Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Deicide

Páginas: 1 2 [3]
31
Sistema e8 / Re:Design: Classes
« Online: Novembro 01, 2011, 05:35:05 pm »
Mas o que eu quis dizer é: você acha melhor começar de atributos e perícias, digamos, para a partir daí ir definindo o sistema?

Olha, a gente não precisa ter uma base pronta para discutir o conceito das classes. A gente só vai precisar da base para discutir os sistemas por trás das classes.

Na verdade, discutir esses conceitos agora pode ajudar a criar bases que os sustentem.

Eu gostei bastante da ideia de deixar qualquer classe ser de qualquer papel.
Mas para isso todo nível o personagem teria que ter opções de poderes diferentes para escolher (a la 4e).

Não exatamente. Note que na 4e os poderes são divididos por níveis. Você tem X poderes pra escolher no nível 1, Y no nível 2, etc. Nós podemos, contudo definir apenas uma lista desligada de níveis, talvez ligada a subconceitos da classe.

Por exemplo, a gente pode pegar um subconceito da classe, tipo espadachim, mago elemental, clérigo da morte ou bruxo, e fazer uma listinha de três ou quatro poderes. Aí o jogador pode se especializar nesse caminho (pegando quantos poderes quiser) ou misturando com habilidades de outros conceitos da forma como achar melhor. Esses poderes não precisam ser coisas ativas, do tipo ataques; podem ser pequenos bônus aqui e acolá.

O jogador vai pegando esses poderes na ordem que quiser. Talvez alguns tenham requisitos especiais, mas a ideia básica é ter uma lista aberta.

Outra coisa a se pensar é que não é preciso dar uma habilidade por nível. Pode ser um a cada nível ímpar ou cada par, por exemplo.

Por fim, e8 já nasce bem diferente da 4e por ter apenas 8 níveis ao invés de 30, então não precisamos perder tempo com tantas habilidades pra escolher.

Citar
Além das habilidades que todo mundo da classe X tem (que não serão passíveis de escolha), ainda tem coisas como pontos de vida e defesas que ajudam a definir o papel, de forma que cada classe ainda terá uma tendência a algum papel. Ou gostariam de homogeneizar ainda mais a coisa, fazendo todo mundo ter os mesmos PVs e bonus de defesa? Não né?

Por que não tornar PVs semipadronizados (uma base igual para todos, certas classes dão um pequeno bônus), e bônus adicionais de defesa e PVs extras não se tornam opções de certas classes?

32
Sistema e8 / Re:Design: Desafios de Perícias
« Online: Outubro 30, 2011, 04:23:44 pm »
Recentemente, apesar de estar deixando meu site às moscas, eu atualizei ele com um texto sobre Desafio de Perícias (no caso, voltado ao meu sistema). Como ali está basicamente minha opinião, vou linká-lo. Não se irritem, ok?

http://www.underhaven.com.br/artigo.php?id=301


33
Sistema e8 / Re:Design: Classes
« Online: Outubro 30, 2011, 04:20:12 pm »
E aí, pessoal? Andei ocupado com umas coisinhas, fora que o fórum antigo nunca era atualizado, depois descobri esse aqui (há umas duas semanas) e estava com preguiça de registrar...

O Deicide tinha umas boas diretrizes nessa questão de ORDENAR o trabalho... o que vocês sugerem?

Conversar sobre classes não é problema. Só que para definir poderes de classe, aí sim precisamos primeiro definir as bases do sistema.

Pra começar, eu sugiro organizarem um tópico-índice em que liste as decisões já tomadas. Tipo aquilo que descrevemos de Atributos e Perícias. Por aqui acho bom definir as classes.

Mas se querem uma sugestão para classes: eu jogaria fora os papéis e tentaria fazer personagens mais autossuficientes. Se quiserem, usem os papéis nas habilidades, e não nas classes ("Essa habilidade de classe é defensora, escolhe quem quiser ser mais robusto; essa habilidade é mais agressora, escolhe quem quiser causar mais dano") e aí o jogador vai misturando como convier.

Páginas: 1 2 [3]