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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 05, 2012, 02:43:59 pm »
Trevor Kidd (WotC) ‏ @Trevor_WotC
tweet:
So yeah, I would like to see a return of save or die effects in #dndnext.

Jogador aleatório questiona (@ozmills):
I think there's a difference between Save or "Out of action" and Save or "Die". Turn to Stone is a perfect example... #DnD

Trevor Kidd (WotC) responde:
I suppose. But in my experience, bringing someone back from the dead in #dnd is about as difficult as turning them back to flesh

Então, SoD não é problemático porque é esperado que a morte no D&D tenha tanto impacto quanto em DBZ. Certo. E esse tipo de pensamento é que está guiando a próxima edição.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 05, 2012, 01:58:16 pm »
Depende; se existirem condições como Bloodied / Sangrando (sabe, 1/2 do hp total) como requisito pra Save or Die, não ficaria mais complicado que certos poderes da 4e... agora, se habilidades que pedem certas porcentagens não-fixas existirem (como por exemplo, "Dedo da Morte" pedir 30% do pvs, enquanto que "Assassino FantasmagóticoFantasmagórico pedir 40%, e "Círculo da morte" exigir 70% dos PVs), isso vai atrasar o combate contra essas criaturas, a menos que os jogadores já tenham na ficha que fazer esse cálculo de valor com antecedência (o que vai ser mais escroto ainda).

O problema é que ter esses valores na ficha não adianta muita coisa.
a) Jogador tentando acertar um personagem do mestre: O jogador teria que saber o total de pvs do monstro ou, pelo menos, que o Mestre indicasse pra ele a porcentagem total de pvs atual para saber se ele pode usar o SoD ou não. Caso não exista essa abertura de informação, usar SoD se torna um exercício de cálculo de risco (média do dano do grupo por rodada vs pvs totais dos adversários). Premia quem tem conhecimento desse tipo de coisa e interesse em aprender sobre essas variáveis (domínio de sistema). Um saco pro resto dos jogadores;
b) Mestre tentando acertar jogador: O mestre precisaria continuamente pedir pro jogador informação sobre sua quantia atual de pvs (e a porcentagem correspondente). Como são vários personagens diferentes, todos vão alcançar essas quantias em momentos diferentes. Usar SoD em área passa a ser pouco interessante e se torna mais um elemento que o Mestre tem que controlar (certo, fulano tem X de pvs, preciso tirar Y dele para acertar o SoD).

É contabilidade desnecessária. O jogo não ganha nada com isso.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 05, 2012, 10:15:32 am »
Eles vão ter que diminuir bastante o avanço de PVs para isso então. Porque se chegar a algo como um combatente conseguir alcançar algo como +10 pvs/nível (já contabilizado Constituição), em 3 ou 4 níveis um monstro com SoD já deixaria de ser uma ameaça (contabilizando uma média de 8 a 10 ps dano por ataque e que a maioria dos combates seja feito para não demorar mais do que 3 ou 4 rodadas).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 05, 2012, 09:24:50 am »
Meu problema é que do jeito que é sugerido (supondo que todas as idéias que ele jogou ali entrem na mecânica), você teria um sistema onde o SoD funcionaria assim:
1) Verifique o 'nível' da criatura em relação do pj;
2) Verifique o poder que a criatura está utilizando;
3) Verifique a porcentagem de pvs restantes do alvo antes do efeito poder ser ativado;
3.1) Repita a operação 3 para CADA personagem no grupo, caso você não use a idéia do degrau fixo;
4) Acerte os alvos até eles perderem a quantidade de pvs esperada;
4.1) Estou supondo que a maioria dos Mestres vai pedir pros jogadores informarem quando chegarem a X pvs, em vez deles mesmo contabilizarem. Caso contrário, isso incluiria mais um passo nesse processo;
5) Use o SoD.

SoD sempre foram efeitos para derrubar ou anular personagens sem a necessidade da contabilidade da perda de PVs. Criar um sistema que consegue ser mais complicado que 'bater até o alvo cair', não faz sentido.

