a Cathedral of Learning, Algheny National Forest, Philadelphia e principalmente a U.S. Steel Tower. De cara decidi que ela não será um caern controlado por Andarilhos. Quero deixar uma aura sinistra de mistério. Algo que traga uma sensação de paranóia constante, aquele frio na espinha de que parece que algo ou alguém está te observando, já que a presença e visão do edifício, principalmente na Penumbra, é sempre inevitável. Quero que o cenário em si seja conturbado, com problemas a serem enfrentados por todos os lugares. Que a seita que os personagens farão parte (Hays Woods) esteja sob pressão de todos os lados. Pittsburgh é conhecida como "the Steel City", então, que a cidade seja um ambiente no mínimo desconfortável até mesmo para os Andarilhos do Asfalto. E também gostaria de fugir do óbvio, se possível.

E então, críticas, sugestões? Se puderem me ajudar - inclusive com idéias para plots da crônica - agradeço! :)

63
Eu gostava da série até a quarta temporada, mesmo com todas as mudanças. Na quinta a coisa desandou de forma absurda ladeira abaixo. Essas duas imagens exemplificam bem essa temporada...




64
tira o "s" do httpS...
Quando faço isso, após postar, o vídeo incorporado muda pra isso aqui:

65


Não to conseguindo incorporar por algum motivo bizarro.

66
Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Maio 05, 2015, 07:19:12 pm »
Freakey

Uma pergunta: A maior parte do tempo que passou em mesas de RPG foi como DM/Narrador?  :)

Não. Essas experiências foram na maior parte das vezes fora do meu grupo regular de RPG, e nessas ocasiões eu narrei/mestrei uma ou outra vez apenas. Aliás, o que mais encontrei na minha "carreira rpgística" foram mestres/narradores mongolóides que se divertem mais em zuar jogadores, matar/ferrar os PJs de alguma forma tosca e sem sentido, e situações do tipo que eu tenho certeza que todo mundo aqui já vivenciou muitas vezes, do que em criar uma boa história, narrar as cenas de forma detalhada e interpretar NPCs memoráveis.

Dentro do meu grupo, sim, acho que fui DM 90% das vezes, mas pro meu grupo só se aplica a parte sobre a resistência a coisas novas. O que é uma pena...

Citar
sou o único que pega um livro pra ler, seja para aprender um sistema ou um cenário. Todas as mesas de que participei fora do meu grupo (...) , foram cheias de jogadores (edit) nunca leram os livros dos jogos que estão jogando. É tudo baseado no achismo ou "falácia".
...
No meu caso era D&D 3.5 com jogadores. Entendo esse sentimento

Esse sentimento provavelmente é universal. RPG é mais uma forma de "cultura oral" do que escrita, e não vejo nenhuma forma (ou mesmo motivo) de modificar isso.

Isso é um fato. RPG se aprende com alguém explicando. E eu particularmente adoro ensinar um RPG, seja pra algum jogador novato, ou um RPG novo pra jogadores veteranos.

Mas sempre digo enquanto ensino que aquilo que estou passando pras pessoas é o básico, e o pior de tudo, é o meu entendimento do sistema/cenário, e não deve ser tomado como uma verdade universal. Sempre recomendo que peguem o livro depois pra se aprofundar, e até pegar algo que eu talvez tenha deixado passar.

O que eu critico não é a "cultura oral", mas o fato de que apesar das pessoas gostarem muito de RPG nunca pegarem um livro sequer pra ler, mesmo apenas um trecho que seja. Eu conheço pessoas extremamente fanáticas por Lobisomem: o Apocalipse e Vampiro: a Máscara, do tipo que se você chamar pra um jogo o cara larga qualquer coisa que estiver fazendo, e que NUNCA leram uma frase de um livro.

