Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - kimble

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 75
16
Sistemas & Cenários / Re:Idigam Chronicles - The Wolf must Hunt
« Online: Março 10, 2015, 11:12:37 pm »
Considerando como o Requiem 2e melhorou o jogo, eu estou esperando lançarem o POD desse aí pra comprar também. E olha que eu nem comprei o Forsaken na primeira edição porque não me encantou na época.

17
Vídeo Game / Re:Evolve: Vale a pena?
« Online: Fevereiro 16, 2015, 10:25:04 pm »
Não gostei do sistema de luta. Em alguns pontos os inimigos eram simplesmente chatos de enfrentar, não difíceis. Um boss logo no começo do jogo, por exemplo. Eu aprendi qual a distância do ataque dele em cada sequência. Eu ficava só um passo para trás, esperava ele terminar, acertava alguns golpes e então recuava de novo. E repeti isso até o final.

Em outros momentos os monstros tinham habilidades que às vezes funcionavam, às vezes não. E a interação delas com o ambiente era completamente aleatória. Por exemplo, um guarda num corredor fechado que tem um ataque giratório. Ele pode tanto dar um golpe que é parado pela parede, quanto ele passar como se a parede não existisse. E normalmente se o golpe dele passa, o seu não passaria.

São uma série de pequenas coisas que vão somando e vão tirando a empolgação. Desisti e deixei de lado.

Acabei arriscando e comprando o Evolve. Gostei MUITO até agora. É divertido jogando mesmo com monstro, mas é o tipo de jogo que é melhor com uma equipe boa ou amigos. De preferência os dois.

Pena que estou jogando no XBOX One e a maioria das pessoas aqui joga PC :(

18
Vídeo Game / Evolve: Vale a pena?
« Online: Fevereiro 14, 2015, 03:41:19 pm »
Estou com uma dúvida e queria ver se alguém aí comprou o jogo. Gostei dos vídeos, gostei da arte, estava vendo uns canais do twitch ontem do jogo, mas ainda estou com um pé atrás porque já me decepcionei esse mês com o Lords of the Fallen.

Então queria saber, alguém que tenha jogado já, vale a pena comprar Evolve?


19
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 07, 2015, 11:40:40 pm »
Blog do Pontos de Experiência não, por favor. O cara vivia fazendo umas curvas na lógica pra conseguir justificar seus argumentos. O blog dele é um dos poucos blogs que eu não leio entre os brasileiros, por causa de uns saltos de raciocínio enormes e alguns momentos de clara falta de conhecimento sobre o que ele está falando, seja sobre design de jogos ou matemática.

Como quando eu tive que explicar pra ele porque Marvel RPG tem sim um sistema com um bom equilíbrio, apesar de usar dados de tamanhos diferentes pros personagens.

20
Sistemas & Cenários / Re:Alguem conhce um bom sistema point buy ?
« Online: Fevereiro 04, 2015, 10:30:07 pm »
Mutants & Masterminds. Crie as classes e raças como pacotes de poderes para mostrar para os jogadores como eles devem fazer e depois libere para que eles adaptem para o que eles querem.

21
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 04, 2015, 12:37:36 pm »
Dois centavos,

Equilíbrio perfeito não existe, mas não significa que não devemos buscar equilíbrio nos jogos. Claro, isso também depende do que significa equilíbrio pra você. Meu conceito de equilíbrio é:

"Todos os jogadores tem a oportunidade de influenciar a história com o mesmo peso, mesmo que de formas diferentes."

Cada jogo faz isso da sua maneira. Certos jogos mais tradicionais (como D&D), fazem isso dando habilidades bem delimitadas para os jogadores e separando o que cada um pode fazer em seus próprios subsistemas.

Magos fazem magia. Cada magia tem sua descrição com efeitos definidos.

Guerreiros lutam. Guerreiros atacam usando (manobras/habilidades de classe/etc.) que é bem definida pelas regras.

