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Tópicos - kimble

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / OFF: Adote um Personagem
« Online: Julho 01, 2013, 12:53:33 pm »
O personagem do Atmo está orfão, porque o Atmo (jogador), não vai poder continuar jogando.

Alguém (que não está jogando) quer pegar o personagem? Ou eu me livro dele nos próximos dias.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Regras do PbF
« Online: Junho 23, 2013, 09:56:35 pm »
-Tempo máximo de espera: 48 horas. Depois disso, eu respondo pela pessoa. Se for um combate, faço um ataque básico, sem usar qualquer habilidade.

-Estatísticas dos inimigos: Vou colocar sempre a AC, PD, MD, se está staggered ou não. Habilidades especiais que ele possua, deixo de fora dessa anotação. Se algo mudar na ficha devido a alguma habilidade, marco em negrito para ficar mais claro.

-Iniciativa colocada no começo do combate, rolada por mim para todos. Vocês podem ir respondendo a medida que as ações forem sendo feitas, podem responder sem me esperar. Quando chegar a vez dos oponentes, claro, aí é necessário esperar que eu responda.

-Rolagens são feitas aqui: http://rolz.org/group . Para evitar problemas com nomes parecidos, o nome da sala é: spellrpg

Essas são as sugestões iniciais. Se for percebido que algo não funciona ou a necessidade de mais regras, iremos adicionando.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Todos - Fronteira de Forge
« Online: Junho 21, 2013, 02:34:57 pm »
Os portões que levam ao túnel para Underhome se fecham atrás dos personagens. As enormes portas de pedra isolam o barulho da cidade do outro lado. O grupo se vê num túnel iluminado por pedras que brilham num tom azulado. O chão é coberto por pedras trabalhadas, que um dia devem ter servido como estrada para facilitar o transporte de veículos por aqui. Hoje o tempo arrancou várias das pedras, tornando o caminho irregular.

Ele é amplo o suficiente para que duas carroças passem lado a lado, o que deve ter sido útil quando essa passagem era utilizada em rotas comerciais. As pedras que iluminam o local se estendem até vinte metros à frente, quando então o túnel é tomado pela escuridão.

[Meia hora antes]
A comandante do exército de Forge, Khira Delent, reuniu em seu quartel o grupo que irá enviar para os túneis de Underhome. A anã fala com calma e num tom alto, como se dando ordens a uma tropa.

Raras vezes eu vi um grupo tão diverso sendo enviado para os túneis. Se estamos fazendo isso agora, é porque precisamos de toda ajuda para recuperar nossa terra natal. E somente através da colaboração de nossos povos Underhome poderá ser recuperada.

Khira abre um mapa sobre a mesa.

Existem vários túneis que levam até Underhome. Eu quero que vocês usem o que leva até a Passagem de Belrid. Depois dele existem várias formas de chegar a nossa antiga cidade, mas eu não sei quais túneis ainda podem ser utilizados. Por isso quero que tracem um caminho até Underhome, investigando cada túnel e passagem que utilizarem, e então retornem para Forge. Seu objetivo agora é somente alcançar a cidade, eu não peço que entrem nela.

Khira dobra o mapa e entrega para o anão do grupo.

Perguntas?



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Tentei encontrar um mapa bom dos arredores de uma cidade anã, mas não achei nada que me agradou então desenhei um no Paint mesmo. Segue abaixo.
Vocês receberam provisões pra duas semanas. É esperado que vocês consigam ir e voltar de Underhome em dez dias.
Podem fazer as perguntas que quiserem, mas lembrem que Khira tem pouco tempo. Ela não vai ficar discutindo detalhes menores ou tendo uma conversa longa com vocês.
Também decidam quem vai guiar o grupo, ordem, etc. E é um bom momento pra vocês se apresentarem.
Assim que eu chegar em casa edito o post e coloco uma imagem da Khira.


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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Luneril - Na Corte
« Online: Junho 20, 2013, 06:15:13 pm »
Dirgere Farbere joga uma pilha de anotações sobre a mesa do escritório. Como o responsável pela administração do tesouro de Forge, o anão raramente tinha tempo para um intervalo. Mas uma visita de uma drow na cidade era rara e a nobreza sempre era recebida por um representante da corte.

Lady Luneril, eu sinto que não possa recebê-la num outro lugar. Estamos realizando algumas obras na cidade e preciso garantir que nós temos os recursos necessários. Eu não retorno pra minha casa faz uma semana e minha esposa já me enviou uma mensagem dizendo que se eu não retornar hoje, ela vai dar um nome humano ao nosso próximo filho.

O anão de cabeleira loira, vasta, senta-se atrás da mesa e faz um gesto para que a drow se sente numa cadeira perto do fogo.

