Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Lucita

Páginas: 1 ... 15 16 [17] 18 19
241
Off-Topic / Re:Astronomia, física e outras coisas.
« Online: Abril 19, 2013, 02:08:18 pm »
A dificuldade do pessoal se interessar é justamente o desapego a física. Se raras são as pessoas que gostam de estudar um pouco de física para conhecer efeitos simples já concebidos, mais raras ainda são aquelas que se interessam num nível que permita conhecer alguns dos "mistérios" do universo.

Pois é, Arcane, eu também acho. Ja faz alguns anos que eu me deparei com um texto de Richard Feynman falando sobre o ensino da física no Brasil e me identifiquei demais com ele. Muita teoria abstrata e quase nada que desperte um interesse real nas pessoas sobre o que estão aprendendo, que seria algo simples como demonstrar a aplicabilidade do conceito na vida real.

link para o texto: http://www.uel.br/cce/fisica/pet/EnsinoRichardFeynman.pdf

Andei lendo muito recentemente sobre matéria e energia escura. Isso me parece ter um potencial muito grande pra dar um "salto" no conhecimento de como as coisas são, e consequentemente, influenciar a criação de novos tipos de tecnologia. falta descobrir melhor que diabos é isso.

Outra coisa que parece ser "o assunto do momento" é a tal da "Lei de tudo", uma tentativa de unificar uma lei que englobe as quatro forças conhecidas: a gravidade, o eletro magnetismo e as radiações forte e fraca. Separadas, todas tem suas próprias leis demonstráveis fisicamente e matematicamente, mas elas não parecem pertencer ao mesmo universo, já que quando tentamos "unir" todos os conceitos em um só, cria-se algo totalmente contraditório.

Daí surgiram várias teorias, entre elas a Teoria das Cordas. Isso tudo dá muito pano pra manga, mas conforme as coisas forem sendo comprovadas e novas descobertas, acho que muita gente vai levar um choque de conceito de realidade...

242
Off-Topic / Astronomia, física e outras coisas.
« Online: Abril 19, 2013, 01:23:05 pm »
Esse é um assunto que sempre me interessou. Desde que me lembro, vivo procurando notícias, artigos e o que mais for relacionado com isso. Astronomia, física, física quântica, evolução são coisas que se completam, mas também se anulam por falta de maior entendimento.

É interessante observar que hoje é algo muito comum ver sempre uma notícia "cientistas descobrem planetas potencialmente habitáveis", sendo que há alguns anos, nem se acreditava que pudessem existir planetas fora do Sistema Solar. E isso parece algo tão óbvio agora.

Conceitos como dimensões adicionais, matéria e energia escura, buracos negros e a própria teoria da gravidade são exemplos de coisas que sabemos que existem (mesmo que só possam ser observadas indiretamente ou demonstradas matematicamente) mas não fazemos ideia de como funcionam de verdade e qual a ligação com as demais leis conhecidas. Isso faz pensar no quanto nós ainda não sabemos das coisas, mesmo com tantas descobertas. "Da noite para o dia" podemos mudar completamente nosso conceito de algo sempre tido como fato com uma "simples" descoberta de uma nova partícula ou força.

A mídia explora (quando explora) esse assunto de uma forma sensacionalista (pra variar). E o foco parece quase sempre ser alienígenas. Se descobrem um planeta na zona habitável de uma estrela, se descobrem que tem água, então... Conheço pouquíssimas pessoas que se interessam por essas coisas, e sinceramente, não entendo muito bem por quê (tá, até entendo...). Isso sem falar da confusão entre astronomia e astrologia. Não se parece dar muita importância à descoberta das leis do universo onde se vive, apesar dos benefícios que isso traria. Um maior conhecimento no assunto abriria um campo para muitos tipos de tecnologia úteis em diversos aspectos de nossas vidas, mas, aparentemente, isso não é tão importante.

Alguém mais se interessa por esse assunto?

243
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Abril 18, 2013, 02:24:24 pm »
Um artista forense fazendo retratos falados das pessoas se descrevendo e depois as mesmas sendo descritas por outras. Mais uma daquelas campanhas da Dove. Bem interessante.


