Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Wilken

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 17
31
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 11:58:49 am »
Podem mudar o título do tópico pra "Edition Wars" =x.

32
Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - ASS 2014!
« Online: Fevereiro 04, 2015, 11:56:04 am »
Ainda não (re)enviei ( :( ), já recebi e vou fazer um post sobre isso assim que enviar o meu =x

33
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 05:16:43 pm »
Citar
Enquanto o pessoal tá se divertindo, pra mim dane-se se acham que o usuário de magia é um deus e o guerreiro é uma formiga.

Eu concordo plenamente, mas (como já foi dito antes) você precisa entender que nem todas as pessoas que jogam são assim; e que um sistema mais equilibrado não vai tirar a diversão de pessoas que não se importam com equilíbrio, mas um desequilibrado vai tirar daquelas que se importam.

Citar
Por que não experimentam jogar uma campanha de D&D 5E? Reunir um grupo e jogar?

Eu entendo bem a sua preocupação com essa possibilidade, vários amigos meus se recusavam a jogar 4E e falavam que o sistema era uma merda mas claramente nunca tinham jogado e só queriam pagar de oldschool (eles também falavam que AD&D era melhor que 3E, go figure; also, estou jogando não uma, mas três campanhas de 5E, uma presencial, uma no roll20 e uma assíncrona).

Citar
Outra coisa, não quero que pensem que acho o sistema perfeito, mas pra proposta dele tá muito bom.

Então, eu acho que se todo mundo aqui odiasse 5E, estaríamos discutindo só 4E e existiria um tópico chamado "Tópico do Next" onde as pessoas se revesam pra malhar o sistema e discutir com os fãs dele (se ficou curioso, procure o "Tópico de Tormenta"). O que acontece é que eu gostei (não posso falar pelos outros) do sistema, mas ele tem coisas que me incomodam e eu gostaria corrigir (E que o livro do mestre e as aventuras prontas me deixam com vergonha).

34
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 03, 2015, 02:30:54 pm »
Citar
Falando francamente e direto ao ponto, não sei se esse desequilíbrio realmente importa, se é realmente "culpa" dos sistemas de regras, enfim, se esse assunto merece a atenção toda que recebe.

Eu diria que não, mas o fato é que os outros componentes do RPG e dinâmicas de mesa dependem muito das preferências pessoais de cada grupo de jogo, enquanto o sistema é um conjunto fixo de regras que pode ser discutido com bem mais objetividade e cujos problemas e vantagens são parecidos pra todo mundo.

35
Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Fevereiro 03, 2015, 12:32:29 am »


Jogando Transistor e Bastion ao mesmo tempo, pra fazer comparações. Transistor pareceu sofrer um pouco com falta de recursos ou deadline apertada, mas conseguiu aprimorar uma porrada de coisas do Bastion, mal posso esperar pelo próximo título da Supergiant =x


Honestamente, não sei como fiquei tanto tempo sem nem sequer dar uma olhada nesse jogo, a arte é muito boa, a história parece interessante, e os puzzles são extremamente satisfatórios de se resolver =o

36
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 02:52:10 pm »
Importante notar que nem todo design "parts of the machine" sofre com o problema de "morreu o healer/tank/sniper acabou a luta"; esse problema (bastante visível na história do WoW e outros MMOs) vem, por exemplo, da inflação de habilidades da cura até o ponto onde todo o dano do sistema do jogo precisa ser calculado com o pressuposto de que o time inimigo vai ter um healer. League of Legends e DotA são dois jogos com uma estrutura de nichos pra cada posição onde a queda de um determinado membro do grupo só significa uma derrota automática se o grupo optar por isso e montar uma composição focada naquele membro; e essa estrutura de equilíbrio definitivamente pode funcionar em RPGs de mesa.

Seria totalmente aceitável que os conjuradores tivessem a versatilidade que tem se a magia de abrir fechaduras fosse menos eficiente do que o abrir fechaduras manual do ladrão, por exemplo, mas o que acontece acaba sendo o oposto =x

37
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Janeiro 31, 2015, 10:34:11 pm »
Citar
Me desculpe, mas eu não entendi qual é o problema. Eu entendo perfeitamente se está se referindo á partes da sessão dedicadas á apenas um jogador, como em Shadowrun onde o decker praticamente tem uma dungeon próprio com quem ninguém mais consegue interagir. Mas pelo o que eu lí parece que o problema é que personagens de papeis diferentes tem... Bem, papeis diferentes.

Ele provavelmente está se referindo a situações onde o DM cria um desafio que é impossível de ser superado a não ser que o personagem pro qual ele projetou o desafio use a habilidade pra qual ele projetou o desafio.

38
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Janeiro 30, 2015, 01:19:18 pm »
Citar
Por mais matematicamente bem amarrado que um sistema seja, a menos que você faça os personagens totalmente homogêneos (e com isso provavelmente tire muito da liberdade de criação das mãos do jogador), o grupo dificilmente vai ser 100% equilibrado em termos de poder. Tá aí D&D 4e que tentou e não me deixa mentir.

