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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Online: Julho 19, 2012, 04:02:14 pm »Acho que o jogo sofreu com três fatores:
a) gente que não conhecia os suplementos da 3e e achou absurda algumas "inovações" que já existiam na edição anterior ("conjurador com magia at-will?!?");
b) gente que não se importava muito em conhecer jogos diferentes do D&D e achava absurda algumas das idéias que na época, já eram consideradas normais em outros jogos ("XP por cumprir objetivos é coisa de MMO!");
c) gente que preferia o modelo de algum estilo diferente de design e não gostou do estilo extremamente gamista do jogo, muitas vezes porque essa proposta não atendia mais o tipo de campanha que gostava de jogar.
Concordo com o que você falou Kimble, mas acrescentaria também o pessoal que jogava o 3.x sem grid e não gostou da 4E pelo fato do grid ser mais difícil de dispensar. O famigerado Marcelo Cassaro se mostrou com essa posição quando afirmou que ''a 4e não é RPG porque não dá pra jogar só com lápis, papel, dados e imaginação''; e pode ter certeza que não é só ele que pensa assim, vários grupos de jogadores pensam da mesma forma. Só acho estranho porque a 3e também incentiva muito o uso do grid, portanto acredito que esse povo que a joga sem usá-lo deve fazer uso de house rules ou ignorar várias regras.
Sobre a questão do público-alvo que o D&D deveria se focar, o ideal seria o jogo atrair a garotada de 13-18 anos como o Nibelung falou, porém dos anos 2000 pra cá essa faixa etária está cada vez menos interessada em se iniciar no RPG, preferindo jogos eletrônicos e outras formas de entretenimento. O próprio D&D 4e, com sua nova roupagem, foi desenvolvido tendo em mente esse público-alvo. Porém, a quantidade de novos jogadores que conseguiu atrair não foi suficiente para compensar os jogadores antigos que abandonaram o barco, o que motivou a empresa a adotar essa nova postura de reconquistar o pessoal das edições passadas. E não se pode recriminá-los por terem mudado o enfoque, visto que o RPG não está mais conseguindo renovar o seu público como antigamente. Basta observar o povo dos eventos e os membros dos grupos de discussão para observar como os jogadores abaixo de 20 anos são a esmagadora minoria. A Wizards apenas se direcionou mais ao certo do que ao duvidoso, visto que RPG hoje em dia é coisa de pai de família barbudo hehehehe.
Agora por outro lado, eu acredito que a Wizards não deveria se focar tanto em agradar esse pessoal da segunda edição pra baixo. O ideal seria eles se preocuparem mais em atrair os fãs da 3.x e da 4e, pois além dessa faixa de jogadores constituir a maioria, os grognards são muito exigentes e difíceis de agradar.
Pra vocês terem uma ideia, em um grupo do facebook o qual eu frequento, chegou um adepto do Oldschool dizendo que o D&D Next é um misto de D&D 3.5 e D&D 4E, e que por isso um fã de AD&D 1e (relançado recentemente) não tem motivos para migrar de sistema. Eu respondi dizendo que se você tirar os themes e os backgrounds, o jogo vira praticamente um AD&D com hit dices e magias at will, o que não muda muito a experiencia de jogo. Ele rebateu dizendo que agora os personagens estão muito overpower, que a mortalidade não é nem perto do que era em AD&D e exemplificou isso dizendo que o guerreiro é uma máquina de matar que dá dano até quando erra, além de que o mago ''espirra'' magic missile.
Depois dessa nem me dei ao trabalho de continuar a discussão. E pelo que tenho visto isso não é um caso isolado, os outros amantes das edições mais antigas que tive contato são todos resistentes a mudanças e apegados aos seus jogos, e portanto não tem interesse em aderir à nova edição mesmo ela sendo bem mais parecida com a sua favorita do que as duas últimas versões de D&D.
Espero que o pessoal da Wizards tome consciência disso e dê mais atenção aos que tem mais boa vontade e estão mais predispostos a aderir a seu novo sistema do que ficar tentando agradar uns grognards que vão continuar jogando D&D 1ª edição de qualquer jeito.