244
Vídeo Game / Re:Keys para Neverwinter
« Online: Abril 16, 2013, 09:01:19 pm »
F2P

<3

Tomara que não seja um fiasco.

245
Vídeo Game / Re:Keys para Neverwinter
« Online: Abril 16, 2013, 06:39:48 pm »
Eu era muito fã de NWN, foi um vício de muitos anos... depois o NWN2 foi meio meh comparado com o primeiro e as expansões (principalmente a segunda <3), mas deu pra divertir também...

Os trailers que eu vi desse novo lançamento são muito bons, mas não quero criar muitas expectativas... e apesar de eu querer fugir de MMO, adoro Neverwinter, vai ser difícil resistir.

Ele vai ser free to play ou vai ter mensalidade?

246
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Abril 14, 2013, 08:31:28 pm »


Coisas que só Jalesenses não precisam de internet pra ver.

Obs: a trilha sonora fica boa no final.

247
Off-Topic / Re:Lavagem cerebral -- como isso acontece?
« Online: Abril 02, 2013, 06:41:12 pm »
É. Muito disso é usado em quase toda empresa... E não acho que seja necessariamente negativo.
E não são, por isso mesmo que eu disse isso:
Citar
os interesses aí são mais fortes e implicam em coisas maiores, a "lavagem" é feita de forma mais agressiva, digamos assim. Só que a mesma coisa pode ser e é feita em outros casos, uns até para o bem, e outros nem para o bem nem para o mal, seria mais uma questão de chatice mesmo, como veganismo, por ex.
Campanhas de conscientização de alguma coisa também funcionam assim. Também acontece com alguns grupos que não são nocivos, só são chatos (vegans, fanboys em geral, promoção de alguns produtos e coisas do gênero).

O que, sob meu ponto de vista, faz a coisa tornar-se a tal "lavagem cerebral" é a intensidade e agressividade do uso disso. Uma lavagem cerebral é uma alienação num grau muito mais acentuado que uma palestra de motivação de empresa, mas não significa que os princípios e as técnicas não podem ser parecidas, ou até as mesmas em alguns casos. Existem diferenças, claro, que podemos apontar apenas observando o objetivo daquilo estar acontecendo. Eu não acho que treino de humanos seja algo ruim, o que é ruim é o treino de humanos com um objetivo ruim (o benefício de um pequeno grupo interessado ou o malefício do indivíduo e da sociedade, pra citar exemplos do que seria ruim).

Podemos treinar as pessoas para serem homofóbicas, intolerantes, agressivas... mas também podemos treiná-las para trabalharem em grupo, cuidar do meio ambiente, praticar atividades físicas. Para mim, essa é a diferença entre motivação e lavagem cerebral: os fins, não os meios. E isso varia em grau de intensidade.

Hate the player, not the game.

248
Off-Topic / Re:Lavagem cerebral -- como isso acontece?
« Online: Abril 02, 2013, 09:06:17 am »
O problema da Lucita é sempre chegar querendo fechar o tópico... e geralmente conseguindo.  :linguinha:
Nada a ver. Como eu disse, isso tudo que eu falei foi um geralzão resumido das minhas próprias observações e mais nada. Tem muito mais coisa útil no tópico, como isso

Citar
Eu percebi muitas similaridades entre:
-leitura fria
-técnicas de linguagem corporal usadas por oradores(e também por alguns políticos, E pastores)
-técnicas de vendedores
-neuromarketing
-dialética
Entre outros.

e isso

Citar
- Retirar a pessoa do seu ciclo e deixar ela isolada de contatos externos;
- Envolver a pessoa numa nova rotina;
- Mostrar várias pessoas felizes em ter adotado a nova ideologia;
- Exaltar os pontos ruins do estilo de vida atual da pessoa;
- Mostrar depoimentos de pessoas que deixaram este "estilo" velho e estão felizes com o novo;
- Usar temas (pontos fracos) da psicologia do público alvo (por exemplo todo adolescente é inseguro, se sente sozinho, tem problemas afetivos, ou tem conflitos com os pais);
- Apelar para os sentimentos, ou temas emotivos (Idem ao acima);

