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Posts - Deicide

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 05:12:06 pm »
Jogar Bolas de Gude da pra fazer na 3e, na 4e isto é impossivel!  :bwaha:

Tipo, ando sem tempo (e vontade) de postar por aquil, mas essa imbecilidade eu tinha que comentar.

Então na 3e você pode improvisar uma regra, mas a 4e não? E se eu disser que, com as condições predefinidas é MAIS FÁCIL simular as bolas de gude na 4e? Como? Aí vai:

Bolas de Gude
Ação Padrão, Explosão Contígua 2
Alvos: Criaturas na área de efeito
Ataque Destreza, Inteligência ou Sabedoria vs. Reflexos
Acerto: O alvo é derrubado.
Efeito: A área de efeito se torna terreno difícil até o fim de seu próximo turno. Criaturas que terminem seus turnos dentro da área de efeito são derrubadas.

Pronto! Criado em 1.5 segundos por alguém que, ao contrário de você, conhece o sistema.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 06, 2012, 05:18:01 pm »
Sobre suavizar a curva de evolução do personagem ao longo dos níveis...

FINALMENTE, WIZARDS!

Venho defendendo isso há anos!

Quanto a perícias como cozinhar... tudo bem o sistema querer remover gordura e simplificar as Perícias a um grupo central. Mas nada impede do sistema criar também um conjunto de perícias voltadas à interpretação. Basta que não sejam essenciais.

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Sistemas & Cenários / Re:Uma Questão de Inteligência
« Online: Dezembro 01, 2011, 09:34:38 pm »
Eu entro em outra questão: Até que ponto é REALMENTE necessário um atributo mental ou subjetivo (como Carisma) no sistema?

Eles são necessários para que o jogo não se limite a desafios físicos para os personagens e mentais para os jogadores. Pelo menos para mim, boa parte da graça do RPG está em interpretar alguém que pensa diferente de você, e definir coisas como "burro/inteligente", "chato/interessante", "sem noção/bom senso" ou "desatento/perceptivo" ajudam muito nisso.

Da mesma forma, os atributos mentais ajudam a limitar ou expandir situações. Meu personagem burro pode ser praticamente incapaz de decifrar um enigma, então eu jogador preciso buscar outra solução. Ou meu personagem pode ser tão inteligente, que soluções que eu jogador nunca pensaria podem me ser oferecidas.

Elimine os atributos mentais e você perde muito disso.

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Sistemas & Cenários / Re:Uma Questão de Inteligência
« Online: Novembro 30, 2011, 08:26:45 pm »
Tentem o caminho do meio termo, o cara diz a solução e rola o dado pra ver se acerta no teste, se acertar a solução funciona. Se não acertar, paciência, seu personagem não conseguiu pensar na resposta (do mesmo jeito que vc errou o ataque durante o combate).

Pois é, é isso aí!

Sempre que o jogador cria uma solução que me parece meio incompatível com o personagem dele, eu exijo um teste apropriado. Se passou, o personagem teve aquela ideia. Senão, ele ou não teve a ideia, ou não soube executá-la corretamente.

Aliás, o oposto também é válido. Se um personagem é inteligente e o jogador está sem ideias, eu sugiro rolar um teste apropriado para dar dicas (mas normalmente não a solução completa).

Não acho justo jogadores ignorarem atributos mentais baixos que eles próprios escolheram pôr em seus personagens.

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Sistema e8 / Re:Design: atributos
« Online: Novembro 05, 2011, 11:16:24 am »
Acho que estão tentando olhar pelo ponto de vista errado ao querer tornar todos os atributos úteis. Eu não acho certo ou justo tornar todos os atributos úteis para todos os personagens. Por outro lado, também não acho certo ou justo haver um atributo que é completamente inútil para certa classe.

Em outras palavras, não precisamos bolar usos de combate amplos para Carisma. Por outro lado, se eu quiser fazer um guerreiro carismático, isso não deveria me penalizar. Só o fato de Carisma entrar na Vontade e Intimidação já ajudam a torná-lo útil a esse guerreiro, e ele também seria útil em situações sociais. Podemos também criar uma árvores de habilidades pro guerreiro que usem o Carisma, coisas relacionadas a liderar em batalha ou intimidar oponentes. Mas é completamente desnecessário tentarmos visualizar usos gerais demais para Carisma.

Outro ponto que começou a me incomodar com essa mentalidade (que cultivei por algum tempo) é que ela costuma se aplicar somente a guerreiros e atributos mentais. E quanto a classes mentais, como o mago, que têm pouco uso para a Força? Não se vê gente defendendo mais usos de Força para um mago, por ser um "dump stat" para ele.