Acho que estou desvirtuando o tópico... kkkkkk :laugh:

67
Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Maio 05, 2015, 05:05:16 am »
Uma coisa que notei na comunidade rpgistica daqui de Manaus é que a maioria (ou os mais vocais, tirando o meu grupo de jogo e uns conhecidos) são de dinossauros conservadores e mãos de vaca. Jogo de fantasia? Só D&D 3.5 ou no máximo do máximo um pathfinder. Nem 4e nem mesmo Old Dragon. Horror? Só presta o Vampiro a Máscara e outros títulos do velho WoD, deixando de lado o novo WoD. Gêneros diferentes? Só os de livros lançados na virada do milênio pela Devir. Gastos com RPG? Quase nulos mesmo, sem interesse por novidades. Pq o público age assim? Depois não podem reclamar que não há evento ou que o RPG em Manaus (e pelo visto, no Brasil) decai e não tem um bom espaço. Reclamam do preço dos livros, mas outros grupos nerds, como os otakus e jogadores de Magic consomem horrores em seus produtos (como toucas, roupas, figurarts, gashapons, action figures, aquelas cartas raras de magic, dentre outros) sem nenhum problema (ou pesando racionalmente, mas com condições de gastar bem no seu hobby favorito). O que leva o RPGista, ao menos o manauara a ser tão mão de vaca e não buscar novidades, seja na forma de jogar ou em busca de cenários e sistemas diferentes?

Adendo: Já vi um mesmo jogador rejeitar jogar numa mesa minha pq o sistema era em inglês. Esse mesmo jogador não gosta do novo WoD porque não tem mais o clã favorito dele e só queria entrar na minha mesa de Dungeon World se pudesse jogar de mago, mas já tinha mago na mesa, pq ele "só joga com mago".

E aqui fica meu desabafo. Inclusive o Aluriel postou na comunidade um desabafo mais indireto, "O Manifesto dos Poliedros", que ficou bem interessante, mas duvido que o público do grupo de facebook tenha captado mesmo as indiretas e mensagens lá.

Sei que estou atrasadíssimo pra discussão, mas quero postar meu relato (ou desabafo?), pois achei o tópico muito interessante. Essa sua descrição bate perfeitamente com o que acontece aqui em Cuiabá-MT (tem mais alguém daqui na Spell?).

RPG é D&D 3.5 e Vampiro: a Máscara, no máximo algum outro título do cWoD.

Pra conseguir jogar D&D 4e foi um parto. 5e, um pouco mais fácil, mas só consegui jogá-la em março deste ano. Meus livros de Lobisomem: os Destituídos eu até vendi, porque fazer as pessoas sequer experimentarem o jogo era um trabalho hercúleo. "nWoD? Pfff... herege! Como pode jogar esta abominação? RPG de verdade é cWoD!!!!111!11!1". As pessoas preferem ficar sem jogar RPG (e reclamar disso o tempo todo!) a jogar algo novo.

Tenho 30 anos, moro aqui há mais ou menos uns 12 anos (jogo RPG há uns 15), e a maioria dos "rpgistas" que conheci durante esse tempo (e eu conheci bastante gente nesse período) são exatamente como você descreveu. Dentre todos que conheci e conheço, sou o único que compra/comprou livros de RPG. E em muitos casos isso se estende até a acessórios básicos como dados.

E vou além, entrando numa outra característica que me incomoda muito... sou o único que pega um livro pra ler, seja para aprender um sistema ou um cenário. Todas as mesas de que participei fora do meu grupo, mas principalmente as de WoD (leia-se Vampiro: a Máscara, muito popular por aqui), foram cheias de jogadores/mestres que nunca leram os livros dos jogos que estão jogando. É tudo baseado no achismo ou "falácia". O cara ouviu algo em algum lugar, e aquilo é a lei. "Fulano explicou pra sicrano, que explicou pra beltrano" e assim continua, e todo mundo joga usando um monte de regras/informações erradas tiradas sei lá de onde. E se um incauto sequer mencionar uma regra "hey, mas não é assim", pobre dele. Será execrado impiedosamente. Bom, talvez as duas coisas estejam ligadas... se essas pessoas não compram livros, como os leriam? :risuando:

Em meados de 2005, 2006, uns caras abriram uma loja de RPG, com direito a espaços privados com mesas grandes e tal, e não aguentou um ano. Nos últimos cinco anos duas lojas muito bem estruturadas de RPG, card games e colecionáveis abriram aqui. Ambas deram muito certo no MTG com FNM, pre-release e eventos do tipo. Ambas abriram as portas fazendo eventos de RPG, inclusive sancionados da WotC como aqueles gamedays da 4e, adventurers league, e em pouco tempo as duas abandonaram o RPG completamente. Deixaram de organizar eventos, e também renovar suas estantes de livros de RPG. E é claro que todas essas pessoas de que falei reclamam de como tem pouco apoio pra RPG na cidade...