Basicamente, esse negócio de lavagem cerebral é um meio para se chegar a um fim, e geralmente esse fim é algo que ninguém ou quase ninguém faria "só porque sim". Quando se fala nisso, geralmente vem à mente a parte negativa da coisa, que é a lavagem cerebral pra indução de massas a uma ideia "nociva", que tem como foco os interesses de um pequeno grupo, geralmente envolvendo dinheiro e poder. Claro, como os interesses aí são mais fortes e implicam em coisas maiores, a "lavagem" é feita de forma mais agressiva, digamos assim. Só que a mesma coisa pode ser e é feita em outros casos, uns até para o bem, e outros nem para o bem nem para o mal, seria mais uma questão de chatice mesmo, como veganismo, por ex.

249
Off-Topic / Re:Lavagem cerebral -- como isso acontece?
« Online: Abril 01, 2013, 06:03:12 pm »
Partindo somente das minhas observações sobre essas coisas, percebi alguns pontos em comum em vários desses métodos de "lavagem cerebral":

1- fazer a pessoa se sentir importante, sentir que tem uma "missão" importante, que se não for por ela e/ou pelo trabalho dela, o mundo seria/vai ser um lugar terrível.

2- cumprindo a missão do item 1, você não só ajudará o mundo como também a si próprio, pois essa(s) ação(ões) iriam fazer o universo/deus/as pessoas/os astros/anjos/aliens/whatever trabalharem a seu favor e seus problemas vão magicamente se extinguir.

3- quando seus problemas não se extinguirem magicamente, mas pior, novos surgirem, não foi culpa do universo/(...)/whatever que não conspirou a seu favor, e sim porque agora você está trilhando o caminho da verdade e os falsos/impuros/dormentes/hereges/com outra opinião vão fazer de tudo pra te impedir de cumprir sua missão do item 1. Mas você deve ser forte, pois "o cara" do item 2 está do seu lado e ele é a coisa mais poderosa que existe.

4- No meio de tudo, sempre lembrar que você é muito importante, é especial, tem poder e acima de tudo ESTÁ CERTO. E também [insira algumas frases de efeito aqui, mesmo que não tenham sentido algum].

Em resumo, prometa coisas que as pessoas sempre quiseram e nunca conseguiram, massageie seus egos pegando bem naqueles pontos mais sensíveis, "mostre" que a coisa, a ideia ou o ser mais importante de todos está do lado dela e que quem pensa diferente é o inimigo.

É assim que se treina animais. Você mostra como deve ser feito, o animal repete. Você diz "muito bem!" e dá comida a ele. Ele se sente amado por um ser importante, e não só isso, esse ser dá a ele o que ele quer. Repita várias vezes e ele se torna um animal treinado. Descubra qual o "alimento" determinado grupo de pessoas precisa, faça o mesmo e você tem pessoas treinadas.

250
Off-Topic / Re:O que a Psicologia tem a dizer sobre a homossexualidade?
« Online: Março 10, 2013, 11:21:53 pm »
(...) o papel da ciência seria descrever como as coisas são e não como elas deveriam ser.
Muitíssimo oportuna essa colocação. Para ambos os lados da discussão, já que são pouquíssimas as questões absolutas nessa vida e tanto um lado quanto outro sempre tenta "puxar TODA a sardinha" pro seu lado.

Parabéns pelo texto.

251
Off-Topic / Re:O que você está ouvindo?
« Online: Março 09, 2013, 05:05:47 pm »

252
Dicas & Ideias / Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Online: Março 06, 2013, 09:58:03 am »
Habilidades de comportamento são bem difíceis de aprender, mas não impossíveis. O treino é a chave.

