29
« Online: Novembro 02, 2011, 10:56:41 am »
O que eu gostaria de ver na 5e?
Curva de poder gradual
Para mim, tinham que reduzir ainda mais o impacto dos níveis nas habilidades dos personagens. Ao invés de aumentar tudo em +1 a cada dois níveis, o bônus deveria vir a cada 3 níveis ou mais. Isso cria uma curva bem mais gradual de poder, e permite que monstros permaneçam úteis por mais níveis. O que definiria o poder do personagem não é o bônus, mas os PVs, talentos e habilidades que serão acumulados ao longo dos níveis.
Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.
Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Poderes diários deveriam ser "atitudes desesperadas" para aquele único encontro fodido do dia. Talvez ter um único poder diário por patamar, por exemplo, fosse mais do que suficiente.
Poderes modificáveis ou combináveis
Especialmente para as classes marciais. Estilo o que fizeram no Essentials, onde se combina um ataque básico, uma postura e a habilidade de aumentar o dano. Isso permite ao personagens "improvisar" ataques especiais, sem parecer que se está puxando cada ataque de uma lista limitada.
Itens mágicos sem bônus
Chega de bônus permanentes! Uma espada mágica pode causar dano de fogo, permitir um ataque especial ou um bônus especial por encontro, mas nao bônus fixos permanentes em ataques. No máximo, teríamos pequenos bônus em danos e em redução de dano, mas não em características básicas como ataques e defesas. Os personagens devem ser plenamente capazes de se virar sem itens mágicos.
Classes menos específicas, Papeis mais livres
Os papeis deveriam ser mais ligados às escolhas dentro da classe do que à classe em si. Isso permite que grupos menores se virem bem sem um "líder" ou um "defensor", e que personagens sozinhos sejam um pouco autossuficientes. Contudo, um grupo bem equilibrado ainda seria recomendado.
Mantenham os Pulsos de Cura
Para mim, foram a melhor adição da 4e. Eles permitem que os personagens se renovem a cada encontro, mas mantêm um limite diário de recuperações que forçam os jogadores a tentar poupá-los. É uma solução engenhosa que equilibra o heroísmo latente do D&D com a necessidade de cautela e estratégia.