Meu problema com esse modelo é que fica bem evidente como um tipo de classe ganha todo um subsistema próprio para lidar com as situações, enquanto a outra segue um subsistema que é só uma derivação de algo que todo mundo pode fazer (ou seja, atacar). Não significa que não se possa ter equilíbrio assim ou que isso seja ruim, mas tende a ser mais difícil fazer os dois lados serem igualmente interessantes e terem a mesma capacidade de influenciar a história.

Agora compara com Fate, por exemplo. Onde você pode ser um mago, guerreiro, bárbaro, clérigo, o que for, mas não existem subsistemas (na maioria das suas variações) que são particulares a esta ou aquela classe. Isso facilita equilibrar personagens diferentes e permitir que cada um tenha o mesmo peso na história, sem necessariamente todos terem as mesmas habilidades.

Por isso que não consigo aceitar a idéia de que equilíbrio não importa, ainda mais porque a consequência dela é que sistemas não importam. E se regras não importam e não são capazes de influenciar teu jogo numa ou outra direção, então o próprio uso de sistema de regras é desnecessário.

22
Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5e) Regras preliminares para Eberron
« Online: Fevereiro 04, 2015, 12:22:19 pm »
Não parei pra olhar ainda, mas críticas na RPGnet foram péssimas.

23
Sistemas & Cenários / Re:[nWoD] World of Darkness: Dark Eras
« Online: Fevereiro 03, 2015, 10:37:40 pm »
E o mago neolítico ganhou.

Entrei no kickstarter porque gosto das idéias pra Changeling e Vampiro (especialmente as de Changeling). Agora é esperar pelo que vem por aí. Aliás, das opções que ganharam até agora, só votei no Changeling na Alemanha dos Irmãos Grimm.

Meu voto para a próxima escolha foi Second Sight no pós Guerra Civil Americana, mas pelo jeito não vai ganhar :(

24
Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Janeiro 28, 2015, 09:43:42 pm »
Lembrando que esse ano deve sair a versão física no Brasil de Deadlands e Interface Zero 2.0, os dois pra Savage Worlds.

25
Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Janeiro 20, 2015, 09:51:56 pm »
Hillfolk: Economicamente eu não acho viável porque não tem "POW POW PIU PIU" suficiente, mas o sistema de interação entre personagens me parece muito bom

Não entendi a da onamatopeia.

Jogos onde os personagens FAZEM coisas e tem regras para FAZER coisas de forma mais elaboradas, tendem a vender mais. E jogos onde essas coisas envolvem ação, costumam vender melhor.

Jogos onde os personagens CONVERSAM a maior parte do tempo e envolvem menos AÇÃO (bum bum crash crash) tendem a vender menos.

É aquela questão de qual dos dois vai vender melhor:
a) Jogo com elfos, anões e cia entrando em masmorras pra socar monstros e ganhar tesouros;
b) Jogo sobre pessoas discutindo seus problemas e tentando conviver umas com as outras.

O primeiro, maioria das vezes. Mesmo que o segundo seja em essência uma simplificação de um conceito que engloba muito mais coisa, de Friends a Game of Thrones. É mais fácil entender e mais fácil jogar algo onde você pode apelar pra situações e soluções simples ("vamos matar o dragão"), do que algo que envolve uma carga de preocupações e complexidade de relacionamentos maior ("estou fazendo isso para alcançar a aprovação do meu pai").

E antes que alguém diga, "Mas no WoD(...)", lembrem de quantas campanhas de WoD (antigo ou novo) realmente envolveram drama pessoal e quantas envolveram bastante violência e cenas de ação estilo anos 90.

E por isso que Hillfolk é muito legal, mas provavelmente nunca vou jogar ou mestrar ele.

