Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Brunão

Páginas: 1 [2]
16
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 26, 2014, 10:45:34 am »
Se a experiência de alguém em AD&D 2e e D&D 3.x (edições mais conhecidas no Brasil) é limitada majoritariamente entre os níveis 1-11, o jogo não dura o bastante para ver o Mago dominando o Cosmos e o Guerreiro só tendo aumento em dano corpo-a-corpo.

Tá explicado porque eu tenho a impressão de que o LFQW não era um problema tão grande assim no AD&D...o engraçado é eu fiquei incomodado com isso na 3.x e bem antes do 11º nível... porque o AD&D ainda tinha uma série de coisas que "embaçavam" a vida dos conjuradores arcanos (% de aprender magia, a coisa de ter que encontrar a magia para copiar, etc.)... que foram removidas na 3.x e tornaram a vida dos arcanos ainda mais fácil. Ás vezes, fico pensando se recriar esses "embaços" (ou criar "embaços" similares) não poderia amenizar o problema no Next... por outro lado, fico pensando se esse não seria um modo muito "antijogo" de amenizar o problema...

17
Dicas & Ideias / Re:Jogos anti-railroad ?
« Online: Janeiro 19, 2014, 11:30:10 am »
Gente, algumas dúvidas... (sempre fugi mais de artigos de teoria do que do :cthulhu:)

No caso específico do "GM Fiat" do M&M ele continua a ser railroading mesmo que seja narrativamente justificado? Por exemplo, a fuga do vilão, principalmente no "confronto inicial" é um clichê do gênero, uma expectativa desse tipo de narrativa... nesse caso, ele ainda é railroading ou só quando feito sem estilo (e incomodar)?

E quando o mestre forçar a narrativa para retornar ao recorte definido pré-jogo? Por exemplo, o grupo combina previamente de jogar um "Dungeon Crawl moleque" e, de repente, um dos jogadores decide permanecer na cidade para dar início a uma revolução mágico-industrial ou o grupo tenta transformar a campanha em um jogo de intriga (Eu sei que a opção mais correta seria parar tudo e conversar... mas, apenas em termos de definição...).

Vcs não acham que há uma relação entre a quantidade de preparação (não de um jogo "em si", mas a realizada por um mestre) e a probabilidade de railroading? Tipo, quanto maior a preparação maior o "medo" de perder aquilo que foi planejado...

18
Guilda Mercante / Re:pacotes de d&D miniaturas
« Online: Janeiro 07, 2014, 11:17:20 pm »
Opa! Tbm tenho interesse em comprar alguns packs....

19
 :aham:

Smaug, acho que no fundo estamos concordando.

A minha reclamação foi no sentido de quando as regras são usadas na forma binária "falhar/ter sucesso" de modo a "sabotar" o plano e manter a aventura dentro do esperado. Agora, rolagem de dados para ver se os inimigos aparecem, se o plano gera novas complicações a serem resolvidas ou consequências imprevistas... isso faz parte da narrativa (é um clássico de tds os filmes de plano).

20
Mais ou menos, se os jogadores perceberem que basta ter uma ideia legal pra verem ela automaticamente dando certo e escapar dos testes, eles vão se especializar nisso, acaba tendo personagens com atributos mentais e sociais baixos (ou focados somente naquilo que vai ajudar em um combate e olhe lá ainda) e as planilhas de personagem perdem completamente sua utilidade...

Ah sim, claro.  :aham: Nem minha crítica, nem minha prática são tão radicais assim. Aproveitando-me de exemplos citados neste tópico, falo de planos bem sacados, mas "simples", como o de derrubar as árvores na cerca (levando em conta que os personagens possuem ferramentas apropriadas) ou o de tomar uma direção diferente no milharal... forçações de barra não são "ideias legais". Meus jogadores já perceberam e eles mesmo se autorregulam....

21
Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Eberron
« Online: Janeiro 05, 2014, 11:51:34 am »
Xen'Drik

22
Enfim, Youkai X qual é a história?

Idéias explosivas e destrutivas é o que há. Tem um amigo meu que vive tendo esse tipo de plano insano destrutivo e explosivo digno de filmes de ação.

O ruim é qdo vc monta td um plano e o mestre fica só procurando uma forma de enquadrar aquilo em testes... numa tentativa de "sabotar" o plano. (Eu mesmo já fiz mto isso no começo do meu mestrado, mea culpa). Por isso, quando mestro, se o plano for mto legal (observo um pouco a reação dos outros jogadores tbm) ou o jogador me convencer de que aquilo "deveria" funcionar, uso os dados só pra determinar a extensão do resultado ou consequência e não sucesso/fracasso.