Então, é sua primeira visita a Forge? Você tem alguma pergunta sobre a cidade?



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Mesma coisa que no outro tópico: pode passar uma lista de perguntas, vou respondendo. A idéia é acabar até amanhã, quando começa o jogo mesmo.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Modric - Black Market
« Online: Junho 19, 2013, 11:37:01 pm »
Um humano (Modric) e um anão caminham pelo maior mercado em Forge. O anão guia o humano por entre as barracas, tentando ficar próximo dos mercadores mais escusos. Ali, o anão raciocina, todos passam rapidamente e evitam trocar olhares.

Vocês serão o terceiro grupo enviado para Underhome esse mês. O Dwarf King está tentando esconder essa informação, mas a verdade é que nenhum dos outros dois grupos retornou. Se o Rei está enviando um grupo misto de humanos, elfos e condenados. Ele deve achar que seja o que for que está lá embaixo, é melhor não arriscar mais anões honrados.

O anão se chama Lode Furiousheart, um agente do Crusader. Ele foi enviado para cá meses atrás, para se infiltrar entre os soldados do Dwarf King e espionar para seu senhor. Ele possui uma cicatriz na face e cabelos vermelho escuros. Suas roupas são as de um soldado de Forge, mas ele esconde sua armadura debaixo de um manto.



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A idéia é ser uma cena simples e rápida. Pode fazer uma série de perguntas, se tiver, eu encaixo as respostas entre elas. Temos até sexta pra terminar a cena.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Discussões OFF
« Online: Junho 19, 2013, 04:34:35 pm »
Tópico pra discutir coisas em OFF do jogo e que não se encaixem em outro lugar.

Estou pensando em começar o jogo sexta-feira. Dou mais um dia pra quem não terminou a ficha e então começo.

Quem já tem ficha, se quiser fazer alguma cena de transição antes só pra situar seu personagem, a gente já pode fazer. Algo rápido, que seja resolvido em pouco tempo.

Eu pretendo fazer uma cena de flashback dizendo porque você estão entrando nos antigos túneis de Underhome, depois já partir para a exploração. Eu não costumo passar muito tempo cuidando de detalhes como compras e coisas assim, os jogadores só precisam me informar do que compraram.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Definindo a forma de jogo, rolagens, etc.
« Online: Junho 17, 2013, 10:01:29 pm »
Estava pensando aqui na estruturação das cenas. Estou pensando em deixar em aberto a parte in game e as regras em spoilers. Seria algo assim:

Corpo do post:
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Tordek tenta um golpe com sua lança enquanto levanta o escudo para proteger Tas do ataque do orc.

(click to show/hide)

O problema é que várias habilidades exigem uma certa troca de informações envolvendo resultado das jogadas.

Por exemplo, a maioria das manobras do guerreiro exigem que o jogador saiba qual o resultado ele tirou no dado de ataque para escolher qual manobra vai usar.

Em pbf, acho que isso geraria uma situação onde (1) o jogador declara o ataque, (2) eu jogo o dado e repasso o resultado pra ele, (3) o jogador decide a manobra que vai usar e me informa, (4) eu resolvo a situação. São quatro passos pra resolver um ataque.

Eu estava pensando em deixar vocês rolarem. No spoiler só me informem o que jogaram e o resultado tirado. Eu resolvia a situação (dizendo se o alvo já caiu, foi enfeitiçado, etc.).

Se o pessoal sentir que é preciso um pouco mais de controle, podemos usar um site que faça as rolagens e envie os resultados por e-mail. Assim eu e o jogador receberíamos os resultados das jogadas. Ele poderia resolver a situação normalmente (pois saberia que resultado tirou no dado) e eu só precisaria acompanhar os e-mails para ver se está tudo correto. No começo do combate eu diria os valores das defesas dos oponentes para vocês saberem quando acertaram ou erraram.

O que vocês acham que funciona melhor?

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Sistemas & Cenários / L&L 17/06 ou "Escrevendo como crianças de 10 anos"
« Online: Junho 17, 2013, 03:01:51 pm »
Certo, vou ser neutro inicialmente, porque essa vai de opinião. Primeiro, o artigo está aqui.

O Mearls defende que certos monstros deveriam ser especiais, mas ele não gosta da idéia de solos e elites porque eles 'não representam algo no mundo de jogo'. Ele é o cara dos 'hit points = meat points', então é compreensível que ele queira que tudo que uma relação direta entre regras e representação da realidade do mundo de jogo. Até aí, questão de gosto.

Então ele sugere a inclusão de monstros lendários, que teriam uma série de vantagens e habilidades que outros monstros não possuem. Eles serviriam para coisas especiais, como deuses, vilões e outros seres importantes.