Mas no caso da 4e, cada personagem tinha um nicho bem definido de coisas que, tirando aberrações de min-max, ele provavelmente faria melhor que o resto do grupo. Mesmo se houvessem dois Strikers no grupo e um deles causasse menos dano que o outro, ele ainda causaria mais dano que outros não-strikers e causaria mais dano com o daily dele do que o outro striker com um at-will.

Minha preocupação é mais com sistemas onde um personagem tem potencial pra invadir os nichos de outros personagens e fazer tudo que eles fazem, só que melhor.

E como foi indicado, sim, o mestre tem o poder de adaptar os desafios às forças e fraquezas do grupo, mas COMO fazer isso é uma questão que eu acho que merece discussão. Por exemplo, colocar 70 combates sem possibilidade de rests pro mago perder todas a magias e não poder contribuir tanto quanto o guerreiro no fim da aventura é uma opção que "funciona", mas não cria um jogo muito divertido.

39
Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 30, 2015, 01:07:24 pm »
Improvisar.

Citar
Sim, os casters são apelões, principalmente os full casters em níveis altos. Mas não seria D&D sem isso.

Eu não sei o que esse desequilíbrio faz de bom pelo D&D. O que ele faz é tornar irrelevante mais da metade do conteúdo produzido no sistema sem realmente trazer algum ponto positivo.

A não ser, claro, na teoria de que D&D foi feito pra nerds se sentirem superiores porque a classe com int alta é mais bem sucedida que a classe de força bruta...

Citar
Geralmente ela significa: sistema em que você paga pra fazer o trabalho dos designers

Eu até acho que esse tipo de regra não é totalmente ruim, ela deixa claro que o DM tem poder pra criar ou dobrar algumas regras de acordo com a necessidade do jogo, que é algo que eu demorei muito pra perceber quando estava começando.

E de um ponto de vista de projeto, é um jeito de deixar em segundo plano coisas que podem ser resolvidas pelos jogadores (e abordadas em suplementos futuros, se necessário) e abrir espaço/tempo pros designers se focarem em recursos mais importantes.

O problema é que os produtos do Next são uma porcaria enorme, então parece que eles usaram esse tempo extra pra tomar o tal vinho-de-dungeon...

Citar
Está concordando. O tipo de item mágico que eu me simpatizo é exatamente o que mencionou, que permite o personagem realizar o que antes não era possível para ele.

Eu sempre penso nos jogos da série metroid quando vejo debates sobre itens mágicos, nada naquele jogo serve só pra ter números maiores (tirando energy tanks =x), e é incrível como jogadores começam a achar um item mais interessante só porque ele é a chave pra alguma coisa ao invés de só dar +1.


Minha maior birra com o sistema de itens mágicos do D&D é que além de ser sem graça, ele estraga alguns aspectos narrativos das campanhas, vide o guerreiro melee na aventura do starter set:

"Meu machado é minha maior posse, ele é uma herança awesome de família, ele é a arma mais badass que existe...Ops, uma espada +1. Adeus, machado."

40
Sistemas & Cenários / Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Janeiro 30, 2015, 01:25:37 am »
Ok, D&D 5e é a versão popular agora e, como o Elfo nos lembra em todos os posts dele, o equilíbrio do sistema não é grande coisa. Imagino que essa discussão não se limita a D&D e sei que tem um punhado de sistemas quebrados nesse sentido por aí.

Então, acho que seria interessante discutir sobre como criar desafios pra grupos de personagens desequilibrados de forma a reduzir esse desequilíbrio e não fazer os jogadores de personagens com classes menos favorecidas se sentirem inútil (se que isso é possível =x).

41
Jogos Sociais / Re:Adivinhe o Jogo
« Online: Janeiro 20, 2015, 08:14:11 am »
Macnol acertou.

42
Jogos Sociais / Re:Adivinhe o Jogo
« Online: Janeiro 19, 2015, 10:55:58 pm »

Algo me diz que é meio facinho, mas foi o que eu lembrei na hora =p

43
Jogos Sociais / Re:Adivinhe o Jogo
« Online: Janeiro 19, 2015, 10:10:16 pm »
crimsomland, puta joguinho legal  :pidao:

44
Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - ASS 2014!
« Online: Janeiro 19, 2015, 08:49:30 pm »
Acabo de descobrir que meu presente foi abduzido no meio do caminho; a parte comprável dele eu já comprei de novo, mas estou bem chateado porque tinha algo insubstituível la dentro, sem contar na parte feita à mão que simplesmente não tá saindo do mesmo jeito que antes >.>

Peço desculpas adiantas ao meu ASS pela demora e prometo que vou mandar o presente de novo até o fim do mês.

45
Sistemas & Cenários / Re:Mortalidade de personagens em cada edição de D&D
« Online: Janeiro 19, 2015, 11:30:34 am »
Alguém com mais experiência nas diversas edições do D&D saberia me dizer como a mortalidade delas se comporta em relação à otimização/não-otimização de personagens dentro do sistema e quanto à possibilidade de o mestre modificar a taxa de recompensas (colocando mais ou menos itens mágicos do que a guideline geral do sistema)?

Eu lembro que quando eu jogava 3.5 ela sempre "quebrava" lá pelo nível 9 com o grupo inteiro morrendo, provavelmente porque os personagens eram meio mal-otimizados e o mestre dava poucos itens mágicos pro grupo.

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 17