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Tópicos - Macnol

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Artes Visuais / Armaduras femininas
« Online: Abril 01, 2012, 01:51:42 pm »
O Nibelung postou o artigo no facebook: Fantasy Armor and Lady Bits

E eu lembrei que há meses queria criar um tópico aqui pra elogiar esse tumblr: Women Fighters in Reasonable Armor

Então taí. :)

Resumindo:

Isso aqui é uma armadura feminina sensata:

[hs width=500]http://madartlab.com/files/2011/12/hildelarge.jpg[/hs]

Isso aqui é uma palhaçada que não protege nem o clitóris dela:

[hs width=500]http://madartlab.com/files/2011/12/Screen-shot-2010-07-05-at-11.11.08-PM.png[/hs]



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Sistemas & Cenários / [D&D Next] Ataque Furtivo!
« Online: Março 28, 2012, 08:35:16 pm »
Novo artigo no blog de D&D Next: http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/03/28/sneak_attack_and_backstab

Esse trecho me preocupou, por mostrar que a matemática do jogo ainda tá bem... instável, considerando que a ideia seria tornar o avanço de poder com os níveis menos drástico:

Citar
"At the highest levels, a rogue’s dishing out 20d6 damage a round before we even get to weapon damage and other damage boosters. Sure, this is fun for a while, but I know people who trip up adding together 4d8 or even putting a d20 result with a single number."

Já o próximo trecho teve um lado  :victory: e um lado  :furioso:

Citar
"Backstab becomes an option for any character attacking a target with advantage. It might look something like this:

Backstab: When you have attack advantage against a creature, you can give up advantage to deal 1d6 extra damage on a hit.

This option lets you swap out an accuracy bonus for extra damage. Easy.

Now let’s tackle the rogue. Currently, sneak attack lets the rogue hit our expected damage output. If we take away sneak attack as it works now (1d6 at 1st level, plus 1d6 every other level), the rogue instead gets a Rogue Fighting Technique feature at, say, level 2 and again every couple of levels or so. The feature might let you choose one of the following benefits every time you get it.

Combat Maneuver: The rogue gets two combat maneuvers (think at-will powers).

Widget: Some sort of skill-like benefit or trick.

Weapon Specialization: A cool benefit tied to one of the rogue’s weapon groups.

Sneak Attack: Whenever you backstab a creature, you deal 1d6 extra damage. Each time you gain this benefit, increase the extra damage by 1d6."

OK, deixar o ataque furtivo como uma manobra comum aberta a qualquer classe eu gostei.

Deixar o ladino optar entre melhorar o furtivo ou melhorar sua capacidade de luta em combate direto com manobras baseadas em armas... também gostei. Permite customizar mais a classse.

Agora, colocar opções de habilidades fora de combate sendo "compradas" com o mesmo recurso que teria que usar pra ficar bom em combate eu achei, como já disse no outro tópico, uma bela bosta. É justamente esse tipo de coisa que estragou uma boa ideia da 4e: os rituais.

(Agradecimento ao Mark Logan por ter sido o primeiro a postar link pra esse novo artigo. :) )

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Vídeo Game / Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Online: Fevereiro 01, 2012, 11:58:34 pm »
Então, vi esse artigo ótimo e precisei compartilhar aqui. O pano de fundo é a falta de liberdade para os jogadores afetarem a história no MMO Star Wars: Knights of the Old Republic. O jogo se propagandeou como um grande foco na história pessoal de cada personagem, mas (de acordo com o autor) na prática as coisas que o personagem faz ou deixa de fazer afetam muito pouco o enredo; se uma quest lhe dá a opção de tomar dois cursos de ação opostos, o final da quest acaba sendo basicamente o mesmo independente do que você tenha escolhido. A escolha é irrelevante, então deixa de ser uma escolha para se tornar uma ilusão, pois o rumo da história já está decidido de antemão.

Aí ele faz um paralelo disso com os mestres de RPG (especialmente D&D) que fazem exatamente o mesmo, tirando a liberdade dos jogadores afetarem o rumo da história, pois o mestre não quer desperdiçar o material que já tinha preparado e a forma como ELE imaginou que a aventura devia seguir (da mesma forma que a Bioware tira a liberdade dos jogadores pra não desperdiçar o conteúdo/cenas/vozes dubladas que preparou pro jogo).