Certo. Eu tenho dificuldade em enxergar qual a diferença conceitual entre isso e os monstros solo e elite, mas ei, o Mearls já falhou em expressar suas ideias algumas vezes. Precisando depois explicar novamente ou entrar em detalhes nos Q&A que eles lançam nas quintas-feiras. Vai ver é um desses casos.

E então ele coloca o pdf da ficha do dragão negro que ele usou no playtest, para testar essas idéias. Aqui.

Certo, final da neutralidade, daqui pra baixo é opinião.

Eu adoro jogos como Splinter Cell e Dishonored. Por que? Porque eu gosto da ideia de desafios como problemas que exigem estratégias para serem solucionados, em vez de button mashing. É por isso que eu passei meia hora tentando vencer um chefe em Witcher 2 ontem. E comemorei quando consegui.

Em RPGs, eu gosto quando combates não podem ser resumidos a rolar d20s (ou seja qual for o dado usado para atacar) repetidas vezes, tentando acumular dano suficiente para derrubar o alvo. Esse 'combate de atrito' é algo que acho repetitivo e chato. Infelizmente é o padrão das edições mais antigas.

A ficha do dragão me parece empurrar os jogadores para essa direção. Em vez de colocar coisas interessantes que possam ser exploradas pelos jogadores, ele parece mais dedicado a (1) causar dano, sem estratégia e (2) anular estratégias dos jogadores.

Eu entendo que habilidades para evitar que o monstro seja travado e se torne um alvo fácil, são importantes. Mas isso se faz incluindo habilidades que possam ser superadas ou anuladas com outras estratégias.

Do jeito que está, a ficha me parece empurrar os jogadores para o combate de atrito. Se a maioria das habilidades que poderiam ser usadas para facilitar o combate podem ou irão ser anuladas por alguma característica do dragão, não existe motivo para fazer outra coisa além de atacar os pvs do bicho.

É como na maioria dos jogos de rpg eletrônico antigos: quem é que lançava Doom ou Poison nos chefes de dungeon? Você sabia que ia falhar ou ele ia anular em seguida. Então você atacava os pvs do bicho até ele cair.

Eu acho isso chato. Ainda mais saindo de uma edição que enfatizava tanto estratégia. Mas ei, é aquela questão: o Next não foi feito pra todos os jogadores, por mais que a WotC insista em tentar convencer do contrário.

Edit:

Discussão que tive com o Mearls no twitter

@mikemearls
For the curious, the black dragon illustrates the general direction of addressing all three D&D pillars whenever possible in monster design.

@mikemearls
Interaction: If you might talk to a monster, we'll give stereotypical attitudes, goals, and personalities.

@mikemearls
Exploration: Lair effects, allied creatures (what's on the encounter table near its lair). How it changes the environment. What it builds.

@mikemearls
Combat: What you'd expect, though some creatures will emphasize interaction stuff a lot more.

@kimblepr
@mikemearls Every Exploration option only benefits the monster, there isn't a way to use them to help the PCs. Is that a 3-pillar approach?

@mikemearls
@kimblepr That's for this specific critter. Dragons are smart enough to tilt things way in their favor.

@kimblepr
@mikemearls So you mean that this stat block doesn't really allows the Exploration pillar to be used by the PCs? #confused #dndnext

@mikemearls
@kimblepr The exploration elements are tied to its linked creatures, the area around its lair, and the nature of its lair.

@kimblepr
@mikemearls Yeah, but nothing that the PCs can use to their advantage. So the players can't really use the Exploration pillar in this case

E fiquei sem resposta pra essa. E aparentemente aquela ideia de explorar os 3 pilares no jogo não está funcionando tão bem assim.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Detalhes da ambientação
« Online: Junho 16, 2013, 11:50:34 pm »
Muitos povos vivem no Submundo (Underworld), o complexo de cavernas e túneis que se espalham por todo o continente. Entre todos, os anões são os que possuem mais contato com o império humano.

Forge é a atual capital do reino anão. Enquanto outras cidades menores estão espalhadas no Submundo, a maior fica na montanha com o mesmo nome da cidade. Isso faz com que ela seja a mais conhecida entre os povos da superfície.

Mas Forge não foi sempre a capital do reino. Antes havia Underhome.

Underhome foi a maior cidade já construída pelos anões. Ela se espalhava por todo o vale em torno da montanha, ampliada ao longo das gerações por reis que buscavam sempre superar o que seus antecessores haviam construído.

Underhome foi perdida na guerra contra os elfos negros. O verdadeiro motivo para o início da guerra foi esquecido a muito tempo e os dois povos hoje têm suas próprias histórias sobre o que aconteceu. Os anões dizem que os elfos negros não podiam aceitar que outra raça houvesse criado algo tão belo e poderoso quanto Underhome. Os elfos negros culpam a ambição dos anões, que só seria saciada quando eles tivessem dominado todo o Submundo.