É um comportamento bizarro.

68
Sistemas & Cenários / Re:Quickstart de Legend of Five Rings em português!
« Online: Abril 16, 2015, 07:16:27 am »
Desculpem pelo ress, mas é pra avisar das últimas 48 horas da pré-venda do livro.

Link: http://newordereditora.com.br/loja/

Mão ta coçando pra comprar a versão de 190 reais.

69
Sistemas & Cenários / Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Online: Março 13, 2015, 01:18:34 am »
Foi o que eu suspeitei. Do jeito que o Freakey colocou eu achei que tinha deixado passar algum poder em que a espada do ranger pega fogo ou o guerreiro dispara relâmpagos do machado.
Eu fui infeliz no meu comentário.

As classes marciais na 4e não tem "pirotecnia", mas o feeling de jogar a edição com qualquer personagem, mesmo jogando com um personagem de poder marcial, é totalmente o de jogar com um conjurador.

Eu sei que vão dizer "ah, mas a descrição dos poderes não tem nada a ver com magia" ou "cabe ao DM e os jogadores narrarem seus poderes da forma correta", e estão certos. Mas ter "poderes" na ficha e gastá-los com usos por encontro/dia é muito coisa de conjurador pra quem joga D&D há tanto tempo.

Pelo menos eu e meu grupo nos sentíamos assim quando jogamos a 4e (e jogamos por bastante tempo).

MAS não quero prolongar uma edition wars sem sentido aqui. Só vim retificar meu post infeliz. :)

@Topic
Achei Aarakocra completamente desnecessário. Esse movimento de vôo é quebrado.

O que achei foda mesmo foi essa magia aqui:



Pelo texto "At higher Levels" dá a entender que é na verdade uma magia de 2º nível. Que causa 3d12 de dano em área. Enquanto isso Scorching Ray é só 2d6 em apenas um alvo. Tá certo que uma tem save, a outra acerto automático, mas mesmo assim... é ridículo.

Enquanto isso o Ranger... bom, pelo menos disseram recentemente que ouviram as reclamações quanto ao Ranger, e que irão publicar opções extras para a classe.

70
Sistemas & Cenários / Re:(D&D Next) Elemental Evil Companion
« Online: Março 12, 2015, 03:21:30 pm »
O que irritou na 4e não foram manobras de "saltos espetaculares" como Tony Jaa.

São trovões, fogos de artifício, e coisas pirotécnicas desse tipo. Parecia que todo mundo conjurava magia.

Melhor que uma edição onde conjuradores são fortes e tem mais opções, é uma edição inteira de conjuradores...

71
Guilda Mercante / Re:Vendo livros de D&D 4ª Edição
« Online: Março 03, 2015, 06:51:11 pm »
Só um up pra avisar que abaixei os preços.

Também posso fazer um preço melhor ainda caso o comprador leve tudo de uma vez.

72
Guilda Mercante / Vendo livros de D&D 4ª Edição
« Online: Fevereiro 24, 2015, 11:44:06 pm »
Eai pessoal!

Estou vendendo meus livros da 4ª Edição.
  • Livro do Jogador R$ 95,00
  • Livro do Jogador 2 R$ 70,00
  • Manual dos Monstros R$ 70,00
Os livros estão praticamente novos, com pouquíssimo uso.

Todos os livros são em português. O Livro do Jogador é da segunda impressão que a Devir realizou, que contém todas as correções, alterações e atualizações da época.

Estou aberto a negociação dos preços.

O frete é por conta do comprador.