Com tudo que se fala (*cof*eu também falo*cof*) sobre D&D ter sido pesadamente influenciado por MMOs, achei bem interessante ver alguém apontando o oposto - MMOs sendo influenciado por características ruins do RPG de mesa também. Vale a pena ler.

http://sheepthediamond.wordpress.com/2012/02/01/lack-of-consequences/

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Então, é um troço que já vi muita gente procurar, e finalmente alguém fez usando as APIs que a Blizzard liberou :)

Esse site mostra um censo de qualquer servidor que você escolher, e dá pra ir clicando nos gráficos pra filtrar a busca - procurando só quais as classes mais comuns na horda em nível 85, ou quais as raças mais usadas para Mage, por exemplo.

http://wow.realmpop.com/us.html

EDIT: Pensando bem, esse site pode ter efeitos inesperados. Por culpa dele eu descobri que no nosso servidor tem uma guilda chamada "Antes Tarde DUKE NUKEM". XD

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Vídeo Game / [WoW] Guilda Spell
« Online: Dezembro 14, 2011, 01:16:40 pm »
É oficial cambada, tamos com uma guilda de spellianos no WoW.  :victory:

Servidor: Tol Barad (servidor BR recém criado, não permite transfers, todo mundo criando personagem novo começando do zero).

Link pra guilda no Armory:
http://us.battle.net/wow/en/guild/tol-barad/Spell/

Tabard:


(Podem sugerir um melhor usando esse site, se tiverem mais inspiração! http://www.merciless-gilde.com/index.php?show=tools&tool=3)

Chat de voz: Raidcall. É só instalar, criar seu usuário/senha e entrar na sala "spellrpg".
Instalação em poucos passos: http://www.firewow.com.br/2011/11/novo-tutorial-raidcall-v60.html

Lista de jogadores/personagens/roles:
Ah, clica no link da guilda e vê, entrou mais gente que eu esperava e a lista vai ficar longa demais pra manter aqui. XD

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Off-Topic / Promoção absurda no Android Market (incluindo... Minecraft)
« Online: Dezembro 06, 2011, 09:13:02 pm »


O Android Market está com uma promoção pra comemorar a marca de 10 bilhões de downloads, então pelos próximos 10 dias vai ter 10 apps custando... 10 cents!

Não sei se vão ser 10 apps diferentes todo dia, mas provavelmente sim. De qualquer forma, a lista atual:

Clique aqui para comprar

Fieldrunners HD
SwiftKey
Minecraft
Great Little War Game
Asphalt 6
SketchBook Mobile
Paper Camera
Sound Hound
Endomondo Sports Tracker Pro
Color and Draw for Kids


Recomendo muito o Swiftkey, é o melhor teclado pra Android. Ainda tem vários jogos famosos ali no meio, sim, inclusive Minecraft. Se rodar no seu dispositivo android, compre.  :dança:

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Vídeo Game / Como jogar Portal 2 multiplayer em um único PC
« Online: Dezembro 04, 2011, 10:26:29 pm »
OK, pra quem tem Portal 2 e quer jogar multiplayer local, achei esse artigo bem legal. Você pode jogar split screen com uma pessoa usando Mouse+Teclado e a outra no joystick - ou, melhor ainda, se tiver 2 monitores pode fazer uma gambiarra pra cada jogador ver a sua tela em um monitor separado.  :aham:

http://mindbendingpuzzles.blogspot.com/2011/12/portal-2-two-screen-coop-on-one-pc.html

[hs width=300]http://3.bp.blogspot.com/-bL6-X5KYNEY/TtbIc3OnCgI/AAAAAAAAAYU/LDMHqbZYqog/s320/portal2x2.jpg[/hs]

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Vídeo Game / DUNGEON DEFENDERS
« Online: Outubro 09, 2011, 06:54:49 pm »


Entonces, tá saindo esse jogo semana que vem no Steam, ele parece beeeem legal (preview aqui). É basicamente um misto de Action RPG com Tower Defense, e pode ser jogado cooperativamente online.

Comprando no Steam, além do desconto tradicional de 10% da pré-venda ele ainda vem com alguns extras exclusivos: a arma de Portal (usável em jogo!), e "familiares" que são miniaturas de 4 classes famosas do Team Fortress 2 (Heavy, Pyro, Medic e Engineer), também usáveis em jogo.

Trailer mostrando esses extras:


Eu tô combinando pra comprar um 4-pack com outros Spellianos aqui, ainda tem 1 vaga sobrando. Interessados?  :)

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Como o tópico de discussão sobre a 4e está BOMBANDO,  :victory: resolvi dividir um dos assuntos de lá em um novo tópico, até porque não se restringe a D&D.