Explicando a operação 3 e 3.1: Se os designers escolherem deixar um degrau fixo para ativação dos poderes (algo como 'monstros de 4 nível podem usar SoD quando os alvos ficam com menos que 15 pvs'), isso não vai funcionar direito no jogo porque a variação de pvs ao longo do tempo é tradicionalmente muito grande, então poucos níveis de diferença tornariam esses efeitos inúteis contra certos personagens (pois o monstro provavelmente vai cair antes de conseguir usar o SoD). O que anula aquela intenção de design de fazer os monstros serem úteis por mais níveis.
Outra opção seria atriburi isso a uma fração de PVs.
Ex.: Sendo X o nível do alvo, se o monstro tem (X+5) níveis, ele pode usar o SoD quando quiser. Se ele tem (X+3), ele pode usar o SoD quando o alvo estiver com 75% dos pvs ou menos. Se ele tiver (X), ele pode usar quando o alvo tiver 50% dos pvs. E a progressão continuaria dai
O problema que isso também é um método falho, pois exige uma contabilidade individualizada para verificar essas quantias.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 05, 2012, 09:01:18 am »
Save or die é algo que eu acredito que vai voltar. Colocaram aquela opção 'não gosto de save or die' questionário no final, mas sejamos realistas, isso é o tipo de coisa que eles já devem ter decidido se vai entrar ou não. E considerando o 'peso histórico' (leia-se, agradar jogadores antigos que dificilmente vão voltar a jogar nosso sistema), acho bem provável voltar.

O que eu acho mais engraçado é que eles acreditam que associar o sucesso de ataques 'save or die que' ao tipo de criatura, o tipo de ataque utilizado e os pvs totais do alvo é uma boa idéia e não um excesso de contabilidade sem sentido.

Ou como colocaram no RPG.net:
"If only there was some concept in some edition of Dungeons and Dragons that conveyed when a creature was really wounded, with blood all over the place and stuff."

Mas ei, vamos fingir que a 4e não existiu e que nunca existia o termo bloodied no jogo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 05:07:51 pm »
A impressão que me deu é que eles já tem tudo decidido sobre como será a resolução de problema na próxima edição (testes de atributo) e agora querem ver apenas como vão encaixar as skills pra dar um "sabor".

Cara, não se iluda. Eles já tem uma idéia geral de como vai ser o sistema. Os jogadores não vão influenciar mais do que em detalhes. Isso é algo que continuamente eles tem demostrado. Demonstra também que a propaganda inicial foi falsa e feita só pra tentar recuperar jogadores antigos.

Citar
Sobre os pontos de vida, acho que a intenção deles foi saber apenas a grandeza dos números que os jogadores querem, 5 ou 50 PV. Dai os danos acompanhariam estes valores, de forma a deixar o jogo mais "mortal" ou menos.

O problema é o exemplo que eu mostrei lá em cima. Se eu tenho 5 pvs e uma espada causa 1 pv de dano por ataque, num 1 vs 1 a luta dura cinco rodadas. Se eu tenho 50 pvs e a espada causa 25 por golpe, ela dura dois. Não dá pra saber como vai ser a escala de dano.

E ISSO é o tipo de coisa que eles deveriam ter perguntando. Se a pergunta fosse 'vc acha que alguém no primeiro nível deve cair com a) 1; b) 3; c) 5 golpes de espada', ela daria uma noção muito melhor da letalidade desejada pelos jogadores.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 04:27:37 pm »
É que eu acredito que artigos como esse aqui são muito mais sinceros, melhor escritos e dão uma opção real de escolha.

Eles definem bem o que vão fazer: atributos vão ser o principal fator determinante no sucesso do que antes era resolvido com testes de perícia.

Mas então eles abrem duas opções que realmente influenciam no design: quantas perícias deveriam estar numa lista de perícias e como mensurar a competência nelas.

Claro, deixa algumas dúvidas e abre diferentes interpretações ainda, mas é algo mais claro e que dá mais espaço para os jogadores influenciarem no design do que 'vc acha que os personagens deveriam ter 1, 10 ou 20 pvs?'.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 03:59:49 pm »
O problema é que os pvs não importam se são considerados isolados, sem analisar o resto do sistema. E por isso a pergunta não ajuda em nada no design, porque ela considera outros fatores importantes para a letalidade.

Exemplo simples:
-Sistema A: Personagem começa com 6 pvs. O dano médio recebido por ataque é 1 pv (pico de 2 pv). Isso significa que a maioria dos personagens vai cair depois de ser acertado 3 a 6 vezes.
Isso ainda desconsidera a chance de acerto. Se ela favorecer o defensor, isso aumenta muito a durabilidade do personagem.