Fotos: http://imgur.com/a/tixKk

EDIT:
Esqueci de dizer que aceito troca por livros da 5ª Edição de Dungeons & Dragons que estejam no mesmo estado de conservação.

73
Campanhas Online / Re:Pensando em Uivar para Lua Prateada... [L:oD]
« Online: Julho 22, 2014, 08:55:05 pm »
Eu sei que é meio tarde (e que eu não posto no fórum, só fico espreitando), mas me ofereço pra jogar.

Sou um grande fã de LoD (e LoA, até tem diário da uma crônica minha aqui no fórum), mas nunca tive a oportunidade de jogar, só narrei.

74
Sistemas & Cenários / Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Online: Abril 28, 2014, 01:36:15 pm »
Essa parte dos augúrios é ótima.

Não sei vocês, mas eu encontrei (e encontro) bastante dificuldade em fazer um jogador novo de LoD entender os novos augúrios, principalmente o Cahalith, e com frequência o Rahu e o Elodoth. Mais difícil ainda se o cara vem de LoA...

Mas o Cahalith já é meio "Ahroun", o problema é que pra entender os augúrios de LoD, era necessário entender os Renomes (a parte "Ahroun" fica mais clara na explicação da Glória), o que era um erro dos autores do livro, porque isso é uma coisa que precisa vir bem clara na explicação do augúrio e ponto.

E acho que isso, com a nova organização das tribos, vai ficar tudo mais fácil de ser entendido e praticado em jogo na interpretação dos personagens.

BTW, tem previsão de lançamento?

75
Sistemas & Cenários / Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Online: Abril 22, 2014, 11:18:02 am »
Citar
Opa, então que tal jogar outro jogo?

Porque, se já existe uma alternativa a isso prevista no próprio sistema?  :)
Porque você está simplesmente abandonando a premissa principal do jogo Lobisomem: os Destituídos: jogar com uma criatura de Fúria selvagem e tentar possuir algum nível de autocontrole sobre ela pra não se tornar uma besta irracional, tentando viver sempre no limite entre racionalidade e instinto, além de ter que viver em dois mundos nos quais não é bem-vindo em nenhum.

Jogar com um humano é abandonar essa premissa principal, e, portanto, não faz sentido.

Citar
E pra isso só precisam melhorar sua resistência ao Aluamento, algo não mencionado até agora nos textos sobre o novo livro.

Mesmo no Forsaken, todo Parente já tem +2 contra o Aluamento, que pode ser aumentado via o Rite of the Moon’s Love. Obviamente, ainda requer que um Parente tenha que ter uma Força de Vontade muito boa, mas novamente, Parentes que estão no meio de uma Matilha são excepcionais.
O que corrobora mais ainda pro meu ponto: pra serem usados como "Parentes" eles não precisam de conceito novo, regras novas, etc., porque isso já tá lá no Forsaken. :) Só não é um aspecto comum do cenário.

Citar
BTW, na minha visão, uma alcateia que traz consigo para uma batalha amiguinhos humanos carregando armamento de prata está infringindo a Harmonia do mesmo jeito.

É preciso fazer uma bela alteração do texto da Harmonia para ter essa interpretação, dado que Harmonia é um ethos restrito a Lobisomens e que trata Humanos e Lobisomens de maneira distina, com a descrição dos pecados indicando claramente que é uma violação se um Lobisomem utilizar contra outro Lobisomem.

Tão distinto é o tratamento dado pela Harmonia entre Humanos e Lobisomens,  matar Humanos sequer é um ato moralmente errado (só é se não for necessário), enquanto fazer o mesmo com Lobisomens, qualquer um, é errôneo.
Só precisa de uma alteração no texto se você faz uma interpretação literal de "Lobisomem utilizar prata contra outros lobisomens".

Oras, se um lobisomem vai pra uma batalha com vários humanos ao seu lado carregando prata pra atacar outra alcateia, ele, o lobisomem, está utilizando prata contra outros lobisomens? Mas é óbvio que sim!

Mas acho que, no fim, estamos falando de gosto pessoal. Eu não gosto das alterações, você gosta. Acho que a discussão ficou repetitiva e inútil. :)

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9