Uma coisa que você pode fazer pra facilitar as coisas é não ficar esperando as oportunidades aparecerem, mas criá-las. Comece um diálogo de uma forma diferente do usual, induza o outro a perguntar alguma coisa ou fazer algum comentário que pode ser usado numa dessas frases de impacto. No caso do ladino, ladinos tem habilidades com as mãos, ele pode fazer coisas sem que ninguém perceba, colocar objetos em bolsos, em lugares inusitados, e usar isso como o fator surpresa. Use o seu conhecimento de acontecimentos anteriores a seu favor, como algum evento que aconteceu com algum personagem no passado e que pode ser usado em alguma fala ou resposta marcante.

Criar as próprias oportunidades é a melhor forma de começar a se adaptar com esse tipo de comportamento. Um bom exemplo disso é isso aqui:


253
Off-Topic / Re:Chat da Spell
« Online: Fevereiro 28, 2013, 09:39:27 pm »
Saudações, amigos.

Sei lá, sou CONTRA colocar qualquer um no CHAT no lugar dos SPELLIANOS de VERDADE (aqueles que tem mais de 15 anos de casa. ABRAÇOS)
Concordo.

Por isso sou a favor de fazer um vestibular do chat. Se não souber responder perguntas sobre monk, tormenta, usuários memoráveis e outras coisas que só um tr00 spellianus é capaz de responder, então nada feito.  :b

254
Off-Topic / Re:Agenda progressista, outras frescuras das pessoas de BEM
« Online: Fevereiro 20, 2013, 12:10:21 pm »
A questão da propaganda é a questão da cultura. Propaganda propaga o uso, incorpora na cultura.

Alguns produtos simplesmente não devem ter o uso incentivado. Toda essa conversa de proibição de propaganda de cigarro começou quando eu disse que sou a favor da liberação da maconha mas não acho seria legal ver propaganda de maconha por aí. Isso várias páginas atrás, pra quem teve preguiça de ler o tópico todo (com razão).

E isso tudo só porque certas coisas não devem ter o consumo incentivado, nem proibido. Mesma coisa de ninguém ver propaganda de antibiótico, hoje só se compra com receita médica, mas isso mudou há pouco tempo e mesmo antes não tinha propaganda. Por quê? Porque propaganda incentiva o consumo e antibióticos são substâncias que não devem ter o consumo incentivado. Não é (só) porque as pessoas são burras e manipuláveis, nem porque "eu" não gosto de antibióticos. Também não tem propaganda de insumos agrícolas por aí, nem de remédios para animais, nem de substâncias de uso profissional, que vão desde escova de cabelo com formol até produtos químicos industriais. Praticamente todas essas coisas você pode comprar sem comprovação de nada, só não é bom que a "massa" incorpore o uso dessas coisas no cotidiano como se isso não fosse causar problema algum. Por isso a falta da propaganda: não se incentiva o consumo, mas se você quiser usar, vai na fé, champz.

Agora, quanto ao fast-food, eu concordo que deveria existir uma regulamentação melhor do que existe, mas não proibição da propaganda. Por pior que pareça, McDonalds e afins ainda é comida, que mata a fome e tal... não tem restrição de idade para compra como bebida e cigarro e não são a única causa da obesidade. Então não é a mesma coisa, por isso não deve ser encarado da mesma forma.

Agora, sinceramente, f***-se se faz mal ou não, ninguém está falando de proibir o uso. Quem quer estragar a própria saúde, problema dele. Mas incentivar essa prática e incorporar isso à cultura já são outros 500.

255
Off-Topic / Re:Agenda progressista, outras frescuras das pessoas de BEM
« Online: Fevereiro 20, 2013, 10:06:44 am »
Citar
Vamos pegar maionese como exemplo: é um troço inútil que só serve pra dar gosto e problemas de saúde. Ainda assim, você vê comerciais de TV onde toda a família, desde a mamãe até o filhinho come maionese. O que se incentiva com essa propaganda? Um ato de vida não saudável, onde a criança de 10 anos tem massacrado em sua cabeça que maionese pode, não faz mal.
Citar
Você fala de cigarro e de álcool, mas maionese é apresentado para crianças muito mIs novas, muitas vezes em restrição causando às vezes mais problemas.
Só que maionese não faz mal à saúde. É uma fonte de bom colesterol, na verdade.

Páginas: 1 ... 15 16 [17] 18 19