26
Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Janeiro 17, 2015, 08:40:42 am »
Coisas que eu gostaria de ver em português e que talvez saiam:

A linha Deadlands, com o básico, Hell on Earth e Noir: a Retropunk já está pra lançar o básico, falta o resto agora
13th Age: A New Order adquiriu os direitos, falta traduzir agora
A 2e do novo Mundo das Trevas, porque o sistema ficou muito melhor: em teoria a Devir tem direitos, então poderia vir a traduzir

O que eu gostaria de ver em português mas não tem indicação de que vá sair:

Tianxia: Fate Wuxia, eu nem jogo Fate mas o material é muito bom
Microscope: RPG onde você cria cenários de RPG, é algo que eu adoraria ver por aqui
Hillfolk: Economicamente eu não acho viável porque não tem "POW POW PIU PIU" suficiente, mas o sistema de interação entre personagens me parece muito bom
Shadows of Esteren: Só porque é lindo, mas economicamente eu também não acho viável pela qualidade gráfica e física do material

27
Sistemas & Cenários / Re:Quickstart de Legend of Five Rings em português!
« Online: Janeiro 17, 2015, 08:27:16 am »
Só uma observação, eles ainda não entregaram nenhum livro dos que lançaram. O Yggdrasil, o primeiro livro lançado por eles, está atrasado e ainda não foi enviado para os clientes. Por isso gostei de saber que estão trabalhando no L5R, mas quero ver ainda como vão ficar os livros anunciados anteriormente.

28
Sistemas & Cenários / Re:Quickstart de Legend of Five Rings em português!
« Online: Janeiro 14, 2015, 02:48:11 pm »
Bom. Tomara que dê certo dessa vez.

29
Sistemas & Cenários / Re:O novo rpg de Monte Cook
« Online: Janeiro 07, 2015, 12:29:51 pm »
Mas, parece-me, que a inclusão do Telles (e de outros, como o Del Debbio) na Antologia de Aventuras do Numenera nacional tem muito mais a ver com o apelo que estes nomes têm junto ao público rpgista brasileiro e a vontade de atraí-lo para o financiamento. Eles seriam a "muletas" para vender outros autores, saca? No fim, apesar de tudo, o resultado pode ser positivo.

Espero que tenha sido um caso único, porque colocar gente assim no meio me afasta em vez de me fazer querer investir mais. Eu também não vou muito com a cara do Del Debbio (por algumas coisas que ele alega já ter feito), mas pelo menos ele nunca fez campanha dizendo que o RPG ia morrer.

30
Sistemas & Cenários / Re:O novo rpg de Monte Cook
« Online: Janeiro 06, 2015, 11:15:53 pm »
Não é uma questão da qualidade do material que ele escreve, mas do suporte que você está dando.

O mercado tem muitos autores bons que eu poderia ajudar pagando pelo trabalho deles, seja através de compra direta, financiamento coletivo, o que for. Eu prefiro não dar meu dinheiro pra alguém que passou meses defendendo que o RPG ia acabar porque seu site estava afundando no ostracismo e ele tinha feito um ótimo trabalho de hostilizar todo mundo que não concordava com ele (sem contar os barracos ridículos em eventos de RPG).

Mesmo que o trabalho de um artista seja bom, se você discorda das atitudes deles isso já é motivo suficiente pra escolher não investir teu dinheiro nele. Qualidade não justifica comportamentos inadequados.

É o mesmo motivo que eu nunca vou comprar algo do RPG Pundit, por exemplo. Um autor americano conhecido por bullying, preconceito, incitar guerra de edições, etc. Eu desconheço a qualidade do material dele mas, mesmo que seja bom, as atitudes dele já são suficientes pra me fazer decidir não investir num autor assim.

E porque eu continuo investindo em algumas editoras e autores de jogos que talvez eu nunca mestre. Eu respeito muito o esforço que alguns autores tem feito para traduzir bons jogos de RPG japoneses para o inglês, sendo que alguns levaram anos de trabalho pra conseguir fazer isso devido a limitações financeiras que eles tinham. E o tempo todo mantiveram um bom relacionamento com o público interessado e sempre tentaram promover o hobby. Prefiro dar meu dinheiro pra gente assim, que está ajudando o RPG a crescer, do que gente que é tóxica pro hobby.

Obs.: Nota que estou dizendo que estou decepcionado com a escolha de incluir o Telles no negócio, não com o trabalho geral que a New Order tem feito até agora.

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 75