Do ponto de vista do Mestre, acho que isso tem mto a ver com o qto uma aventura é preparada. Sem mta preparação, parece não ter mta "caixa" da qual se pensar fora (claro, que ainda existe a expectativa do gênero/estilo de jogo...).

23
Apresentação / Re:Olá
« Online: Dezembro 27, 2013, 02:40:45 pm »
Agora, não sei se uso essa imagem como assinatura ou troco meu nick de vergonha..... hahha

Acho que estamos poluindo o tópico de saudações do nosso amigo com dados que ele mal deve fazer ideia.  :macaco:
THIS IS SPELL!!!

Como eu passei um tempo lurkeando, eu já sabia mais ou menos o que me esperava (embora, tenha sido surpreendido pelo tentáculo...)


24
Dicas & Ideias / Re:Sem tempo para preparação
« Online: Dezembro 25, 2013, 12:01:26 pm »
Por fim, por que os game designers destes grandes jogos não se preocupam com isso?

Porque eles não consideram que isso seja um problema. Na verdade, qdo vejo que Pathfinder é o RPG mais jogado, algumas das críticas a 4E (que é bem pesada, mas tem algumas facilidades de preparação em relação à 3.5) e alguns dos comentários de caras que jogam/jogaram comigo, parece ser justamente "isso" que o público quer.

Então, será que não existe uma solução para RPGs tradicionais? Estamos fadados à horas de preparação de jogo e o risco de se ter pouco retorno no jogo propriamente dito?

Eu nunca fui muito de preparar aventura ("método meia folha") sempre fui mais de improvisar e seguir o fluxo (então, nunca passei por horas de preparação de jogo), porém, sempre tive a sensação de que o sistema trabalhava contra mim e que eu me divertia "apesar do sistema".

Acho que é discutível até que ponto o "peso" faz parte das características essenciais da experiência de um RPG tradicional...

Nunca joguei o 13th age, apenas li, mas acredito que ele seja um passo na direção dessa "solução"...

25
Dicas & Ideias / Re:Sem tempo para preparação
« Online: Dezembro 24, 2013, 12:08:48 pm »
Acho que todas essas técnicas "new school" podem ser utilizadas em jogos mais pesados; talvez, vc já até tenha utilizado algumas delas... (mas, a sistematização faz mta diferença...) O único problema é que nos jogos mais pesados, as vezes a mecânica, às vezes, não vai "acompanhar" esses procedimentos.

Na última campanha que eu mestrei de D&D 4E, já como um adulto (antes de conhecer o "new school"), eu reciclava praticamente tudo. Mapas, estatísticas de NPCs, características de terrenos, etc. Com poucas alterações e muita maquiagem "fluffistica" a mina abandonada vira o laboratório subterrâneo do mago louco...

26
Apresentação / Re:Olá
« Online: Dezembro 24, 2013, 11:34:00 am »
Não sei se posso dizer que uso o cenário de Aberrant, já que o jogo começou no "Dia N". Uso mais como uma espécie de "linha guia" da história e como fonte de conceitos. (eu adoro Aberrant, óbvio, mas sempre me pareceu estranho que um jogo sobre mudar o mundo com superpoderes começasse já tão alterado...).



27
Apresentação / Re:Olá
« Online: Dezembro 23, 2013, 09:49:34 am »
Gente, obrigado pela recepção!!

Estava pensando em seguir o conselho da Noara (principalmente, depois da parte do tentáculo ou pinto pequeno), mas uma força maior (a do tentáculo?) me puxou de volta....

Youkai X, sobre a "campanha ocasional", ela se passa em uma espécie de universo "Ultimate Aberrant", com os jogadores entre os primeiros Nova.

[v] Começou lurkeando
[v] Enfrentou jogou os clássicos do RPG
    [  ] Bônus: ranço contra eles
[v] Joga narrativista
[v] Joga Steam
[  ] Joga máfias

Por 4 pontos de 5, é espeliano digno. Seja bem vindo, camarada.

Sei que vou acabar ganhando esse bônus de ranço....

28
Apresentação / Olá
« Online: Dezembro 22, 2013, 10:17:01 am »
Olá a todos,

Há algumas semanas já que venho acompanhando as discussões do fórum e finalmente resolvi colocar a timidez de lado e participar de vez em quando com meus dois centavos...

Já joguei Storyteller, GURPS (Ah! nos anos 90), D&D (Ah! a era d20) e hoje estou naquela fase que mais compro jogos do que jogo. No momento, estou jogando apenas, uma vez por mês, Marvel Heroic Roleplaying...

Bom, é isso...

Páginas: 1 [2]