OK, o primeiro passo é garantir que estamos usando a mesma definição de "interpretação" aqui.

Quando digo "Interpretação" eu me refiro ao espectro que varia nessas 3 frases:
  • "Vou rolar Diplomacia pra livrar minha cara com o Rei." (Rola diplomacia)
  • "Eu sei que não devia ter beijado a princesa, Majestade... mas eu pensei que fosse apenas outra ilusão daquele mago safado!" (Rola diplomacia)
  • "Vossa Majestade, estás cometendo um terrível engano. Não podemos confiar no que nossos olhos viram, esse biltre é notório por suas magias que deturpam os sentidos! Eu precisava ter certeza que estávamos salvando a verdadeira princesa, e não apenas outra de suas ilusões arcanas." (Rola diplomacia)

Outro trio de exemplos, pegando emprestado o poder que o Nibe mencionou:
  • (Rola o d20) "Eu ataco com Maré de Ferro. "
  • (Rola o d20) "Eu tomo impulso e miro de propósito no escudo do Gnoll, acertando com tanta força que o impacto joga ele pra trás."
  • (Rola o d20) "Lembrando das pessoas que encontramos mortas na caravana, eu levanto a espada e olho para o Gnoll. Ele deve ter percebido a minha fúria, e é isso que eu quero: ele tenta se proteger com o escudo, como planejado. Meu golpe o atinge com tanta força que ele recua, quase perdendo o equilíbrio."


Quando você fala em "interpretação", eu acho que você está falando apenas de "descrever o que o personagem vai fazer". E, com certeza, isso é automático e impossível de não existir em qualquer sistema de RPG.

Mas "Descrição" e "Interpretação" são coisas diferentes.

Por "Interpretação" eu me refiro à atividade de interpretar o personagem como se você fosse um ator. É possível você descrever uma ação com um nível de interpretação que varia entre nada, pouco, médio, muito, demais... Obviamente, o que é "pouco" ou "demais" é algo totalmente subjetivo, vai ter gente achando que o que é demais pra mim é apenas mediano pra eles, e vice versa.

Mas eu acho que você deve concordar que, nos exemplos acima, uns tem mais interpretação e outros têm menos, certo?

Agora a parte que é sempre importante frisar: Não é obrigatório interpretar teatralmente pra jogar RPG, e "mais interpretação" não é sinônimo de "jogar melhor". Cada grupo sabe qual é a quantidade de interpretação que prefere. 

Eu, particularmente, prefiro o nível "mediano" nos exemplos acima, e é óbvio que por ter esse viés eu coloquei ele como o meio termo entre os dois extremos. :b (Embora ache que o "demais" ali é o ideal em um PbF, por exemplo, só não em um jogo de mesa). Mas se 100 pessoas lerem esse tópico teremos 100 ideais diferentes do que é o seu nível preferido de interpretação dos personagens. E isso é bacana.

Dito isso, agora que está definido o que quero dizer por "interpretação", volto ao ponto principal do tópico, que é argumentar que os livros de um sistema influenciam, sim, com menos ou mais incentivo para que os jogadores interpretem menos ou mais os seus personagens durante o jogo.

Aí eu trago uma citação recente do Cebolituz, que mostra que não dormiu nas aulas de Análise de Discurso na faculdade:  :)

Nunca parou para se pensar porque Storyteller sempre teve a fama de "interpretativo" e D&D sempre teve a fama de "combate, matar, pilhar, destruir"? Não são apenas por suas regras ou por convenção dos jogadores de que esse sistema é mais interpretativo e esse sistema é somente pilhagem, como muita gente adora dizer. E sim, a forma como o discurso do sistema é apresentado.

Ou seja, a maneira como as suas regras são escritas, como os seus livros são estruturados, imagens e estilo de jogo são fatores que influenciam sim a postura de um jogador e de um mestre com relação aquilo que ele vai jogar. Óbvio que essa influência diminui cada vez mais que os jogadores envolvidos com aquele sistema sejam mais experientes ou veteranos.

Além do óbvio, como já citado pelo Eltor, o fato do sistema não te dar suporte a algo mais fora do combate. Assim, o PHB 4E toda vez que se começa a leitura dele te grita "COMBATE COM FANTASIA HERÓICA" no teu ouvido, sem dar suporte algum para um novato que deseja um pouco mais de fluff ou um veterano que deseja suporte fora de combate. Logo, o discurso ficou nisso.

