MagoCego, esta não é pessoal, só vou pegar seu tópico pra fazer um pequeno protesto exemplificando o porque D&D>3 me parte o fígado:
For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)
Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).
Int 10 (você não vai precisar disso)
Optar por atributos baixos que não sejam prerrogativas do próprio perfil do personagem é, mais que um sinal, é uma evidência do baixo roleplay além do rack-n-slash, pois ignorar um atributo (como inteligência) implicaria em tese em ter um personagem burro, muito instruído (Sabedora alta) mas não mais esperto que um humano médio.
Int 10 é o padrão de um ser humano - e a média é a média, e não "burrice". Aliás, instrução é ligada a Inteligência - (vide as perícias de Conhecimento), e não Sabedoria. Um indivíduo com 12 de Inteligência já é alguém extremamente excepcional, com muita facilidade para assuntos acadêmicos. Int 14 ou mais seriam verdadeiros prodígios. Criaturas de Inteligência 20 são verdadeiros gênios, mestres. Algumas das criaturas mais poderosas dos planos, como os Senhores das Profundezas, têm 22 de Inteligência. Acima disso já se entra no território de lendas e deuses.
É só lembrar que qualquer pdm do livro dos monstros começa com 10, 10, 10, 11, 11 e 11 antes de qualquer ajuste racial.
E creio que um Clérigo deva ser inteligente pra ter discernimento de quais atitudes defender, não ser enganado ou manipulado, e refletir bem sobre seu deus, Sabedoria não tem a ver com isso, é voltado pra conhecimento.
Nota: e vice-versa; um Mago tem que ter Sabedoria razoável.
Se ele for pesquisar, consultar livros, pedirei teste de Sabedoria, não inteligência. Já pra decifrar algo, aí sim, Inteligência. Mas são só exemplos.
E eu consideraria isso uma sacanagem. Procurar é uma perícia ligada à Inteligência, assim como os Conhecimentos.
Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)
Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...
Mas chega de churumelos... Podem replicar aí. Só precisei chingar muito no twitter aqui um pouco.
Um jogo pressupõe um progresso. Se for apenar começar uma narrativa de ponto A até ponto B sem muita chance de alterar o Status Quo então a mídia que está sendo exposta é outra.