Hoje a maior parte da antiga capital foi tomada por um miasma venenoso, criado durante a guerra. Em grandes concentrações ele é visível e facilmente notado. Em pequenas quantidades ele lentamente enfraquece suas vítimas, diminuindo a resistência delas até que não tenham mais forças para retornar.

Todos os Reis Anões desde o fim da guerra têm tentado recuperar Underhome. Grupos de soldados anões são enviados para túneis onde o veneno já se dissipou, para evitar que criaturas que possam resistir ao miasma dos níveis anteriores cheguem a Forge. Condenados, mercenários e tropas de outros povos são usadas para explorar os níveis inferiores, descobrir locais onde o miasma já se esvaiu e recuperar objetos importantes para os anões que foram perdidos durante a guerra.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Fichas (Versão Final)
« Online: Junho 16, 2013, 12:38:43 am »
Esse tópico vai servir para vocês colocarem as versões finais das fichas, incluindo histórico. Vou deixar para que vocês mesmos coloquem, porque aí facilita atualizar a medida que vocês forem passando de nível.

Edit: Erro meu, deveria ter comentado antes. Me ajudaria bastante se todo mundo colocasse o formato das fichas como o Atmo fez aqui e os outros fizeram no outro tópico. Com as informações no tópico, eu não vou precisar ficar abrindo a ficha em separado sempre que precisar fazer alguma rolagem.

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Sistemas & Cenários / Promoções do Free RPG Day
« Online: Junho 15, 2013, 01:27:42 pm »
Todos os anos as editoras nos Estados Unidos se organizam para disponibilizar material gratuito através das lojas de RPG, como forma incentivar novos jogadores. Isso é conhecido como Free RPG Day.

Na desse ano, a Green Ronin disponibilizou gratuitamente uma série de pdfs, incluindo o módulo básico do M&M 3e.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Criação de Personagens
« Online: Junho 15, 2013, 02:04:36 am »
Acredito que todo mundo já esteja com uma cópia do livro. Vamos começar a construir os personagens, por isso abri esse tópico. Point buy, 28 pontos. Quem for tendo dúvidas no processo, coloca uma mensagem aqui e a gente resolve.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Idéia Inicial - Local e tema
« Online: Junho 15, 2013, 02:03:05 am »
Vocês são um grupo formado para explorar as cavernas abaixo da Forge, o lar atual dos anões. A muito tempo atrás os anões viviam num reino mais profundo na terra. Entretanto, guerras com os elfos negros envenenaram o reino e os anões foram obrigados a abandonar seu antigo reino e se mudar para cavernas mais próximas da superfície.

Desde então eles usam de pequenos grupos para explorar as cavernas abaixo de suas terras atuais, esperando encontrar uma forma de recuperar seu antigo reino. Como essas expedições são perigosas, eles não veem problema em usar mercenários, condenados e quem mais eles conseguirem para explorar essas áreas.

Alguém quer jogar alguns objetivos pessoais nisso? Alguém está procurando por algo específico, alguém ou tem alguma missão própria envolvida?

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Inscrições e Guias / Verificando interesse 13th Age
« Online: Junho 13, 2013, 11:11:06 am »
Eu estou com vontade de mestrar 13th Age, mas meu grupo de jogo já tem duas campanhas e não vou conseguir encaixar mais uma. Então pensei: ei, eu poderia mestrar online!

A idéia é 13th Age, jogo em PBF, quatro a cinco jogadores (se existir um número suficiente de pessoas interessadas). Começando do 1º nível, uma aventura por enquanto pra testar. Depois a gente vê se continua.

Estou pensando ainda se vou usar o cenário do livro, converter algo do D&D ou fazer meu próprio.

Por enquanto estou querendo checar o interesse, pra não perder meu tempo desenvolvendo alguma coisa e depois não ter gente suficiente interessada.

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Sistemas & Cenários / L&L 10/06 ou "Nada se cria, tudo se copia"
« Online: Junho 10, 2013, 11:04:22 am »
Novo L&L, dessa vez tentando vender a idéia de sistemas de atividades para serem realizadas entre aventuras. Coisas como reunir exércitos ou treinar suas habilidades. Aqui pra quem quiser ler.

A idéia pode ser bem aplicada, blablablá e blablablá. Como sempre depende da execução. Como sempre eles ficam só na promessa e não mostram nada sobre como isso vai ser feito.

Esse tipo de sistema funciona bem quando a coisa é mantida num nível leve de regras e que permite tratar as coisas sem cair muito em detalhes. Como em The One Ring. Mal trabalhado, vira algo como Pendragon: role a tabela 22-B para ver se sua amante engravidou.

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