Antes que alguém venha dar o seu exemplo pessoal contrário de "meu grupo jogou diferente, logo seu argumento é inválido", me referi apenas a abordagem discursiva de ambos os sistemas e suporte fora do combate. Nada impede de criar toda uma história digna de literatura com D&D e criar uma nova versão de Blade com Storyteller.

Ele toca os pontos mais importantes:


  • A forma como o texto é escrito, o espaço e destaque que dá a certas informações, e os exemplos de jogo que usa influenciam a forma como ele é apresentado aos jogadores novos, e moldam a percepção deles sobre quanta interpretação é "esperada" como o normal do jogo;

  • Jogadores que tenham começado a jogar com outro(s) sistema(s) percebem isso bem menos, e da mesma forma são muito menos afetados. Eles já têm suas concepções definidas pelos sistemas que jogaram antes, e pelo grupo do qual participam. Para eles, a forma como a mecânica do sistema é apresentada é a parte mais relevante do livro;
    (Minha opinião pessoal é que  isso não apenas é natural como deveria ser incentivado, ao ter um livro básico do sistema para quem não o conhece ainda, e um Rules Compendium lançado bem cedo para quem já jogava edição anterior e só quer conhecer o que há de novo...)

  • O sistema pode incentivar mais ou incentivar menos a interpretação, mas a palavra chave é incentivar. O sistema não obriga ninguém a interpretar. O sistema não impede ninguém de interpretar.  Isso significa que argumentos como "desde o AD&D eu sempre jogo só dizendo o que tô fazendo e rolando o dado" ou "eu jogo 4e há 3 anos e já ganhamos 3 prêmios Emmy pela interpretação dramática dos conflitos e paixões de nossos personagens" não significam automaticamente que o sistema incentive, ou não, a interpretação. Significa apenas que você está jogando num grupo bom!


OK, por enquanto é isso. Discordem, concordem, xinguem minha mãe...  :b

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Linha Direta / Novo Mod: Postagem de cartas e decks de Magic
« Online: Setembro 24, 2011, 03:51:59 pm »
Temos agora BBCodes que permitem postar cartas de magic, decks completos e símbolos de mana para custos das cartas. São os 3 ícones que aparecem na terceira fila de botões ao postar. :)

O Ruben já ofereceu ajuda pra escrever um guia de como usar as tags, nesse tópico:
http://spellrpg.net/home/card-games-board-games-wargames-miniaturas/como-postar-deckscartassimbolos-de-mana/
 
Enquanto isso, link para uma explicação em inglês de como usá-lo.

Notem que os decks são compatíveis com o MWS, e podem ser baixados pro PC clicando no ícone no topo direito.  Da mesma forma, podem colar decks do MWS direto pro post, basta usar a tag. :victory:

Exemplos:

[card]zap[/card]
[mana]1RG[/mana]
[mana]2/w[/mana]

[deck=Merfish]
--Lands
4 Wanderwine Hub
4 Adarkar Wastes
2 Horizon Canopy
4 Terramorphic Expanse
3 Gemstone Mine
2 Faerie Conclave
3 Snow-Covered Island
1 Snow-Covered Plains
1 Snow-Covered Forest

--Creatures
4 Silvergill Adept
4 Riptide Pilferer
4 Lord of Atlantis
4 Merrow Reejerey
3 Tarmogoyf --[mana]1g[/mana]

--Spells
4Ponder
3Psionic Blast
3 Unstable Mutation
4 Bound in Silence
3 Ajani Goldmane {should be [card]Reveillark[/card]}

--sideboard
4 Unsummon
4 Rune Snag
4 Oblivion Ring
3 Disenchant
[/deck]

[deck]
 {MWS set tags}
4 [EVE] Archon of Justice

 {wizards forums}
4*Ballynock Trapper {input}
4 x Cenn's Enlistment {output}

 {other ways to count card}
x4 Zap
4x Flare
[/deck]



86
Temos BBCodes que permitem postar cartas de magic, decks completos e símbolos de mana para custos das cartas. São os 3 ícones que aparecem na terceira fila de botões ao postar. :)

Fica aqui o pedido para uma boa alma fazer um mini-guia explicando como usar as tags (nesse caso, apagarei meu post e deixarei só o guia).
Enquanto isso, link para uma explicação em inglês de como usá-lo.


