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Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 11:58:49 am »
Podem mudar o título do tópico pra "Edition Wars" =x.
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Enquanto o pessoal tá se divertindo, pra mim dane-se se acham que o usuário de magia é um deus e o guerreiro é uma formiga.
Por que não experimentam jogar uma campanha de D&D 5E? Reunir um grupo e jogar?
Outra coisa, não quero que pensem que acho o sistema perfeito, mas pra proposta dele tá muito bom.
Falando francamente e direto ao ponto, não sei se esse desequilíbrio realmente importa, se é realmente "culpa" dos sistemas de regras, enfim, se esse assunto merece a atenção toda que recebe.
Me desculpe, mas eu não entendi qual é o problema. Eu entendo perfeitamente se está se referindo á partes da sessão dedicadas á apenas um jogador, como em Shadowrun onde o decker praticamente tem uma dungeon próprio com quem ninguém mais consegue interagir. Mas pelo o que eu lí parece que o problema é que personagens de papeis diferentes tem... Bem, papeis diferentes.
Por mais matematicamente bem amarrado que um sistema seja, a menos que você faça os personagens totalmente homogêneos (e com isso provavelmente tire muito da liberdade de criação das mãos do jogador), o grupo dificilmente vai ser 100% equilibrado em termos de poder. Tá aí D&D 4e que tentou e não me deixa mentir.
Sim, os casters são apelões, principalmente os full casters em níveis altos. Mas não seria D&D sem isso.
Geralmente ela significa: sistema em que você paga pra fazer o trabalho dos designers
Está concordando. O tipo de item mágico que eu me simpatizo é exatamente o que mencionou, que permite o personagem realizar o que antes não era possível para ele.