Em suma, todo mundo acaba tendo "dump stats". Só temos que tomar cuidado para não tornar algum atributo inútil demais (como Carisma era para um guerreiro em edições anteriores, pois não adicionava nada para ele e tinha uso circunstanciais demais. O que um guerreiro ganhava com Carisma na 3e? Era mais vantajoso colocar pontos em Sabedoria para aumentar a Vontade ou em Inteligência para aumentar os pontos de Perícia).

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Sistema e8 / Re:Design: Classes
« Online: Novembro 03, 2011, 06:00:36 pm »
Mas nível vazio é um saco.
Talvez níveis ímpares recebe habilidades de classe, e em pares talentos/aumentos de atributo?
Tem que lembrar também que vai ter a profissão, que vai ter features em quase todo nível (apesar de eu preferir deixar alguns níveis da profissão brancos).

Bem, nunca disse nada de nível vazio, só falei das "habilidades". Acho que tem sim que preencher todos os níveis com alguma coisa, mas não precisamos colocar habilidades especiais de classe em todos.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Novembro 02, 2011, 05:43:59 pm »
Listas menores só funcionam no lançamento. Suplementos e DDI expandem isto rapidinho, e vamos ficar no mesmo patamar de hoje.

Mas a mudança de paradigma ajuda ainda assim.

No paradigma atual, eu posso ter um poder de ataque X no nível 3, outro similar no nível 12, outro no 25. Aí vem suplementos e adiciona mais opções similares nos níveis 6, 18 e 27. (Níveis tirados aleatoriamente). Só mudam que um poder empurra X quadrados, outro causa dano adicional se o alvo estiver sangrando, outro te dá um bônus nas defesas...

Com a lista condensada, você teria só um poder heroico, que por sua vez se tornaria melhor nos níveis exemplar e épico. Aí, você usaria uma postura/aura/encanto, sei lá, para adicionar mais propriedades, e teria todos esses poderes individuais subentendidos.

Ou seja, mesmo os suplementos trariam menos opções.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Novembro 02, 2011, 05:12:51 pm »
Aqui eu entendi que você queria ter menos poderes em geral.

Não é menos poderes por personagem, mas sim listas menores de poderes (em outras palavras, mesmo número de escolhas, mas lista de opções condensada).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Novembro 02, 2011, 04:55:51 pm »
Retreino é bom, mas quando você faz a maioria das escolhas no começo, o retreino pode ser muito brusco. Por que o retreino na 4e funciona? Porque literalmente em todos os níveis você faz uma escolha significativa e ganha um poder ou talento novo.

QUe isso tem a ver com a minha proposta? Eu só propus que ao invés de ter poderes por nível, tenhamos uma lista por patamar. Você ainda ganha habilidades a cada nível (só propus mudar os modificadores, e ainda citei que o que definiria o poder do personagem seriam os PVs/Talentos/Poderes que seriam ganhos nos níveis, e não o modificador em ataques/defesas), e no primeiro nível você escolhe um número padrão de poderes.

Citar
Se as grandes decisões são feitas logo no começo, e você demora, digamos, 4 níveis pra ganhar um poder novo

Eu nunca propus nada disso.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Novembro 02, 2011, 03:50:23 pm »
O problema é que no geral a criação é a parte que mais trava iniciantes no sistema. E focar energia demais na criação e menos na evolução tende a fortalecer os jogadores com síndrome de personagem suicida, que acham que a build deles "está errada" e tem que matar o personagem pra criar outro similar, mas "certo".

Para isso que existem as regras de retreino.

Citar
Eu acho que a criação do personagem deve ser o mais simples possível, e a evolução ser mais complexa.

É só dividir as escolhas em subgrupos similares, como poderes de "ataque", "posturas", "utilitários", etc. E trazer uns kits prontos para os iniciantes, como a 4e fez com todas as classes.

Criação de personagem ter um opções simplificadas para iniciantes é uma coisa, mas forçar você a só criar personagens simples inicialmente é uma droga.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Novembro 02, 2011, 01:27:39 pm »
O problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".

Dependendo de como é organizada, a lista pode não ser difícil de fazer. Ainda mais combinando com a possibilidade de modificar ou combinar poderes, você pode ter umas poucas habilidades que permitem centenas de combinações.

Outra coisa a lembrar é que a lista torna a criação de personagens mais longa, mas o avanço ao longo dos níveis não, visto que boa parte dos jogadores já vai ter lido a lista para criar seu personagem.

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Sistema e8 / Re:Design: Classes
« Online: Novembro 02, 2011, 01:15:12 pm »
Mas isso não é o mesmo que as 'árvores de talento' de Star Wars Saga?

É similar. Se vai ser igual ou não, depende em como vai ser implementado.