Exemplos:

[card]zap[/card]
[mana]1RG[/mana]
[mana]2/w[/mana]

[deck=Merfish]
--Lands
4 Wanderwine Hub
4 Adarkar Wastes
2 Horizon Canopy
4 Terramorphic Expanse
3 Gemstone Mine
2 Faerie Conclave
3 Snow-Covered Island
1 Snow-Covered Plains
1 Snow-Covered Forest

--Creatures
4 Silvergill Adept
4 Riptide Pilferer
4 Lord of Atlantis
4 Merrow Reejerey
3 Tarmogoyf --[mana]1g[/mana]

--Spells
4Ponder
3Psionic Blast
3 Unstable Mutation
4 Bound in Silence
3 Ajani Goldmane {should be [card]Reveillark[/card]}

--sideboard
4 Unsummon
4 Rune Snag
4 Oblivion Ring
3 Disenchant
[/deck]

[deck]
 {MWS set tags}
4 [EVE] Archon of Justice

 {wizards forums}
4*Ballynock Trapper {input}
4 x Cenn's Enlistment {output}

 {other ways to count card}
x4 Zap
4x Flare
[/deck]



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Linha Direta / Vote nas suas skins preferidas para o fórum e portal
« Online: Setembro 19, 2011, 12:55:22 am »
Estamos definindo a nova cara para o site da Spell, e isso inclui permitir que os usuários escolham skins alternativas que se adaptem mais a seu gosto.  :macaco:

Ajude-nos usando o Seletor de Skin aqui do lado esquerdo, e votando na enquete para dizer quais você gostou mais.

Lembre que o mais importante é o visual das mensagens dentro dos tópicos, e que ajustes menores como trocar as imagens da skin, consertar botões e ícones que estão faltando e a cor das letras na shoutbox são fáceis de fazer; os maiores critérios para seleção são as cores e layout dos elementos, leveza e velocidade de carregamento.

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Vídeo Game / Super Smash Land
« Online: Setembro 17, 2011, 01:50:39 pm »




http://www.supersmashland.com/


OK, é um remake de Super Smash Bros.

Pra PC.

Ou melhor, um Demake, porque mantém a mesma jogabilidade mas com gráficos de game boy.  :laugh:

É gratuito.

E parece... incrível!  :pidao:









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Linha Direta / POSSÍVEIS novas skins
« Online: Setembro 03, 2011, 03:05:17 pm »
Pesquisei bastante e fiz uma coletânea dos melhores sites com skins gratuitas e pagas para o nosso fórum.

A maioria tem sites de demonstração, onde você pode selecionar um dos temas no topo ou do lado direito da página e o site todo muda pra mostrar como seria aquele tema no fórum.

Lembrem que os logotipos e outras imagens do tema podem ser editados com facilidade, o importante nos temas é a posição dos itens, cores de fundo, transparências, funcionamento dos menus e animações. Lembrem que a parte principal é a exibição das mensagens dentro do tópico, pois é ali que passamos a maior parte do tempo.

Dito isso, eis os sites:

http://demo.dzinerstudio.com/
(Achei o IceCube LINDIMAIS)

http://www.blocweb.net/demos/
(É o criador da nossa skin atual, os temas dele costumam ter várias funcionalidades novas além do visual)
EDIT: A skin Aqua podia ficar bacana com o nosso logo azul no fundo, ao invés da imagem de água. Food for thought.

http://www.jpr62.com/demos/
(É o que tem a maior quantidade de temas diferentes em um site só)

http://www.smfdesign.net/
(Escolha o tema na barra do lado direito, clique "Change", depois clique em Forum, no topo, pra testar.)

http://www.demo.smfpersonal.net/
(o próprio menu de seleção de temas desse já é bonito de ver...)

E, claro, o site oficial do SMF, só com temas gratuitos. Mas apenas screenshots, a maioria não tem demo.
Pesquisem pelos temas para a versão 2.0:
http://custom.simplemachines.org/themes/index.php

Opiniões sobre quais skins vocês gostariam que fossem instaladas como alternativas para o fórum são importantes. Pontos positivos que tenham gostado em alguma delas podem ser usados como base para alterações na skin padrão.

Bônus: um editor que permite criar sua própria versão customizada da skin padrão do SMF.
http://www.smfhacks.com/smf-theme-generator.html

Edit: achei uma ferramenta AINDA MELHOR pra criar um tema customizado pra Spell. Não exige nenhum conhecimento técnico, basta entrar no site, escolher um dos temas como base e modificar as cores à vontade.
http://www.colorizeit.com/browse/24/smf-20-themes.html

90
Linha Direta / Novo mod: Botão do Google+ em todos os posts
« Online: Setembro 03, 2011, 01:28:44 am »
Título auto explicativo! Mesmo funcionamento do fórum antigo.

Ajudem a divulgar o fórum e trazer mais amigos pra cá. :)

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