-Sistema B: Personagem começa com 20 pvs. O dano médio recebido por ataque é 5 pv (pico de 10 pvs). Isso significa que a maioria dos personagens vai cair depois de ser acertado entre 2 a 4 vezes.
Novamente desconsiderando chance de acerto. Se for fácil adquirir picos de dano (acertos críticos), a tendência é ficar no extremo mais baixo de duração.

Então perguntar se pjs devem começar com 1 ou 10 pvs não faz sentido, se o impacto de diferentes quantidades de pontos de vida não pode ser mensurado dentro do sistema pois não temos acesso a mais informação quanto ao funcionamento do combate.

Uma pergunta que faria sentido e ajudaria no desenvolvimento perguntaria quantos golpes em média um personagem deveria suportar ou que tipo de criatura deveria ser uma ameaça real para um personagem de primeiro nível (pra evitar a questão do mago x gato doméstico). Ou o quão letal deveria ser uma queda pequena ou ser atacado por uma pessoa normal usando uma espada ou adaga.

Claro, isso considerando o estilo de design de D&D até hoje.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 07:57:56 am »
Outro artigo. Outra vez desenvolvendo alguns raciocínios fallhos para vender uma idéia de design favorecida por eles. Outra vez a tentativa de passar uma falsa sensação de participação, com uma pergunta a ser respondida que foi feita nas coxas e não adiciona realmente a discussão.

Nossa, como está divertido poder contribuir no desenvolvimento do DDN. Realmente me sinto respeitado pela empresa e estou adorando ter minhas opiniões ouvidas.  :sobrancelha:

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 29, 2012, 09:47:28 am »
Seria possível fazer um módulo extremamente básico, sem definição em alguns aspectos importantes. E então dar duas ou três opções para resolver cada um desses aspectos, que viriam no mesmo livro do módulo básico. O grupo de jogo escolhia quais eles gostariam mais.

O problema é que isso renderia livros enormes e conseguir fazer todas essas diferentes peças funcionarem em harmonia seria difícil. Mais fácil seria garantir que cada um é um subsistema separado que não influencia os outros. O problema é que aí voltamos a ter um jogo com dezenas de subsistemas que não falam a mesma linguagem e não se interrelacionam bem.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 29, 2012, 08:06:09 am »
Dava pra corrigir isso mudando para um sistema onde os recursos fossem recuperados no final da sessão. Cada sessão seria tratada como um conto, habilidades com gastos limitados seriam momentos na história onde o personagem tem o foco da narrativa nele e ele faz algo especial. Saia do formato 'gaste X recursos -> descanse -> gaste X recursos'.

Agora diz isso pro pessoal 'cadê minha perícia Craft: Cozinhar?' e espera as respostas.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 28, 2012, 04:58:55 pm »
E ele falha em perceber que o problema dos dias de 15 minutos não eram falta de recursos dos personagens. Era que o sistema premiava quem usa todos os seus recursos rapidamente e (em várias edições) dava mecanismos para que o grupo pudesse ficar em segurança enquanto descansava para recuperar esses mesmos recursos.


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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 01:04:18 pm »
Eu já acho que foi intencional. Tem gente que realmente gosta dessas coisas. Abrir o livro, combinar classes, calcular qual o dano vai ser causado somando tal e tal fator, verificar como aumentar as capacidades do personagem além do esperado.

O Monte já comentou que gosta dos magos tendo que administrar recursos, decidir entre várias opções qual seria a ideal e que a recompensa mecânica para o esforço e domínio do sistema nesses casos é desejável. Eu discordo, porque acredito que isso só tende a gerar power creep rápido no sistema.

Então o tal artigo acaba sendo 'fizemos errados, desculpe' que ele escreveu apesar de não ter aprendido a lição.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 11:43:12 am »
Na verdade no tal artigo ele dizia que premiar o jogador que quer dominar o sistema foi algo retirado de Magic e que em retrospectiva, não deu muito certo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 11:18:03 am »
Esse foi bem melhor, porque finalmente eles parecem estar considerando a opinião dos clientes. Não gostei da forma como parecem querer implementar (algo entre reserve feats e tornar o mago num guerreiro 3e com magia), mas pelo menos estão abrindo opções. Acho que ela só vai empurrar pra feat tax. E me preocupa um pouco a insistência na questão do 'saber jogar' e 'fazer boas escolhas'. Eu odeio a necessidade de conhecimento de sistema e otimização esperada da 3e/Pathfinder.

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