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Sistema e8 / Re:Design: atributos
« Online: Novembro 02, 2011, 12:10:42 pm »
- Força: 2 tipos de ataques: Armas de uma; armas de duas mãos.
- Destreza: 3 tipos: Armas leves, armas de uma mão; armas à distância.
- Constituição: 1 tipo: Armas de duas mãos, ataques mentais.
- Inteligência: 1 tipos: Ataques místicos, armas leves, ataques mentais.
- Sabedoria: 2 tipos: armas à distância; ataques místicos.
- Carisma: 1 tipo: Armas leves, ataques místicos, ataques mentais.

Complicar demais?

Ficou confuso. Então ataques místicos poderiam ser feitos com qualquer atributo mental? E porque Constituição estaria ligada a ataques mentais? Ataques de armas leves/místicos/mentais permitindo uma combinação de trios de atributos ao invés de duplas não torna personagens que usem tais ataques muito adaptáveis?

E você esqueceu de mudar a quantidade de tipos para cada atributo.

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Bom, então mantenhamos o esquema de valor/modificador de atributos atual. Não tenho problemas com ele.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] O que você gostaria de ver na 5e?
« Online: Novembro 02, 2011, 10:56:41 am »
O que eu gostaria de ver na 5e?

Curva de poder gradual
Para mim, tinham que reduzir ainda mais o impacto dos níveis nas habilidades dos personagens. Ao invés de aumentar tudo em +1 a cada dois níveis, o bônus deveria vir a cada 3 níveis ou mais. Isso cria uma curva bem mais gradual de poder, e permite que monstros permaneçam úteis por mais níveis. O que definiria o poder do personagem não é o bônus, mas os PVs, talentos e habilidades que serão acumulados ao longo dos níveis.

Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.

Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Poderes diários deveriam ser "atitudes desesperadas" para aquele único encontro fodido do dia. Talvez ter um único poder diário por patamar, por exemplo, fosse mais do que suficiente.

Poderes modificáveis ou combináveis
Especialmente para as classes marciais. Estilo o que fizeram no Essentials, onde se combina um ataque básico, uma postura e a habilidade de aumentar o dano. Isso permite ao personagens "improvisar" ataques especiais, sem parecer que se está puxando cada ataque de uma lista limitada.

Itens mágicos sem bônus
Chega de bônus permanentes! Uma espada mágica pode causar dano de fogo, permitir um ataque especial ou um bônus especial por encontro, mas nao bônus fixos permanentes em ataques. No máximo, teríamos pequenos bônus em danos e em redução de dano, mas não em características básicas como ataques e defesas. Os personagens devem ser plenamente capazes de se virar sem itens mágicos.

Classes menos específicas, Papeis mais livres
Os papeis deveriam ser mais ligados às escolhas dentro da classe do que à classe em si. Isso permite que grupos menores se virem bem sem um "líder" ou um "defensor", e que personagens sozinhos sejam um pouco autossuficientes. Contudo, um grupo bem equilibrado ainda seria recomendado.

Mantenham os Pulsos de Cura
Para mim, foram a melhor adição da 4e. Eles permitem que os personagens se renovem a cada encontro, mas mantêm um limite diário de recuperações que forçam os jogadores a tentar poupá-los. É uma solução engenhosa que equilibra o heroísmo latente do D&D com a necessidade de cautela e estratégia.

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Sistema e8 / Re:Design: atributos
« Online: Novembro 02, 2011, 10:39:31 am »
Para mim, já estava definido que usaríamos o esquema de duplas de atributos no método "OU" (vale o maior, não a soma dos atributos).

Uma coisa a se pensar é que no esquema de ataques neste método, alguns atributos continuam melhores que outros:

- Força: 2 tipos de ataques: Armas de uma; armas de duas mãos.
- Destreza: 3 tipos: Armas leves, armas de uma mão; armas à distância.
- Constituição: 1 tipo: Armas de duas mãos.
- Inteligência: 1 tipos: Ataques místicos.
- Sabedoria: 2 tipos: armas à distância; ataques místicos.
- Carisma: 1 tipo: Armas leves.

Sugiro adicionar mais um tipo de ataque: Mental, que iria compreender poderes mágicos de dominação ou psiônicos, ou coisas similares, e usar Int ou Car nesses ataques. O problema é que não tenho ideia do que mais Constituição poderia fazer.

Outra coisa que me veio à cabeça e ando lendo aí: os Atributos vão ter o esquema de valor/modificador, ou adotará apenas os modificador (valor iguala modificador)? Ou seja, ao invés de "Força 18 (+4)", anotaremos apenas "Força +4"? Parece uma tendência para o futuro e simplifica a criação de personagens.

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